terça-feira, junho 24, 2014

Prova N2

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

1. QUANTO AO PROCESSAMENTO DA GRAFIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:


  •  ela não depende da oralidade.
  •  é um simples processo de conversão fonema/grafema.
  •  é um processo mecânico.
  •  ela se suporta no conhecimento semântico da palavra.

2. O DISPOSITIVO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM É UM TERMO UTILIZADO POR CHOMSKY PARA DEFINIR UMA CARACTERÍSTICA, QUE É A:


  •  inatista.
  •  ecológica.
  •  maturacionista.
  •  ambientalista.

3. PODEMOS AFIRMAR QUE O ATO DE REGISTRAR O QUE A CRIANÇA IMAGINOU É:


  •  uma criação de um signo auxiliar para os signos da oralidade.
  •  uma ação natural que se desdobra do amadurecimento cerebral.
  •  um processo ensinado pela técnica do desenho.
  •  uma atividade espontânea da criança.

4. A CRIANÇA COMEÇA A INTERESSAR-SE PELO REGISTRO DE SUAS AÇÕES QUANDO:


  •  ganha uma caixa de lápis de cor.
  •  amadurece e o estágio de desenvolvimento cognitivo permite.
  •  descobre que, por sua ação, pode deixar marcas no mundo.
  •  é ensinada a desenhar.

20 comentários:

  1. N1 Língua Portuguesa: da oralidade a escrita...

    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LÍNGUA PORTUGUESA: DA ORALIDADE À ESCRITA
    1. [QuestãoID 63527] Podem ser critérios para resenha de um filme:

    elenco, banda, roteiro, fotografia, maquiagem.
    fonte, figurino, roteiro, fotografia, maquiagem.
    elenco, figurino, roteiro, fotografia, maquiagem.
    elenco, figurino, roteiro, capa, maquiagem.
    2. [QuestãoID 21843] Parágrafo-padrão é aquele que

    somente introduz o tópico frasal, sem desenvolver a conclusão da ideia.
    somente desenvolve o tópico frasal, completando a ideia do texto introdutório.
    tem uma estrutura completa, introdução, desenvolvimento e conclusão e encerra um tópico frasal.
    tem a conclusão da ideia iniciada no parágrafo anterior.
    3. [QuestãoID 63523] Tópico frasal é

    a ideia central desenvolvida no parágrafo.
    o desenvolvimento de um texto.
    a conclusão de um parágrafo.
    a introdução de um texto.
    4. [QuestãoID 63521] As alterações no texto acontecem no plano

    pragmático e lexical.
    sintático e fonético.
    lexical e sintático.
    fonético e lexical.

    Respostas: 1c 2c 3 a 4c

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    1. Muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos!.

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    2. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 3.0
      PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
      1. [QuestãoID 32501] SE A GAGUEIRA É UM PROBLEMA DECORRENTE DA IMAGEM QUE O SUJEITO CONSTRÓI DE SI COMO MAU FALANTE,


      a partir da imagem formulada por outros sujeitos a respeito dele, constitui-se como uma atitude inadequada:

      entender que o ato de gaguejar pode fazer parte do processo de aquisição da linguagem oral e, portanto, não deve ser considerado como sinal de distúrbio.
      atribuir um sentido negativo ao ato de gaguejar da criança, manifestado por parte dos adultos na forma de estresse, falta de paciência e ansiedade.
      apresentar-se disponível para dialogar mesmo diante de crianças que gaguejam.
      respeitar os momentos de disfluência apresentados pela criança.
      2. [QuestãoID 32491] ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.


      I. A abordagem inatista tem como um de seus principais representantes Chomsky.
      II. A abordagem cognitivista tem como um de seus principais representantes Piaget.
      III. A abordagem sociointeracionista tem como um de seus principais representantes Vygotsky.
      IV. A abordagem comportamentalista tem como um de seus principais representantes Skinner.

      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

      Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
      Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
      Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
      Todas as afirmativas estão corretas.
      3. [QuestãoID 32505] A PARTIR DO PRESSUPOSTO DE QUE OS CRITÉRIOS DE SEGMENTAÇÃO DA FALA,


      ou seja, a interrupção da cadeia fônica são diversos dos critérios de segmentação da escrita, analise as afirmações abaixo.

