domingo, setembro 21, 2014

Pós em Alfabetização

Colaboração da colega Catiuscia
PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA

1. [QuestãoID 67440] O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir



  • uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque:

  •  o mecanismo coerência/incoerência é um conteúdo difícil para o aluno, e o professor não deve esperar que o aluno o domine completamente.
  •  os alunos podem achar que são pouco inteligentes e que não conseguem aprender como construir um bom texto.
  •  a incoerência nem sempre é um erro ou um comportamento antiético, mas pode resultar da falta de conhecimento sobre uma situação ou assunto.
  •  o mecanismo coerência/incoerência estará sempre presente no texto dos alunos por mais que se ensine.

2. [QuestãoID 67456] A produção de texto em sala de aula, embora configure atividade sistemática e metodológica, reporta-se


  •  aos modelos de textos das cartilhas.
  •  à escrita pedagógica e escolar.
  •  sempre às condições de uso real da escrita.
  •  sempre à criação imaginária e espontânea da criança.

3. [QuestãoID 67433] Assinale a alternativa correta.


  •  Não convém discutir com os alunos os problemas de inadequação de seus textos, pois os alunos tendem a gravar o erro.
  •  O professor deve proceder às correções dos textos dos alunos e apresentar-lhes o texto já reescrito.
  •  Para que os alunos não gravem os erros, é importante que o professor não utilize, na prática pedagógica, os textos dos próprios alunos, pois eles geralmente apresentam muitos erros.
  •  Na linguagem oral existem variedades dialetais que não correspondem à norma-padrão, mas são igualmente válidas, do ponto de vista linguístico. Já o ensino da escrita deve orientar-se pela norma -padrão, mas sem desqualificar preconceituosamente a expressão dialetal dos alunos.

4. [QuestãoID 67438] Assinale a alternativa correta, no que se refere à estrutura do texto.


  •  O tema é o assunto tratado na conclusão do texto.
  •  Todo texto apresenta, obrigatoriamente, introdução, desenvolvimento e conclusão.
  •  Geralmente, os textos apresentam introdução, desenvolvimento e conclusão.
  •  Enredo de texto corresponde à introdução do texto.

16 comentários:

  1. PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA

    1. [QuestãoID 36957] Das afirmativas abaixo, escolha aquela que é sugestão de estratégias para reescrita do texto.

    É recomendável enfocar todas as dificuldades numa única vez, no mesmo texto, reestruturando-o a partir dos problemas mais evidentes a serem modificados.
    É fundamental que os alunos saibam o porquê das alterações realizadas no texto, sendo necessárias várias explicações para que eles entendam as razões das mudanças, apropriando-se progressivamente dos recursos linguísticos.CORRETA
    A resposta para alterar a expressão analisada deve sempre emergir do grupo, não sendo nunca prestada pelo professor.
    Cada texto comporta apenas uma forma de reestruturação, que deve ser orientada pelo professor, mostrando aos alunos apenas uma possibilidade de se expressar corretamente.

    2. [QuestãoID 36958] Para se obter unidade temática, é necessário

    abordar vários temas, para enriquecer o texto e torná-lo agradável ao leitor.
    tratar os temas em sequência cronológica.
    não trabalhar com temas, apenas com enredos.
    tratar de um único tema, fazendo convergir para ele todas as ideias do texto.CORRETA

    3. [QuestãoID 36960] Os textos epistolares

    são bíblicos, não literários.
    são cartas, recados, e-mails etc.CORRETA
    não apresentam um tipo específico de estrutura.
    são literários, de leitura ritmada.

    4. [QuestãoID 36961] Os textos publicitários podem ser classificados como

    propaganda, crônica, poesia e classificados.
    propaganda, folheto, cartaz e classificados.CORRETA
    dissertativos, científicos, descritivos e poéticos.
    anúncio, cartaz, crônicas e contos.

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  2. PRATICA EDUCATIVA DA LINGUA PORTUGUESA NA EDUC. INFANTIL
    1. [QuestãoID 13468] No cotidiano da Educação Infantil é importante a presença de diversos tipos de texto e de variados gêneros de discurso porque

    todas as regras composicionais da língua estão presentes em cada tipo diferente de discurso que vai ser apropriado pela criança.
    ler e escrever implicam em interpretar e produzir sentido na relação com a linguagem viva e intencional presente nos diversos gêneros e tipos de texto. (CORRETA)
    o mundo é variado e a criança tem que reproduzir esse mundo nos textos que vai construir na escola.
    as crianças aprendem a brincar com a língua, fazendo com ela as mais diversas experimentações.

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  3. PRATICA EDUC. DA LINGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    2. [QuestãoID 13465] Nas práticas educacionais cotidianas na Educação Infantil, a leitura e a escrita são perspectivas de trabalho relevantes, especialmente porque

    permitem que a criança decodifique letras em sons. (CORRETA)
    a criança pode exercitar a correspondência entre letras e sons, ampliando sua competência técnica na leitura e na escrita.
    a criança pode experienciar a leitura como compreensão de textos e a escrita como produção de textos.
    possibilitam que as crianças tenham contato com as letras convencionais.

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  4. PRATICA EDUCATIVA DA LINGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    3. [QuestãoID 13470] O trabalho com os quadrinhos é especialmente importante porque permite à criança

    inventar seus próprios personagens e quadrinhos.
    entrar em contato com um gênero essencialmente dialógico, pensando sobre a posição diferente de cada personagem. (CORRETA)
    acelerar seu ritmo de leitura e compreensão das cenas.
    alegrar-se e entristecer-se com as aventuras dos personagens.

