terça-feira, novembro 17, 2015

Currículo Estruturado: Implementação de Programas Pedagógicos

CURRÍCULO ESTRUTURADO: IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS PEDAGÓGICOS
1. [QuestãoID 65631] De que forma a escola repassa as ideias, os conhecimentos, os valores e as formas de conduta que a sociedade exige?

Organizando gincanas e feiras de ciências.
Por meio do currículo, da organização pedagógica, bem como dos conteúdos. (CORRETA)
Promovendo palestras e grupos de estudo devidamente organizados, com ou sem a participação dos pais.
Elaborando provas que cobrem os conteúdos apresentados no bimestre.
2. [QuestãoID 65635] O desafio dos educadores atuais é o de desmontar a "escola funil". Com isso, entendemos que uma nova escola deve

exigir que os alunos se adaptem à escola, pois a escola, com sua grandiosidade, não poderá se adaptar ao aluno.
flexibilizar conteúdos para atender à elite do alunado.
preparar-se para acolher os alunos e suas diversidades. (CORRETA)
atender somente aos que possam ser vitoriosos no futuro.
3. [QuestãoID 65661] O projeto pedagógico inclui

a observância não apenas do currículo como também de um projeto global de cultura e educação. (CORRETA)
as impressões de filósofos.
questões pessoais do professor.
apenas o currículo.
4. [QuestãoID 65658] Qual a função do currículo?

Evitar que o professor conduza o aluno a aprendizagens indevidas.
Tornar o aluno dependente das suas proposições.
Perpetuar a cultura como compromisso político com a aprendizagem dos alunos, ressignificando seus saberes e construindo novos conhecimentos. (CORRETA)
Ignorar a cultura, pois ela não faz parte da aprendizagem escolar. 

terça-feira, novembro 10, 2015

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Pessoal estou postando como eu recebi, ou seja, não tenho as respostas para as questões marcadas em errado, porém, já fica mais fácil de deduzir a resposta correta.
Abraços e bons estudos.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



Com relação a aquisição do valor sonoro convencional, é INCORRETO afirmar:
· A aquisição dos valores sonoros convencionais pode ocorrer em diferentes ordens e até simultaneamente, e não há possibilidade de se controlar esse processo. (Errado)

A sondagem diagnóstica capacita o educador a conhecer as hipóteses das crianças envolvidas no processo de alfabetização. Sendo assim, para realizar tal sondagem, o que o educador deve escolher?
· Quatro palavras e uma frase; (Certo)

·Com relação a Alfabetização e Letramento, assinale a alternativa INCORRETA:
· O letramento pode ser entendido como mera sistematização do B+A = BA, isto é, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas;(Certo)

O método utilizado na Cartilha da Infância (GALHARDO, 1979), tem os mesmos defeitos da soletração porque...
· Dá ênfase excessiva nos mecanismos de codificação e decodificação; (Errado)

Quando e por qual autor(a) o termo "letramento" foi utilizado pela primeira vez?
· Por Mary Kato, em 1986, na obra “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística”; (Certo)

“O livrinho apresenta primeiro os alfabetos de letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e de letras cursivas. A ideia é ensinar os três tipos mais comuns de sílabas existentes em português, como consoante-vogal (ba, na, ma ),vogal-consoante (al, ar, na ), consoante-consoante-vogal (fla, bla, tra ).” De qual livro/cartilha se está falando?
· A Carta do ABC (sem indicação de autor ou data); (Certo)


Qual dos métodos/cartilhas abaixo é um exemplo do método de silabação?
· Cartilha da Infância (Thomaz Galhardo, 1979); (Certo)

Um dos métodos mais antigos – o de contos – começou a ser aplicado nos Estados Unidos no fim do século XIX. Consiste em iniciar o ensino da leitura a partir de pequenas histórias, adaptadas ou especialmente criadas pelo professor. Sendo assim, de acordo com a professora Lúcia Casasanta, qual das alternativas apresenta corretamente a ordem das etapas do método?
· 1) fase do conto; 2) fase da sentenciação; 3) fase das porções de sentido; 4) fase da palavração; 5) fase da silabação ou dos elementos fônicos. (Certo)

