quarta-feira, julho 23, 2014

Linguagem e Pensamento - Matéria nova no Blog!!!

LINGUAGEM E PENSAMENTO

1.  Levando em conta as pesquisas de Lev Vygotsky a respeito das relações do homem com a cultura, é correto afirmar que


  •  o modo de pensar de um homem forte dita o social.
  •  não há relação entre o social e os modos de uma pessoa pensar.
  •  o social dita o modo das pessoas sem força de vontade pensarem.
  •  em certa medida, o social dita o modo de pensar de uma pessoa.

2. Os autores que defendem que a escola deve recuperar a sua identidade postulam que a escola é um lugar onde o processo pedagógico


  •  visa a desencadear o aprendizado intuitivo.
  •  intencional visa a desencadear o aprendizado.
  •  visa a desencadear o aprendizado dos professores.
  •  lúdico visa a desencadear o aprendizado.

3. Levando-se em conta os estudos de Vygotsky com relação ao modo como o processo educacional se dá, é correto afirmar que


  •  os conhecimentos, seus papéis e funções sociais são externalizados na troca com outros sujeitos.
  •  os conhecimentos, seus papéis e funções sociais são internalizados na troca com outros sujeitos.
  •  os conhecimentos são sedimentados e seus papéis e funções sociais posteriormente verbalizados.
  •  os conhecimentos são verbalizados e seus papéis e funções sociais posteriormente internalizados.

4.Levando-se em conta os resultados das pesquisas de autores que se voltaram ao estudo da história das práticas educacionais,



  • a respeito dos professores que erram na certeza de estarem de posse de uma verdade inquestionável, é correto afirmar que

  •  estão identificados a uma perspectiva teórica que julga o erro do professor culpa de sua formação.
  •  estão identificados a uma perspectiva teórica sem terem investido na reflexão sobre a prática.
  •  estão convencidos de que o erro faz parte da vida e, consequentemente, da prática.
  •  estão felizes com sua prática pedagógica sem a necessidade de investir em um estudo teórico.

19 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    LINGUAGEM E PENSAMENTO
    1. [QuestãoID 46722] Levando-se em conta os estudos de Vygotsky com relação ao modo como o processo educacional se dá, é correto afirmar que

    os conhecimentos, seus papéis e funções sociais são internalizados na troca com outros sujeitos.
    os conhecimentos, seus papéis e funções sociais são externalizados na troca com outros sujeitos.
    os conhecimentos são sedimentados e seus papéis e funções sociais posteriormente verbalizados.
    os conhecimentos são verbalizados e seus papéis e funções sociais posteriormente internalizados.
    2. [QuestãoID 46727] Analisando as trocas verbais na aula de língua portuguesa, desde a perspectiva histórico-social, é correto afirmar que

    o professor deve modular sua fala de modo minimizar os desafios intelectuais dos alunos.
    não há qualquer relação entre a fala de um professor e os desafios intelectuais vividos pelos alunos.
    o professor não precisa se preocupar com os desafios intelectuais apresentados aos alunos.
    o professor deve modular sua fala de modo a apresentar desafios intelectuais aos alunos.
    3. [QuestãoID 46696] Tendo em vista o padrão de interação verbal mais adequado para o desenrolar da aula de língua portuguesa, é correto afirmar que

    para que os alunos não tenham chance de exercer trocas verbais, o professor deve aumentar sua própria "produção verbal" ao máximo possível.
    para que os alunos tenham chance de exercer trocas verbais, o professor deve restringir sua própria "produção verbal" tanto quanto possível.
    organizar um ambiente de trocas verbais entre os alunos, que possa levá-los a se engajar em um trabalho, é uma parte importante do exercício profissional do professor.
    organizar um ambiente de trocas verbais entre os alunos não tem qualquer relação com a possibilidade de levá-los a se engajar em um trabalho e, portanto, é uma parte ínfima do exercício profissional do professor.
    4. [QuestãoID 46700] Considerando as influências que a cultura pode ou não exercer nos pensamentos de alguém, é correto afirmar que

    não é possível fazer qualquer correlação entre os pensamentos de um ser humano e a sua inserção social.
    os pensamentos de um ser humano são um reflexo das coisas que ele ouve na comunidade onde ele está inserido.
    os pensamentos de um ser humano são completamente independentes daquilo que ele escuta na comunidade onde ele está inserido.
    um ser humano constrói seus pensamentos depurando as coisas que são ditas na comunidade onde ele está inserido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cati, muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos!.

