tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post6778471962478722033..comments2024-03-27T21:37:18.749-03:00Comments on PEDAGOGIA ONLINE EAD: Intervenção Pedagógica na EscolaPedagogia Online Eadhttp://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-48641911614935400432020-03-10T21:11:22.905-03:002020-03-10T21:11:22.905-03:00Segundo Estrela, a escola como instituição pode se...Segundo Estrela, a escola como instituição pode ser caracterizada por uma pirâmide quadrangular, que em sua base é representada a estrutura da instituição e nas suas faces a dinâmica dessa instituição. Qual a relação desse esquema com o processo de aprendizagem, alvo da atuação psicopedagógica?<br /><br /><br />a ) As relações estabelecidas entre a estrutura e a dinâmica caracterizam o clima institucional que, por sua vez, reflete o posicionamento da escola diante do processo de aprendizagem.(correta)<br /><br /><br />b ) A relação entre dinâmica e estrutura não estabelece ligação com a atuação psicopedagógica na escola.<br /><br /><br /> c ) O clima institucional em que se configura o resultado das relações entre estrutura e dinâmica é alvo de atuação somente profissional da psicologia escolar.<br /><br /><br />d ) O processo de aprendizagem na escola está relacionado apenas com aspectos pedagógicos.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03313133601712422749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-16353338580608817412019-07-30T09:04:14.425-03:002019-07-30T09:04:14.425-03:00QUESTÃO 6
A Eocmea é uma técnica que foi estrutura...QUESTÃO 6<br />A Eocmea é uma técnica que foi estruturada para o diagnóstico psicopedagógico institucional. Qual a origem dessa técnica?<br /><br /><br /><br /><br />a )<br /><br />Esta técnica se refere ao Clima Institucional.<br /><br /><br /><br />b )<br />A referência é o conceito de ECRO de Pichon Riviére.<br /><br /><br /><br /><br />c )<br />Essa técnica foi referenciada na Epistemologia Convergente de Jorge Visca, que postulou uma técnica semelhante para o diagnóstico clínico, a EOCA. CORRETO<br /><br /><br /><br /><br />d )<br />É uma técnica que teve sua origem na Psicopedagogia que atua no âmbito institucional, sem ter uma referência anterior.<br /><br /><br /><br /><br />e )<br />É uma técnica que tem referencia na Psicanálise e na Epistemologia Genética.<br /><br /><br /><br /><br />Ver justificativa da resposta<br />QUESTÃO 7<br />Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.<br /><br /><br /><br /><br />a )<br />O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento único, aplicado apenas nos alunos dentro da instituição escolar.<br /><br /><br /><br /><br />b )<br />São estratégias que facilitam a intervenção no problema de aprendizagem.<br /><br /><br /><br /><br />c )<br />A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno - a aprendizagem. CORRETO<br /><br /><br /><br /><br />d )<br />A proposta do diagnóstico psicopedagógico na instituição baseia-se na possibilidade de investigação somente dos alunos com dificuldades de aprendizagem.<br /><br /><br /><br /><br />e )<br />O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento dinâmico composto por seis vetores<br /><br /><br /><br /><br />Ver justificativa da resposta<br />QUESTÃO 8<br />O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do processo de aprendizagem?<br /><br />a )<br />A atitude psicopedagógica está respaldada por uma visão unidirecional.<br /><br />b )<br />O pensamento mecanicista é esperado para a concretização da atitude psicopedagógica.<br /><br /><br />c )<br />Não há relação da atitude psicopedagógica com o pensamento científico.<br /><br />d )<br />A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos que não podem mais ser vistos pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica. CORRETO<br /><br />e )<br />Na concepção do pensamento científico, não se pode incluir a compreensão do processo de conhecimento.<br /><br />Ver justificativa da resposta<br />QUESTÃO 9<br />Segundo Patto (1990) o fracasso escolar é muito menos determinado por questões individuais do que por mecanismos institucionais e políticos. Assinale a alternativa que explica esse pensamento.<br /><br /><br /><br /><br />a )<br />Aspectos cognitivos e afetivos constitutivos do aluno podem contribuir para as dificuldades de aprendizagem, porém as relações escolares são aspectos que podem modificar ou reforçar qualquer desses aspectos. CORRETO<br /><br /><br /><br /><br />b )<br />O fracasso escolar é determinado somente por questões cognitivas.<br /><br /><br /><br /><br />c )<br />As relações escolares são de sobremaneira responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.<br /><br /><br /><br /><br />d )<br />Mecanismos institucionais e políticos não interferem nas dificuldades de aprendizagem.<br /><br /><br /><br /><br />e )<br />Os aspectos cognitivos e afetivos são determinantes no fracasso escolar, localizando no aluno a causa para a dificuldade.