terça-feira, junho 24, 2014

Prova - História


FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
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1. A ESCOLA DEVE AJUDAR AS CRIANÇAS A ENFRENTAREM UM DOS GRANDES DESAFIOS DE SUA APRENDIZAGEM: A COMPREENSÃO DO FENÔMENO DO TEMPO.


·         Por isso, a construção de trabalhos como o calendário semanal coletivo ou o “livro da vida” é importante, pois são atividades que:

·          proporcionam às crianças uma decoração significativa da sala de aula que frequentam.
·          apresentam um fundo lúdico e por meio dele desenvolvem a habilidade motora das crianças.
·          auxiliam as crianças a compreenderem a passagem e o registro do tempo de forma organizada.
·          levam as crianças a decorarem os dias da semana sem necessidade de reflexão sobre eles.
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2. Como um professor avalia seu aluno na atividade "A Linha da Vida"?

·          Avaliação oral.
·          Durante todo o processo da atividade.
·          Através de uma prova.
·          Por meio de um questionário.
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3. NO ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO,


·         é importante que sejam esclarecidas as diferenças e semelhanças entre os modos de produção das necessidades humanas. Assinale a alternativa que indica os principais modos de produção desenvolvidos pela humanidade.

·          Animal, vegetal e mineral.
·          Artesanato, circulação e indústria.
·          Indústria, construção e comunicação.
·          Artesanato, manufatura e indústria.
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4. OS MITOS DE ORIGEM SÃO IMPORTANTES PARA A CRIANÇA, POIS POSSIBILITAM QUE ELA TENHA CONTATO COM A CULTURA UNIVERSAL E PERCEBA QUE ELES:

·          são histórias produzidas pelos diferentes povos do planeta e podem ser provadas as verdades que contam por meio de experiências científicas, realizadas em laboratórios - e isso demonstra como o arcaico e o moderno se somam, comprovando a unidade da espécie humana.
·          contam sempre a mesma história e nunca apresentam variação de uma cultura para a outra, demonstrando a forte unidade da espécie humana, de modo que estudar um mito de um povo é suficiente para se conhecer todos os mitos de todos os povos em qualquer época histórica.
·          são invenções sem fundamentos, e as histórias nunca se relacionam com elementos que fazem parte do cotidiano do povo que os criou e por isso devem ser lidos como diversão, e nunca como uma forma de transmissão de conhecimento - o qual deve ser procurado em outras fontes, mais confiáveis.

·          nasceram de uma necessidade de vários povos perpetuarem a sua história e, portanto, não se apresentam de forma neutra, mas se impõem, justificam-se, legitimam projetos, regras, condutas determinantes nas identidades culturais de pessoas, grupos, países e sociedades.

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