PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
segunda-feira, setembro 28, 2015
domingo, setembro 27, 2015
PRÁTICA TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA - AV VIRTUAL
1. [QuestãoID 73572] Assinale a proposição correta considerando o tema gêneros textuais.
Os gêneros textuais apresentam um número reduzido, diferentemente do que ocorre com as sequências.
Tanto os gêneros textuais quanto as sequências são em número ilimitado.
É possível encontrar gêneros constituídos por mais de uma sequência textual.C
Os gêneros textuais são formados por apenas uma sequência textual.
2. [QuestãoID 73555] A partir da leitura do parágrafo a seguir, assinale a técnica empregada em sua construção.
Na Pré-História, quando os homens eram apenas caçadores e coletores, não havia grande necessidade de regras senão aquelas básicas, ditadas pela frágil condição humana diante das forças descomunais da natureza. A escassez de espaço e de comida no período subsequente, o da Idade do Gelo, que se encerrou há 11 000 anos, desencadearia a criação de regras que acompanham a humanidade desde então. Nossos antepassados tiveram a necessidade premente de estabelecer normas mais complexas de convivência.
(Veja, 9 jan. 2008. p. 55.)
(Veja, 9 jan. 2008. p. 55.)
Declaração inicial.
Omissão de dados identificadores.
Alusão histórica. C
Interrogação.
3. [QuestãoID 73556] Após a leitura do fragmento abaixo, assinale a alternativa correta.
A cultura do cigarro começou a ser destruída depois que a ciência comprovou o efeito devastador do fumo na saúde. Hoje, sabe-se que um em cada dois fumantes regulares morre por causa do tabaco e que coibi-lo traz resultados imediatos para a saúde pública. Em algumas cidades americanas, a incidência de ataques cardíacos caiu até 27% depois da proibição do fumo em locais fechados.
(Veja, 9 jan. 2008. p. 71.)
Uma citação e o desenvolvimento por exemplificação compõem o segmento apresentado.
O segmento anterior exemplifica a construção de parágrafo por omissão de dados identificadores.
No segmento, temos uma declaração inicial e seu desenvolvimento por fundamentação da proposição. C
segunda-feira, setembro 14, 2015
sábado, setembro 12, 2015
Dica de Leitura
Olá pessoal aqui do blog, tudo
bem?
Hoje vim trazer uma DICA
DE LEITURA, muito
interessante para quem está dando aula no Ensino Infantil nas turmas de 3º e 4º
anos, pois creio que esta dica irá enriquecer algum momento caso o professor
assim deseje, ou simplesmente pelo prazer desta leitura, simples, leve e fácil.
Hoje trago para vocês o conto"O Passarito e a Água" de Matilde Toimil e Ilustração de Mário Fernandes, Super Recomendo, O conto trata da viagem de um pequeno
passarito que se encanta pelos sons da água e pode ser também encontrado no
amazon nos seguintes links:
Até mais pessoal.
Beijos e Bons Estudos!.
Prova Online
Bom dia pessoal, postando arquivo recebido de uma colega!
Bons estudos a todos.
PRÁTICA TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA
1. Assinale a alternativa que
organiza as informações dadas, estabelecendo uma relação de oposição.
* Todo ano a vacina muda.
* Os resultados continuam muito aquém do esperado.
(Revista da Semana, 14 jan. 2008, p. 22. Adaptado.)
* Os resultados continuam muito aquém do esperado.
(Revista da Semana, 14 jan. 2008, p. 22. Adaptado.)
A ) Como todo ano a vacina muda, os
resultados continuam muito aquém do esperado.
B ) Todo ano a vacina muda, pois os resultados continuam muito aquém do esperado.
C ) Todo ano a vacina muda, mas os resultados continuam muito aquém do esperado.
D ) Todo ano a vacina muda porque os resultados continuam muito aquém do esperado.
B ) Todo ano a vacina muda, pois os resultados continuam muito aquém do esperado.
C ) Todo ano a vacina muda, mas os resultados continuam muito aquém do esperado.
D ) Todo ano a vacina muda porque os resultados continuam muito aquém do esperado.
2. Assinale a proposição correta sobre a
importância da coerência textual.
A) A atribuição da coerência é a mesma para todos os leitores e fatores como conhecimento escolar ou vivências não interferem nesse processo.
B) A coerência independe do tipo de texto: ela deve ser analisada da mesma forma tanto para textos infantis quanto para textos literários.
