sábado, maio 24, 2014

Matéria: Teoria e Prática na Avaliação Psicopedagogia Clínica


 Simulado_-_Psicopedagogia_Clínica-_Elementos_de_Avaliação_Psicopedagógica


Questão 1
Psicopedagogia Clínica: Elementos de Avaliação Psicopedagógica
Tendo em vista a atuação do psicopedagogo, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas.


(   ) O diagnóstico psicopedagógico é utilizado para detectar problemas de aprendizagem.
(   ) O diagnóstico psicopedagógico é em si uma das intervenções do psicopedagogo para com o sujeito, a família, a escola e os demais envolvidos no processo.
(   ) O diagnóstico psicopedagógico busca enquadrar o indivíduo em categorias patológicas.
(   ) O diagnóstico psicopedagógico possibilita o início de uma ação capaz de ajudar o sujeito a retomar o prazer de aprender e de melhorar a sua autoestima.

Marque a proposição que aponta a resposta correta.

Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )F - F - F - V 
( )( )F - V - F - V 
( )( )F - V - V - V 
(X)(X)V - V - F - VDas alternativas acima, a que não condiz com a atuação do psicopedagogo é: o diagnóstico psicopedagógico busca enquadrar o indivíduo em categorias patológicas.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 2
Psicopedagogia Clínica: Elementos de Avaliação Psicopedagógica
Pode-se afirmar que a avaliação psicopedagógica clínica se trata de uma investigação. Nesse contexto específico, investigar diz respeito__________________.
Assinale a alternativa que completa a sentença corretamente.

Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )à forma isolada como o psicopedagogo deve conduzir seu trabalho no âmbito clínico e institucional; 
( )( )à utilização das provas operatórias durante o processo de avaliação psicopedagógica clínica; 
( )( )à compreensão do processo de desenvolvimento afetivo, em detrimento de outros processos que podem intervir no ato de não aprender do sujeito; 
(X)(X)à avaliação que o psicopedagogo deve desenvolver no intuito de diagnosticar as causas que impedem um sujeito de aprender.A avaliação psicopedagógica visa diagnosticar as diferentes causas que impedem um sujeito de aprender.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 3
Psicopedagogia Clínica: Elementos de Avaliação Psicopedagógica
Assinale a alternativa que apresenta o objetivo das Provas do Diagnóstico Operatório realizadas a partir das provas piagetianas.

Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )Detectar as dificuldades de aprendizagem do sujeito, ou seja, aquilo que ele não saber realizar sozinho. 
(X)(X)Conhecer o nível de desenvolvimento cognitivo já construído pelo sujeito que está sendo avaliado.O objetivo das provas piagetianas é o de conhecer o desenvolvimento cognitivo espontâneo do sujeito, ou seja, aquilo que ele já construiu na sua trajetória de vida.
( )( )Levantar o potencial de inteligência do indivíduo para posterior classificação. 
( )( )Detectar as alterações de linguagem e alterações visomotoras do sujeito. 
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 4
Psicopedagogia Clínica: Elementos de Avaliação Psicopedagógica
Ao selecionar os materiais e as atividades da avaliação psicopedagógica que será aplicada, incluindo as provas piagetianas, é preciso considerar alguns aspectos fundamentais para que os resultados sejam  fidedignos.

Assinale a alternativa que apresenta esses aspectos:

Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )Faixa etária, nível socioeconômico, habilidades cognitivas. 
( )( )Interesse, sexo, nível intelectual, idade cronológica. 
(X)(X)Faixa etária, nível de escolaridade, queixa apresentada.O sujeito a ser avaliado deverá ser considerado, tendo em vista a sua faixa etária, o nível de sua escolaridade e, sobretudo, a queixa apresentada. Sem esses cuidados, a avaliação psicopedagógica falhará em sua função precípua, o bem estar do avaliado.
( )( )Idade, série, nível socioeconômico e dificuldades de aprendizagem. 
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 5
Psicopedagogia Clínica: Elementos de Avaliação Psicopedagógica
Marcelo é um aluno do 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Salvador. Nasceu em 17/03/2001, tem atualmente 11 anos. Os pais estão separados e ele reside com os avós maternos. Segundo relato da professora, ele é desatento e desorganizado e ainda não está alfabetizado. Lê apenas palavras simples e só escreve copiando, ou seja, não escreve quando a professora faz ditados das palavras. Com base no exposto, analise as alternativas abaixo e aponte aquela que indica a sequência de uma ação psicopedagógica correta para o caso.

Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )Levantar a hipótese de que o problema central seria um déficit de atenção e, em seguida, aplicar as provas pedagógicas de leitura e escrita, provas piagetianas, análise do material escolar e observação do aluno em sala de aula. 
(X)(X)Explorar melhor a queixa, conhecer melhor o sujeito utilizando para isso: a EOCA, as provas piagetianas, as provas pedagógicas de leitura, escrita e matemática, as provas projetivas psicopedagógicas e a anamnese em sala de aula.O psicopedagogo deve explorar melhor a queixa, conhecer o sujeito, utilizando, para isso, a EOCA, as provas piagetianas, as provas pedagógicas de leitura, escrita e matemática, as provas projetivas psicopedagógicas e a anamnese em sala de aula.
( )( )Diagnosticar um quadro de dislexia e encaminhar Marcelo para avaliação neurológica pelo fato de o aluno ter 10 anos e não estar alfabetizado. 
( )( )Suspeitar que o fato de os pais estarem separados pode ter contribuído para as dificuldades de aprendizagem de Marcelo e, numa ação psicopedagógica, o profissional da Psicopedagogia deve chamá-los para uma entrevista. 
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...