tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post4029170616841040203..comments2024-03-27T21:37:18.749-03:00Comments on PEDAGOGIA ONLINE EAD: ****Prova N2*** Metodologia da PesquisaPedagogia Online Eadhttp://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comBlogger78125tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-68843451040390953592022-06-28T20:43:31.364-03:002022-06-28T20:43:31.364-03:00I,II,III e IVI,II,III e IVAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-10627273615457523082022-03-07T14:03:24.270-03:002022-03-07T14:03:24.270-03:00Seu enunciado é uma afirmação provisória de verdad...Seu enunciado é uma afirmação provisória de verdade, a opinião inicial do pesquisador”.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-56198796465174485472021-10-07T21:46:47.174-03:002021-10-07T21:46:47.174-03:002 e 42 e 4Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04011734839234223393noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-63914540914981887172021-07-15T04:30:50.914-03:002021-07-15T04:30:50.914-03:00será que as respostas estão certa? Dar uma dica ai...será que as respostas estão certa? Dar uma dica ai pessoal.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04288388171251022408noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-60106935046528169092021-07-15T04:29:49.159-03:002021-07-15T04:29:49.159-03:00continuando...
QUESTÃO 10
"Os trabalhos cient...continuando...<br />QUESTÃO 10<br />"Os trabalhos científicos devem ser elaborados de acordo com as normas preestabelecidas e com os fins a que se destinam. Serem inéditos ou originais e não só contribuírem para a ampliação de conhecimentos ou a compreensão de certos problemas, mas também servirem de modelo ou oferecerem subsídios para outros trabalhos". (MARCONI; LAKATOS, 2011, p. 216)<br />MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2011.<br />O pesquisador, além de se preocupar com a metodologia a ser adotada e a qualidade das fontes de dados, precisa também se preocupar com a redação do seu trabalho.<br />Quanto à escrita do texto científico e o encadeamento dos conceitos apresentados, analise cada sentença, classificando-a como verdadeira (V) ou falsa (F):<br />( ) O referencial teórico, geralmente, é a parte mais extensa do trabalho, por isso, indica-se que seja organizado em seções e subseções (capítulos e subcapítulos).<br />( ) O conteúdo apresentado no texto deve ser organizado de forma lógica, iniciando com assuntos específicos e depois generalizando-os.<br />( ) É recomendado iniciar cada seção com um parágrafo de abertura, apresentando e contextualizando o conteúdo que será exposto.<br />( ) Um texto científico deve explicitar ao leitor a ligação entre os diversos parágrafos, e as considerações do autor com as ideias dos outros autores pesquisados.<br />A sequência que corresponde à sua análise é:<br /><br />c ) V, F, V, V.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04288388171251022408noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-50406253235238771042021-07-15T04:29:29.907-03:002021-07-15T04:29:29.907-03:00continuando...
QUESTÃO 6
É comum encontrarmos alun...continuando...<br />QUESTÃO 6<br />É comum encontrarmos alunos ansiosos e inseguros pela necessidade de apresentação oral do trabalho científico desenvolvido. É um momento de avaliação muito tenso, porém importante e necessário para o desenvolvimento do conhecimento científico.<br />Quanto à apresentação oral de um trabalho científico, é correto afirmar que:<br />I - Além de ser um momento de avaliação, é uma oportunidade para apresentar os resultados da pesquisa a colegas, professores e demais membros da comunidade acadêmica.<br />II - A postura do acadêmico, sua segurança e domínio do conteúdo apresentado são alguns dos critérios de avaliação da banca examinadora.<br />III - Sugere-se que, ao iniciar a sua fala, o acadêmico agradeça ao orientador e aos membros da banca pela atenção dedicada ao seu trabalho.<br />IV - Pode-se finalizar a apresentação com uma reflexão a respeito do assunto abordado, em seguida agradecer a presença de todos e colocar-se à disposição para os comentários e questionamentos dos membros da banca.<br />É correto apenas o que se afirma em:<br /><br />d ) III<br />QUESTÃO 7<br />A NBR 14.724 é a norma que regulamenta a apresentação gráfica dos trabalhos acadêmicos. De acordo com esta norma pode-se afirmar que:<br />I - São considerados elementos pré-textuais: folha de rosto, dedicatória, resumo e sumário.