terça-feira, abril 29, 2014

Prova N2

FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS EM EJA I

1. A alfabetização, até a década de 1960, estava mais ligada à


  •  Igreja, pois ela sempre atuou solidariamente com os pobres.
  •  discussão de métodos de alfabetização, estes quase sempre mecânicos e repetitivos.
  •  psicogênese da língua escrita.
  •  conscientização e ao processo de construção da cidadania.

2. O método de alfabetização criado por Paulo Freire privilegia a escolha de palavras


  •  que estejam nos livros didáticos, pois assim os professores têm a certeza de que são palavras corretas a serem ensinadas.
  •  que os professores pensem ser as corretas na expressão linguística.
  •  nas quais os professores percebam erros na oralidade dos alunos.
  •  que teriam um determinado significado para as pessoas, oriundas do universo vocabular dos alunos.

3. Em relação à legalização da Educação de Jovens e Adultos, podemos afirmar que


  •  é um retrocesso a legalização da Educação de Jovens e Adultos.
  •  todas as constituições brasileiras garantem a Educação de Jovens e Adultos.
  •  a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 garantem a todo cidadão brasileiro o direito ao acesso à Escola Pública.
  •  não seria necessária, pois a Educação de Jovens e Adultos trabalha com a informalidade.

4. Paulo Freire entendia que os processos existentes de educação e alfabetização de adultos, até a década de 1960, eram


  •  corretos, pois trabalhavam com os adultos como se trabalhava com crianças.
  •  adequados, pois todos(as) os(as) analfabetos(as), independente da idade, são alunos(as) e merecem o mesmo tratamento.
  •  inadequados, pois trabalhavam de forma reflexiva e repetitiva.
  •  inadequados, pois infantilizavam os adult

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