C) A coerência textual pode ser observada em textos acadêmicos e não é possível percebê-la em textos poéticos, por exemplo.
D) A coerência textual é a responsável pela tessitura do texto, ou seja, "transforma" um aglomerado de frases em texto.
A) A atribuição da coerência é a mesma para todos os leitores e fatores como conhecimento escolar ou vivências não interferem nesse processo.
B) A coerência independe do tipo de texto: ela deve ser analisada da mesma forma tanto para textos infantis quanto para textos literários.
C) A coerência textual pode ser observada em textos acadêmicos e não é possível percebê-la em textos poéticos, por exemplo.
D) A coerência textual é a responsável pela tessitura do texto, ou seja, "transforma" um aglomerado de frases em texto.
3. Leia atentamente o texto abaixo.
A pesquisa atual sobre gêneros toma como ponto de
partida os estudos de Mikhail Bakftin, que, em sua obra Estética da Criação
Verbal, assim os conceitua: Todas as esferas da atividade humana, por mais
variadas que sejam, estão relacionadas com a utilização da língua. Não é de
surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como
as próprias esferas da atividade humana [...]
Agora, assinale a afirmativa correta.
A) Temos no fragmento acima um
exemplo de citação, que é uma das formas da intertextualidade das semelhanças.
B) A citação acima, por estar inserida em um texto
acadêmico, não se constitui em exemplo de intertextualidade, que só ocorre em
textos literários.
C) A intertextualidade pode ocorrer tanto em textos
literários quanto em textos não literários, mas quando ocorre nesses últimos só
se realiza pela oposição às idéias do texto fonte.
D) Em textos não literários – como o fragmento
acima –, a intertextualidade só é possível quando a citação é empregada como
contra-argumentação.
4. Leia o fragmento a seguir.
O verbo fez pode ser empregado em contextos
linguísticos diversos. Assinale a alternativa que melhor substitui esse
vocábulo.
A) Concertou
B) Cronometrou
C) Executou
D) Construiu
5. Leia o fragmento a seguir.
E você, fez todos os seus abdominais e as suas
flexões neste ano?
*Anúncio publicitário.*
O verbo fez pode ser empregado em contextos
linguísticos diversos. Assinale a alternativa que melhor substitui esse
vocábulo.
A) construiu
B) consertou
C)executou
D)cronometrou
6. Assinale a alternativa correta, a partir da
leitura do parágrafo a seguir.
Para substituir o Grand K, os pesquisadores
trabalham com duas possibilidades. A primeira é o uso da chamada balança de
watt. Nesse caso, o quilo seria definido pela corrente elétrica necessária para
gerar uma força equivalente a esse peso no campo magnético da balança. Todas as
peças equilibradas pela mesma corrente teriam 1 quilo. Outra possibilidade é
associar o quilo ao número de átomos de silício presentes numa esfera de
cristal. Por esse método, qualquer corpo terá massa de 1 quilo quando seu peso
for igual ao total de átomos de silício da esfera. Para quem se pesa ou vai ao
açougue, o importante é que 1 quilo volte a ser 1 quilo.
(veja, 9 jan. 2008. p.80.)
A) O parágrafo anterior é desenvolvido por
exemplificação.
B) No parágrafo anterior, a frase-núcleo é
desenvolvida por divisão.
C)Esse é um exemplo de parágrafo
informativo: responde as questões o quê, quando, onde, por quê.
D) No parágrafo anterior, temos desenvolvimento por
definição.
7. A partir da leitura do parágrafo a seguir,
assinale a técnica empregada em sua construção. Na Pré-História, quando os
homens eram apenas caçadores e coletores, não havia grande necessidade de
regras senão aquelas básicas, ditadas pela frágil condição humana diante das
forças descomunais da natureza. A escassez de espaço e a comida no período
subseqüente, o da idade do Gelo, que se encerrou há 11 000 anos, desencadeando
a criação de regras que acompanham a humanidade desde então. Nossos
antepassados tiveram a necessidade premente de estabelecer normas mais
complexas de convivência.
(Veja, 9 jan. 2008. p. 55.)
A) Alusão histórica.
B) Omissão de dados identificadores.
C) Interrogação.
D) Declaração inicial.
8. Assinale a alternativa que apresenta a melhor redação para a
reorganização das informações a seguir.
- A última grande oportunidade do primeiro semestre é a usina de Jirau.
- A usina de Jirau faz parte do complexo hidrelétrico do Rio Madeira .