<br />II - O único elemento pós-textual obrigatório é o item referências.<br />III - A dedicatória, o agradecimento e a epígrafe são elementos pré-textuais opcionais.<br />IV - O sumário é o último elemento pré-textual obrigatório.<br />É correto apenas o que se afirma em:<br /><br />a ) I e III<br />QUESTÃO 8<br />O currículo para fins técnico-científicos tem como objetivo destacar a experiência e a produção acadêmica. Geralmente é utilizado para selecionar candidatos a estágios, cursos e bolsas de estudo financiados por órgãos científicos.<br />Quanto ao currículo para fins técnico-científicos é correto afirmar:<br />I - Deve ser organizado temporalmente. As informações devem ser apresentadas em ordem cronológica e conter data, local e fato, acrescido da indicação numérica do documento comprobatório.<br />II - Pode conter seções com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.<br />III - Independente da extensão do currículo, os elementos pré-textuais (capa e sumário) são sempre obrigatórios.<br />IV - Os elementos textuais compreendem toda a trajetória acadêmica, docente, profissional e participações em eventos e comissões.<br />É correto apenas o que se afirma em:<br /><br />b ) I, II e IV<br />QUESTÃO 9<br />Uma questão importante a ser considerada na elaboração de trabalhos científicos é a divisão e organização dos tópicos a serem apresentados. A conclusão é um tópico que merece especial atenção por parte do pesquisador. No meio acadêmico há uma grande polêmica em relação à nomenclatura desse tópico, alguns apresentam como conclusão, outros como considerações finais.<br />A respeito dessa diferenciação ente conclusão e considerações finais, analise as sentenças a seguir:<br />I - O termo 'conclusão' deve ser utilizado em pesquisas mais conclusivas, exatas e aprofundadas, como no caso de teses. Esse termo traz a ideia de que não é necessária a realização de novas pesquisas na área.<br />II - O termo 'considerações finais' caracteriza-se por ter um sentido mais brando, menos categórico. Os resultados apresentados no estudo são reflexões não definitivas e suscetíveis de revisão.<br />III - O termo 'considerações finais' traz a ideia de que a exploração daquele tema se esgotou, que todas as possibilidades foram analisadas e que essa é a resposta única final.<br />É correto apenas o que se afirma em:<br /><br />b ) I e II<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04288388171251022408noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-88253901434216286102021-07-15T04:27:52.729-03:002021-07-15T04:27:52.729-03:00Prova Online
Disciplina: 100774 - METODOLOGIA DA P... Prova Online<br />Disciplina: 100774 - METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO<br />QUESTÃO 1<br />A definição apresentada a seguir por Santos (2015, p. 65) refere-se ao tópico do projeto de pesquisa:<br />"Com base em conhecimentos previamente adquiridos e tidos por ele como seguros, o pesquisador prevê verdades possíveis a respeito de um tema qualquer [...] Seu enunciado é uma afirmação provisória de verdade, a opinião inicial do pesquisador".<br />SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 8.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.<br />Assinale a alternativa que corresponde à definição apresentada:<br /><br />b ) Hipótese<br />QUESTÃO 2<br />Quanto à elaboração da justificativa de um projeto de pesquisa, é correto afirmar que:<br />I. Deve apresentar os motivos que levaram o pesquisador a estudar aquele assunto.<br />II. Deve conter as contribuições que a pesquisa trará à sociedade e ao meio acadêmico.<br />III. Deve apresentar as respostas à problemática apresentada no projeto.<br />É correto apenas o que se afirma em:<br /><br />a ) I e II<br />QUESTÃO 3<br />"Citação é a inclusão no texto de informações extraídas de outras fontes. Devem ser sempre consideradas ideias secundárias em um parágrafo, já que sua função é sustentar, ilustrar ou esclarecer ideias do autor do texto". (SANTOS, 2015, p. 112)<br />SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 8.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.<br /><br />Sobre os tipos de citação e a sua formatação, analise as sentenças a seguir: I - A citação direta é a transcrição textual de parte da obra do autor consultado e pode ser classificada como curta ou longa.