terça-feira, abril 01, 2014

Prova Avaliação Psicopedagógica Institucional

Exercise results : SIMULADO_-_Avaliação_Psicopedagógica_Institucional


Questão 1
Avaliação Psicopedagógica Institucional
Assinale a alternativa correta.

O instrumento conceitual denominado CONE INVERTIDO de Pichon-Rivière, utilizado por Visca para auxiliar a leitura e a análise dos resultados das tarefas propostas no diagnóstico, está fundamentado na proposta de:
Sua Escolha
Escolha esperada
Resposta
Comentário
(X)
( )
Sigmund Freud.
( )
( )
Jean Piaget.

( )
(X)
Pichon-Rivière.
O instrumento conceitual denominado CONE INVERTIDO, utilizado por Visca para auxiliar na leitura e análise dos resultados das tarefas propostas no diagnóstico, está fundamentado na proposta de Pichon-Rivière.
( )
( )
Sara Pain.

Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 0/10
Questão 2
Avaliação Psicopedagógica Institucional
Os vetores de análise que facilitam a avaliação tanto de atitudes que se expressam mais explicitamente como aquelas que ainda estão em estado latente denominam-se:
Sua Escolha
Escolha esperada
Resposta
Comentário
( )
( )
Instrumento científico de comparação.

( )
( )
Parâmetro de matriz do pensamento.

( )
( )
Teoria convergente e sistêmica da psicopedagogia.

(X)
(X)
Instrumento conceitual cone invertido.
Esse instrumento caracteriza-se pela existência de seis eixos de análise: pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele. São vetores de análise que facilitam a avaliação tanto de atitudes que se expressam mais explicitamente, como aquelas que ainda estão em estado de denominação.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 3
Avaliação Psicopedagógica Institucional
Barbosa, citada por Oliveira (2009), propõe uma sequência de nove passos para o processamento do diagnóstico na instituição a partir da matriz diagnóstica. Com base nessa proposta, analise as afirmativas abaixo e marque os itens corretos que denominam alguns dos passos citados pela autora e, em seguida, assinale a proposição correta:

I. Reunião com a Associação de Pais e Professores.
II. Devolutiva e informe do diagnóstico.
III. Entrevista para exposição de motivos.
IV. Elaboração de documentos que avaliam a instituição.
Sua Escolha
Escolha esperada
Resposta
Comentário
( )
( )
Somente as proposições I e II estão corretas.

( )
( )
Somente as proposições I e IV estão corretas.

(X)
( )
As proposições I, II, III e IV estão corretas.
( )
(X)
Somente as proposições II e III estão corretas.
Fazem parte dos nove passos propostos para o processamento do diagnóstico na instituição a partir da matriz diagnóstica: A Devolutiva e informe do diagnóstico e a Entrevista para exposição de motivos.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 0/10
Questão 4
Avaliação Psicopedagógica Institucional
Visca, citado por Oliveira (2009), concebe um modelo de aprendizagem como uma construção intrapsíquica com continuidade genética e diferenças evolutivas resultantes das pré-condições energéticas/estruturais do sujeito e das circunstâncias do meio.
A seguir, aponte a alternativa que contém os níveis de aprendizagem propostos por Visca.
Sua Escolha
Escolha esperada
Resposta
Comentário
( )
( )
Assimilação, adaptação, esquemas de ação, acomodação.

( )
(X)
Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem sistemática, aprendizagem assistemática.
Os níveis de aprendizagem proposto por Visca são: Protoaprendizagem, caracterizado pelas interações da criança com a mãe, deuteroaprendizagem, refere-se a um interjogo de relações entre a criança, os objetos que a rodeiam e o ambiente mais próximo, aprendizagem assistemática, interação com comunidade em geral a aprendizagem sistemática, interação com as instituições educativas.
(X)
( )
Intrapsíquico, processo de assimilação, interpsíquico, aprendizagem escolar.
( )
( )
Ação reprodutora, aprendizagem convencional, aprendizagem interacionista, assimilação.

Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 0/10
Questão 5
Avaliação Psicopedagógica Institucional
A concepção denominada interacionista considera a relação do sujeito com o objeto a partir de uma visão pluridirecional e ignora as concepções que consideram a relação sujeito e objeto a partir de uma única dimensão. Nesse sentido, relacione a coluna (A) com a coluna (B), ligando as teorias com seus representantes. Em seguida, assinale a alternativa correta que corresponde à associação.

COLUNA (A)
COLUNA (B)


I. Epistemologia Genética.
( ) Enrique Pichon-Rivière.


II. Psicanálise.
( ) Jorge Visca.


III. Psicologia Social.
( ) Jean Piaget.


IV. Epistemologia Convergente
( ) Sigmund Freud

Sua Escolha
Escolha esperada
Resposta
Comentário
(X)
( )
IV - I – III- II
( )
( )
II - IV – I – III

( )
(X)
III- IV – I – II
A sequência correta e: (III-IV-I-II). As teorias de Enrique Pichon-Rivière (Psicologia Social), Jorge Visca (Epistemologia Convergente), Jean Piaget (Epistemologia Genética) e Sigmund Freud (Psicanálise) fundamentam a concepção denominada interacionista a qual sustenta a visão pluridirecional.
( )
( )
II – IV – III – I

Múltipla escolha (Resposta única)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...