tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post5649790775803158866..comments2024-03-27T21:37:18.749-03:00Comments on PEDAGOGIA ONLINE EAD: Didática do Ensino SuperiorPedagogia Online Eadhttp://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comBlogger56125tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-62893256327600050962023-01-11T15:55:07.978-03:002023-01-11T15:55:07.978-03:00Formação continuada Formação continuada Iscohttps://www.blogger.com/profile/15542228549132906979noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-45788084217610255722023-01-11T15:50:48.227-03:002023-01-11T15:50:48.227-03:00Formação continuada Formação continuada Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-55410940338538154342023-01-11T15:50:10.883-03:002023-01-11T15:50:10.883-03:00Formação continuadaFormação continuadaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-85992786734868633112021-08-10T20:20:31.458-03:002021-08-10T20:20:31.458-03:00por que utilizar tecnologias na educacao
por que utilizar tecnologias na educacao<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08781359005036499543noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-14256280674601877122020-11-25T23:25:02.894-03:002020-11-25T23:25:02.894-03:00RESPOSTA DA 8º L -ARESPOSTA DA 8º L -AO PROFESSORhttps://www.blogger.com/profile/04805213542549193491noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-74602959135321416402020-11-25T23:21:56.176-03:002020-11-25T23:21:56.176-03:00resposta da 9º planejamento didaticoresposta da 9º planejamento didaticoO PROFESSORhttps://www.blogger.com/profile/04805213542549193491noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-78356799906137316282020-06-03T14:48:07.414-03:002020-06-03T14:48:07.414-03:00O professor, quando organiza os conteúdos de ensin...O professor, quando organiza os conteúdos de ensino em nível de complexidade crescente, está atendendo<br />a ) aos objetivos propostos para cada período de determinado curso.<br />b ) à ordenação vertical dos conteúdos. ESTA QUE ESTÁ CORRETA <br />c ) à flexibilidade dos objetivos.<br />d ) à subjetividade dos conteúdos de ensino.Wandahttps://www.blogger.com/profile/02374090666145639541noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-79608374777275543302020-05-26T19:15:54.796-03:002020-05-26T19:15:54.796-03:00Resposta é a C (relação professor-aluno)Resposta é a C (relação professor-aluno)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-40028971111946957442019-10-17T13:32:08.032-03:002019-10-17T13:32:08.032-03:00????????Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02558192236922524645noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-79595684112948468122019-10-17T13:31:50.042-03:002019-10-17T13:31:50.042-03:00????????Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02558192236922524645noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-38915351931522718372019-07-25T14:27:45.064-03:002019-07-25T14:27:45.064-03:00resposta da n 8
resposta da n 8<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03701486716069798971noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-80751310807731403302018-01-29T19:52:07.313-02:002018-01-29T19:52:07.313-02:00Qual é a resposta da questão 10...?!Qual é a resposta da questão 10...?!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03862143259757239151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-75174354358263939432017-12-14T16:07:10.508-02:002017-12-14T16:07:10.508-02:00Questao 3 resposta Avaliação.... Questao 1 respost...Questao 3 resposta Avaliação.... Questao 1 resposta metodologia do ensino superiorAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-16918662717210368932017-03-18T22:57:24.630-03:002017-03-18T22:57:24.630-03:00QUESTÃO 1
Aprender e ensinar são processos intimam...QUESTÃO 1<br />Aprender e ensinar são processos intimamente relacionados e complementares na construção pedagógica do conhecimento, nos quais o planejamento tem um papel fundamental que é<br /><br />a ) direcionar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do aluno.<br />b )<br />garantir a qualidade do trabalho docente, a fim de que o aluno desenvolva suas competências, habilidades e hábitos.<br /><br />c ) traduzir na prática as diferentes abordagens teóricas relativas ao processo ensino-aprendizagem.<br /> d )<br />garantir a coerência e a unidade do trabalho por meio da interligação dos elementos do processo de ensino.<br /><br />QUESTÃO 2<br />A educação, sendo uma atividade humana, também se realiza em função de propósitos e metas. Assim, no processo pedagógico, a atuação dos professores e alunos está voltada à<br /><br />a ) escolha de procedimentos de ensino.<br />b ) seleção de conteúdos.<br />c ) avaliação do processo de ensino-aprendizagem.<br /> d ) consecução de objetivos.<br />QUESTÃO 3<br />Atividades desenvolvidas pelos professores universitários, orientados para a preparação de futuros profissionais. Tais atividades são regidas pelo mundo da vida e da profissão, alicerçadas não só em conhecimentos, saberes e fazeres, mas também em relações interpessoais e vivências de cunho afetivo, valorativo e ético, indicando que a atividade docente não se esgota na dimensão técnica, mas remete ao que de mais pessoal existe em cada professor. Estamos falando de<br /><br /><br />a ) saberes docentes.<br /><br /><br />b ) solidão pedagógica.<br /><br /><br />c ) formação docente.<br /><br /><br /> d ) docência superior.