tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post1734899497628942222..comments2024-03-27T21:37:18.749-03:00Comments on PEDAGOGIA ONLINE EAD: Prova N3 - Pós Graducação em PsicopedagogiaPedagogia Online Eadhttp://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comBlogger46125tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-12027127728349884752018-03-21T20:22:51.509-03:002018-03-21T20:22:51.509-03:00objetiva resumir, analisar, avaliar ou sintetizar ...objetiva resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados, revisões bibliográficas e outros.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-25653067894961220392017-08-20T17:00:34.634-03:002017-08-20T17:00:34.634-03:00Sobre o artigo original, é correto afirmar:
a ) ...Sobre o artigo original, é correto afirmar:<br /><br /> a ) contempla trabalhos resultantes de pesquisa científica, apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais.<br /><br /><br />b ) objetiva resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados, revisões bibliográficas e outros.<br /><br /><br />c ) sintetiza de forma crítica os conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante a análise e interpretação de bibliografia pertinente.<br /><br /><br />d ) no artigo original não se deve fazer citações de textos de pesquisas realizadas anteriormente.<br />LEIDEEEnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-6824130130340404202017-08-08T18:04:55.559-03:002017-08-08T18:04:55.559-03:00questão 5:letra Cquestão 5:letra CBloghappyyhttps://www.blogger.com/profile/13272629147494972820noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-39408672692321688222016-05-29T17:05:20.310-03:002016-05-29T17:05:20.310-03:00Resultado final : 10.0
METODOLOGIA DA PESQUISA
1. ...Resultado final : 10.0<br />METODOLOGIA DA PESQUISA<br />1. Na introdução de uma monografia, encontramos<br /><br /> revisão bibliográfica do assunto, apresentação dos resultados, formulação das hipóteses.<br /> revisão bibliográfica do assunto e do tema, objetivos e hipóteses.<br /> revisão bibliográfica do tema, formulação do problema, apresentação dos resultados.<br /> contexto histórico do problema, interpretação dos resultados, apresentação dos objetivos.<br />2. No que consiste a citação direta em um trabalho científico?<br /><br /> Na apresentação interpretada do texto lido.<br /> Na identificação pelo último sobrenome do autor e pelo ano de publicação da obra.<br /> Na apresentação de informações completas do texto.<br /> Na transcrição literal do texto lido.<br />3. Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo singular, a<br /><br /><br /><br />Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?<br /><br /> Apud.<br /> Citação indireta.<br /> Referência.<br /> Citação direta.<br />4. No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?<br /><br /> Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br /> Na apresentação das informações completas sobre um texto.<br /> Na apresentação interpretada do texto lido.<br /> Na transcrição literal do texto lido.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-82868152443339370442016-04-04T10:30:11.796-03:002016-04-04T10:30:11.796-03:00Olá Claudia Rodrigues, sujio que você nos encaminh...Olá Claudia Rodrigues, sujio que você nos encaminhe as corretas, assim poderá ajudar seus colegas.<br /><br />Abraços e bons estudos!.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-8905439342847099022016-02-08T20:14:40.289-02:002016-02-08T20:14:40.289-02:00as respostas estão todas erradas.