<br /><br />II - As citações diretas devem sempre conter aspas duplas no início e término.<br />III - A citação indireta é quando no texto consultado o autor faz menção à obra de outro autor.<br />É correto apenas o que se afirma em:<br /><br /><br />b ) I e II<br />QUESTÃO 4<br />Segundo Fachin (2005, p. 167) "as referências correspondem a uma relação dos nomes dos autores das obras ou da documentação consultadas para a elaboração e o estudo do trabalho. É a reunião de elementos minuciosamente descritivos com indicações precisas, que permitem a identificação de publicações no todo".<br />FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.<br />As referências podem ser elaboradas de 2 maneiras: o sistema autor-data e o sistema numérico. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:<br /><br />c ) Tanto no sistema autor-data como no sistema numérico, as obras devem ser organizadas por suas especificidades, isto é, apresentar uma listagem distinta de livros impressos, leis e decretos, livros digitais, artigos científicos etc.<br />QUESTÃO 5<br />Segundo Marconi e Lakatos (2017), a utilização de fichas facilita muito o trabalho do pesquisador, tornando-se um instrumento de trabalho imprescindível. O fichamento permite a identificação de obras, tomar conhecimento do conteúdo trabalhado e analisá-lo, além de fazer citações e críticas.<br />Sobre a elaboração e formatação das fichas, é correto afirmar:<br />I - Existem vários tipos de fichas, dentre elas as de conteúdo ou resumo, as de comentário, e as de citação.<br />II - As fichas devem ser compostas de: cabeçalho, referência da obra e corpo (texto).<br />III - O fichamento auxilia na organização dos documentos necessários para elaborar o referencial teórico de um trabalho.<br />IV - O fichamento, antigamente, era realizado em fichas de papel; atualmente, com o avanço da tecnologia, torna-se mais prático elaborar as fichas no computador.<br />É correto apenas o que se afirma em:<br /><br />c ) I, II, III e IVAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/04288388171251022408noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-63193924083799898062021-06-08T19:27:26.854-03:002021-06-08T19:27:26.854-03:001. Analise as afirmativas abaixo e assinale se afi...1. Analise as afirmativas abaixo e assinale se afirmativa está correta ou errada. <br />Justifique sua opção.<br />a) Um motivo que leva o cientista fazer ciência é explicar os fenômenos. <br />( ) [Afirmativa Correta] ( ) [Afirmativa Errada].<br />b) A pesquisa procura dar respostas a perguntas somente por meio da consulta <br />bibliográfica.<br />( ) [Afirmativa Correta] ( ) [Afirmativa Errada].<br />c) Enquanto as ciências buscam conhecer o mundo material com seus fatos e <br />fenômenos, o método científico é um instrumento, um dispositivo ordenado a <br />disposição do cientista para descobrir as relações entre os fatos e fenômenos.<br />( ) [Afirmativa Correta] ( ) [Afirmativa Errada].<br />d) Método é o conjunto de processos operacionais e intelectuais empregados na <br />investigação e na demonstração da verdade.<br />( ) [Afirmativa Correta] ( ) [Afirmativa Errada].<br />e) Metodologia é a forma de raciocínio que o investigador utiliza para solucionar <br />problemas reais.<br />( ) [Afirmativa Correta] ( ) [Afirmativa Errada].<br />2. Qual a diferença entre “Pesquisa descritiva” e “explicativa”?<br />3. Comente sobre os Métodos:<br />“Indutivo”; <br />“Dedutivo”;<br />“hipotético-dedutivo”; <br />“Dialético”; <br />“Fenomenológico”.<br />3. Explicite sobre “Citação Direta” e “Indireta”.Jhessyhttps://www.blogger.com/profile/12394720778111331085noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-56836241746685765422020-03-26T16:15:17.352-03:002020-03-26T16:15:17.352-03:00QUESTÃO 3- A AFIRMATIVA:
EMPREGABILIDADE NOS TRABA...QUESTÃO 3- A AFIRMATIVA:<br />EMPREGABILIDADE NOS TRABALHADORESsuzananoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-64232374626266728232020-03-26T16:11:55.917-03:002020-03-26T16:11:55.917-03:00QUESTÃO 4- AUMENTO DE CONHECIMENTOS E DA INOVAÇÃO...QUESTÃO 4- AUMENTO DE CONHECIMENTOS E DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICAsuzananoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-22241185271376696012019-12-15T22:46:00.671-03:002019-12-15T22:46:00.671-03:00ccAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/00793337721519417908noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-85580160749713741432019-05-22T22:31:18.047-03:002019-05-22T22:31:18.047-03:00Na transcrição literal do texto lido.Na transcrição literal do texto lido.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-44202781775072577322019-02-26T11:00:43.180-03:002019-02-26T11:00:43.180-03:00 Roland Barthes - atividade oracular - concepão tr... Roland Barthes - atividade oracular - concepão tradicionalDIONARA DOS REIShttps://www.blogger.com/profile/11459978235387892202noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-65541272522972760372018-08-27T20:57:09.771-03:002018-08-27T20:57:09.771-03:00bbAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/11855083275764018778noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-12840574304728809662018-08-23T21:36:47.975-03:002018-08-23T21:36:47.975-03:00"A pesquisa se constitui num procedimento for..."A pesquisa se constitui num procedimento formal para a aquisição de conhecimento sobre a realidade. Exige pensamento reflexivo e tratamento científico. Não se resume na busca da verdade; aprofunda-se na procura de resposta para todos os porquês envolvidos pela pesquisa". (MEDEIROS, 2006, p. 49)<br />MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2006.<br />Tão importante quanto as fontes utilizadas para a realização da pesquisa e o respeito aos métodos e técnicas científicas, é a forma como essas informações são registradas e apresentadas.<br />Quanto à redação do trabalho acadêmico, pode-se afirmar que:<br />I - A escrita científica deve ser clara, objetiva e argumentativa.<br />II - Os assuntos apresentados no texto devem ser organizados de forma lógica, crescente, de modo a facilitar a compreensão por parte do leitor.<br />III - Sugere-se que o texto inicie com conceitos gerais, que permitem a compreensão do assunto de forma ampla, até chegar aos conteúdos específicos do estudo.<br />IV - A utilização de vocabulário técnico é indicada, entretanto é importante que o autor utilize também expressões coloquiais, facilitando o entendimento de pessoas que não estejam tão familiarizadas com o assunto.<br />É correto apenas o que se afirma em:<br /><br />a ) I, II e III<br /><br />b ) III<br /><br />c ) I, II, III e IV.<br /><br />d ) I e II<br /><br />e ) II e IV<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14604262080474689705noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-34320895626872009602018-08-23T21:23:04.411-03:002018-08-23T21:23:04.411-03:00"A pesquisa se constitui num procedimento for..."A pesquisa se constitui num procedimento formal para a aquisição de conhecimento sobre a realidade. Exige pensamento reflexivo e tratamento científico. Não se resume na busca da verdade; aprofunda-se na procura de resposta para todos os porquês envolvidos pela pesquisa". (MEDEIROS, 2006, p. 49)<br />MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2006.<br />Tão importante quanto as fontes utilizadas para a realização da pesquisa e o respeito aos métodos e técnicas científicas, é a forma como essas informações são registradas e apresentadas.<br />Quanto à redação do trabalho acadêmico, pode-se afirmar que:<br />I - A escrita científica deve ser clara, objetiva e argumentativa.<br />II - Os assuntos apresentados no texto devem ser organizados de forma lógica, crescente, de modo a facilitar a compreensão por parte do leitor.<br />III - Sugere-se que o texto inicie com conceitos gerais, que permitem a compreensão do assunto de forma ampla, até chegar aos conteúdos específicos do estudo.<br />IV - A utilização de vocabulário técnico é indicada, entretanto é importante que o autor utilize também expressões coloquiais, facilitando o entendimento de pessoas que não estejam tão familiarizadas com o assunto.<br />É correto apenas o que se afirma em:<br /><br />a ) I, II e III<br /><br />b ) III<br /><br />c ) I, II, III e IV.<br /><br />d ) I e II<br /><br />e ) II e IV<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14604262080474689705noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-25936692109371186422018-06-30T23:10:37.391-03:002018-06-30T23:10:37.391-03:00eeAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/11874100532236034274noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-33941765573571129682017-12-13T22:06:07.051-02:002017-12-13T22:06:07.051-02:00 Raquel, amei seu blog.