<br /><br /><br />QUESTÃO 4<br />Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino, enquanto processo integrador entre a<br />instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à<br /><br /><br />a ) reprodução dos valores culturais, sociais e éticos.<br /><br /><br />b ) adequação das necessidades individuais ao meio social.<br /><br /><br />c ) formação de habilidades, hábitos e atitudes.<br /><br /><br /> d ) transformação da sociedade de classes.<br /><br /><br />QUESTÃO 5<br />Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário<br />está fazendo<br /><br /><br /> a ) um programa de disciplina.<br /><br /><br />b ) uma ementa.<br /><br /><br />c ) um plano de ação.<br /><br /><br />d ) um projeto de pesquisa.<br /><br /><br />QUESTÃO 6<br />É a abordagem teórico-prática dos processos de ensino e de aprendizagem, além de modalidades técnicas de organizar o ensino e a aprendizagem.<br /><br /><br /> a ) Prática Pedagógica.<br /><br /><br />b ) Metodologia do Ensino Superior.<br /><br /><br />c ) Epistemologia da Prática Profissional.<br /><br /><br />d ) Prática Pedagógica Dialógica.<br /><br /><br />QUESTÃO 7<br />O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em<br />seu planejamento didático é<br /><br /><br /> a ) o método.<br /><br /><br />b ) a avaliação.<br /><br /><br />c ) a fixação.<br /><br /><br />d ) o livro didático.<br /><br /><br />QUESTÃO 8<br />Documento, sempre provisório, que afirma publicamente aquilo em que acredita uma determinada comunidade acadêmica educativa e que busca fundamentar uma prática pedagógica concreta, elaborado num processo participativo de construção de significados, no esforço de definir e configurar uma nova identidade à instituição.<br /><br /><br /> a ) Projeto Político Pedagógico.<br /><br /><br />b ) Políticas Públicas.<br /><br /><br />c ) Gestão de Educação Superior.<br /><br /><br />d ) Reforma Curricular.<br /><br /><br />QUESTÃO 9<br />É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário, a fim de que os objetivos de educação,<br />de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.<br /><br /><br />a ) Planejamento escolar.<br /><br /><br /> b ) Planejamento didático.<br /><br /><br />c ) Planejamento educacional.<br /><br /><br />d ) Planejamento curricular.<br /><br /><br />QUESTÃO 10<br />O que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica, no compromisso com o rigor<br />metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de relações que envolve o conhecimento como<br />categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de<br /><br /><br />a ) autonomia intelectual.<br /><br /><br />b ) relação pedagógica crítica.<br /><br /><br /> c ) relação professor-aluno.<br /><br /><br />d ) memória crítica.Deizieli! https://www.blogger.com/profile/03021303593143461149noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-43824308310282952632016-09-03T16:49:23.256-03:002016-09-03T16:49:23.256-03:008. Com a dissertação, o professor
a) consegue ava...8. Com a dissertação, o professor<br /><br />a) consegue avaliar seus alunos de modo absolutamente objetivo.<br />b) não consegue avaliar o raciocínio lógico dos seus alunos.<br />c) avalia o raciocínio lógico, mas não o domínio verbal, de seus alunos.<br />d) consegue avaliar o domínio verbal e o raciocínio lógico de seus alunos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-46999565327747427372015-06-23T09:52:10.410-03:002015-06-23T09:52:10.410-03:00380428
380428<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-67255271661489165332015-05-07T20:42:06.759-03:002015-05-07T20:42:06.759-03:00Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 4...Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 4.0<br />DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR<br />1. [QuestãoID 64738] É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário,<br /><br /><br />a fim de que os objetivos de educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.<br /><br /> Planejamento educacional.<br /> Planejamento curricular.<br /> Planejamento didático.(correta)<br /> Planejamento escolar.<br /><br />2. [QuestãoID 64739] Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino,<br /><br /><br />enquanto processo integrador entre a instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à<br /><br /> adequação das necessidades individuais ao meio social.<br /> reprodução dos valores culturais, sociais e éticos.<br /> formação de habilidades, hábitos e atitudes.<br /> transformação da sociedade de classes.(correta)<br /><br />3. [QuestãoID 64735] É o espaço privilegiado, um locus por onde transitam diferentes concepções e histórias de ensinar e aprender,<br /><br /><br />constituindo um território demarcado pelos conflitos, encontros e possibilidades de construir ou destruir a capacidade humana.<br /><br /> Sala de aula universitária.(correta)<br /> Inovação na educação.<br /> Relação professor-aluno.<br /> Gestão pedagógica da sala de aula.<br /><br />4. [QuestãoID 64205] Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário está fazendo<br /><br /> uma ementa.<br /> um projeto de pesquisa.<br /> um plano de ação.<br /> um programa de disciplina.