as respostas estão todas erradas.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09941777368201419722noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-17075022391039141252014-10-26T18:53:05.170-02:002014-10-26T18:53:05.170-02:00Alguém sabe as respostas das questões acima!!! Est...Alguém sabe as respostas das questões acima!!! Estou cheia de dúvidas!!!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10059452670820492938noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-74039879079405484272014-10-10T20:16:16.888-03:002014-10-10T20:16:16.888-03:008) Leia abaixo:
Resumo: As Novas Tecnologias de Co...8) Leia abaixo:<br />Resumo: As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCI) têm produzido alterações na vida humana, criando novos mercados e novas maneiras de interação dos indivíduos com o mundo. É preciso que nos perguntemos quais possibilidades e limitações essas novas tecnologias oferecem à prática educativa, já que a opção de não contemplá-las não nos pertence mais. Portanto, a presente investigação direciona-se pelas seguintes questões: Quais são as possibilidades educativas na/da internet? Que saberes são mobilizados pelos professores no uso da internet como recurso educativo? Por entender a importância do coletivo na mobilização dos saberes docentes, optamos pela realização de pesquisa qualitativa com enfoque colaborativo. A investigação foi realizada com a colaboração de professores, reunidos em momentos de discussão e aplicação de atividades voltadas para o uso da internet na prática educativa, no período de setembro de 2001 a dezembro de 2002. No resumo apresentado, qual o tema da pesquisa realizada?<br /><br />A) Internet.<br />B) Novas tecnologias no ensino. **** CORRETA<br />C) Práticas educativas.<br />D) Possibilidades e limitações da prática educativa.<br />Nessa *Pekena*https://www.blogger.com/profile/01307375663618195222noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-55051095243923418102014-07-28T14:50:54.860-03:002014-07-28T14:50:54.860-03:00Muito obrigada por sua colaboração!.
Abraços e bon...Muito obrigada por sua colaboração!.<br />Abraços e bons estudos.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-35295819837613462712014-07-10T18:15:43.463-03:002014-07-10T18:15:43.463-03:002. Um dos objetivos importantes, a partir da discu...2. Um dos objetivos importantes, a partir da discussão e interpretação dos resultados descritos após uma pesquisa, é<br />a. Perceber o modelo teórico construído durante a pesquisa bibliográfica.<br />b. Concluir se o método científico utilizado na pesquisa foi adequado.<br />c. Esclarecer se a hipótese inicial da pesquisa foi confirmada ou não.<br />d. Observar se os dados obtidos estão de acordo com as orientações da metodologia científica.<br /> <br />3. A ordem de apresentação dos resultados da pesquisa na versão final do trabalho científico é:<br />a. Resultados e análise.<br />b. Análise e discussão.<br />c. Revisão bibliográfica e dados coletados.<br />d. Discussão e interpretação.<br /><br />4.Uma das características importantes para a elaboração de um problema é que este deve ser:<br />a. Estabelecido a partir dos valores de uma sociedade.<br />b. Formulado como pergunta, pois estará efetivamente propondo um problema.<br />c. Formulado de forma aberta, para atingir vários aspectos.<br />d. Delimitado a uma visão ampla do problema.<br /> <br />5. São elementos que devem estar presentes na introdução da monografia:<br />a. Dissertar exaustivamente sobre a importância da pesquisa jurídica.<br />b. Revisão bibliográfica extensa e comprovação da hipótese.<br />c. Indicação do nome do autor, da pesquisa e das referências bibliográficas.<br />d. Apresentação do problema, hipótese, objetivos, metodologia e breve explicação sobre o assunto que foi tratado nos capítulos.<br /> <br />6.Sumário é:<br />a. Uma lista organizada alfabeticamente de palavras ou expressões técnicas [jurídicas] utilizadas na produção científica ou acadêmica, acompanhadas das suas respectivas definições.<br />b. Uma lista de informações empregadas na pesquisa jurídica.<br />c. Um conjunto de textos elaborados pelo próprio autor do trabalho.