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  5. PRATICA EDUCATIVA DA LINGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    4. [QuestãoID 13450] A concepção bakhtiniana de linguagem enquanto enunciação traz consequências para a ação pedagógica.


    Quais das ações abaixo é ponto de partida para o professor assumir esta concepção?

    Planejar situações em que as crianças tenham que elaborar os enunciados dos deveres.
    Propor trabalhos para as crianças com enunciados bem-elaborados.
    Desenvolver um trabalho com a linguagem de forma contextualizada.(CORRETA)
    Atravessar as situações vividas pelas crianças com enunciados pensados previamente.

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  6. Alguém poderia me ajudar com essas questões:Alfabetização e letramento
    PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    5 )
    Vygotsky afirma que a brincadeira imaginária contém regras ocultas e a brincadeira de regras contém
    sempre uma situação imaginária oculta. Isso quer dizer que
    A ) a regra é a característica mais importante de todas as brincadeiras.
    B )
    quando se envolve numa dramatização (jogo simbólico), a criança referencia-se nos papéis sociais
    estabelecidos, recriando-os em suas ações e, quando se envolve em jogos de regras, pode reorganizá-
    -las coletivamente.
    C )
    quando se envolve numa dramatização (jogo simbólico), a criança referencia-se nos papéis sociais
    estabelecidos, reproduzindo-os fielmente, e quando se envolve em jogos de regras pode reformulá-
    -las como deseja, à sua maneira.
    D ) é importante que a criança sempre possa seguir as regras das brincadeiras, tal como elas são organizadas.
    6 )
    A literatura infantil tem sua origem marcada pela função educativa e moralizante. Houve alteração na
    maneira de se conceber a literatura infantil?
    A )
    Não, porque todas as histórias destinadas às crianças são parecidas com os tradicionais contos de
    fadas.
    B ) Não, a literatura infantil continua sendo uma forma de passar ensinamentos às crianças.
    C ) Sim, a literatura infantil hoje apresenta as mesmas funções do texto literário destinado aos adultos.
    D ) Sim, hoje a literatura infantil é um recurso didático para ensinar as crianças a lerem.
    9 ) Por que é feita a distinção entre livro infantil e livro de literatura infantil?
    A ) Porque o livro infantil pode portar diferentes tipos de textos.
    B ) Porque a literatura infantil tem uma função educativa.
    C ) Porque o livro infantil não porta texto literário.
    D ) Porque o livro infantil sempre conta uma história.

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    1. Obrigada por sua Colaboração.
      Sua visita é muito importante.
      Boa Sorte e bons estudos.

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    2. Qual a resposta da 6-) ??

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  7. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    1. [QuestãoID 13445] As crianças pequenas, quando estão começando a dominar a linguagem, falam enquanto agem e agem enquanto falam.


    Qual é o papel dessa fala no curso de suas ações de acordo com Vygotsky?

    Essa fala é vazia de sentido e expressão.
    Essa fala, denominada fala egocêntrica, atesta que a criança está somente centrada em si mesma, não se relacionando com o outro no curso de suas ações.
    Essa fala, denominada fala egocêntrica, impulsiona a ação da criança, apresentando-se como um meio caminho entre a fala para si (organizadora de suas ações) e a fala para o outro (comunicativa).
    Essa fala não tem importância nenhuma, desaparecendo com o desenvolvimento.
    2. [QuestãoID 13446] Na construção da linguagem da criança é fundamental o papel do significado das palavras porque

    ele se constitui como um fenômeno da fala, quando as primeiras palavras são proferidas pela primeira vez.
    ele é algo só do âmbito interior da criança.
    ele possibilita que pouco seja dito para que a criança seja entendida.
    ele é um fenômeno da fala e do pensamento, concretizando as idéias e desejos daquele que o expressa.
    3. [QuestãoID 13442] Bakhtin propõe que cada palavra deve ser entendida como um elo num enunciado mais amplo. Isso quer dizer que

    para entendermos o significado de uma palavra em certo contexto, é preciso analisar os sentidos que a antecedem e os que a sucedem.
    os diálogos têm sempre um sentido único, pré-definido pelos participantes.
    há sempre um significado pré-determinado para cada palavra proferida por alguém.
    a compreensão de uma palavra exige que o ouvinte assuma uma posição passiva.
    4. [QuestãoID 13458] Os estudos de Vygotsky reafirmam a importância das brincadeiras de faz de conta e dos desenhos para as crianças da Educação Infantil.


    Para esse autor, essas atividades são importantes por vários motivos, mas destaca que são estágios preliminares para

    o desenvolvimento psicomotor.
    o imaginário infantil.
    a aquisição da linguagem escrita.
    as interações com outras crianças.
    Gabarito: 1c 2d 3a 4c

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    Respostas
    1. Obrigada por sua Colaboração.
      Sua participação é muito importante.
      Boa Sorte e bons estudos.

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  8. como postar minha prova para ajudar

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    1. Boa tarde,
      É só enviar um e-mail para:rmaschetti@hotmail.com
      com a prova e as questões assinaladas que nos postaremos.
      Abraços, sucesso e bons estudos.

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  9. porque não tem as respostas nessas questões?

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    Respostas
    1. Olá Damaria, as questões do post estão com as respostas marcadas na cor verde.
      Boa sorte e bons estudos.

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