“Seu Método Natural de aprendizagem da língua parte do pressuposto que: a criança lerá e escreverá com interesse textos relacionados com suas experiências. Dessa forma, seu método natural não comporta fases ou etapas, como acontece com outras propostas, a criança aprende a ler lendo, a escrever, escrevendo.” De qual autor/teórico está sendo falado?
· Célestin Freinet; (Certo)

A exploração de textos diversificados proporciona o desenvolvimento:

· De textos com reflexão sobre o mundo; (Certo)

BULLYING - Provas Aleatórias


Pessoal estou postando como eu recebi, ou seja, não tenho as respostas para as questões marcadas em errado, porém, já fica mais fácil de deduzir a resposta correta.
Abraços e bons estudos.



No que diz respeito ao bullying, assinale a alternativa INCORRETA:
· Bullying é uma palavra de origem francesa, utilizada em diversos Países para conceituar o desejo consciente e deliberado de maltratar outro indivíduo e pressioná-lo; (Certo)

O fenômeno bullying é caracterizado como sendo um subconjunto de atos agressivos, repetitivos, nos quais evidenciam um desequilíbrio de poder, incapacidade de defesa da vítima, por variados fatores. Sendo assim, qual das alternativas abaixo apresenta INCORRETAMENTE um desses fatores de incapacidade de defesa da vítima?
· Muita assertividade da vítima perante o autor (autores) do ataque; (Certo)

Segundo a ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e a Adolescência), o bullying é constituído de todas as formas de atitudes, intencionais e repetidas, que acontecem sem um motivo claro, realizados por um ou mais estudantes contra outro(s), provocando dor, angústia, e executadas através de uma relação desigual de poder. Sendo assim, qual das alternativas abaixo apresenta corretamente um exemplo de comportamento caracterizado como bullying?
· Todas as alternativas estão corretas. (Certo)

O comportamento agressivo - bullying - não resulta de qualquer tipo de provocação ou ameaça prévia. Assim, o bullying pode manifestar-se de diversas formas. Qual das alternativas se refere à forma indireta?
· Nenhuma das alternativas. (Errado)

Há determinados aspetos que nos permitem distinguir as situações de bullying, das situações vulgarmente associadas a aspetos ligados genericamente à indisciplina ou à violência escolar. Sendo assim, qual das alternativas apresenta uma situação NÃO caracterizada como bullying?
· Os intervenientes explicam porque não estão de acordo, manifestando as suas razões; (Certo)

As vítimas de bullying costumam apresentar sinais indicadores que evidenciam estar sofrendo tipo de agressão. Sendo assim, qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um desses sinais?
· Vai para o intervalo mais tarde e regressa à sala mais cedo; (Errado)

Qual das alternativas abaixo apresenta um sinal físico normalmente apresentado por vítimas de bullying?
· Passivo, tímido, calado, envergonhado, mal-humorado, isolado; (Errado)

“...............é o termo usado quando há uma perseguição que envolve um comportamento ameaçador, no qual o perpetrador procura repetidamente contato com uma vítima através de proximidade física e/ou chamadas telefônicas.” De que termo está sendo falado?
· Stalking. (Certo)

Existem algumas práticas que ajudam a reduzir as possibilidades de ser vítima de cyberbullying. Qual das alternativas NÃO apresenta uma dessas práticas?
· Deve-se escolher uma rede social que tenha opções que permitam ao utilizador controlar com quem partilha informação (grupo de amigos da escola, do clube, da equipe, da família, de outros grupos comunitários). Assim, é possível escolher exatamente a quem se dá acesso ao nosso perfil, evitando a difusão em massa dos nossos dados pessoais na Internet. (Errado)