<br />d. O elemento no qual será apresentada a numeração das seções ou qualquer outro meio de organização interna que você tenha estabelecido, acompanhado do respectivo número da página.<br /> <br />7.Identifique as partes constituintes de um projeto de pesquisa nas alternativas abaixo.<br />a. Capa, contracapa, introdução, objetivos, metodologia e bibliografia.<br />b. Capa, folha de rosto, metodologia, resultados, discussão e referências bibliográficas.<br />c. Capa, sumário, objetivos, metodologia, gráficos e tabelas, resultados e bibliografia.<br />d. Capa, introdução, justificativa, objetivos, problema, hipóteses, referências bibliográficas.<br /> <br /> <br />10.Sobre as referências, é correto afirmar que:<br />a. O alinhamento utilizado deve ser o justificado.<br />b. A Associação Brasileira de Normas Técnicas não define a formatação das referências.<br />c. O tradutor ou atualizador é um elemento desnecessário na realização das referências bibliográficas.<br />d. Constituem os elementos essenciais que permitem a identificação da fonte de pesquisa utilizada no decorrer do trabalho científico ou acadêmico.<br /> <br />11.Segundo as normas para apresentação de um livro nas referências bibliográficas de um trabalho de pesquisa, deve-se apresentar, sequencialmente, as seguintes informações:<br /><br />a. Último sobrenome do autor, iniciais dos outros nomes, título em destaque, subtítulo sem destaque, local de publicação, editora, ano de publicação.<br />b. Sobrenome do autor, iniciais do nome, título e subtítulo do livro em destaque, local e data de publicação.<br />c. Sobrenomes do autor, iniciais do nome, título, local de publicação, editora e data de publicação.<br />d. Último sobrenome do autor, outros nomes, título em destaque, editora e data de publicação.<br /> <br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-77841233845301154742014-07-10T18:10:27.433-03:002014-07-10T18:10:27.433-03:002. Um dos objetivos importantes, a partir da discu...2. Um dos objetivos importantes, a partir da discussão e interpretação dos resultados descritos após uma pesquisa, é<br />a. Perceber o modelo teórico construído durante a pesquisa bibliográfica.<br />b. Concluir se o método científico utilizado na pesquisa foi adequado.<br />c. Esclarecer se a hipótese inicial da pesquisa foi confirmada ou não.<br />d. Observar se os dados obtidos estão de acordo com as orientações da metodologia científica.<br /> <br />3. A ordem de apresentação dos resultados da pesquisa na versão final do trabalho científico é:<br />a. Resultados e análise.<br />b. Análise e discussão.<br />c. Revisão bibliográfica e dados coletados.<br />d. Discussão e interpretação.<br /><br />4.Uma das características importantes para a elaboração de um problema é que este deve ser:<br />a. Estabelecido a partir dos valores de uma sociedade.<br />b. Formulado como pergunta, pois estará efetivamente propondo um problema.<br />c. Formulado de forma aberta, para atingir vários aspectos.<br />d. Delimitado a uma visão ampla do problema.<br /> <br />5. São elementos que devem estar presentes na introdução da monografia:<br />a. Dissertar exaustivamente sobre a importância da pesquisa jurídica.<br />b. Revisão bibliográfica extensa e comprovação da hipótese.<br />c. Indicação do nome do autor, da pesquisa e das referências bibliográficas.<br />d. Apresentação do problema, hipótese, objetivos, metodologia e breve explicação sobre o assunto que foi tratado nos capítulos.<br /> <br />6.Sumário é:<br />a. Uma lista organizada alfabeticamente de palavras ou expressões técnicas [jurídicas] utilizadas na produção científica ou acadêmica, acompanhadas das suas respectivas definições.<br />b. Uma lista de informações empregadas na pesquisa jurídica.<br />c. Um conjunto de textos elaborados pelo próprio autor do trabalho.<br />d. O elemento no qual será apresentada a numeração das seções ou qualquer outro meio de organização interna que você tenha estabelecido, acompanhado do respectivo número da página.<br /> <br />7.Identifique as partes constituintes de um projeto de pesquisa nas alternativas abaixo.<br />a. Capa, contracapa, introdução, objetivos, metodologia e bibliografia.<br />b. Capa, folha de rosto, metodologia, resultados, discussão e referências bibliográficas.