terça-feira, agosto 09, 2016

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Na Educação Profissional, o professor precisa assumir uma postura crítico-reflexiva no processo educativo. Nessa perspectiva, o professor deixa de ser
a ) um mediador e passa a ser um facilitador.

b ) um transmissor de conhecimentos e passar a ser um mediador.

c ) um questionador e passa a ser o mestre.

d ) um facilitador e passa a ser um problematizador.
QUESTÃO 2
Cabe ao professor universitário adotar uma metodologia eficaz para o trabalho efetivo da cidadania. Para que isso aconteça, é preciso considerar

a ) conteúdos que contemplem a diversidade, estratégias de participação, avaliação com diversidade de valores e experiências.

b ) conteúdos por blocos culturais com avaliação direcionada a cada grupo específico.

c ) conteúdos técnicos por áreas, o magicentrismo e a avaliação tradicional.

d ) conteúdos por áreas do saber, a participação limitada dos discentes e suas experiências.
QUESTÃO 3
A teoria do currículo pode ser analisada por dois prismas. São eles:

a ) as concepções conservadoras e a concepção moderna.

b ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção crítica.

c ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção libertária.

d ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção liberal.
QUESTÃO 4
Sobre o Ensino Médio integrado, destacam-se alguns pressupostos no processo de formação. Analise e assinale a resposta correta.



a ) A educação integral se faz sem a adesão de gestores e de professores encarregados das formações geral e específica.

b ) A formação integral se faz no isolamento institucional.

c ) Manter os fundamentos legais entre o Ensino Médio de formação geral e a Educação Profissional em algumas modalidades.

d ) A formação integral pressupõe um projeto social no qual as diversas instâncias responsáveis pela educação manifestam a vontade política de reduzir a formação que visa a preparar somente para o mercado de trabalho.
QUESTÃO 5
A avaliação da aprendizagem pode desempenhar várias funções nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, o professor necessita de instrumentos para operacionalizar a sua prática. Sendo assim, é necessário


a ) escolher os instrumentos avaliativos, sem se preocupar com os conteúdos trabalhados.

b ) desconsiderar os ritmos de aprendizado do aluno e considerar só os instrumentos de avaliação.

c ) articular os instrumentos selecionados aos conteúdos trabalhados, sem exigir na avaliação uma aprendizagem.

d ) construir instrumentos avaliativos usando uma linguagem compreensível, que indique claramente os objetivos a serem atingidos pelo aluno.
QUESTÃO 6
As escolas são ambientes formativos com caráter pedagógico. Dessa forma, é correto afirmar que


a ) a escola é sempre um espaço de formação democrática, solidária e de garantia dos direitos sociais. 

b ) o interesse público determina procedimentos e processos de decisão da gestão escolar.

c ) a formação social e cultural de um grupo é tarefa exclusiva da escola.

d ) a gestão escolar e a organização dos espaços educativos independem dos objetivos educacionais.
QUESTÃO 7
De acordo com o artigo 39 da LDB, a educação profissional e tecnológica abrange os cursos de



a ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação de Jovens e Adultos; Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional.

b ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação; Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional.

c ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação Profissional Tecnológica de Graduação; Formação Básica para o Trabalho.

d ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação.
QUESTÃO 8
Com relação ao currículo e diversidade, é correto afirmar que a utilidade social do currículo

a ) é disponibilizar diversos conhecimentos produzidos pela humanidade.

b ) pode não estar definida intencionalmente.

c ) é uma monocultura do saber, que privilegia o saber científico como único e legítimo.

d ) é permitir aos alunos e alunas compreender a sociedade em que vivem.
QUESTÃO 9
A formação dos docentes, para o exercício pedagógico pleno, deve ser pensada a partir

a ) de demandas provenientes das áreas específicas do conhecimento.

b ) do domínio de conceitos científicos específicos.

c ) de uma formação adequada que possibilite mudanças significativas para a educação.
d ) do ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do povo.
QUESTÃO 10
A finalidade da Educação Básica, segundo a LDB 9.394/96, é 
a ) organizar o ensino somente em ciclos.

b ) ser obrigatória e gratuita.

c ) desenvolver o educando para o pleno exercício da cidadania.

d ) fornecer meios para concluir somente o Ensino Básico
Parte inferior do formulário


2 comentários:

  1. Olá, gostaria muita da apostila corpo e movimento, teria como me enviar?
    sheila.cadinho12@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila tudo o que tenho está no blog, fique acompanhando as novidades.
      Abraços e bons estudos!.

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...