QUESTÃO 1
Um documento muito
importante para o progresso da Educação Especial foi especificamente a
a )Declaração de
Salamanca (1994).
b )Constituição
Brasileira (1988)
c )Declaração Universal
dos Direitos Humanos (1948)
d )Conferência Mundial
de Educação para Todos (1990).
QUESTÃO 2
Para a
Psicopedagogia, os conteúdos escolares devem
a )ter um fim em si
mesmos
b )possuir objetivos
imediatos.
c )estar a serviço da
construção de habilidades cognitivas mais sofisticadas.
d )ser agrupados de maneira
isolada.
QUESTÃO 3
O planejamento assume
um papel importante na atividade docente quando
a )pode ser consultado
pela equipe técnica
b )professor acredita
na importância de sua intervenção para a promoção da
aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem
c )na sua ausência, pode
ser executado por outro professor
d )é entregue em dia à
coordenação
QUESTÃO 4
As protoaprendizagens
dizem respeito às
a )concepções de mundo
que se adquirem por meio da convivência com a família.
b )aprendizagens
corretas que ocorrem no espaço escolar
c )aprendizagens que
ocorrem por meio das relações afetivas com sua mãe.
d )aprendizagens que
ocorrem a partir da interação da criança com a sua comunidade.
QUESTÃO 5
A anomia
caracteriza-se
a )como o estágio mais
avançado do desenvolvimento moral.
b )pela ausência da
consciência moral e pela impossibilidade de compreensão das regras
sociais e dos limites disciplinares
c )como uma atitude
indisciplinada.
d )como o estágio que
antecede a autonomia moral.
QUESTÃO 6
Para a
Psicopedagogia, indisciplina conceitua-se como
a )incoerência entre a
atitude e a tarefa proposta.
b )transgressão.
c )agressividade e repulsa
pela tarefa escolar.
d )heteronomia moral.
QUESTÃO 7
Para enfrentar o
desafio do fracasso escolar, é necessário que o professor
a )solicite avaliações
clínicas de seu aluno
b )encaminhe o aluno que
não aprende à equipe técnico-pedagógica da escola.
c )investigue o contexto
sociocultural do aluno.
d )analise um conjunto
de causas que podem ajudar a compreender o fracasso escolar dos
alunos e reflita sobre as práticas pedagógicas utilizadas.
QUESTÃO 8
Uma reunião de pais,
com enfoque psicopedagógico, deve
a ) considerar que os
pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que
também são seres em processo de aprendizagem.
b ) apenas tratar de
temas sobre desenvolvimento infantil.
c ) aproveitar a
oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
d ) ocupar-se da entrega
de notas e resultados finais, bem como do repasse de informações
gerais sobre os eventos da escola.
QUESTÃO 9
Quando analisamos as
relações entre fracasso escolar e práticas pedagógicas, à luz da
Psicopedagogia, concluímos que
a ) o fracasso escolar é
resultante apenas de uma prática pedagógica ineficiente.
b ) as causas do fracasso
escolar concentram-se na alfabetização inconsistente.
c ) por meio de uma
prática pedagógica consistente, podemos diminuir os índices de fracasso
escolar.
d ) não há nenhuma
relação entre os dois fatores
QUESTÃO 10
A concepção
curricular de toda e qualquer escola
a ) reflete uma
concepção de homem, de educação e de sociedade.
b ) é
integrada e oferece aprendizagens significativas.
c ) é crítica.
d ) é
neutra e absoluta.
Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluir