terça-feira, junho 24, 2014

Prova - História

1 ) É IMPORTANTE FAZER COM QUE AS CRIANÇAS PERCEBAM ALGUMAS RELAÇÕES SOBRE O FENÔMENO TEMPO:
algumas coisas do passado continuam vivas nos dias de hoje; outras, deixaram de existir. São as relações de permanência e de mudança que a escola trabalhará com as crianças. Para isso, é fundamental:
A ) que os professores mostrem às crianças que tudo o que ocorreu no passado são fatos que até podem ser lembrados (inclusive com saudade), mas não podem continuar a ocorrer nos dias de hoje, pois o mundo é movido pelas mudanças.
B ) que os trabalhos desenvolvidos juntamente com as crianças mostrem como o presente é melhor do que o passado – afinal, as mudanças são sempre positivas, e o mundo está muito melhor hoje em dia em relação ao que era antigamente.
C ) que o professor pense em formas de mostrar que algumas coisas permanecem como no passado e outras sofrem mudanças, para que as crianças não fiquem com a impressão de que tudo que aconteceu no passado não existe mais.
D ) que as crianças memorizem os conceitos de mudança e de permanência, mesmo que ainda não lhes seja possível compreender o seu significado, porque serão conceitos importantes e bastante úteis ao seu futuro.

2 ) UMA FORMA DE MOSTRAR À CRIANÇA A RELAÇÃO DA SUA VIDA PESSOAL COM O CONTEXTO SOCIAL É O EXERCÍCIO LINHA DA VIDA II QUE, por meio da pesquisa, leva a criança ao contato com os fatos marcantes de sua cidade, de seu país e do mundo. Para a realização desse exercício, o professor deve:
A ) avaliar o melhor momento para a realização desse exercício longo, organizando o material de pesquisa e de registro previamente com a participação das crianças.
B ) trabalhar com as crianças, porém sem organizar anteriormente os passos do trabalho, para permitir que as surpresas tragam maior qualidade aos resultados do trabalho.
C ) organizar tudo sozinho, eliminando a participação das crianças durante o processo de organização do material e das pesquisas, para que não ocorra nenhum problema.
D ) deixar as crianças bastante livres para realizarem a organização dos materiais, das pesquisas e dos registros - sua interferência limitaria a ação e as conquistas das crianças.

3 ) PARA UM TRABALHO DE RESGATE DE MEMÓRIA SOBRE UM DETERMINADO LOCAL,
é fundamental a utilização de pelo menos dois tipos de fontes - documentos escritos e orais (a partir da realização de entrevistas). Sobre esse segundo tipo de fonte (orais a partir de entrevistas), é correto afirmar que:
A ) devem ocorrer sim, mas sem a participação das crianças: apenas professores que dominam o instrumental teórico e técnico devem realizar essas entrevistas e levar os resultados, já organizados, para as crianças.
B ) não devem ocorrer no espaço da escola, pois várias pesquisas já demonstraram de forma definitiva e irrefutável que as crianças não valorizam a entrevista com adultos como fonte de informações.
C ) seria uma ótima forma de contribuir para a abertura da escola ao exterior, facilitando as atividades das crianças e proporcionando-lhes, embora com limitações, um contato com um passado próximo.
D ) para a escola é impossível realizar entrevistas com pessoas da comunidade, pois deve ser mantida uma certa distância, preservando a sua forma de organizar o trabalho escolar.

4 ) A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS A PARTIR DA LEITURA E DO ESTUDO DOS MITOS DEVE SER FEITA:
A ) esporadicamente, sem nenhum tipo de registro mais organizado: as crianças devem se sentir livres para aprender o que quiserem e realizarem seus trabalhos da forma que acham mais interessante.
B ) de diversas maneiras: a partir das observações cotidianas do trabalho da criança, das suas produções escritas e participações orais, bem como a partir de exercícios de autoavaliação.
C ) a partir de provas que cobrem se o aluno decorou os conteúdos dos mitos e as informações sobre os respectivos povos, bem como, provas orais também devem ser realizadas.
D ) sem a intervenção dos professores, ou seja, apenas os alunos devem avaliar-se mutuamente, além de ser proposta uma autoavaliação para cada criança, que assim também aprende sobre suas responsabilidades.

5 ) NO FINAL DO SÉCULO XX,
vários eventos marcaram o reconhecimento de que vivemos uma crise socioambiental profunda e de proporções planetárias. Entre esses encontros internacionais, assinale qual deles teve maior importância para as questões ambientais.
A ) Reunião da ONU sobre a guerra no Iraque.
B ) Conferência do Rio de Janeiro - Rio 92.
C ) Fórum Econômico de Davos.
D ) Reunião do Mercosul.

6 ) Leia abaixo:
Philippe Ariès, em seu livro História Social da Criança e da Família (1973), mostra que o desenvolvimento da noção de escola e o progresso de sua atuação na formação da criança e do jovem está relacionado à preocupação com a infância, com as novas concepções de criança e com a sua formação. De acordo com o historiador, a partir do século XIX a escola passou a ser objeto de estudo e análise, já que ela se tornou um elo importante para a sustentação de uma sociedade "civilizada e moderna".
Assinale a alternativa que melhor se enquadra ao texto anterior.
A ) As novas concepções sobre a infância estão diretamente relacionadas com as aspirações românticas que foram alimentadas pelos pensadores e artistas do século XVI.
B ) A noção de família moderna/burguesa projetou uma nova concepção sobre a infância e, para tanto, a escola seria o espaço propício para a formação desse indivíduo.
C ) A família moderna firmou suas bases em antigos valores e, na medida em que tomou como seu fundamento a tradição, passou a entender a criança como sendo parte do mundo adulto.
D ) A escola, no século XIX, passa a funcionar como uma espécie de laboratório, em que são testados os conhecimentos das crianças para que elas nas fábricas.

7 ) Leia abaixo:
Vygotsky parte do princípio de que todos os indivíduos são necessariamente constituídos no meio social, permeados pela cultura e, portanto, seres sociais. O homem se constitui e se forma na interação com o outro. Sobre esse princípio, é correto afirmar que:
A ) de acordo com Vygotsky, a aprendizagem só se estabelece quando a criança consegue realizar uma inserção em alguns aspectos do mundo de outra criança mais velha.
B ) a visão de Vygotsky em nada se relaciona com a necessidade de desenvolver atividades que, na Educação Infantil, levem a criança ao reconhecimento do universo ao seu redor.
C ) a partir da proposta de Vygotsky é possível pensar como fundamental a percepção dos aspectos culturais e sociais dentro do processo de desenvolvimento da criança e de sua formação.
D ) para Vygotsky, a criança, por conta da maneira como se insere em seu contexto com adultos e outras crianças, nunca entenderia o que se passa ao seu redor.

8 ) Leia abaixo:
Uma das mais significativas mudanças ocorridas na forma como se produz a história, no início do século XX, está relacionada a um importante movimento que teve origem na França da década de 1920. Sobre ele, marque a alternativa correta.
A ) Grupo de intelectuais dos Annales, que reformaram as antigas concepções da história e propuseram novos discursos e um processo mais reflexivo e conjuntural de construção da história.
B ) Movimento Positivista, cujo principal pensador era Fernand Braudel, que propunha uma história que enfocasse os heróis e os grandes feitos, os eventos realmente importantes.
C ) Movimento Positivista cujo referencial teórico estava alicerçado na produção científica de Auguste Comte e sua visão mais reflexiva e conjuntural sobra a construção da história.
D ) Grupo de intelectuais dos Annales, que propagavam a necessidade da construção de uma história baseada nos grandes fatos e nos heróis da história, enfocando eventos realmente importantes.

9 ) Leia abaixo:
Na década de 1930, a fim de encobrir sua forma despótica e racista de governar, o Estado varguista acrescentou aos programas de História um novo discurso. Essa é uma época importante da história do Brasil. Centenas de imigrantes chegavam ao país. Ao mesmo tempo, o governo Vargas apoiava os Estados de caráter totalitário da Europa, por vezes comportando-se como eles. Para disfarçar sua atuação, era apresentado nas escolas o discurso:
A ) segregacionista e integrador.
B ) da democracia racial.
C ) moralizante e democrático.
D ) militarizante e totalitário.

10 ) Como os professores devem ensinar História?
A ) O professor não deve ensinar em que contexto a ação de personalidades teve significados.
B ) O professor deve ensinar História somente por meio de textos impressos e prática de leitura.
C ) O professor deve ensinar aos seus alunos nomes e datas dos feitos de personalidades.
D ) O professor deve motivar a compreensão dos alunos por meio de técnicas e atividades instigantes.

11 ) Durante as aulas de História os alunos devem perceber a nova visão do sujeito histórico:
A ) esquecendo os "mitos" e os "heróis" nacionais.
B) resgatando a ideia que os "heróis" estavam sozinhos.
C ) tornando os "heróis" pessoas do povo.
D ) vendo que os "heróis" lutavam por ideais particulares.
12 ) Como os professores devem agir sobre os fatos históricos em sala de aula?
A ) Os alunos se percebendo como construtores de fatos históricos.
B ) A história como uma sequência de fatos cronológicos.
C ) Através da solidificação dos fatos mostrados até hoje pela história.


D ) Ensinando aos alunos as verdades comprovadas.

3 comentários:

  1. RAQUEL DESEJO SABER SE ESSA PROVA DE História está correta pois ente respeito por ela

    ResponderExcluir
  2. D) O professor deve motivar a compreensão dos alunos por meio de técnicas e atividades instigantes.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...