<br />c. Capa, sumário, objetivos, metodologia, gráficos e tabelas, resultados e bibliografia.<br />d. Capa, introdução, justificativa, objetivos, problema, hipóteses, referências bibliográficas.<br /> <br />8.A modalidade mais apropriada para a pesquisa em educação é a:<br />a. Quantitativa.<br />b. Qualitativa.<br />c. Explicativa.<br />d. Indutiva.<br /> <br />9.Referência ou citação indireta é um recurso usado em trabalhos acadêmicos, e se caracteriza por:<br />a. Identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br />b. Transcrição literal do texto lido.<br />c. Apresentação interpretada do texto lido.<br />d. Informações completas sobre um texto lido.<br /> <br />10.Sobre as referências, é correto afirmar que:<br />a. O alinhamento utilizado deve ser o justificado.<br />b. A Associação Brasileira de Normas Técnicas não define a formatação das referências.<br />c. O tradutor ou atualizador é um elemento desnecessário na realização das referências bibliográficas.<br />d. Constituem os elementos essenciais que permitem a identificação da fonte de pesquisa utilizada no decorrer do trabalho científico ou acadêmico.<br /> <br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-38137243153612107282014-07-09T02:09:22.717-03:002014-07-09T02:09:22.717-03:0011.Segundo as normas para apresentação de um livro...11.Segundo as normas para apresentação de um livro nas referências bibliográficas de um trabalho de pesquisa, deve-se apresentar, sequencialmente, as seguintes informações:<br />a. Último sobrenome do autor, iniciais dos outros nomes, título em destaque, subtítulo sem destaque, local de publicação, editora, ano de publicação.<br />b. Sobrenome do autor, iniciais do nome, título e subtítulo do livro em destaque, local e data de publicação.<br />c. Sobrenomes do autor, iniciais do nome, título, local de publicação, editora e data de publicação.<br />d. Último sobrenome do autor, outros nomes, título em destaque, editora e data de publicação.<br /> <br />12.Assinale a assertiva correta em relação à pesquisa teórica.<br />a. O fato de não possuir experimentos significa que o resultado da pesquisa teórica não trará implicações práticas.<br />b. Os documentos compreendem as fontes consideradas secundárias.<br />c. A bibliografia compreende as fontes consideradas primárias.<br />d. Sua característica principal é a utilização de documentos e material bibliográfico suficiente para responder o problema.<br /> <br />13.Assinale a alternativa correta.<br />a. Somente as fontes secundárias mais utilizadas na monografia é que devem constar das referências bibliográficas.<br />b. Índice e sumário são sinônimos.<br />c. As listas de abreviaturas fazem parte dos elementos pós-textuais.<br />d. Questionários e entrevistas devem ser colocados nos apêndices.<br /> <br />14.Os trabalhos científicos produzidos nos cursos como relatório de pesquisa de graduação, especialização, mestrado e doutorado são, respectivamente:<br />a. Trabalho de conclusão, monografia, dissertação e artigo científico.<br />b. Trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese.<br />c. Monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.<br />d. Trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.<br /> <br />15.A respeito do "glossário" de uma monografia, indique a resposta correta.<br />a. É a relação das siglas utilizadas ao longo do trabalho.<br />b. É obrigatório em toda e qualquer monografia.<br />c. É a informação que aparece ao pé da página para complementar o texto.<br />d. É a relação de palavras estrangeiras ou técnicas, com as respectivas traduçõesAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-32496733803089662922014-07-09T02:07:57.332-03:002014-07-09T02:07:57.332-03:006.Sumário é:
a. Uma lista organizada alfabeticamen...6.Sumário é:<br />a. Uma lista organizada alfabeticamente de palavras ou expressões técnicas [jurídicas] utilizadas na produção científica ou acadêmica, acompanhadas das suas respectivas definições.<br />b. Uma lista de informações empregadas na pesquisa jurídica.<br />c. Um conjunto de textos elaborados pelo próprio autor do trabalho.<br />d. O elemento no qual será apresentada a numeração das seções ou qualquer outro meio de organização interna que você tenha estabelecido, acompanhado do respectivo número da página.<br /> <br />7.Identifique as partes constituintes de um projeto de pesquisa nas alternativas abaixo.<br />a. Capa, contracapa, introdução, objetivos, metodologia e bibliografia.<br />b. Capa, folha de rosto, metodologia, resultados, discussão e referências bibliográficas.<br />c. Capa, sumário, objetivos, metodologia, gráficos e tabelas, resultados e bibliografia.<br />d. Capa, introdução, justificativa, objetivos, problema, hipóteses, referências bibliográficas.<br /> <br />8.A modalidade mais apropriada para a pesquisa em educação é a:<br />a. Quantitativa.<br />b. Qualitativa.<br />c. Explicativa.<br />d. Indutiva.<br /> <br />9.Referência ou citação indireta é um recurso usado em trabalhos acadêmicos, e se caracteriza por:<br />a. Identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br />b. Transcrição literal do texto lido.<br />c. Apresentação interpretada do texto lido.<br />d. Informações completas sobre um texto lido.<br /> <br />10.Sobre as referências, é correto afirmar que:<br />a. O alinhamento utilizado deve ser o justificado.<br />b. A Associação Brasileira de Normas Técnicas não define a formatação das referências.<br />c. O tradutor ou atualizador é um elemento desnecessário na realização das referências bibliográficas.<br />d. Constituem os elementos essenciais que permitem a identificação da fonte de pesquisa utilizada no decorrer do trabalho científico ou acadêmicoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-90715069693265770382014-07-09T02:06:57.981-03:002014-07-09T02:06:57.981-03:001. O item 'metodologia de um projeto de pesqui...1. O item 'metodologia de um projeto de pesquisa', tem entre seus objetivos apresentar:<br />Escolher uma resposta.<br />a. As referências teóricas do trabalho a ser desenvolvido.<br />b. A proposta de solução dos problemas detectados.<br />c. Os autores que deverão ser consultados na análise dos resultados.<br />d. As técnicas e os instrumentos de coleta de dados, as formas de organização e a análise dos dados.<br /> <br />2. Um dos objetivos importantes, a partir da discussão e interpretação dos resultados descritos após uma pesquisa, é<br />a. Perceber o modelo teórico construído durante a pesquisa bibliográfica.<br />b. Concluir se o método científico utilizado na pesquisa foi adequado.<br />c. Esclarecer se a hipótese inicial da pesquisa foi confirmada ou não.<br />d. Observar se os dados obtidos estão de acordo com as orientações da metodologia científica.<br /> <br />3. A ordem de apresentação dos resultados da pesquisa na versão final do trabalho científico é:<br />a. Resultados e análise.<br />b. Análise e discussão.<br />c. Revisão bibliográfica e dados coletados.<br />d. Discussão e interpretação.<br /><br />4.Uma das características importantes para a elaboração de um problema é que este deve ser:<br />a. Estabelecido a partir dos valores de uma sociedade.<br />b. Formulado como pergunta, pois estará efetivamente propondo um problema.<br />c. Formulado de forma aberta, para atingir vários aspectos.<br />d. Delimitado a uma visão ampla do problema.<br /> <br />5. São elementos que devem estar presentes na introdução da monografia:<br />a. Dissertar exaustivamente sobre a importância da pesquisa jurídica.<br />b. Revisão bibliográfica extensa e comprovação da hipótese.<br />c. Indicação do nome do autor, da pesquisa e das referências bibliográficas.<br />d. Apresentação do problema, hipótese, objetivos, metodologia e breve explicação sobre o assunto que foi tratado nos capítulos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-54944137605695264042014-07-09T02:03:06.578-03:002014-07-09T02:03:06.578-03:00Respondam:
1. O item 'metodologia de um proj...Respondam: <br /><br />1. O item 'metodologia de um projeto de pesquisa', tem entre seus objetivos apresentar:<br />Escolher uma resposta.<br />a. As referências teóricas do trabalho a ser desenvolvido.<br />b. A proposta de solução dos problemas detectados.<br />c. Os autores que deverão ser consultados na análise dos resultados.<br />d. As técnicas e os instrumentos de coleta de dados, as formas de organização e a análise dos dados.<br /> <br />2. Um dos objetivos importantes, a partir da discussão e interpretação dos resultados descritos após uma pesquisa, é<br />a. Perceber o modelo teórico construído durante a pesquisa bibliográfica.<br />b. Concluir se o método científico utilizado na pesquisa foi adequado.<br />c. Esclarecer se a hipótese inicial da pesquisa foi confirmada ou não.<br />d. Observar se os dados obtidos estão de acordo com as orientações da metodologia científica.<br /> <br />3. A ordem de apresentação dos resultados da pesquisa na versão final do trabalho científico é:<br />a. Resultados e análise.<br />b. Análise e discussão.<br />c. Revisão bibliográfica e dados coletados.<br />d. Discussão e interpretação.<br /><br />4.Uma das características importantes para a elaboração de um problema é que este deve ser:<br />a. Estabelecido a partir dos valores de uma sociedade.<br />b. Formulado como pergunta, pois estará efetivamente propondo um problema.<br />c. Formulado de forma aberta, para atingir vários aspectos.<br />d. Delimitado a uma visão ampla do problema.<br /> <br />5. São elementos que devem estar presentes na introdução da monografia:<br />a. Dissertar exaustivamente sobre a importância da pesquisa jurídica.<br />b. Revisão bibliográfica extensa e comprovação da hipótese.<br />c. Indicação do nome do autor, da pesquisa e das referências bibliográficas.<br />d. Apresentação do problema, hipótese, objetivos, metodologia e breve explicação sobre o assunto que foi tratado nos capítulos.<br /> <br />6.Sumário é:<br />a. Uma lista organizada alfabeticamente de palavras ou expressões técnicas [jurídicas] utilizadas na produção científica ou acadêmica, acompanhadas das suas respectivas definições.<br />b. Uma lista de informações empregadas na pesquisa jurídica.<br />c. Um conjunto de textos elaborados pelo próprio autor do trabalho.<br />d. O elemento no qual será apresentada a numeração das seções ou qualquer outro meio de organização interna que você tenha estabelecido, acompanhado do respectivo número da página.<br /> <br />7.Identifique as partes constituintes de um projeto de pesquisa nas alternativas abaixo.<br />a. Capa, contracapa, introdução, objetivos, metodologia e bibliografia.<br />b. Capa, folha de rosto, metodologia, resultados, discussão e referências bibliográficas.<br />c. Capa, sumário, objetivos, metodologia, gráficos e tabelas, resultados e bibliografia.<br />d. Capa, introdução, justificativa, objetivos, problema, hipóteses, referências bibliográficas.<br /> <br />8.A modalidade mais apropriada para a pesquisa em educação é a:<br />a. Quantitativa.<br />b. Qualitativa.<br />c. Explicativa.<br />d. Indutiva.<br /> <br />9.Referência ou citação indireta é um recurso usado em trabalhos acadêmicos, e se caracteriza por:<br />a. Identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br />b. Transcrição literal do texto lido.<br />c. Apresentação interpretada do texto lido.<br />d. Informações completas sobre um texto lido.<br /> <br />10.Sobre as referências, é correto afirmar que:<br />a. O alinhamento utilizado deve ser o justificado.<br />b. A Associação Brasileira de Normas Técnicas não define a formatação das referências.<br />c. O tradutor ou atualizador é um elemento desnecessário na realização das referências bibliográficas.<br />d. Constituem os elementos essenciais que permitem a identificação da fonte de pesquisa utilizada no decorrer do trabalho científico ou acadêmico.<br /><br /> <br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-2713145186495216552014-05-18T17:03:04.477-03:002014-05-18T17:03:04.477-03:00Obrigada pela colaboração
Bons estudos!Obrigada pela colaboração<br />Bons estudos!Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-54523817461394582522014-05-18T17:02:09.315-03:002014-05-18T17:02:09.315-03:00Obrigada pela colaboração