      Excluir
    2. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 4.0
      LINGUAGEM E PENSAMENTO
      1. [QuestãoID 46696] Tendo em vista o padrão de interação verbal mais adequado para o desenrolar da aula de língua portuguesa, é correto afirmar que

      • organizar um ambiente de trocas verbais entre os alunos, que possa levá-los a se engajar em um trabalho, é uma parte importante do exercício profissional do professor.
      2. [QuestãoID 46700] Considerando as influências que a cultura pode ou não exercer nos pensamentos de alguém, é correto afirmar que

      • um ser humano constrói seus pensamentos depurando as coisas que são ditas na comunidade onde ele está inserido.
      3. [QuestãoID 46698] Refletindo sobre o ato de ensinar a escrever sob a ótica da perspectiva histórico-social, devemos concluir que

      • como, nessa visão, a inserção da criança no "mundo dos homens" tem anterioridade, em primeiro lugar, é necessário fazer a criança compreender os usos sociais da escrita para depois ensiná-la.
      4. [QuestãoID 46716] Os estudos das mentalidades têm mostrado que, em todos os tempos, existe uma considerável distância entre o que um homem diz e o que ele pensa.


      • Assinale um dos motivos para isso.

      • Os membros de grupos sociais minoritários muitas vezes dizem coisas que não pensam para evitar os conflitos.

      Excluir
    3. LINGUAGEM E PENSAMENTO
      1. Quando se leva em conta a tentativa que as mães fazem de interpretar as emissões sonoras de seus bebês que ainda não falam, é correto afirmar que

      • os hormônios presentes no corpo durante a gravidez ajudam as mães a compreenderem os pensamentos de seus filhos.
      • ao desconsiderar a ignorância de seus filhos, as mães atrasam o desenvolvimento dos bebês.
      • ao desconsiderar a ignorância de seus filhos, as mães os ajudam a continuar tentando interagir com os adultos.
      • as mães não costumam tentar interpretar os ruídos emitidos por seus filhos, apenas fazem o que devem fazer.
      2. Refletindo a respeito da inserção do jovem humano na comunidade linguística onde viverá,


      • é correto afirmar que a capacidade para refletir a respeito da linguagem é

      • igual a todas as outras.
      • partilhada com os animais domésticos.
      • inata.
      • uma conquista que se faz na cultura.
      3. Analisando a aula desde a perspectiva histórico-social, é correto afirmar que a construção do conhecimento em sala de aula depende

      • do esforço exclusivo do aluno.
      • do autocontrole de cada um dos alunos.
      • da mediação exercida pelo professor.
      • do controle de sala do professor.
      4. Ao analisarmos o que ocorre com um bebê humano, quando ele é exposto à linguagem por seus pais, é correto afirmar que

      • não há qualquer relação entre pensamento e linguagem.
      • não há qualquer relação entre a maturação biológica de um ser humano e os seus pensamentos.
      • por obra da maturação biológica, primeiro o ser humano pensa e, depois, se torna permeável à linguagem.
      • o ser humano experimenta efeitos ao se tornar permeável à linguagem. A capacidade de pensar é um deles.

      Excluir
    4. Olá, faltou o gabarito, qual é a resposta da questão 4??? ajudem por favor, obrigada

      Excluir
    5. Olá amigo, faltaram todas as respostas

      Excluir
    6. oi vc descobriu a resposta da 4?

      Excluir
    7. a resposta da 4 é, o ser humano experimenta...