Os valores humanos necessitam fazer parte do cotidiano da escola como ações atitudinais e não somente conceituais. Não adiantará falar a respeito de não-violência, se os próprios profissionais de educação utilizam atitudes agressivas, verbais ou não, contra seus alunos. Sendo assim, com relação aos valores relacionados à premissa da não-violência, qual das alternativas descreve a concórdia?
· É a busca do senso comum, da paz e da harmonia entre ideias contrárias com a finalidade de aprimorar objetivos. (Certo)

segunda-feira, novembro 09, 2015

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Com relação às funções da literatura infantil, assinale a alternativa INCORRETA:
Se não houver arte, que traz o prazer, a obra não será literária e sim didática;(Errado)

“Foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. É conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. Dedicou-se a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.” De qual autor está sendo falado?
· Monteiro Lobato; (Certo)

No que diz respeito a história da literatura infantil, qual das alternativas está INCORRETA?
· As primeiras obras publicadas visando ao público infantil apareceram no mercado livreiro na primeira metade do século XVIII; (Errado)


Os contos de fadas são tão ricos que têm se tornado fonte de estudo de muitos profissionais nos dias de hoje, psicanalistas, sociólogos, antropólogos, psicólogos, cada um vem dando a sua interpretação de maneira aprofundada de acordo com o seu eixo de interesse. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA:

· Os contos de fadas são enriquecedores e satisfatórios para as crianças, pois através deles pode-se aprender mais sobre os problemas interiores dos seres humanos e sobre as soluções corretas para os seus problemas; (Errado)

“São histórias que foram inventadas para explicar alguma situação, característica e personalidade de qualquer natureza”. De que tipo de conto está sendo falado?
· Contos de exemplo; (Errado)

Qual das alternativas descreve corretamente os “contos maravilhosos”?
· São histórias sem a presença de fadas. Desenvolvem também num ambiente mágico (animais, gênios, plantas, objetos mágicos, ogros e duendes). Enfatizam a parte material, sensorial e ética do ser humano. Têm por objetivo a realização do herói ou da heroína mediante conquista de tesouros e outros bens materiais.(Certo)

Qual das histórias abaixo NÃO foi (re)contada pelos Irmãos Grimm?
· A pequena vendedora de fósforos. (Certo)

Para orientar a escolha das histórias é importante saber exatamente os assuntos preferidos relacionados às faixas etárias. Sendo assim, que tipo de obra ou história é mais indicada para a fase dos 3 a 5 anos?
· A criança, nessa fase, ainda se assusta com facilidade, por não separar completamente realidade de fantasia. É preciso tomar cuidado com o tom de voz, os personagens malvados, fatos muito assustadores... Faz parte de seu desenvolvimento essa fase do medo e, conhecendo-a, não devemos utilizá-la como suporte para ensinamentos ou lições de moral. Também é comum a leitura visual das imagens, onde a criança cria sua história a partir da sequência presente no livro, sem se prender ao código escrito. Histórias com bastante fantasia, histórias com fatos inesperados e repetitivos, cujos personagens são crianças ou animais.(Certo)

Alguns elementos são fundamentais para que a plateia entenda o que está sendo dito e aproveite o conteúdo da mensagem de uma história. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA:
· Cada pessoa tem o seu registro vocal próprio, mas facilmente pode alcançar alguns tons abaixo e acima desse registro. No entanto, ao contar histórias deve-se evitar sair do seu registro vocal normal, alternando para registros mais agudos ou graves, pois isso dispersa a atenção do ouvinte e poderá até mesmo se tornar irritante; (Certo)

A narrativa de ficção é construída, elaborada, de modo a emocionar, impressionar as pessoas como se fosse real. Sendo assim, qual das alternativas abaixo apresenta um elemento que compõe uma narrativa?
· Todas as alternativas estão corretas. (Certo)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...