segunda-feira, setembro 10, 2018

FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA -

Questão 1 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Enunciado:
Numa aula de História, cujo professor desenvolva-a numa lógica dialética, assinale a alternativa correta:
I- É fundamental a reprodução dos fatos com seus heróis e datas é mais importante para uma análise histórica do que conhecer o processo e verificar se há outras formas de se analisar esses acontecimentos.
III- É importante buscar os acontecimentos históricos além da aparência, buscando verificar outras possibilidades de análise histórica.
III- Pode-se apresentar os fatos ¿oficiais¿ e lançar dúvidas sobre eles, trabalhando com outras formas de interpretá-lo.
Estão corretas:
Alternativas:
A. Todas
B. Apenas I e II
C. Apenas I e III
D. Apenas II e III
E. Apenas II
Alternativa Correta D. Apenas II e III


Questão 2 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Enunciado:
No que concerne ao ensino de História e Geografia, leia as duas assertivas e assinale a alternativa correta, conforme conteúdos da disciplina.
I- Ao longo da história da educação do Brasil, é possível verificar que sempre houve a preocupação realmente em formar sujeitos críticos e questionadores, principalmente na História e na Geografia.
PORQUE
II- É fundamental buscar que o aluno seja questionador, que faça reflexões e aprofunde os temas históricos, não ficando apenas em decorar nomes e datas históricas.
Considerando as duas afirmações, assinale a alternativa correta conforme o material da disciplina:
Alternativas:
A. Ambas estão corretas
B. Ambas estão incorretas
C. Apenas a I está correta
D. Apenas a II está correta
E. Ambas estão corretas e a II complementa a I
Alternativa Correta D. Apenas a II está correta


Questão 3 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Enunciado:
Em uma aula de Geografia o professor solicita que decore os nomes das capitais e rios mais importantes do Nordeste do Brasil. Para isso usa diferentes estratégias, tais como, um mapa em branco para que coloque os nomes das capitais e dos rios; faz chamada oral para verificar o quanto conseguiu absorver de informações e na prova coloca um mapa para que identifique corretamente as capitais e os rios.

Em relação a esta abordagem de aula, podemos afirmar que:
Alternativas:
A. Trata-se de um raciocínio da lógica dialética
B. Tem relação com o materialismo histórico dialético.
C. Trata-se de um raciocínio da lógica formal.
D. Trata-se da abordagem crítica de Geografia, preocupada com as questões sociais.
E. Não tem cabimento, pois Geografia não deve estudar elementos da natureza.
Alternativa Correta C. Trata-se de um raciocínio da lógica formal.


Questão 4 - Múltipla Escolha - 1.0 ponto(s)
Enunciado:
Numa aula de História, que considere a lógica formal, assinale a alternativa correta:
I- É comum a reprodução dos fatos com seus heróis e datas é mais importante para uma análise histórica do que conhecer o processo e verificar se há outras formas de se analisar esses acontecimentos.
II- O essencial é memorizar os fatos históricos, solicitar aos alunos que repitam os assuntos para aprenderem ainda mais.
III- É importante buscar os acontecimentos históricos além da aparência, buscando verificar outras possibilidades de análise histórica.
Estão corretas:
Alternativas:
A. Todas
B. Apenas I e II
C. Apenas I e III
D. Apenas II
E. Apenas III
Alternativa Correta B. Apenas I e II


Questão 5 - Dissertativa - 2.0 ponto(s)
Enunciado:
Qual a importância de Heródoto para a história?
Resposta Esperada:
UNIDADE 2. De acordo com Borges (2007), Heródoto partiu em busca da verdade através de investigações e pesquisas e passou a escrever as histórias e as tradições orais. Desse modo, os gregos descobriram a importância específica da explicação histórica e buscaram, assim, explicar o momento e as situações que atravessavam as sociedades nas quais viviam. O estudo das Guerras travadas neste período (como a Guerra do Peloponeso, Guerras Greco-Pérsicas, por exemplo), foi resultado de uma tentativa de entendimento de um momento histórico concreto presente ou de um passado próximo, constituindo-se de uma narração temporal e de uma realidade concreta, em que as explicações não tinham por base os deuses, mas sim os homens (fatores humanos como motivação para os conflitos entre os povos).




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