      Excluir
  2. LINGUAGEM E PENSAMENTO
    1. [QuestãoID 46472] Tendo em vista o trabalho investigativo de Vygotsky, é correto afirmar que

    não existe qualquer relação entre o desenvolvimento humano, que é biológico, e o aprendizado que se faz na cultura.
    não existe qualquer relação entre a inteligência humana (que é biológica) e o desenvolvimento cultural da espécie.
    a criança precisa aprender os saberes construídos por sua cultura para que possa se desenvolver. CORRETA
    a criança precisa se desenvolver para que possa aprender os saberes construídos por sua cultura.

    2. [QuestãoID 46461] Assinale a alternativa que melhor descreve o bebê humano no que se refere ao pensamento quando ele ainda não fala.

    Como ainda não transita pela palavra, ele não consegue ter nem a percepção nem as sensações provocadas pelos objetos do mundo.
    Como ele ainda não transita pela palavra, há o predomínio da pura percepção, seguida da sensação que essa percepção provoca no corpo. CORRETA
    Como ainda não transita pela palavra, ele não está sujeito à alternância entre prazer e desprazer que é vivenciada pelos demais mamíferos.
    Embora ainda não transite pela palavra falada, ele já as pensa e, assim sendo, é capaz de um raciocínio bastante elaborado.

    3. [QuestãoID 35707] Considerando-se as relações entre as línguas e as diferentes culturas, é correto afirmar que

    não existe relação entre a língua materna de uma pessoa e suas concepções de mundo.
    uma vez que o mundo é só um, ele é visto do mesmo modo por diferentes pessoas.
    posto que existem vários mundos, existem diferentes línguas maternas.
    pessoas que têm diferentes línguas maternas tendem a ver o mundo de maneira diversa.CORRETA

    4. [QuestãoID 46707] Considerando as características do pensamento humano,


    ao se deparar com um erro de raciocínio por parte do aluno, o professor precisa realizar um trabalho análogo ao do detetive. Assinale o principal motivo para isso.

    É necessário descobrir quando os alunos estão envolvidos com coisas erradas antes das aulas.
    É necessário vigiar os alunos para que eles não se envolvam com coisas erradas durante as aulas.
    Como o pensamento de um humano não é linear, é difícil prever o que levou alguém a cometer um erro de raciocínio. CORRETA
    Como o pensamento de um humano é linear, é fácil descobrir o que levou alguém a cometer um erro de raciocínio.

    ResponderExcluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LINGUAGEM E PENSAMENTO
    1. [QuestãoID 46711] Levando-se em conta os equívocos de interpretação que ocorrem no cotidiano humano, é correto afirmar que

    as crianças são inteligentes e acertam a interpretação tanto quanto os adultos.
    pelo estresse, os adultos erram as interpretações mais do que as crianças.
    por sua indisciplina, a criança tende a transcender do sentido literal.
    a criança tende a errar a interpretação das expressões dependentes do contexto. (CORRETA)

    2. [QuestãoID 35703] Considerando a possibilidade de compreensão que os seres vivos têm com relação ao mundo onde vivem, é correto afirmar que

    o contato entre o homem e o mundo é pleno, não mediado pela linguagem.
    o homem precisa da mediação da linguagem para ter contato com o mundo.(CORRETA)
    a linguagem media toda possibilidade de contato que os animais têm com o mundo.
    as relações que os homens e os animais têm com o mundo são iguais.

    3. [QuestãoID 46467] Tendo em vista a teoria de Vygotsky, no que tange às operações com signos, é correto afirmar que, para nós humanos,

    o uso de signos faz com que se crie um elo intermediário entre o estímulo e a resposta, tornando os padrões de raciocínio da criança mais rico e mais complexo.(CORRETA)
    o uso de signos faz com que a criança crie uma resposta falsa para um estímulo real, acarretando, consequentemente, distúrbios no desenvolvimento humano.
    os signos não têm qualquer relação com os chamados atos complexos, definidos apenas pela dificuldade apresentada ao sujeito pelo mundo real.
    os signos são um estímulo como outro qualquer, funcionando, portanto, segundo a lógica do ?estímulo ? resposta?.