E obrigada a todos que pa... Raquel, amei seu blog.<br /> E obrigada a todos que participaram, foi de grande importância na realização das minhas tarefas.<br /> bjs a todosAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/04427071751672228633noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-43571874156782020072017-10-29T15:28:13.692-02:002017-10-29T15:28:13.692-02:00Qual é a resposta da questão 1? AS FASES DO PROCES...Qual é a resposta da questão 1? AS FASES DO PROCESSO D.P.E.C.A EM EDUCAÇÃO EMPRESARIAL CONSTITUEM UM CICLO DE MELHORIAS CONTÍNUAS NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PELO FATO DEFernanda Limahttps://www.blogger.com/profile/10890134130919169662noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-16135247711711722252017-08-29T20:01:49.285-03:002017-08-29T20:01:49.285-03:00Alguém pode me ajudar a responder:
1. Sobre a atua...Alguém pode me ajudar a responder:<br />1. Sobre a atuação do Gestor Escolar:<br />A) Promove o acesso e a construção do conhecimento a partir de práticas educacionais participativas.<br /><br />B) Atende bem a toda a população, respeitando e considerando as diferenças de todos os seus alunos.<br /><br />C) Engloba o trabalho da equipe gestora da escola.<br /><br />D) Promove a gestão democrática entre professores e sociedade.<br /><br />E) Planeja, organiza, lidera, orienta a avaliação dos processos necessários à efetividade das ações educacionais orientadas para a promoção da aprendizagem e formação dos alunos.<br /><br />2. Leia o trecho abaixo e, em seguida, marque a alternativa que mais se aproxima da prática do supervisor escolar.<br />Com o intuito de regulamentar essa profissão, o Senado aprovou, no dia 18 de outubro de 2007, o projeto de lei oriundo da Câmara com o n° 132/05, que regulamentou a profissão de supervisor educacional. Os profissionais que atuam no ramo, normalmente como supervisores, coordenadores ou orientadores pedagógicos, agora têm sua situação regulamentada através desta lei. (SOUSA, 2009, p. 27).<br />A) Foi necessária a implantação de uma lei para que o Supervisor Educacional ou Supervisor Escolar pudesse assumir o papel de maior importância na escola.<br /><br />B) Com a lei os pedagogos passaram a ser supervisores.<br /><br />C) A Lei nº 9394/96 estabelece que a formação de profissionais de educação apenas para supervisão e orientação será feita em cursos de Pedagogia ou pós-graduação.<br /><br />D) Havia uma necessidade em regulamentar as atividades destes profissionais na administração escolar.<br /><br />E) Por conta dessa lei, a prática do supervisor não é definida nas escolas.<br /><br />3. “Para que a supervisão decorra numa perspectiva de resolução de problemas é necessário que se estabeleça entre o professor e o supervisor uma relação de trabalho, isenta de tensões e baseada numa confiança sólida e fiável, pois só deste modo será possível que o professor confie ao supervisor as suas preocupações e dificuldades.”<br />De acordo com esta citação de Margarida Soares, assinale a alternativa correta em relação ao supervisor escolar.<br />A) O supervisor deve mostrar ao professor a sua superioridade.<br /><br />B) Deve haver uma boa relação profissional entre professor e supervisor para que os problemas escolares sejam resolvidos com mais eficácia.<br /><br />C) O supervisor possui um papel de maior importância na escola e este fato acaba gerando conflitos com os professores.<br /><br />D) É importante uma boa relação entre supervisores e professores pois os dois são responsáveis pelos assuntos relacionados a sala de aula, questões administrativas e problemas de orientação escolar.<br /><br />E) O bom relacionamento entre professores e alunos facilita o trabalho do supervisor escolar.<br /><br />4. “[...] o profissional que se dedica a orientação vocacional deve conter o maior número de informações em sua bagagem teórica e se dispor, continuamente, à pesquisa e às novas tendências do mercado de trabalho.” (FIGUEIREDO, 2003, p.71).<br />A alternativa que melhor define a citação é:<br />A) Não são necessários diversos saberes quando se há vocação.<br /><br />B) A orientação vocacional define se o profissional terá ou não boa conduta.<br /><br />C) Mesmo que tenha vocação, o orientador de estar capacitado para a função.<br /><br />D) Todos os orientadores precisam ter vocação.<br /><br />E) É necessário escolher a profissão adequada, pois a tarefa do orientador é muito difícil.<br /><br />5. Uma das principais funções do Orientador Educacional é atuar na ação preventiva de situações indesejadas na escola, neste caso, ele NÃO deve:<br />A) Promover atividades escolares que desenvolvam os aspectos físico, social, emocional, moral, cívico, religioso e vocacional no aluno.<br /><br />B) Orientar sobre os aspectos comportamentais e educacionais, podendo acontecer direta, indiretamente ou de forma difusa.