segunda-feira, setembro 28, 2015

Online Prova N2

PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

1. [QuestãoID 75379] Para o avanço no processo de apropriação da linguagem oral é importante que a criança compartilhe o ato de contar histórias do cotidiano, de fadas, de medo, de aventura, de tempos próximos ou distantes para que


·          passe a organizar linguisticamente experiências vivenciadas por ela ou por outros e, portanto, a elaborar seu discurso.
·          tenha acesso e memorize estruturas gramaticais corretas.
·          tenha acesso e memorize estruturas próprias da narrativa.
·          desenvolva memória, percepção visual e auditiva.

2. [QuestãoID 75393] Dentre as dificuldades para estruturação de um texto escrito relacionadas às formas de operar sobre as modalidades oral e escrita destaca-se


·          a dificuldade de compreensão das distinções existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso escrito para a produção oral.
·          a dificuldade das equivalências existentes entre os textos orais e escritos e a realização da reprodução da organização do discurso oral para a produção escrita.
·          a dificuldade de compreensão das distinções existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso oral para a produção escrita.
·          a dificuldade das equivalências existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso oral para a produção escrita.

3. [QuestãoID 75352] Para a superação de dificuldades de leitura são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta



·         I. não apenas uma leitura possível, pois cada sujeito impõe o seu conhecimento, os seus valores, a sua experiência ao texto.
II. o sentido do texto, que não é formulado só por quem escreve, mas depende daquele que realiza a sua leitura.
III. que a pouca familiaridade com o assunto do texto pode causar dificuldades na sua leitura. O conhecimento prévio sobre o assunto tratado no texto, embora não esteja nele explícito, interfere no seu entendimento.

Assinale a alternativa correta.

·          Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
·          Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
·          Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
·          Todas as afirmativas estão corretas.

4. [QuestãoID 75360] Os gêneros discursivos secundários são produzidos, preferencialmente, em


·          bilhetes para familiares.
·          textos acadêmicos.
·          listas.
·          piadas.


11 comentários:

  1. eu gostaria que alguém me desse uma ajuda em algumas questões da prova pratica educativa da lingua portuguesa na educação infantil. são elas: em que pese o esforço da industria cultural em produzir uma grande variedade de livro destinados as crianças, no brasil, o acesso a esse bem cultural ainda é restrito . isso acontece porque? A segunda questão é a presença de textos de relevancia social (jornal, cartas, livros etc.) no trabalho cotidiano da educação infantil é importante de modo particular porque? A TERCEIRA QUESTÃO É no cotidiano da educação infantil é importante a presença dee diversos tipos de texto e de variados generos de discursos porque? A quarta questão é A doação da perspectiva construtivista em relação ao ensino da lingua escrita significa uma verdadeira mudança de paradigma do professor? A quinta questões é por que é feita a distinção entre livro infantil e livro de literatura infantil? A sexta questão é o objetivo de se trabalhar a linguagem escrita na educação infantil é o de? por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as políticas culturais de livro e leitura são ainda muito restritas no Brasil.

      Excluir
  2. eu gostaria que alguém me desse uma ajuda em algumas questões da prova pratica educativa da lingua portuguesa na educação infantil. são elas: em que pese o esforço da industria cultural em produzir uma grande variedade de livro destinados as crianças, no brasil, o acesso a esse bem cultural ainda é restrito . isso acontece porque? A segunda questão é a presença de textos de relevancia social (jornal, cartas, livros etc.) no trabalho cotidiano da educação infantil é importante de modo particular porque? A TERCEIRA QUESTÃO É no cotidiano da educação infantil é importante a presença dee diversos tipos de texto e de variados generos de discursos porque? A quarta questão é A doação da perspectiva construtivista em relação ao ensino da lingua escrita significa uma verdadeira mudança de paradigma do professor? A quinta questões é por que é feita a distinção entre livro infantil e livro de literatura infantil? A sexta questão é o objetivo de se trabalhar a linguagem escrita na educação infantil é o de? por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No cotidiano da Educação Infantil é importante a presença de diversos tipos de texto e de variados gênerosde discurso porque
      A resposta correta é:ler e escrever implica interpretar e produzir sentido na relação com a linguagem viva e intencional presentes nos diversos gêneros e tipos de texto.
      Questão 2: Podemos dizer que o desenho da criança é a pré-história da linguagem escrita porque
      A resposta correta é:tanto no desenho como na escrita há um movimento de deslocamento do presente, um deslocamento da relação com os gestos e as ações imediatas ou com os objetos concretos.
      Questão 3: A presença de textos de relevância social (jornais, cartas, livros etc.) no trabalho cotidiano da EducaçãoInfantil é importante de modo particular porque
      A resposta correta é:possibilita que as crianças tenham contato com vários tipos e suportes de texto, compreendendo suas diferentes funções.
      Questão 4: Por que é feita a distinção entre livro infantil e livro de literatura infantil?
      A resposta correta é: Porque o livro infantil pode portar diferentes tipos de textos..
      Questão 5: A literatura infantil tem sua origem marcada pela função educativa e moralizante. Houve alteração namaneira de se conceber a literatura infantil?
      A resposta correta é: Sim, a literatura infantil hoje apresenta as mesmas funções do texto literário destinado aos adultos..
      Questão 6: Na construção da linguagem da criança é fundamental o papel do significado das palavras porque.
      A resposta correta é: ele é um fenômeno da fala e do pensamento, concretizando as ideias e desejos daquele que o expressa..
      Questão 7: Nas práticas educacionais cotidianas na Educação Infantil, a leitura e a escrita são perspectivas de trabalhorelevantes, especialmente porque
      A resposta correta é: a criança pode experienciar a leitura como compreensão de textos e a escrita como produção de textos
      Questão 8: Para Ferreiro e Teberosky, relacionar a escrita à pauta sonora é uma conquista importante da criança no seuprocesso de construção da linguagem escrita. Essa relação tem início no período
      A resposta correta é: silábico..
      Questão 9: Bakhtin distingue gêneros do discurso primários e gêneros do discurso secundários. Qual a afirmativa quemelhor expressa as diferenças entre essas duas categorias de gêneros discursivos?
      A resposta correta é: Os gêneros primários acontecem na comunicação verbal espontânea e os gêneros secundários são elaborações da comunicação cultural mais organizada e complexa.
      .
      Questão 10: O objetivo de se trabalhar a linguagem escrita na Educação Infantil é o de
      A resposta correta é: informar, comunicar-se, imaginar, divertir..