- A usina de Jirau já atraiu o interesse de grupos como Iberdrola, Suez
, CPFL e Lignt.
(Revista da Semana , 14 jan. 2008. p. 34. Adaptado.)
A) A usina de Jirau já atraiu o interesse de grupos como Iberdrola, Suez
, CPFL e Lignt e agora faz parte do complexo hidrelétrico do Rio Madeira a
última grande oportunidade do primeiro semestre.
B) A usina de Jirau faz parte do complexo hidrelétrico do Rio Madeira, a
última grande oportunidade do primeiro semestre que já atraiu o interesse de
grupos como Iberdrola, Suez , CPFL e Lignt.
C) A última grande oportunidade do primeiro
semestre é a usina de Jirau, que já atraiu o interesse de grupos como
Iberdrola, Suez , CPFL e Lignt.
D) A última grande oportunidade do primeiro semestre é a usina de Jirau,
do complexo hidrelétrico do Rio Madeira, que já atraiu o interesse
de grupos como Iberdrola, Suez , CPFL e Lignt.
9. Observe o segmento a seguir.
Xororó apóia decisão de Sandy de não pousar para a VIP.
Manchete do Jornal Último Segundo.
A) No segmento acima, há incoerência sintática, percebida pela ma
organização dos elementos lingüísticos.
B) No segmento acima, percebemos uma incoerência semântica, devido ao
uso equivocado do verbo pousar.
C) Tanto a coerência pragmática quanto a
estilística foram violadas no segmento acima.
D) O fator conhecimento de mundo não foi respeitado, o que compromoteu a
coerência do segmento.
10. Observe o texto a seguir.
Canção do exílio facilitada
José Paulo Paes
Lá?
Ah!
Sabiá...
Papá...
Maná...
Sofá...
Sinhá...
Cá?
Bah!.
Agora, assinale a alternativa correta.
A) A intertextualidade só é possível quando mantém a mesma linha
argumentativa do texto fonte.
B) Por não apresentar elementos coesivos, não se pode estabelecer a
intertextualidade entre esse poema e a “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias.
C) Por subverter a estrutura original de “Canção do exílio”, de
Gonçalves Dias, a “Canção do exílio facilitada” acaba corrompendo o texto
original.
D) O texto “Canção do exílio facilitada” é
construído estabelecendo uma relação intertextual com o poema “Canção do
exílio”, de Gonçalves Dias.
11. Observe o texto a seguir.
Bom conselho
Chico Buarque
Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança
Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque, com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar
Corro atrás do tempo
Vim de não onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
Agora, assinale a afirmativa correta.
A) No verso “Aja duas vezes antes de pensar”, temos uma releitura do
provérbio original, mas, como nessa releitura não se mantém a orientação
argumentativa do texto fonte, não podemos dizer que há intertextualidade.
B) Temos no texto acima a intertextualidade das diferenças, pois o autor
subverte os provérbios originais.
C) A intertextualidade das semelhanças
(paráfrase, por exemplo) pode ser exemplificada pelo texto acima.
D) A intertextualidade só ocorre a partir de textos em que se pode
recuperar a autoria, ao contrário do que se vê no texto acima.
12. Sobre as várias formas de intertextualidade, é correto afirmar
que
A) a intertextualidade das diferenças ocorre
quando é possível recuperar o texto que serviu de inspiração para a nova
produção.
B) A intertextualidade das semelhanças ocorre quando não é possível
recuperar o texto que serviu de inspiração para a nova produção.
C) a intertextualidade explicita ocorre quando não se faz menção ao
texto fonte.
D) a intertextualidade implícita ocorre quando não se faz menção ao
texto fonte.
terça-feira, setembro 08, 2015
Material para Alfabetização [Sala de Aula]
Olá galerinha aqui do blog. Como vocês estão??
Estou aqui para iniciar uma nova tag aqui no blog é a tag [SALA DE AULA] poderemos trocar informações e atividades para a sala de aula. Quem ainda é novo por aqui, deve enviar seus materiais, caso queira ajudar para o e-mail: rmaschetti@gmail.com, que terei o maior prazer em compartilhar.
TODO O MATERIAL POSTADO AQUI SERÁ RETIRADO DA INTERNET SE POSSUIR DIREITOS AUTORAIS POR GENTILEZA ME INFORMEM QUE EU RETIRO.
Hoje este post vai para nossa amiga GEOVANA lá de Nova Iguaçu - RJ, espero que ajude!.
Bjkas e bons estudos e preparação de aula.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...