      I. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, podem estar trabalhando com a hipótese de que o que percebem como um fluxo contínuo de fala deve, como tal, ser representado na escrita.
      II. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, podem ser diagnosticadas equivocadamente como sinais de distúrbios de fluência oral e escrita, de percepção auditiva e visual, de atenção, de memória, pois parte-se da concepção de que existe uma relação direta entre oralidade e escrita.
      III. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, apresentam distúrbios de fluência oral e escrita que as impedem de perceber que o fluxo contínuo de fala não deve ser representado na escrita.
      IV. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, devem ser diagnosticadas como sinais de distúrbios de percepção auditiva e visual, de atenção e de memória.

      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

      Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
      Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
      As afirmativas I, II e III estão corretas.
      As afirmativas I, III e IV estão corretas.
      4. [QuestãoID 32503] PARA QUE A CRIANÇA AVANCE NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, É IMPORTANTE QUE ELA COMPREENDA QUE:

      existem semelhanças e distinções entre as modalidades oral e escrita.
      a escrita é uma linguagem superior à linguagem oral.
      a linguagem escrita e a linguagem oral são iguais.
      a linguagem oral é superior à linguagem escrita
      RESPOSTAS 1) ATIBUIR UM SENTIDO NEGATIVO AO ATO DE GAGUEJAR DA CRIANÇA
      2)tODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS 3)aPENAS AS ALTERNATIVASI E II estão corretas 4)existem semelhanças e distinções

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    3. resposta das questões acima..

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    4. Onde estão as respostas ???

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    5. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 4.0

      PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
      1. [QuestãoID 32492] OS PRINCIPAIS MODELOS TEÓRICOS QUE BUSCAM EXPLICAR OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM SÃO:


      construtivismo e comportamentalismo.
      sociointeracionismo e construtivismo.
      inatismo, sociointeracionismo, construtivismo e comportamentalismo.
      inatismo e sociointeracionismo.
      2. [QuestãoID 32509] PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE LINGUAGEM ESCRITA SÃO FUNDAMENTAIS ATITUDES DOS ADULTOS QUE LEVEM EM CONTA ALGUMAS PREMISSAS.




      Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

      I. falta de correspondência entre som e letra cria conflitos e tentativas de escrita por parte das crianças, que resultam em trocas, substituições, omissões de letras.
      II. Entre os aspectos formais da escrita, podemos identificar problemas na aquisição da ortografia, bem como na segmentação das palavras e frases.
      III. Inúmeras e infinitas exceções subvertem a correlação entre sons e letras.
      IV. A escrita é transcrição da fala.

      Assinale a alternativa correta.


      Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
      Todas as afirmativas estão corretas.
      Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
      Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
      3. [QuestãoID 32508] O CONCEITO DE LETRAMENTO PASSOU A SER INCORPORADO POR EDUCADORES BRASILEIROS VISANDO:


      questionar abordagens que restringem a leitura e a escrita ao ato de codificar e decodificar a escrita.
      questionar abordagens que concebem a leitura e a escrita como ato de associar sons e letras.
      reforçar as abordagens que priorizam atividades educacionais centradas na repetição e cópia.
      reforçar as abordagens que priorizam atividades educacionais centradas na transmissão das regras gramaticais.
      4. [QuestãoID 32503] PARA QUE A CRIANÇA AVANCE NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, É IMPORTANTE QUE ELA COMPREENDA QUE:


      a linguagem escrita e a linguagem oral são iguais.
      a escrita é uma linguagem superior à linguagem oral.
      a linguagem oral é superior à linguagem escrita.
      existem semelhanças e distinções entre as modalidades oral e escrita.

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  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 33353] LEIA A FRASE ABAIXO.


    "Inserir a criança no mundo letrado, trabalhando com os diferentes usos de escrita na sociedade."

    Essa afirmativa é compatível com o conceito de:

    letramento.
    alfabetização.
    escrita.
    leitura.
    2. [QuestãoID 14884] PARA A CRIANÇA CHEGAR A CONSTRUIR UMA PALAVRA, ELA PRECISA:

    repetir inúmeras vezes o que ela descobriu com a sílaba anterior.
    estar segurando o objeto que quer falar.
    de modelos de interação junto a esquemas de conhecimento do objeto.
    ter maturidade do cérebro.
    3. [QuestãoID 14883] O QUE NOS LEVA A APRENDER A FALAR?

