terça-feira, novembro 10, 2015

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Pessoal estou postando como eu recebi, ou seja, não tenho as respostas para as questões marcadas em errado, porém, já fica mais fácil de deduzir a resposta correta.
Abraços e bons estudos.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



Com relação a aquisição do valor sonoro convencional, é INCORRETO afirmar:
· A aquisição dos valores sonoros convencionais pode ocorrer em diferentes ordens e até simultaneamente, e não há possibilidade de se controlar esse processo. (Errado)

A sondagem diagnóstica capacita o educador a conhecer as hipóteses das crianças envolvidas no processo de alfabetização. Sendo assim, para realizar tal sondagem, o que o educador deve escolher?
· Quatro palavras e uma frase; (Certo)

·Com relação a Alfabetização e Letramento, assinale a alternativa INCORRETA:
· O letramento pode ser entendido como mera sistematização do B+A = BA, isto é, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas;(Certo)

O método utilizado na Cartilha da Infância (GALHARDO, 1979), tem os mesmos defeitos da soletração porque...
· Dá ênfase excessiva nos mecanismos de codificação e decodificação; (Errado)

Quando e por qual autor(a) o termo "letramento" foi utilizado pela primeira vez?
· Por Mary Kato, em 1986, na obra “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística”; (Certo)

“O livrinho apresenta primeiro os alfabetos de letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e de letras cursivas. A ideia é ensinar os três tipos mais comuns de sílabas existentes em português, como consoante-vogal (ba, na, ma ),vogal-consoante (al, ar, na ), consoante-consoante-vogal (fla, bla, tra ).” De qual livro/cartilha se está falando?
· A Carta do ABC (sem indicação de autor ou data); (Certo)


Qual dos métodos/cartilhas abaixo é um exemplo do método de silabação?
· Cartilha da Infância (Thomaz Galhardo, 1979); (Certo)

Um dos métodos mais antigos – o de contos – começou a ser aplicado nos Estados Unidos no fim do século XIX. Consiste em iniciar o ensino da leitura a partir de pequenas histórias, adaptadas ou especialmente criadas pelo professor. Sendo assim, de acordo com a professora Lúcia Casasanta, qual das alternativas apresenta corretamente a ordem das etapas do método?
· 1) fase do conto; 2) fase da sentenciação; 3) fase das porções de sentido; 4) fase da palavração; 5) fase da silabação ou dos elementos fônicos. (Certo)

“Seu Método Natural de aprendizagem da língua parte do pressuposto que: a criança lerá e escreverá com interesse textos relacionados com suas experiências. Dessa forma, seu método natural não comporta fases ou etapas, como acontece com outras propostas, a criança aprende a ler lendo, a escrever, escrevendo.” De qual autor/teórico está sendo falado?
· Célestin Freinet; (Certo)

A exploração de textos diversificados proporciona o desenvolvimento:

· De textos com reflexão sobre o mundo; (Certo)

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz em ajudar.
      Caso você queira, lembre-se de quando possível enviar sua colaboração para ajudar outros colegas.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  2. Sobre Letramento, marque a alternativa incorreta:

    Letramento é o estado em que vive o indivíduo que não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive.
    O termo letramento passou a ter veiculação no setor educacional há pouco menos de vinte anos, primeiramente entre os linguistas e estudiosos da língua portuguesa.
    No Brasil, o termo foi usado pela primeira vez por Mary Kato, em 1986.
    Dez anos depois de ser usado pela primeira vez em 1986, passou a representar um referencial no discurso da educação, ao ser definido por Tfouni em "Adultos não alfabetizados: o avesso dos avessos"

    ResponderExcluir
  3. A segunda seria E perceber a correspondência entre grafema e fonema.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...