quarta-feira, julho 23, 2014

Psicopedagogia Clínica: Avaliação Psicopedagógica

Questão 1
Psicopedagogia Clínica: Avaliação Psicopedagógica
O documento que contém todas as informações obtidas durante o processo de diagnóstico
 psicopedagógico de forma coesa e sistematizada  denomina-se:

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença.
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
(X)(X)Informe psicopedagógico.Durante o processo de diagnóstico psicopedagógico, o psicopedagogo reúne o maior número de informações possíveis sobre os diferentes aspectos que envolvem a dificuldade de aprendizagem do sujeito e as sistematiza de forma coesa e precisa por intermédio do informe psicopedagógico.
( )( )Registro de intervenção.
( )( )Relatório pré-conclusivo.
( )( )Prognóstico clínico.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 2
Psicopedagogia Clínica: Avaliação Psicopedagógica
Assinale a alternativa cujas palavras completam o conceito de epistemologia convergente segundo Visca.


A epistemologia convergente é uma visão que vem superar as visões _________________
e ___________________, caracterizando-se como uma perspectiva integradora do conhecimento
que permite analisar as _______________________ de aprendizagem como decorrentes de múltiplas

causas, cada uma delas estudada e aprofundada por uma determinada vertente.
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )construtivista, interacionista, dinâmicas.
( )( )empirista, racionalista, habilidades.
(X)(X)inatistas, ambientalistas, dificuldades.A epistemologia convergente de Visca propõe superar as visões inatistas e ambientalistas por ser uma perspectiva que integra outras teorias (de Freud, de Piaget e de Pichon Rivièra) e que, por isso, analisa as dificuldades de aprendizagem como decorrentes de muitas causas.
( )( )dialéticas, relativista, formas.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 3
Psicopedagogia Clínica: Avaliação Psicopedagógica
Qual é o  foco principal da teoria do epistemólogo Jean Piaget, muito presente nos aportes teóricos

que fundamentam a psicopedagogia no Brasil?

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.

Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )Estabelecer as fases do desenvolvimento mental de maneira linear e fixa.
( )( )Conhecer prioritariamente as fases do desenvolvimento infantil.
( )( )O processo de desenvolvimento social da fase da adolescência.
(X)(X)O sujeito epistêmico em seu processo de construção do conhecimento.O foco central das investigações piagetianas foi o conhecimento sobre o sujeito epistêmico, ou seja, como o indivíduo constrói o seu processo de construção do conhecimento.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 4
Psicopedagogia Clínica: Avaliação Psicopedagógica
A avaliação psicopedagógica deve ser embasada em um referencial teórico-prático que fundamenta passo a passo o trabalho do psicopedagogo, considerando que avaliar um sujeito é algo complexo e delicado, já que cada ser humano é único.

A partir dessa linha de pensamento, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as sentenças abaixo. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.


(   ) O psicopedagogo pode utilizar, em sua prática, modelos prontos já utilizados por outros colegas.
(   ) Qualquer avaliação psicopedagógica dependerá de aportes teóricos para fundamentar a investigação.
(   ) A linha de trabalho do psicopedagogo pode variar de acordo com a sua formação e percurso profissional.
(   ) As formas de avaliação podem ser utilizadas em sujeitos de maneira padronizada.

Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )V – F – F - V
( )( )F – F – V - V
(X)(X)F – V – V - FA avaliação psicopedagógica deverá fundamentar-se em aportes teóricos para proceder as investigações, contudo a linha de trabalho do psicopedagogo pode variar de acordo com a sua formação e percurso profissional.
( )( )F – V – F - V
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 5
Psicopedagogia Clínica: Avaliação Psicopedagógica
Assinale a abaixo a alternativa cujas palavras completam corretamente a sentença sobre a função psicopedagógica de  avaliação diagnóstica clínica do sujeito com problema de aprendizagem de leitura.


O primeiro passo é a análise da __________________________ do sujeito, pois o _________________________ pode ter raízes profundas e bem anteriores à ___________________________ . Investigadas essas questões cruciais e verificadas as condições de desenvolvimento e _______________________ anteriores à escola, devemos partir para uma análise escolar de fato. (NOGUEIRA e LEAL, 2011, p. 98)

Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )(X)história de vida/problema/ sala de aula/aprendizagem.Considera-se fundamental para a avaliação clínica do sujeito com problemas de aprendizagem na leitura, a análise de sua história de vida, pois o seu problema pode ter sido originado antes de frequentar a sala de aula. Nesse caso, tem-se que investigar seu desenvolvimento e sua aprendizagem antes do período de escolaridade.
(X)( )escolaridade/conflito/pré-escola/associação.
( )( )situação/desajuste/infância/saúde.
( )( )infância/diagnóstico/escolaridade/sociabilidade.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 0/10
Seu tempo foi de 20 min. 53 sec.


Por favor anote o número do seu comprovante de envio da avaliação:


653


Avaliação concluída com sucesso!
Sua pontuação total foi de 40/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...