<br /><br />C) Programar atividades que visam à formação integral do educando.<br /><br />D) Preparar o educando conduzindo-o às melhores ações para a vida.<br /><br />E) Aplicar sermões, advertências e aulas expositivas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-4534424308388117052017-08-09T10:56:12.090-03:002017-08-09T10:56:12.090-03:00Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final : 9...Prova concluida com sucesso!!!<br />Resultado final : 9,0<br />Prova 30434 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO<br />1. NO QUE CONSISTE A "CITAÇÃO DIRETA" NUM TRABALHO CIENTÍFICO?<br /><br />• Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br />• Na transcrição literal do texto lido. CORRETA<br />• Na apresentação de informações completas do texto.<br />• Na apresentação interpretada do texto lido.<br />2. O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO COMO TÉCNICA PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO É:<br /><br />• dialógico e decidido coletivamente. CORRETA<br />• participativo e pré-estruturado.<br />• aceito pelos pesquisadores e preestabelecido.<br />• dialógico e aceito pela comunidade.<br />3. A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO DEVE CONSIDERAR OS SEGUINTES ASPECTOS:<br /><br />• rigor dos procedimentos quantitativos.<br />• neutralidade científica e rigor metodológico.<br />• epistemológicos e metodológicos. CORRETA<br />• objetividade e neutralidade.<br />4. Todo projeto deve mencionar o "método", que indica o tipo de pesquisa a ser utilizado.<br /><br /><br />• Para tanto, esse item deve descrever os seguintes elementos, "exceto":<br /><br />• os procedimentos, esclarecendo como os indivíduos serão avaliados.<br />• os participantes, que delimita o universo a ser pesquisado.<br />• a análise de dados com a descrição sintética do modo de organização das informações e das tabulações dos dados.<br />• a justificativa, expondo a relevância acadêmica ou social do tema apresentado. CORRETA<br />5. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO?<br /><br />• Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.<br />• Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa. CORRETA<br />• Transformação dos sujeitos sociais.<br />• Modalidade restrita à pesquisa no ambiente escolar.<br />6. QUAIS SÃO AS TRÊS PRINCIPAIS DIMENSÕES DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS?<br /><br />• As técnicas de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e a metodologia aplicada.<br />• A relação teoria–prática, o levantamento de hipóteses e a coleta de dados.<br />• As escolhas teóricas, as técnicas de pesquisa e a criatividade do pesquisador. CORRETA<br />• A comprovação das hipóteses, a revisão bibliográfica e a neutralidade do pesquisador.<br />7. A ABORDAGEM MAIS APROPRIADA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO É A:<br /><br />• qualitativa. CORRETA<br />• indutiva.<br />• explicativa.<br />• quantitativa.<br />8. A METODOLOGIA DE UM PROJETO DE PESQUISA APRESENTA:<br /><br />• as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados. CORRETA<br />• os autores que deverão ser consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos.<br />• a proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.<br />• a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.<br />9. AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DA PESQUISA DE CAMPO EM EDUCAÇÃO SÃO:<br /><br />• observação neutra e entrevista semi-estruturada.<br />• observação e entrevista. CORRETA<br />• entrevista semi-estruturada discursiva e entrevista estruturada.<br />• entrevista estruturada e questionário.<br />10. O QUE É PESQUISA?<br /><br />• Fazer ciência, atividade prática, procedimento científico.<br />• Interpretação da realidade; prática social de conhecimento; procedimento racional e sistemático. CORRETA<br />• Conhecimento do mundo; atividade teórica; procedimento técnico.<br />• Conhecimento científico; prática científica; fundamentação teórica.<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-23972594691824725252017-08-01T21:18:29.850-03:002017-08-01T21:18:29.850-03:00De acordo com o histórico da supervisão escolar, s...De acordo com o histórico da supervisão escolar, segundo Demerval Saviani (1999), assinale a alternativa correta.<br />A) Desde sempre, existiam supervisores devido à divisão de classes.<br /><br />B) A função supervisora já existia e possuíauma definição profissional.<br /><br />C) A ação supervisora foi reconhecida desde a Idade Média.<br /><br />D) Assim como no artesanato, o educador sempre precisou de ajudantes, no caso supervisores, para a formação dos estudantes.<br /><br />E) O professor exercia sozinhos função docente e supervisora. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-88854793885695403092017-07-30T15:06:33.694-03:002017-07-30T15:06:33.694-03:00 Os elementos fundamentais que devem ser contempla... Os elementos fundamentais que devem ser contemplados na elaboração de um Projeto Político Pedagógico são:<br />A) avaliação do projeto pedagógico para mudança de redação; redefinição curricular, criando turmas para alunos com baixo rendimento, de acordo com suas diferenças culturais; adoção de sistemas de avaliação diferenciados<br /><br />B) adoção de novos enfoques no currículo, levando em conta os aspectos multiculturais; estratégias de recuperação paralela para os alunos com baixo rendimento; criação de novos mecanismos de participação dos pais responsáveis no cotidiano escolar<br /><br />C) Finalidades da escola,estrutura organizacional,currículo,tempo escolar,processo de decisão,tempo escolar, processo de decisão, relações de trabalho e avaliação.<br /><br />D) releitura do projeto para melhor apreensão de seu conteúdo; multiplicação de cópias do projeto para serem entregues aos pais e responsáveis pelos alunos com fraco desempenho; reuniões com os pais para explicação do projeto<br /><br />E) otimização de recursos materiais e financeiros; aquisição de softwares educacionais específicos para alunos de baixo rendimento escolar; reuniões periódicas para novas avaliações do projeto pedagógicoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-37971409384048496022017-07-05T20:02:26.853-03:002017-07-05T20:02:26.853-03:001. Quais são os principais elementos da pesquisa-a...1. Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?<br /><br />Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.<br />Transformação dos sujeitos sociais.<br />Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.<br />Modalidade restrita à pesquisa no ambiente escolar.<br />2. REFERÊNCIA OU CITAÇÃO INDIRETA É UM RECURSO USADO EM TRABALHOS ACADÊMICOS E SE CARACTERIZA POR:<br /><br />transcrição literal do texto lido.<br />identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br />informações completas sobre um texto lido.<br />apresentação interpretada do texto lido.<br />3. Sobre o resumo, marque a assertiva correta.<br /><br />A linguagem deve ser em terceira pessoa, na voz ativa.<br />Deve ter no mínimo 500 palavras.<br />É elemento opcional de uma monografia.<br />Trata-se de uma enumeração de itens e subitens.<br />4. Assinale a alternativa correta.<br /><br />As listas de abreviaturas fazem parte dos elementos pós-textuais.<br />Índice e sumário são sinônimos.<br />Somente as fontes secundárias mais utilizadas na monografia é que devem constar das referências bibliográficas.<br />Questionários e entrevistas devem ser colocados nos apêndices.<br />5. Aconselha-se a utilização de questionários quando<br /><br />o maior número de respondentes é analfabeto.<br />se deseja observar e registrar as atitudes dos respondentes.<br />há um número muito grande de respondentes.<br />se necessita obter respostas mais livres e detalhadas.<br />6. CITAÇÃO DIRETA É UM RECURSO USADO EM TRABALHOS ACADÊMICOS E SE CARACTERIZA POR:<br /><br />transcrição literal do texto lido.<br />identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br />informações completas sobre um texto lido.<br />apresentação interpretada do texto lido.<br />7. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM TODAS AS PARTES OBRIGATÓRIAS DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA.<br /><br />Capa, folha de rosto, sumário, introdução e metodologia, corpo do trabalho, conclusão, referências bibliográficas.<br />Capa, introdução, corpo do trabalho, conclusão.<br />Capa, introdução, metodologia, corpo do trabalho, referências bibliográficas.<br />Capa, folha de rosto, sumário, introdução, metodologia, discussões, resultados e referências bibliográficas.<br />8. ASSINALE OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO.<br /><br />Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.<br />Desenvolvimento de uma ação pedagógica.<br />Modalidade restrita à pesquisa no ambiente escolar.<br />Garantia de participação e de transformação social.<br />9. Qual a ordem correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?<br /><br />Primeiro as tabelas, depois os gráficos sequenciados.<br />Primeiro as interpretações, depois os dados e resultados.<br />Primeiro os dados, depois as análises e interpretações.<br />Primeiro gráficos e tabelas, depois os textos.<br />10. A ESCOLHA DA MODALIDADE DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO DEVE CONSIDERAR OS ASPECTOS:<br /><br />epistemológicos e metodológicos.<br />neutralidade científica e rigor metodológico.<br />natureza e especificidade do campo de estudo.<br />objetivos e exeqüíveis.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-12004952394428922012017-05-15T11:04:32.687-03:002017-05-15T11:04:32.687-03:00Respostas:1)A ---2)C ----3)B --- 4)D---- 5)BRespostas:1)A ---2)C ----3)B --- 4)D---- 5)BAnonymousnoreply@blogger.com