Bons estudos!.Obrigada pela colaboração<br />Bons estudos!.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-81575828337002833472014-05-18T17:01:53.797-03:002014-05-18T17:01:53.797-03:00Obrigada pela colaboraçãoObrigada pela colaboraçãoPedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-74419365817905942552014-05-04T21:59:08.873-03:002014-05-04T21:59:08.873-03:008 ) Nos cursos de graduação, especialização, mestr...8 ) Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:<br />A ) monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.<br />B ) monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.<br />C ) trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.<br />D ) trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese. CORRETA<br /><br />9 ) As fases sequenciais do processo de pesquisa são<br />A ) organização da leitura, registro dos dados, interpretação dos dados, análise dos resultados e conclusão.<br />B ) bibliografia, coleta dos dados, interpretação dos dados, redação final e publicação.<br />C ) análise dos dados, organização dos dados, interpretação dos resultados e redação dos resultados.<br />D ) revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação final. CORRETA<br /><br />10 ) No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?<br />A ) Na apresentação das informações completas sobre um texto.<br />B ) Na transcrição literal do texto lido.<br />C ) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br />D ) Na apresentação interpretada do texto lido. CORRETA<br /><br />11 ) Leia abaixo:<br />"Estudo dos condicionantes históricos da vida das crianças na família, na escola e no trabalho no início do processo de<br />industrialização no Brasil": esse enunciado, em num projeto de pesquisa, refere-se<br />A ) ao problema.<br />B ) à metodologia.<br />C ) à justificativa.<br />D ) ao tema. CORRETA<br /><br />12 ) Leia abaixo:<br />Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e<br />produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada<br />indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens".<br />Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?<br />A ) Citação indireta.<br />B ) Citação direta. CORRETA<br />C ) Apud.<br />D ) Referência.<br />IVETEnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-16406358051937327032014-05-04T21:57:43.386-03:002014-05-04T21:57:43.386-03:001 ) A abordagem mais apropriada para a pesquisa em...1 ) A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a<br />A ) quantitativa.<br />B ) qualitativa. CORRETA<br />C ) indutiva.<br />D ) explicativa.<br /><br />2 ) As principais preocupações do trabalho de pesquisa em educação são<br />A ) relevância social e científica. CORRETA<br />B ) rigor metodológico e extrema neutralidade de interpretação.<br />C ) relevância científica e demonstração de verdades.<br />D ) rigor científico e descrição da realidade.<br /><br />3 ) A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta<br />A ) as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados. CORRETA<br />B ) a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.<br />C ) os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos<br />D ) uma proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.<br /><br />4 ) Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?<br />A ) Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.<br />B ) Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.<br />C ) Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa. CORRETA<br />D ) Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.<br /><br />5 ) No que consiste a citação direta em um trabalho científico?<br />A ) Na transcrição literal do texto lido. CORRETA<br />B ) Na apresentação de informações completas do texto.<br />C ) Na apresentação interpretada do texto lido.<br />D ) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br /><br />6 ) Qual a ordem correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?<br />A ) Primeiro os dados, depois as análises e interpretações. CORRETA<br />B ) Primeiro gráficos e tabelas, depois os textos.<br />C ) Primeiro as tabelas, depois os gráficos seqüenciados.<br />D ) Primeiro as interpretações depois os dados e resultados.<br /><br />7 ) Pesquisa é<br />A ) um mecanismo de transformação do mundo.<br />B ) a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.<br />C ) a fundamentação teórica do conhecimento científico.<br />D ) um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade. CORRETA<br />IVETEnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-27935166160531357582014-03-05T19:36:36.119-03:002014-03-05T19:36:36.119-03:00A prova está com as mesmas perguntas...mas há 4 ti...A prova está com as mesmas perguntas...mas há 4 tipos de provas. ..ou melhor elas estao em sequência diferenciada...ou seja respondam sem seguir as alternativa postadas pois vc não sabe qual letra ira encontrar a alternativa. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-78359141844702854092013-08-20T18:37:48.958-03:002013-08-20T18:37:48.958-03:00Olá Luciene,