    4. [QuestãoID 46449] Observando detidamente o que se passa quando nos desentendemos com alguém de que gostamos (como por exemplo, cônjuge, filhos, amigos etc.),


    logo percebemos que, na maioria das vezes, o que causou a discussão foi um mal-entendido: uma pessoa disse uma coisa e o seu interlocutor entendeu outra. Esse fenômeno refere-se a uma

    mostra de ignorância por parte dos parceiros pois, basta aprender a falar bem para que não haja mais equívocos.
    realidade inevitável, uma vez que o equívoco é uma característica constitutiva da linguagem humana.(CORRETA)
    realidade fácil de ser contornada pois, no momento em que aprendermos a controlar plenamente nossos pensamentos, nunca mais diremos coisas que darão margem à dupla interpretação.
    mostra de descontrole emocional por parte dos parceiros pois, só se expressa mal a pessoa que está fora de si.

    ResponderExcluir
  4. Preciso da resposta da questaõ 2

    ResponderExcluir
  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LINGUAGEM E PENSAMENTO
    1. [QuestãoID 46692] Refletindo sobre o papel do professor na aula de alfabetização sob a ótica da perspectiva sociohistórica,


    devemos concluir que o mais importante de seu trabalho é

    corrigir os cadernos das crianças para garantir que não restaram erros de ortografia.
    fazer com que as crianças entendam a função da escrita antes de qualquer outra coisa.correta
    fazer julgamentos de valor sobre o que foi produzido pelas crianças.
    introduzir muitos conhecimentos sobre as letras e exigir que as crianças as tracem de maneira conveniente.
    2. [QuestãoID 35719] Refletindo a respeito do surgimento da escrita na história da humanidade, é correto afirmar que o surgimento da escrita se deu em

    um único lugar, com funções indeterminadas.
    lugares diferentes, com funções diferentes.correta
    lugares diferentes, com as mesmas funções.
    um único lugar, com funções religiosas.
    3. [QuestãoID 46727] Analisando as trocas verbais na aula de língua portuguesa, desde a perspectiva histórico-social, é correto afirmar que

    o professor deve modular sua fala de modo a apresentar desafios intelectuais aos alunos.correta
    o professor deve modular sua fala de modo minimizar os desafios intelectuais dos alunos.
    não há qualquer relação entre a fala de um professor e os desafios intelectuais vividos pelos alunos.
    o professor não precisa se preocupar com os desafios intelectuais apresentados aos alunos.
    4. [QuestãoID 46711] Levando-se em conta os equívocos de interpretação que ocorrem no cotidiano humano, é correto afirmar que

    pelo estresse, os adultos erram as interpretações mais do que as crianças.
    por sua indisciplina, a criança tende a transcender do sentido literal.
    as crianças são inteligentes e acertam a interpretação tanto quanto os adultos.
    a criança tende a errar a interpretação das expressões dependentes do contexto.correta

    ResponderExcluir
  6. Tendo em vista o trabalho investigativo de Vygotsky, é correto afirmar que


    a ) ele desconsiderava a influência da cultura na constituição subjetiva, uma vez que ela se altera ao longo da história.


    b ) para o psicólogo russo, a linguagem não conseguiria constituir um sujeito humano por consistir em um sistema abstrato.


    c ) o autor se importava apenas com o aspecto histórico da linguagem e não com a sua função psicológica.


    d ) o núcleo de suas pesquisas era a ideia de que a consciência humana é determinada historicamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual a resposta?

      Excluir
    2. o núcleo de suas pesquisas era a ideia de que a consciência humana é determinada historicamente.(CORRETA)

      Excluir
  7. Quando levamos em conta os aspectos sociais dos usos da escrita, é correto afirmar que


    a ) a lei é um instrumento que perde a força quando escrito.


    b ) a escrita é um instrumento que tem força de lei.


    c ) não existe relação entre a tecnologia da escrita e as leis.


    d ) as leis são uma tecnologia que regem inclusive a escrita.

    ResponderExcluir
  8. Levando em conta as pesquisas de Lev Vygotsky a respeito dos modos do homem lidar com o mundo, é correto afirmar que

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...