quarta-feira, dezembro 14, 2016

Intervenção Pedagógica na Escola

Quero agradecer a colaboração de todos com nosso blog.
As respostas corretas estão em verde.
Bons estudos a todos!
Abraços.
Raquel Maschetti


Parte superior do formulário
1. O psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa saber sobre o funcionamento das relações humanas.


·         Que importância tem esse conhecimento para o psicopedagogo?

·         Em nenhuma circunstância, a atuação psicopedagógica se respalda nas relações humanas.
·         Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis, a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem a instituição.
·         O psicopedagogo será um profissional que deve atuar individualmente na instituição educacional.
·         A atuação da Psicopedagogia vai ser direcionada aos problemas de relacionamento na instituição educacional.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Leia o texto abaixo:


·         Marque a alternativa correta sobre o objetivo em relação à aprendizagem do aluno, da etapa que diz respeito à pesquisa no desenvolvimento de um projeto.

·         Para o aluno ter uma atividade individual.
·         Para sistematização de conhecimento.
·         Para motivar o aluno a ir em busca de soluções realmente elaboradas.
·         Para socializar o conhecimento.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Por que na Matriz do Pensamento Diagnóstico o contato com a história da instituição deve ser uma ação realizada no final do diagnóstico?

·         Somente porque vai facilitar o trabalho do psicopedagogo.
·         No diagnóstico psicopedagógico institucional o foco é nas dificuldades de aprendizagem.
·         A matriz diagnóstica é um aspecto irrelevante no diagnóstico.
·         Para que os dados históricos não interfiram na visão a-histórica sobre a instituição, visão esta que o psicopedagogo deve ter inicialmente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O ensinante e o aprendente, segundo Alicia Fernández, quando desenvolvem um vínculo neurótico com o conhecimento, estabelecem que tipo de relação?

·         O ensinante mostra o conhecimento e o aprendente apropria-se dele.
·         O ensinante exibe-se, mostra-se conhecedor, e o aprendente inibe o pensamento.
·         O ensinante esconde e oculta o conhecimento e o aprendente somente espia o conhecimento, sem conseguir mostrar o que aprendeu.
·         O ensinante desmente o conhecimento do aprendente e este anula sua capacidade de pensar.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
5. COMO O MODELO NOSOGRÁFICO DE JORGE VISCA (1987) EXPLICA O SINTOMA EMERGENTE NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?

·         Indicador manifesto de uma situação maior e mais global.
·         Um obstáculo epistemofílico.
·         Deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
·         A causa principal da dificuldade de aprendizagem.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
6. O distanciamento instrumentalizado é uma atitude esperada pelo psicopedagogo durante o diagnóstico. Essa atitude é baseada em qual princípio?

·         Na reprodução das limitações que o poder destina a cada um.
·         Na necessidade de uma observação que predispõe uma interação, porém garantindo que o psicopedagogo se mantenha fora do processo.
·         No princípio da transformação de cada sujeito da instituição educacional que aprende modalidades de ação.
·         No princípio em que o psicopedagogo opera mudanças que transmitem um processo peculiar de expressão.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
7. Quando se inicia a prática do diagnóstico psicopedagógico institucional o que significa realizar um enquadramento nesse processo?

·         É uma técnica para montar o primeiro sistema de hipóteses.
·         Refere-se apenas a fazer uma entrevista aberta inicial.
·         É o processo de análise do sintoma pela Eocmea.
·         A partir de uma entrevista, tornar constantes as diversas variáveis que podem ocorrer durante o processo por meio de um contrato.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
8. A Teoria Geral dos Sistemas, para o psicopedagogo, refere-se:

·         à possibilidade de uma nova visão sobre o processo de aprendizagem.
·         à necessidade de uma visão linear.
·         a uma teoria que iniciou na Biologia.
·         à única teoria que faz referência à Psicopedagogia.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
9. Que elementos constituem uma organização formal da escola como instituição?

·         Professores, alunos, funcionários e família.
·         Programação, recursos materiais e pessoal escolar.
·         Aprendizagem, avaliação e comunicação.
·         Globalidade, totalidade e linearidade.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
10. Que elementos constituem uma organização formal da escola como instituição?

·         O status interdisciplinar.
·         Professores, alunos, funcionários e família.
·         A globalidade, a totalidade e a linearidade.
·         Programação, recursos materiais e pessoal escolar.
Parte inferior do formulário


4 comentários:

  1. Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a
    ampliação dessa ação para além da instituição educacional.

    a ) A ação psicopedagógica é direcionada ao sujeito individualmente.
    b )
    Focaliza sistemas em que o movimento grupal se configura em uma rede de relações desconectada
    com o funcionamento da instituição.

    c )
    A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito
    sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição.

    d ) A instituição educacional é a única que sofre a ação do psicopedagogo.


    Não sei qual e a resposta me ajudem!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta correta é a "C"

      Excluir
  2. Disciplina: 27 - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
    QUESTÃO 1
    Em relação às intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo, assinale a
    alternativa correta.

    a ) Interpretação, problematização e informação.
    QUESTÃO 2
    Como é a contextualiação da escola?
    b )
    Como uma instituição com um sistema aberto, com fronteiras que assumem um caráter relacional
    com outros sistemas.
    QUESTÃO 3
    Quais são os aspectos da estrutura e funcionamento familiar que o esquema conceitual proposto por Macedo
    permite apreciação?

    a ) As regras, os subsistemas, o ciclo vital.
    QUESTÃO 4
    Como é a contextualiação da família?
    a )
    A família é um sistema aberto, sendo sua relação com o processo de aprendizagem tanto assistemática
    como sistemática.
    QUESTÃO 5
    Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.
    b )
    A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem
    mantidas para que os objetivos sejam alcançados.
    QUESTÃO 6
    O Cone Invertido é um instrumento idealizado por Pichon Riviére que auxilia o psicopedagogo a fazer a
    leitura dos resultados no diagnóstico psicopedagógico na instituição. Quais são os vetores a serem utilizados
    para essa leitura?

    a ) Pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele.
    QUESTÃO 7
    O educador atento possibilita ao processo de ensino-aprendizagem o movimento de ir e vir, em que educador
    e educando tornam-se

    c ) ensinante e aprendente.
    QUESTÃO 8
    O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda
    do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do
    processo de aprendizagem?

    b )
    A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos
    pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica.
    QUESTÃO 9
    A compreensão da aprendizagem por meio do entendimento do processo construtivo, que propõe o Esquema
    Evolutivo da Aprendizagem, nos posiciona frente à aprendizagem, considerando-a como

    a )
    um processo evolutivo, em que, a partir do nascimento, considerando a carga genética que está presente,
    o sujeito, em constante interação com o meio, vai estabelecendo suas relações vinculares que
    estruturam sua aprendizagem.
    QUESTÃO 10
    Quando nos referimos à Psicopedagogia Clínica e à Psicopedagogia Institucional, por que não estamos
    falando de duas psicopedagogias diferentes?

    c )
    Porque ambas se respaldam em pressupostos teóricos próprios de uma área que vem crescendo em
    volta da compreensão de seu objeto de estudo que é o ser cognoscente.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...