<br /><br /><br /><br /><br />Ver justificativa da resposta<br />QUESTÃO 10<br />O ensinante e o aprendente, segundo Alicia Fernández, quando desenvolvem um vínculo distanciado com o conhecimento, estabelecem que tipo de relação?<br /><br /><br /><br /><br />a )<br />O ensinante mostra o conhecimento e o aprendente apropria-se dele.<br /><br /><br /><br /><br />b )<br />O ensinante desmente o conhecimento do aprendente e esse anula sua capacidade de pensar.<br /><br /><br /><br /><br />c )<br />O ensinante exibe-se, mostra-se conhecedor, e o aprendente inibe o pensamento.<br /><br /><br /><br /><br />d )<br />O educando poderá conectar-se com o desejo de conhecer e elegerá os conhecimentos que poderiam articular-se com seu saber.<br /><br /><br /><br /><br />e )<br />O ensinante esconde e oculta o conhecimento e o aprendente somente espia o conhecimento, sem conseguir mostrar o que aprendeu, enclausurando o que aprendeu. CORRETOescola randolfohttps://www.blogger.com/profile/00264899206290612001noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-6994679486261652212019-07-30T09:04:08.681-03:002019-07-30T09:04:08.681-03:00FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
Abaixo estão as ques...FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA<br />Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:<br />QUESTÃO 1<br />A queixa escolar, que se caracteriza como a demanda para o trabalho do psicopedagogo, ao ser analisada sob a ótica da causalidade circular, possibilita ao psicopedagogo na escola:<br /><br />a )<br />uma visão mais ampliada sobre a queixa, porém que não facilita sua intervenção no todo da instituição.<br /><br />b )<br />compreender o processo histórico dessa queixa, percebendo o funcionamento da instituição na sua totalidade. CORRETO<br /><br />c )<br />uma visão da queixa escolar que não está relacionada com a circularidade das relações na instituição educacional.<br /><br />d )<br />a queixa escolar está sempre relacionada as dificuldades de aprendizagem.<br /><br />e )<br />pouca flexibilidade para seu agir, pois não consegue atingir que realmente necessita de intervenção.<br /><br />Ver justificativa da resposta<br />QUESTÃO 2<br />Quais são as quatro funções que Sara Pain postula sobre a educação que se insere no processo de aprendizagem?<br /><br />a )<br />Mantenedora, socializadora, transformadora e repressora. CORRETO<br /><br />b )<br />Pertinência, pertença, cooperação e comunicação.<br /><br />c )<br />Interação intrapsíquica e interpsíquica.<br /><br />d )<br />Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.<br /><br /><br />e )<br />Eoca, Eocmea, Ecro e Tele.<br /><br />Ver justificativa da resposta<br />QUESTÃO 3<br />O educador quando se propõe a trabalhar com o lúdico em sala de aula deve se disponibilizar a desenvolver certas atitudes que lhe facilitarão a intervenção por meio do lúdico. Escolha a afirmativa correta no que diz respeito ao desenvolvimento dessas atitudes.<br /><br /><br /><br /><br />a )<br />Oportunizar atividades em que todos posam vivenciar o sucesso. CORRETO<br /><br /><br /><br /><br />b )<br />Desenvolver uma visão linear sobre a participação do aluno.<br /><br /><br /><br /><br />c )<br />Cuidar para que as regras sejam seguidas.<br /><br /><br /><br /><br />d )<br />Nunca participar das atividades que propõe para os alunos.<br /><br /><br /><br /><br />e )<br />Evidenciar os erros para que aconteça aprendizagem.<br /><br /><br /><br /><br />Ver justificativa da resposta<br />QUESTÃO 4<br />Qual o significado do uso de sistemas de hipóteses na proposta da Epistemologia Convergente durante o processo diagnóstico psicopedagógico institucional?<br /><br /><br /><br /><br />a )<br />Está relacionada com o enquadramento/contrato que o Psicopedagogo realiza no início de seu trabalho na instituição.<br /><br /><br /><br /><br />b )<br />É somente um quadro demonstrativo das tarefas a serem desenvolvidas pelo psicopedagogo.<br /><br /><br /><br /><br />c )<br />É usado somente para organizar a escrita do psicopedagogo.<br /><br /><br /><br /><br />d )<br />As hipóteses são apenas para organizar para o psicopedagogo as informações que ele tira de suas observações.<br /><br /><br /><br /><br />e )<br />Tem o objetivo de, a partir de um pensamento científico em que hipóteses são confirmadas ou não, estabelecer um plano de trabalho para se chegar a hipótese diagnóstica. CORRETO<br /><br /><br /><br /><br />Ver justificativa da resposta<br />QUESTÃO 5<br />O sintoma se caracteriza por ser um indicador manifesto de uma situação mais ampla. Escolha a afirmativa que relaciona esse pensamento com a necessidade de não se ter uma visão reducionista frente a dificuldades de aprendizagem.<br /><br /><br /><br /><br />a )<br />Para se identificar um sintoma, é necessário um processo de avaliação psicopedagógica.