quinta-feira, julho 20, 2017

Estudo aliado a produtividade, é possível? [#CONVIDADOS]

Olá galerinha aqui do PEDAGOGIA ONLINE EAD!.

Como vocês estão passando o período de férias?
Como comentei a alguns posts anteriores, estou iniciando a série de convidados aqui aqui do blog nesse mês. Espero que estes posts ajudem a todos nós a começarmos um segundo semestre mais produtivo e organizado.

Para isso pedi reforços a minha querida amiga, Danielle Tavares
que tem um canal, muito legal sobre TN - Traveller Notebook 
 e  BUJO e mais um monte de coisas super legais.





Quem quiser conhecer mais os links estarão após o texto produzido pela Dani e que com certeza vocês irão adorar!.

Sem mais blá, blá, blá. Vamos ao que interessa.

Estudo aliado a produtividade, é possível?

Muitos de nós temos dificuldade de nos concentrar nos estudos, isso é fato. E aí tendemos a achar que tudo é difícil. Com a sensação que temos de que as horas voam e os dias ‘desaparecem’ nos vemos dando desculpas para adiar os estudos, ou justificar o excesso de afazeres para não dedicar mais tempo ao estudo. 

Aqui minha intenção é ajudá-los a aliar dicas de produtividade com dicas de estudo para que você consiga ter um melhor desempenho nos estudo e conseguir se organizar sem culpar o tempo, ou a falta dele.

Planeje seu dia na noite anterior. Reserve 15 minutos da sua noite, antes de dormir, para organizar o dia seguinte. Liste todas as tarefas que precisa executar. Busque a ferramenta que melhor se adapta a você e sua rotina (seja ele um aplicativo, agenda tradicional, planner, bullet journal, etc). 

Agenda - seja organizado com o seu tempo. Crie um calendário e um cronograma para os estudos. Respeite seus horários. Criar metas diárias ajudam a motivar e progredir nos estudos e a completar objetivos definidos com mais facilidade. Quando visualizamos o progresso do estudo isso nos faz ver efetivamente o quanto já foi estudado e o quanto ainda falta.

Tarefas de 2 minutos - se alguma das suas tarefas levar menos de 2 minutos para ser realizada, faça-a sem que precise anotar em sua lista, pois estas não precisam ser planejadas. Tenha sua lista de tarefas sempre à vista, pois assim não há procrastinação e facilita no momento de enrolar como se não houvesse nada para fazer. Crie a lista "para mais tarde" - ao longo do dia, enquanto realizamos as tarefas planejadas, outras tarefas vão surgindo certo? Para que essas novas tarefas não o atrapalhe anote-as em uma outra lista para que sejam realizadas posteriormente.

Não estude por horas a fio. Faça intervalos para descansar seu cérebro e seu corpo (use o método Pomodoro (para conhecer a técnica um pouco mais clique aqui ou veja a seguir.), é super eficaz!.


O descanso é necessário para armazenar as informações no cérebro. Procure um bom ambiente para estudar, é essencial para a concentração. O mais importante é encontrar um lugar tranquilo, sem distrações e fugir de lugares confortáveis demais para que não induza ao sono. Tenha um local organizado, pois isso facilita o estudo e evita perda de tempo procurando seu material. agiliza o aprendizado e evita a famosa procrastinação. Além do material é importante que você tenha o conteúdo que vai estudar organizado para não perder mais tempo pensando no que irá estudar. Dessa forma você facilita a rotina evitando a perda de tempo.

Seja eficaz - a eficácia está relacionada a realização de tarefas que realmente importam, de forma rápida e com qualidade. Defina suas prioridades, a procrastinação ocorre quando não vemos sentido no que temos para fazer. Para que a procrastinação seja eliminada defina quais são suas prioridades e o motivo pelo qual realizar tal tarefa. Acorde mais cedo do que o costume e ganhe tempo para realizar todas as tarefas programadas.

Acabe com as distrações. Estabeleça um horário para acessar todas as suas redes sociais. Esqueça que elas existem por um tempo e foque no que importa de fato. Sem redes sociais - distração que está no topo da lista. Evite checar as mensagens que chegam para você a todo momento. Dê prioridade. Procure aplicativos gratuitos que fazem bloqueio temporário desses sites para que você possa estudar sem incômodo e sem perder a concentração.

Durma bem. Uma boa noite de sono é obrigatória para pessoas produtivas e que almejam a produtividade. Lembre-se que não é a quantidade e sim a qualidade do seu sono. Dormir bem e acordar descansado ajudam no dia a dia.
**************************************************************************************

Bom pessoal, vou colocar aqui os contatos da Dani e quem tiver interesse em conhecer mais sobre o tema é só procurar os links abaixo:

👉👉👉  @danielle_tavares;
👉👉👉@artefactorio 

Vou ficando por aqui é até a próxima!.
Bjs


2 comentários:

  1. Raquel, minha amiga, Obrigada pelo espaço. Estamos aí para o que precisar. Sucesso sempre! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, você sempre terá espaço aqui!.
      A casa é nossa!.
      bjs.

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...