sexta-feira, abril 07, 2017

Questionário Didática do Ensino Superior - [Material para estudo]

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR -
1º RESUMÃO PARA ESTUDO!

 Pessoal todas as provas que estou recebendo vou juntar neste post, a partir de agora.


* Todas as alternativas corretas estão marcadas na cor vermelha.

** Caso você identifique algum erro nas questões, por gentileza comunicar, através do e-mail: rmaschetti@gmail.com, para que possamos efetuar as correções.

*** questões com destaque amarelo estão confusas ou não localizei a resposta.
A questão primordial que hoje se coloca para a metodologia de ensino é da concepção de uma metodologia que minimize as diferenças econômicas, sociais e culturais. Há, portanto, necessidade de orientar o professor para que procure uma maneira de

(  ) simplificação da ação docente.
(  ) mediação entre o professor e recursos de ensino.
(x)  integração do professor e do aluno de modo contextualizado.
(  )  ação docente desvinculada do fato educativo.
 A tarefa do professor hoje é, acima de tudo, ensinar os seus alunos a pensar. Uma atividade que pode estimulá-los a conseguir isso é a

repetição.
cópia.
avaliação.
exposição.
É a abordagem teórico-prática dos processos de ensino e de aprendizagem, além de modalidades técnicas de organizar o ensino e a aprendizagem.

Prática Pedagógica Dialógica.
Epistemologia da Prática Profissional.
Prática Pedagógica.
Metodologia do Ensino Superior.
É a técnica mais tradicional de ensino, que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.
(  ) Método de solução de problemas.
( x ) Aula expositiva
(  ) Trabalho em grupo.
(  ) Método de projetos.
É necessário que o professor repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no Ensino Superior, o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos do futuro. Para isso, é necessário que o professor:

(x) dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente.
(  ) compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber.
(  ) aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se.
(  ) entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização.

É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário, a fim de que os objetivos de educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.

(  ) Planejamento educacional.
(  ) Planejamento curricular.
(x) Planejamento didático.
(  ) Planejamento escolar.
Leia abaixo
A relação professor-aluno que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica, no compromisso com o rigor metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de relações que envolvem o conhecimento como categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de

(x) relação pedagógica crítica.
(  ) memória crítica.
(  ) relação professor-aluno.
(  ) autonomia intelectual.
Na instituição universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino.
Na aula se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os universitários assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a maneira de utilizá-la, no entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos, como

( ) a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões e com obrigação de repeti-la.
(x) a mensagem é simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver contestação, pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário.
(  ) o estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.
(  ) o professor dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.
No trabalho docente, a avaliação constitui uma tarefa didática e contínua que deve acompanhar o processo ensino-aprendizagem. Assim, uma das funções pedagógicas da avaliação é

( ) Organizar os alunos em grupos para lhes dar orientação mais adequada dentro da turma.
( ) realizar provas e atribuir nota aos alunos.
(x) realizar um diagnóstico do processo educativo, buscando aprimorá-lo.
( ) verificar o quanto cada aluno aprende por meio do uso de instrumentos de medida.
No trabalho docente, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.
Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.
I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

(x) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
O conteúdo de ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios e para desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes.
É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se nos seguintes critérios:

( ) organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
( ) organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
( ) organização, aplicação, flexibilidade e significação.
(x) validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é:

( ) a avaliação.
( ) o livro didático.
(x) o método.
( ) a fixação.
O professor, quando organiza os conteúdos de ensino em nível de complexidade crescente, está atendendo

à flexibilidade dos objetivos.
à ordenação vertical dos conteúdos.
aos objetivos propostos para cada período de determinado curso.
à subjetividade dos conteúdos de ensino.

O que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica, no compromisso com o rigor metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de relações que envolve o conhecimento como categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de:

( ) relação pedagógica crítica.
(x) relação professor-aluno.
( ) memória crítica.
( ) autonomia intelectual.
Observe:
A pedagogia crítico-social dos conteúdos, que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a

( ) colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.
( ) utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
(  ) centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.
(  ) utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos
(x) alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico.
Segue abaixo
Atividades desenvolvidas pelos professores universitários, orientados para a preparação de futuros profissionais. Tais atividades são regidas pelo mundo da vida e da profissão, alicerçadas não só em conhecimentos, saberes e fazeres, mas também em relações interpessoais e vivências de cunho afetivo, valorativo e ético, indicando que a atividade docente não se esgota na dimensão técnica, mas remete ao que de mais pessoal existe em cada professor. Estamos falando de

(x) docência superior
( ) formação docente.
( ) saberes docentes.
( ) solidão pedagógica.
Tomando por base as características fundamentais do professor e do educando, como seres humanos e como sujeitos da práxis pedagógica,verificamos que o

( ) planejamento, a execução e a avaliação serão satisfatórios se não forem processados dentro de mínimos parâmetros de criticidade.

( ) professor não deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito.
(x) papel do professor está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma ativa, inteligível e sistemática.
( ) professor é professor e o educando é educando.
Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário está fazendo

uma ementa.
um plano de ação.
um programa de disciplina.
um projeto de pesquisa.
Questionário Organizado por: Raquel Maschetti
Ultima Atualização: 07/01/2017

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