quarta-feira, julho 13, 2016

FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO


1. [QuestãoID 66100] A linha de montagem fordista acarretou


• I. a separação entre o trabalho intelectual e o braçal.
II. o reforço da escola universal para todos, sem distinção social.
III. a redução da produtividade, que gerou uma grave crise de superprodução.

De acordo com as afirmações, assinale a alternativa correta.

• Apenas as afirmativas II e III são as corretas.
• Apenas a afirmativa I é a correta. CORRETA
• Apenas a afirmativa III é a correta.
• Apenas as afirmativas I e II são as corretas.
2. [QuestãoID 67059] Junto com a flexibilidade dos processos de trabalho oriundos do toyotismo, vieram também formas mais flexíveis de contratação da força de trabalho. 


• Daí podermos afirmar que

• o desemprego crescente que existe no Brasil atualmente ocorre porque as pessoas não querem trabalhar.
• não há relação entre as formas toyotistas de organização do trabalho e o desemprego.
• o crescimento do emprego em formas de subcontratação ocorre porque as pessoas preferem trabalhar nesses moldes.
• há no mundo contemporâneo o aumento da participação dos trabalhos informais em relação aos formais. CORRETA
3. [QuestãoID 67065] Leia a afirmação:


• "Os investimentos em educação explicariam as diferenças dos estágios de desenvolvimento entre os países e seriam capazes de reverter essas mesmas diferenças, além de permitir a possibilidade do aprendizado individual." Com base nesse trecho, é possível afirmar que

• num país como o Brasil, não adiantaria investir em educação.
• os investimentos em educação não conseguem melhorar o nível de aprendizagem individual.
• o Brasil é um país pobre porque possui uma população com baixa escolaridade. CORRETA
• não há relação alguma entre esse tipo de pensamento e o fato de no Brasil estar-se atribuindo cada vez mais importância à educação.
4. [QuestãoID 67060] Sobre as propostas do Bird para a educação, podemos afirmar que

• de acordo com o Bird, deve-se privilegiar a centralização administrativa e tratar a educação como prioridade do governo, sem que empresas particulares ou a comunidade estejam envolvidas nessas questões.
• o Bird defende o investimento em educação superior, pois não é necessária a formação básica, haja vista que a forma de produção toyotista necessita de conhecimentos gerais.
• o Bird defende a prioridade nos aspectos financeiro e administrativo nas reformas educativas como forma de melhorar a qualidade da educação.CORRETA
• o Banco não pretende a vinculação entre a escola e o mundo produtivo, uma vez que não acha necessária a incorporação do saber técnico para o crescimento e desenvolvimento dos países.

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