<br /><br /><br /><br /><br />b )<br />Não há uma única explicação causal para os sintomas que parecem ser tão semelhantes.CORRETO<br /><br /><br /><br /><br />c )<br />Os sintomas podem ser específicos ou gerais.<br /><br /><br /><br /><br />d )<br />Um sintoma está sempre relacionado a uma mesma causa.<br /><br /><br /><br /><br />e )<br />O sintoma da dificuldade para a escrita sempre vai apresentar a mesma causa.<br /><br /><br /><br /><br />Ver justificativa da resposta<br />escola randolfohttps://www.blogger.com/profile/00264899206290612001noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-2285530616330841922017-04-14T16:59:59.824-03:002017-04-14T16:59:59.824-03:00Obrigada por sua Colaboração!.Obrigada por sua Colaboração!.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-59259800207555707362017-03-31T07:47:09.363-03:002017-03-31T07:47:09.363-03:00A resposta correta é a "C"A resposta correta é a "C" Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-88431142749563134302017-01-24T23:53:02.747-02:002017-01-24T23:53:02.747-02:00Disciplina: 27 - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ES...Disciplina: 27 - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA<br />Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:<br />QUESTÃO 1<br />Em relação às intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo, assinale a<br />alternativa correta.<br /><br />a ) Interpretação, problematização e informação.<br />QUESTÃO 2<br />Como é a contextualiação da escola? <br />b )<br />Como uma instituição com um sistema aberto, com fronteiras que assumem um caráter relacional<br />com outros sistemas.<br />QUESTÃO 3<br />Quais são os aspectos da estrutura e funcionamento familiar que o esquema conceitual proposto por Macedo<br />permite apreciação?<br /><br />a ) As regras, os subsistemas, o ciclo vital.<br />QUESTÃO 4<br />Como é a contextualiação da família? <br />a )<br />A família é um sistema aberto, sendo sua relação com o processo de aprendizagem tanto assistemática<br />como sistemática.<br />QUESTÃO 5<br />Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.<br />b )<br />A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem<br />mantidas para que os objetivos sejam alcançados.<br />QUESTÃO 6<br />O Cone Invertido é um instrumento idealizado por Pichon Riviére que auxilia o psicopedagogo a fazer a<br />leitura dos resultados no diagnóstico psicopedagógico na instituição. Quais são os vetores a serem utilizados<br />para essa leitura?<br /><br />a ) Pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele.<br />QUESTÃO 7<br />O educador atento possibilita ao processo de ensino-aprendizagem o movimento de ir e vir, em que educador<br />e educando tornam-se<br /><br />c ) ensinante e aprendente.<br />QUESTÃO 8<br />O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda<br />do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do<br />processo de aprendizagem?<br /><br />b )<br />A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos<br />pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica.<br />QUESTÃO 9<br />A compreensão da aprendizagem por meio do entendimento do processo construtivo, que propõe o Esquema<br />Evolutivo da Aprendizagem, nos posiciona frente à aprendizagem, considerando-a como<br /><br />a )<br />um processo evolutivo, em que, a partir do nascimento, considerando a carga genética que está presente,<br />o sujeito, em constante interação com o meio, vai estabelecendo suas relações vinculares que<br />estruturam sua aprendizagem.<br />QUESTÃO 10<br />Quando nos referimos à Psicopedagogia Clínica e à Psicopedagogia Institucional, por que não estamos<br />falando de duas psicopedagogias diferentes?<br /><br />c )<br />Porque ambas se respaldam em pressupostos teóricos próprios de uma área que vem crescendo em<br />volta da compreensão de seu objeto de estudo que é o ser cognoscente.Érika Rufohttps://www.blogger.com/profile/00158301611355232806noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-11456973774474100722017-01-10T12:47:58.160-02:002017-01-10T12:47:58.160-02:00Assinale a resposta correta em relação à ação psic...Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a<br />ampliação dessa ação para além da instituição educacional.<br /><br />a ) A ação psicopedagógica é direcionada ao sujeito individualmente.<br />b ) <br />Focaliza sistemas em que o movimento grupal se configura em uma rede de relações desconectada<br />com o funcionamento da instituição.<br /><br />c ) <br />A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito<br />sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição.<br /><br />d ) A instituição educacional é a única que sofre a ação do psicopedagogo.<br /><br /><br />Não sei qual e a resposta me ajudem!!!!!!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02951362933407538459noreply@blogger.com