quarta-feira, dezembro 06, 2017

EDUCAÇÃO E SAÚDE

EDUCAÇÃO E SAÚDE


Questão 01 - Proteger a saúde significa a adoção de medidas de vigilância. Entre as ações de natureza eminentemente protetoras da saúde, encontram-se as medidas de vigilância:

I - epidemiológica (identificação, registro e controle da ocorrência de doenças);
II - vacinações;
III - saneamento básico;
IV - vigilância sanitária de alimentos, do meio ambiente e de medicamentos;
V - direcionamentos específicos como os de cunho genético ou sexual, para impedir desvios.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

A. I, II, III e IV;
B. I, II, III e V;
C. I, II, IV e V;
D. II, III, IV e V;
E. III, IV e V.

Questão 02 - Quando inicia sua vida escolar, a criança traz consigo a valoração de comportamentos favoráveis ou desfavoráveis à saúde oriundos da família e outros grupos de relação mais direta. Durante a infância e a adolescência, épocas decisivas na construção de condutas, a escola passa a assumir papel destacado devido à sua função social e por sua potencialidade para o desenvolvimento de um trabalho sistematizado e contínuo. A escola deve, por isso, assumir explicitamente a ________________ pela educação para a _____, já que a conformação de atitudes estará fortemente associada a valores que o professor e toda a comunidade escolar transmitirão inevitavelmente aos alunos durante o convívio escolar.

Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, as lacunas:

Alternativas:

A. responsabilidade, sexualidade;
B. responsabilidade, saúde;
C. responsabilidade, vida;
D. responsabilidade, responsabilidade;
E. responsabilidade, atividade.

Questão 03Os bens da Terra são um patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida no mundo, dentre elas a qualidade de vida de quantos dependam desses bens e do espaço do entorno em que eles são extraídos ou processados.
Deve-se cuidar, portanto, para que esse uso pelos seres humanos seja:

Alternativas:

A. conservativo, isto é, que gere o menor impacto possível e respeite as condições de sustentabilidade, de máxima renovabilidade possível dos recursos.
B. destrutivo, isto é, que gere o menor impacto possível e respeite as condições de sustentabilidade, de máxima renovabilidade possível dos recursos.
C. conservativo, isto é, que gere o maior impacto possível e respeite as condições de sustentabilidade e não se importe com a renovabilidade dos recursos.
D. destrutivo, isto é, que não se importe com o impacto nas condições de sustentabilidade, de máxima renovabilidade possível dos recursos.
E. de acordo com os interesses particulares de cada indivíduo.

Questão 04 - A responsabilidade e a solidariedade devem se expressar desde a relação entre as pessoas com seu meio, até as relações entre povos e nações, passando pelas relações sociais, econômicas e culturais. De acordo com o estudado no material teórico, o convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de _______ e ________.
Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, as lacunas:

Alternativas:

A.direitos, atitudes;
B. valores, atitudes;
C. valores, virtudes;
D. modos, atitudes;
E. valores, personalidade.

Questão 05 - Explique a diferença entre ensinar saúde e educar para a saúde.

Para o desenvolvimento de um trabalho eficaz, é importante que o educador tenha claramente a distinção entre ensinar saúde e educar para a saúde. Ao ensinar saúde, o foco é colocado na informação sobre saúde e no domínio de conceitos. Essa tendência fundamentou a proposta clássica de inserção dos programas de saúde no escopo da disciplina de Ciências Naturais. Entretanto, essa estratégia não se revelou suficiente para a garantia de abordagem dos conteúdos relativos aos procedimentos e atitudes necessários à promoção da saúde.
Isso não quer dizer que as informações e a possibilidade de compreender a problemática que envolve as questões de saúde não tenham importância ou que não devam estar presentes no processo de ensinar e aprender para a saúde, mas sim que a educação para a Saúde só será efetivamente contemplada se puder mobilizar as necessárias mudanças na busca de uma vida saudável. Para isso, os valores e a aquisição de hábitos e atitudes constituem as dimensões mais importantes.
A experiência vem comprovando, de longa data, que somente a informação, isoladamente, tem pouco ou nenhum reflexo em mudanças de comportamento. Os detalhes relativos a processos fisiológicos ou patológicos ganharão sentido no processo de aprendizagem na medida em que contribuírem para a compreensão das ações de proteção à saúde a eles associadas.
O que se pretende com o trabalho de educação em saúde é o desenvolvimento de um trabalho pedagógico cujo enfoque principal esteja na saúde e não na doença. Por isso, o desenvolvimento dos conceitos deve ter como finalidade subsidiar a construção de valores e a compreensão das práticas de saúde favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento.



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