    A maturidade psicológica.
    O potencial do cérebro.
    As interações realizadas com o outro.
    O condicionamento do ambiente.
    4. [QuestãoID 14890] PODEMOS AFIRMAR QUE O ATO DE REGISTRAR O QUE A CRIANÇA IMAGINOU É:

    uma atividade espontânea da criança.
    uma criação de um signo auxiliar para os signos da oralidade.
    uma ação natural que se desdobra do amadurecimento cerebral.
    um processo ensinado pela técnica do desenho.

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    1. Muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos

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    2. 1letramento.4uma criação de um signo auxiliar para os signos da oralidade.

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  3. estou precisando das respostas da prova acima de psicogênise.



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  4. se a gagueira é um problema decorrente da imagem que o sujeito constrói de si como mau falante,a partir da imagem formulada por outros sujeitos a respeito dele, constitui-se como uma atitude inadequada:
    a) entender que o ato de gaguejar pode fazer parte do processo de aquisição da linguagem oral e, portanto , não deve ser considerado como sinal de disturbio.
    b) respeitar os momentos de disfluencia apresentados pela criança.
    c)atribuir um sentido negativo ao ato de gaguejar da criança , manifestado por parte dos adultos na forma de estresse, falta de paciencia e anciedade.
    d) apresentar-se disponivel para dialogar mesmo diante de crianças que gaguejam.

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    1. C atribuir um sentido negativo ao ato de gaguejar da criança, manifestado por parte dos adultos na forma de estresse, falta de paciência e ansiedade.

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  5. SE A GAGUEIRA É UM PROBLEMA DECORRENTE DA IMAGEM QUE O SUJEITO CONSTRÓI DE SI COMO MAU FALANTE,


    • a partir da imagem formulada por outros sujeitos a respeito dele, constitui-se como uma atitude inadequada:

    • entender que o ato de gaguejar pode fazer parte do processo de aquisição da linguagem oral e, portanto, não deve ser considerado como sinal de distúrbio.
    • atribuir um sentido negativo ao ato de gaguejar da criança, manifestado por parte dos adultos na forma de estresse, falta de paciência e ansiedade.
    • apresentar-se disponível para dialogar mesmo diante de crianças que gaguejam.
    • respeitar os momentos de disfluência apresentados pela criança.

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  6. SE A GAGUEIRA É UM PROBLEMA DECORRENTE DA IMAGEM QUE O SUJEITO CONSTRÓI DE SI COMO MAU FALANTE,


    • a partir da imagem formulada por outros sujeitos a respeito dele, constitui-se como uma atitude inadequada:

    • entender que o ato de gaguejar pode fazer parte do processo de aquisição da linguagem oral e, portanto, não deve ser considerado como sinal de distúrbio.
    • atribuir um sentido negativo ao ato de gaguejar da criança, manifestado por parte dos adultos na forma de estresse, falta de paciência e ansiedade.
    • apresentar-se disponível para dialogar mesmo diante de crianças que gaguejam.
    • respeitar os momentos de disfluência apresentados pela criança.

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    Respostas
    1. atribuir um sentido negativo ao ato de gaguejar da criança, manifestado por parte dos adultos na forma de estresse, falta de paciência e ansiedade.

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  7. SE A GAGUEIRA É UM PROBLEMA DECORRENTE DA IMAGEM QUE O SUJEITO CONSTRÓI DE SI COMO MAU FALANTE,


    • a partir da imagem formulada por outros sujeitos a respeito dele, constitui-se como uma atitude inadequada:

    • entender que o ato de gaguejar pode fazer parte do processo de aquisição da linguagem oral e, portanto, não deve ser considerado como sinal de distúrbio.
    • atribuir um sentido negativo ao ato de gaguejar da criança, manifestado por parte dos adultos na forma de estresse, falta de paciência e ansiedade.
    • apresentar-se disponível para dialogar mesmo diante de crianças que gaguejam.
    • respeitar os momentos de disfluência apresentados pela criança.

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