(correta)milahttps://www.blogger.com/profile/14293934204414888698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-79140973381384228202015-03-20T20:23:42.659-03:002015-03-20T20:23:42.659-03:00Alguém tem a Prova N1 de Metodologia da Pesquisa e...Alguém tem a Prova N1 de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico? ObrigadaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-14222550389073175882015-02-22T22:33:41.264-03:002015-02-22T22:33:41.264-03:00DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Quando um professor ...DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR<br /><br /> Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino,<br /><br /><br />enquanto processo integrador entre a instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à<br /><br /> transformação da sociedade de classes.<br /> adequação das necessidades individuais ao meio social.<br /> reprodução dos valores culturais, sociais e éticos. CORRETA<br /> formação de habilidades, hábitos e atitudes.<br /><br />2. O professor, quando organiza os conteúdos de ensino em nível de complexidade crescente, está atendendo<br /><br /> à subjetividade dos conteúdos de ensino. CORRETA<br /> aos objetivos propostos para cada período de determinado curso.<br /> à ordenação vertical dos conteúdos.<br /> à flexibilidade dos objetivos.<br /><br />3. É a técnica mais tradicional de ensino,<br /><br /><br />que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.<br /><br /> Método de projetos.<br /> Método de solução de problemas.<br /> Trabalho em grupo.<br /> Aula expositiva. CORRETA<br /><br />4.No trabalho docente,<br /><br /><br />o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.<br /><br />Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.<br /><br />I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.<br />II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.<br />III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.<br />IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.<br /><br />De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.<br /><br /> Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.<br /> Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. CORRETA<br /> As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.<br /> Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11874327309144600245noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-26788278949505270822015-01-31T16:56:57.635-02:002015-01-31T16:56:57.635-02:00é a última alternativa: validade, utilidade....é a última alternativa: validade, utilidade....Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-1810349460745965102015-01-05T23:04:44.093-02:002015-01-05T23:04:44.093-02:00Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 4...Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 4.0<br />DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR<br />1. [QuestãoID 64203] É a técnica mais tradicional de ensino,<br /><br /><br />• que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.<br /><br />• Aula expositiva.(correta)<br />• Método de projetos.<br />• Trabalho em grupo.<br />• Método de solução de problemas.<br />2. [QuestãoID 64740] No trabalho docente,<br /><br /><br />• o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.<br /><br />Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.<br /><br />I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.<br />II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.<br />III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.<br />IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.<br /><br />De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.<br /><br />• Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.<br />• Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.<br />• As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. (correta)<br />• Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.<br />3. [QuestãoID 64204] O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é<br /><br />• o método. (correta)<br />• a avaliação.<br />• o livro didático.<br />• a fixação.<br />4. [QuestãoID 64737] A pedagogia crítico-social dos conteúdos,<br /><br /><br />• que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a<br /><br />• utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico. (correta)<br />• utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.<br />• colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.<br />• centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12929508116386059575noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-46531083868111761332014-11-30T15:35:58.484-02:002014-11-30T15:35:58.484-02:00AVALIAÇÃOAVALIAÇÃOAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/07825734023330430448noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-36338688386602254692014-11-24T10:43:55.391-02:002014-11-24T10:43:55.391-02:00 Alguém sabe? O conteúdo de ensino serve de base p... Alguém sabe? O conteúdo de ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios e para desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes.<br />É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se nos seguintes critérios:<br /><br /><br />organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.<br />organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.<br />organização, aplicação, flexibilidade e significação.<br />validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12027826684003023114noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-2490915480998312682014-09-06T22:46:59.583-03:002014-09-06T22:46:59.583-03:00um projeto de pesquisaum projeto de pesquisaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-70133863975405913182014-07-13T12:33:15.534-03:002014-07-13T12:33:15.534-03:00qual é a resposta da questao 1?
qual é a resposta da questao 1?<br />Anonymousnoreply@blogger.com