sexta-feira, janeiro 19, 2018

Simulado

Pedagogo

Prepare-se com questões de Pedagogo

Você acertou 5 questões de 10 (50%)
  1. Código da questão: Q18662Ca
    Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
    (IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - No último parágrafo do texto:
    1. O autor empregou o recurso estilístico da repetição para enfatizar a dramaticidade na descrição dos prisioneiros.
    2. O autor optou por frases indicativas de ação (orações), a fim de caracterizar a lentidão dos movimentos dos rendidos.
    3. A predominância de sentenças nominais se deu pela opção do autor em enfatizar a rápida rendição dos derrotados.
    4. Ao ressaltar o tom lento e arrastado do caminhar dos prisioneiros, o autor cria uma quebra de expectativa em relação ao início do texto, no qual somos levados a acreditar que a luta se reiniciaria.
    5. O excesso de adjetivação cria uma atmosfera de fantasia, tornando difícil o leitor identificar traços de verossimilhança.
    6. Resposta do gabarito: a
      Sua resposta: b
  2. Código da questão: Q18697Ca
    (IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Na organização da educação básica, nos níveis fundamental e médio, a LDBEN 9.394/96, determina que a classificação em qualquer série ou etapa, se dará, EXCETO:
    1. Por promoção.
    2. Por transferência.
    3. Mediante avaliação feita pela escola.
    4. Por progressão parcial.
    5. Mediante parecer de acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança.
    6. Resposta do gabarito: e
      Sua resposta: e
  3. Código da questão: Q19553Ca
    (FACET - 2016 - Prefeitura de Sobrado/PB - Pedagogo) - A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como propósito reparar uma dívida social com os que não tiveram domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas do Brasil. Ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea. Assinale a afirmativa INCORRETA:
    1. A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional.
    2. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.
    3. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
    4. O Poder Público viabilizará, preferencialmente, o acesso do trabalhador na escola, somente quando estiver atendido, estimulará a permanência, mediante ações integradas e complementares entre si.
    5. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
    6. Resposta do gabarito: d
      Sua resposta: b
  4. Código da questão: Q9599Ca
    Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
    (FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - “[...] ANDARAM sob a chuva grossa e PARARAM diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos.”
    Com relação às formas verbais destacadas, é correto afirmar que:
    1. indicam um passado que continua no presente.
    2. atribuem singularidade e mistério ao sujeito.
    3. referem-se ao futuro iminente.
    4. remetem, contextualmente, a um sujeito já conhecido.
    5. compõem a ideia de inexistência de um sujeito.
    6. Resposta do gabarito: d
      Sua resposta: a
  5. Código da questão: Q30879Ca
    (UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - As ideias de Anísio Teixeira influenciaram todos os setores da educação no Brasil e no sistema educacional da América Latina. Entre as suas contribuições, pode-se citar a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador (que ainda existe até os dias atuais). O Centro foi a primeira experiência brasileira de promoção de educação:
    1. infantil baseada em jogos.
    2. cultural e profissional para jovens.
    3. para as classes populares.
    4. inclusiva para adultos
    5. especial para crianças.
    6. Resposta do gabarito: b
      Sua resposta: a
  6. Código da questão: Q30860Ca
    (IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Pedagogo) - Uma canoa todos os dias tem dois trajetos a percorrer. De um ponto P de uma margem para dois pontos distintos, A e B, na outra margem do rio. As distâncias, em linha reta, entre esses pontos são: PA = 60 m, PB = 40 m e AB = 53 m. Qual é a medida que mais se aproxima do valor do menor ângulo formado pelos trajetos PA e PB?
    1. 45°.
    2. 30°.
    3. 90°.
    4. 75°.
    5. 60°.
    6. Resposta do gabarito: e
      Sua resposta: a
  7. Código da questão: Q30878Ca
    (UFF - 2016 - Prefeitura de Niterói/RJ - Pedagogo) - Segundo José Morán, a educação por meio da internet caracteriza-se por ser aberta, por definir um novo paradigma que busca educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica. Implica, ainda, em:
    1. pouco controle por parte do professor, indisciplina, desrespeito e acesso a sites inadequados e utilização de celulares.
    2. falta de concentração, escrita resumida e com erros de ortografia, imagens excessivas e informação em tempo real.
    3. aprendizagem cooperativa, pesquisa em grupo, troca de mensagens e visitas a sites com propostas educativas.
    4. possibilidade de aprendizagem de outras línguas, pesquisas imediatas, referências superficiais e, às vezes, equivocadas.
    5. comunicação com pessoas de outros países, colaboração em trabalhos acadêmicos, cursos à distância e utilização de fones.
    6. Resposta do gabarito: c
      Sua resposta: c
  8. Código da questão: Q18686Ca
    (IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - Ao tratar do conceito de currículo escolar, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, entendem este como:
    1. Conjunto de conteúdos e objetivos escolares que devem ser transmitidos aos estudantes.
    2. Conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social, contribuindo para a construção de identidades sociais e culturais.
    3. Todo conhecimento produzido nos diversos espaços de convivência social e que devem ser assimilados por todos os estudantes para a inclusão destes na sociedade.
    4. Experiências pedagógicas historicamente bem sucedidas que devem ser incorporadas ao planejamento docente como um guia pedagógico.
    5. Conteúdos historicamente acumulados pela sociedade que não podem ser flexibilizados, daí porque a necessidade de um currículo rígido.
    6. Resposta do gabarito: b
      Sua resposta: b
  9. Código da questão: Q18688Ca
    (IDHTEC - 2016 - Prefeitura de Itaquitinga/PE - Pedagogo) - De acordo com Libâneo, a didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, unindo meios pedagógico-didáticos a objetivos sócio-políticos. Neste sentido,
    1. Os conteúdos devem ser trabalhados de forma acrítica e inflexível para não intervir no produto.
    2. O ensino deve ser planejado a partir de propósitos claros sobre a sua finalidade, tendo em vista que os alunos estão sendo preparados para viverem em sociedade.
    3. As questões de ordem social sempre prevalecem sobre as de ordem pedagógica.
    4. Os planejamentos indicam a necessidade de serem neutros e escolarizados.
    5. Os estudantes são vistos enquanto seres passivos, daí porque a facilidade de aprendizagem.
    6. Resposta do gabarito: b
      Sua resposta: b
  10. Código da questão: Q9617Ca
    (FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) - Segundo Rangel e Freire , “Mídias não constituem um mal a ser combatido, mas um espaço de linguagem a ser habitado [...]” A utilização das mídias digitais no processo educativo, de modo produtivo, auxilia o estudante no desenvolvimento do pensamento:
    1. complexo.
    2. formatado.
    3. compartimentado.
    4. linear.
    5. fragmentado.
    6. Resposta do gabarito: a
      Sua resposta: a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...