terça-feira, janeiro 19, 2016

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE - PÓS-GRADUAÇÃO

1. [QuestãoID 74243] A preparação básica para o trabalho, no Ensino Médio, deve incluir as competências que darão suporte para a Educação Profissional específica. Por esse motivo, as diretrizes curriculares para o Ensino Médio insistem em

- formular práticas de ensino inovadoras e hegemônicas de acordo com seus propósitos institucionais, a fim de garantir a eficiência de um ensino de qualidade, mesmo que essas práticas não atendam a todos os interesses discentes.
- formular um conjunto de regras e métodos de ensino que garantam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, o progresso cultural do aluno.
- considerar os resultados desejados, a aprendizagem e o progresso do aluno, numa perspectiva significativa, organizando os meios e as condições para se ensinar/aprender.
- flexibilizar o currículo e a contextualização dos conteúdos nas áreas das disciplinas.(CORRETA)

2. [QuestãoID 74288] Sobre o conceito de inclusão, é correto afirmar que

- a inclusão está na mudança do ambiente físico escolar para possibilitar a socialização dos alunos com necessidades especiais, sem a necessidade de inserção dos conteúdos escolares.
- a inclusão ocorre somente em escolas especializadas, não sendo possível no ensino regular.
- na inclusão, a escola não precisa se adaptar para receber os alunos com necessidades especiais, pois é necessário que estes se incluam nesse processo.
- os princípios da inclusão são a heterogeneidade, a diversidade e a diferenciação, de preferência no ensino regular.(CORRETO)

3. [QuestãoID 74232] A relação currículo-diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares. Assumir a diversidade do currículo significa

- posicionar-se e favorecer as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
- assumir que o ensino é um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
- descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.
- ter uma filosofia bem clara e socialmente constituída.(CORRETA)

4. [QuestãoID 74302] A respeito dos conceitos envolvidos na educação escolar indígena, é correto afirmar que

- a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) dá ênfase somente à manutenção da sociodiversidade indígena.
- infelizmente, o sistema de educação do Brasil ainda não se mobilizou fortemente para o tratamento da educação escolar indígena como política pública de garantia de direitos.
- é imprescindível que a ação educacional se volte para contribuir com subsídios e reflexões para a sustentabilidade socioambiental das comunidades indígenas.(CORRETO)
- uma das importantes peculiaridades dos povos indígenas remete às divisões político-administrativas em estados e municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...