      Excluir
    2. Questão 1: As crianças pequenas, quando estão começando a dominar a linguagem, falam enquanto agem e agemenquanto falam. Qual é o papel dessa fala no curso de suas ações, de acordo com Vygotsky?
      A resposta correta é: Essa fala, denominada fala egocêntrica, impulsiona a ação da criança, apresentando-se como um meio caminho entre a fala para si (organizadora de suas ações) e a fala para o outro (comunicativa).
      Questão 2: Em que pese o esforço da indústria cultural em produzir uma grande variedade de livros destinados às crianças,no Brasil, o acesso a esse bem cultural ainda é restrito. Isso acontece porque
      A resposta correta é: as políticas culturais de livro e leitura são ainda muito restritas no Brasil..
      Questão 3: O trabalho com os quadrinhos é especialmente importante porque permite à criança.
      A resposta correta é: entrar em contato com um gênero essencialmente dialógico, pensando sobre a posição diferente de cada personagem
      Questão 4: De acordo com as perspectivas de Vygotsky, Benjamin e Bakhtin, a linguagem pode ser entendida como
      A resposta correta é: criação humana singular, que permite a comunicação, a organização da realidade e a experiência de criação de significados
      Questão 5: Para Vygotsky, mesmo antes de começar a se expressar com a palavra, a criança apresenta uma linguagemcomunicativa. Como isso ocorre?
      A resposta correta é:Trata-se da linguagem pré-intelectual, que emerge a partir da responsividade do seu ambiente, à medida que é respondida em seus choros, balbucios e manifestações expressivas
      Questão 6: No dia a dia das crianças e professores da Educação Infantil, a escrita tem um papel muito importante,principalmente porque
      A resposta correta é: é um espaço onde a criança pode significar e expressar suas ideias e emoções, na medida de suas necessidades e desejos.
      Questão 7: Vygotsky afirma que a brincadeira imaginária contém regras ocultas e a brincadeira de regras contémsempre uma situação imaginária oculta. Isso quer dizer que
      A resposta correta é: quando se envolve numa dramatização (jogo simbólico), a criança referencia-se nos papéis sociais estabelecidos, recriando-os em suas ações e, quando se envolve em jogos de regras, pode reorganizá- -las coletivamente.
      Questão 8: Os estudos de Vygotsky reafirmam a importância das brincadeiras de faz de conta e dos desenhos para ascrianças da Educação Infantil. Para esse autor, essas atividades são importantes por vários motivos, masdestaca que são estágios preliminares para
      A resposta correta é: a aquisição da linguagem escrita..
      Questão 9: As pesquisas de Luria e de Vygotsky sobre a pré-história da linguagem escrita investigaram o processo peloqual as marcas grafadas pelas crianças vão ganhando diferenciação e significado simbólico. O primeiropasso da criança nessa direção, segundo os autores, seria a fase.
      A resposta correta é: da escrita como signo auxiliar da memória..
      Questão 10: É correto dizer que a formação do leitor tem início antes mesmo de ele saber ler e escrever? Por quê?
      A resposta correta é: Sim, porque o leitor-ouvinte é capaz de interpretar os textos escritos..

      Excluir
  3. agradeço a todos que postaram estas provas

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Olá me desculpe a demora.
      Muito obrigada por sua visita, sejam sempre bem vindo.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  5. De acordo com a legislação vigente, estão habilitados para atuar como professores da Educação Básica os concluintes do Ensino Médio (Curso Normal e Médio Profissionalizante) para atender à Educação Infantil e às quatro séries iniciais do Ensino Fundamental; e os concluintes do Ensino Superior em cursos de graduação com licenciatura plena, para atuar nas séries do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. De acordo com a moderna Pedagogia, o professor deve ser um líder democrático que atenda aos interesses e motivações dos alunos, entretanto, sem deixá-los em absoluta liberdade.
    Outro aspecto considerado relevante diz respeito à desvalorização da classe de professores. Os professores perdem o estímulo e a motivação para o trabalho docente, além de muitos terem que completar o ordenado com trabalhos extras, por vezes não relacionados à profissão.
    Até que ponto esses fatores comprometem o futuro da educação no nosso país?

    ResponderExcluir
  6. Bakhtin propõe que cada palavra deve ser entendida como um elo num enunciado mais amplo. Isso quer dizer que
    RESPOSTA: para entendermos o significado de uma palavra em certo contexto é preciso analisar os sentidos que a antecedem e os que a sucedem ( CORRETA)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...