sexta-feira, outubro 09, 2015

História Política e Sociedade

1. [QuestãoID 56700] O retrato de Luís XIV, por Hyacinthe Rigaud, mostra que o poder


  •  deve ser compartilhado por toda a sociedade.
  •  ainda recebia financiamento da aristocracia.
  •  emana do rei, que é o centro da sociedade.
  •  é algo que se consegue com muito esforço.

2. [QuestãoID 56552] Sobre o trabalho na Idade Média, é correto afirmar que


  •  a Igreja desprezava o trabalho porque não trazia riquezas.
  •  a Igreja estimulava esse modo de manter os fiéis ocupados.
  •  o capitalismo foi imposto fazendo os camponeses trabalharem.
  •  a nobreza desprezava essa atividade típica de camponeses.

3. [QuestãoID 56559] O objetivo da linha de montagem criada por Henry Ford era permitir


  •  o processo vital e também implantar a vida contemplativa para todos.
  •  a organização do espaço público e também a administração do labor.
  •  a administração científica da produção e a organização do espaço privado.
  •  que o produto chegasse ao operário e baratear os custos da produção.

4. [QuestãoID 56675] No processo fabril, o uso do tempo permitia


  •  que os operários não dependessem do relógio, objeto de luxo.
  •  que aos operários não fosse fundamental saber ver as horas.
  •  que os operários soubessem o exato horário de entrar e sair.
  •  o controle da produção, sincronizando tarefas e atividades.

Prova Online

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

1. [QuestãoID 74228] Cabe ao professor universitário adotar uma metodologia eficaz para o trabalho efetivo da cidadania. Para que isso aconteça, é preciso considerar


  •  conteúdos por áreas do saber, a participação limitada dos discentes e suas experiências.
  •  conteúdos técnicos por áreas, o magicentrismo e a avaliação tradicional.
  •  conteúdos que contemplem a diversidade, estratégias de participação, avaliação com diversidade de valores e experiências.
  •  conteúdos por blocos culturais com avaliação direcionada a cada grupo específico.

2. [QuestãoID 74239] Sobre o Ensino Médio integrado, destacam-se alguns pressupostos no processo de formação. Analise e assinale a resposta correta.


  •  A educação integral se faz sem a adesão de gestores e de professores encarregados das formações geral e específica.
  •  Manter os fundamentos legais entre o Ensino Médio de formação geral e a Educação Profissional em algumas modalidades.
  •  A formação integral pressupõe um projeto social no qual as diversas instâncias responsáveis pela educação manifestam a vontade política de reduzir a formação que visa a preparar somente para o mercado de trabalho.
  •  A formação integral se faz no isolamento institucional.

3. [QuestãoID 74282] Um projeto de educação inclusiva se fundamenta no seguinte pressuposto:


  •  o reconhecimento do "eu" a partir das capacidades intelectuais.
  •  uma sociedade que admita a inserção de alunos com deficiência somente nas salas do ensino regular.
  •  uma nova ética do corpo.
  •  o combate às diferenças, pois o processo educativo só ocorre quando há uma valorização das características individuais dos alunos.

4. [QuestãoID 74292] A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que busca


  •  uma prática metodológica tradicional.
  •  a utilização de metodologias pedagógicas restritas às tecnologias, excluindo o professor desse processo, com objetivo de dar mais autonomia aos alunos.
  •  estender os espaços da educação utilizando novas alternativas para a formação educacional significativa.
  •  a tutoria presencial em tempo predefin

Prova

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 

1. [QuestãoID 58560] Leia abaixo:



  • Boaventura de Souza Santos fala sobre a importância de fazermos rupturas com os modos tradicionais de conhecer a realidade e construirmos o conhecimento-solidariedade, também denominado de conhecimento-emancipação. Esse conhecimento se fundamenta em três pilares. Quais são eles?

  •  A solidariedade como dimensão ética; a participação como dimensão política; o prazer como dimensão estética.
  •  O prazer como dimensão estética; a solidariedade como dimensão da participação; o coletivo como dimensão política.
  •  A solidariedade como dimensão política; a participação como dimensão estética; o prazer como dimensão ética.
  •  A coletividade como dimensão ética; o prazer como dimensão ética; a participação como dimensão política.

2. [QuestãoID 58568] Segundo Paulo Freire, o desvio ético:


  •  deve ser controlado pelo processo democrático e dialógico.
  •  é natural no processo de construção da sociedade.
  •  é aceitável, de acordo com o contexto vivido pelo homem naquele momento histórico.
  •  não pode receber outra designação senão a de transgressão.

3. [QuestãoID 58579] Para Fusari há alguns entraves que dificultam o trabalho coletivo na escola.



  • Coloque, ao lado de cada um deles, V para verdadeiro e F para falso.
    ( ) A sociedade valoriza e reforça o individualismo nas pessoas como elemento básico para a manutenção e expansão do sistema capitalista.
    ( ) O calendário escolar não prevê momentos para a articulação dos educadores.
    ( ) O excesso de propostas e iniciativas de trabalho coletivo nas escolas.
    ( ) A ausência de um trabalho pedagógico interdisciplinar nos próprios cursos de formação de professores.

    A sequência correta das respostas é:

  •  V, V, F, V.
  •  V, V, V, F.
  •  F, V, F, V.
  •  F, F, V, V.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...