terça-feira, setembro 12, 2017

Diretrizes para a Educação Básica

Interpretação da LDB


Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE)
  • Resolução CNE/CEB nº 1, de 23 de janeiro de 2012 - Dispõe sobre a implementação do regime de colaboração mediante Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade social da educação.

Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi)

Educação Básica
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Educação das Relações Étnico-Raciais


Educação de Jovens e Adultos
  • Parecer CNE/CEB nº 6/2010, aprovado em 7 de abril de 2010Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância.
  • Resolução CNE/CEB nº 3, de 15 de junho de 2010 
    Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância.
  • Parecer CNE/CEB nº 11/2011, aprovado em 5 de outubro de 2011 
    Consulta formal sobre a possibilidade de a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) obter credenciamento específico para oferta e certificação de Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Educação do Campo

Educação Escolar para Populações em Situação de Itinerância

Educação nas Prisões

Educação Especial


Educação Indígena


Educação Infantil
Pareceres Normativos:

Outros pareceres sobre a Educação Infantil:

Educação Quilombola


Educação Profissional de Nível Técnico



EJA e Ensino Médio - Modalidade a Distância
  • Parecer CNE/CEB nº 12/2012, aprovado em 10 de maio de 2012 
    Diretrizes Operacionais para a oferta de Educação a Distância (EAD), em regime de colaboração entre os sistemas de ensino.
  • Parecer CNE/CEB nº 2/2015, aprovado em 11 de março de 2015 
    Reexame do Parecer CNE/CEB nº 12/2012, que define Diretrizes Operacionais Nacionais para a oferta de Educação a Distância (EAD), no âmbito da Educação Básica, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino.
  • Parecer CNE/CEB nº 13/2015, aprovado em 11 de novembro de 2015 
    Reexame do Parecer CNE/CEB nº 2/2015, que reexaminou o Parecer CNE/CEB nº 12/2012, que define Diretrizes Operacionais Nacionais para a oferta de Educação a Distância (EAD), no âmbito da Educação Básica, em regime de colaboração entre os Sistemas de Ensino.
  • Resolução CNE/CEB nº 1, de 2 de fevereiro de 2016 
    Define Diretrizes Operacionais Nacionais para o credenciamento institucional e a oferta de cursos e programas de Ensino Médio, de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Educação de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na modalidade Educação a Distância, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino.
Medidas Socioeducativas
Ensino de Música
 Ensino Fundamental



Ensino Fundamental de Nove Anos - Ampliação


Ensino Médio



Ensino Médio, Modalidade Normal



Estágio na Educação Básica



Mobilização pela Nova Educação Básica
Acesse a carta-convite do Presidente do CNE, conclamando a sociedade brasileira a participar da reunião de consulta pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...