Infelismente não recebi nenhuma prov...Olá Luciene, <br />Infelismente não recebi nenhuma prova desta matéria para deixar aqui no blog<br />:(<br />Boa sorte com os estudos. :)Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-30416129237525340532013-08-18T14:21:40.589-03:002013-08-18T14:21:40.589-03:00não consegui achar a avaliação de educação psicomo...não consegui achar a avaliação de educação psicomotora do curso pos em psicopedagogia<br />Luciene Santoshttps://www.blogger.com/profile/17136691496510063669noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-2823240844270137232013-05-25T15:26:13.157-03:002013-05-25T15:26:13.157-03:00Obrigada pela colaboração.Obrigada pela colaboração.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-9590218383373688382013-05-23T22:53:51.118-03:002013-05-23T22:53:51.118-03:00FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓ...FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA<br />1. As fontes utilizadas pelo historiador são as mais diversas.<br /><br /><br />Na verdade, pode-se dizer que são todos os tipos de sinais deixados pelas pessoas no percurso de suas vidas. Segundo Marc Bloch (1997), é quase infinita a diversidade dos testemunhos históricos. Assim, o que os historiadores denominam fontes históricas são:<br /><br /> somente são considerados documentos ou fontes históricas os registros escritos e datados, como cartas, documentos oficiais e de imprensa, as mais variadas formas de texto.<br /> -->restos de esqueletos e de casas, objetos de uso doméstico dos mais variados tipos, como vestuário, desenhos, peças de cozinha, livros, cartas, obras de arte e outros.<br /> todo objeto manuseado pelos historiadores – e que se encontra, necessariamente, em um museu, biblioteca ou instituição semelhante – pode ser considerado como fonte histórica.<br /> não podem ser consideradas fontes históricas objetos do cotidiano, como por exemplo lascas de mobiliário ou peças do vestuário, utensílios domésticos ou ferramentas de trabalho.<br />2. Assinale a alternativa verdadeira.<br /><br /> -->A imagem junto ao texto trará aos alunos mais facilidade de compreensão dos fatos históricos.<br /> O uso de textos escritos em sala não é e nunca será limitado, sendo muito importante.<br /> O aluno precisa ter apenas um referencial oral e escrito de fatos/ conhecimentos históricos.<br /> Um filme traz informações contorcidas dos fatos históricos, por isso é pouco utilizado em aulas.<br />3. Leia abaixo:<br /><br /><br />Philippe Ariès, em seu livro História Social da Criança e da Família (1973), mostra que o desenvolvimento da noção de escola e o progresso de sua atuação na formação da criança e do jovem está relacionado à preocupação com a infância, com as novas concepções de criança e com a sua formação. De acordo com o historiador, a partir do século XIX a escola passou a ser objeto de estudo e análise, já que ela se tornou um elo importante para a sustentação de uma sociedade "civilizada e moderna".<br /><br />Assinale a alternativa que melhor se enquadra ao texto anterior.<br /><br /> As novas concepções sobre a infância estão diretamente relacionadas com as aspirações românticas que foram alimentadas pelos pensadores e artistas do século XVI.<br /> -->A noção de família moderna/burguesa projetou uma nova concepção sobre a infância e, para tanto, a escola seria o espaço propício para a formação desse indivíduo.<br /> A família moderna firmou suas bases em antigos valores e, na medida em que tomou como seu fundamento a tradição, passou a entender a criança como sendo parte do mundo adulto.<br /> A escola, no século XIX, passa a funcionar como uma espécie de laboratório, em que são testados os conhecimentos das crianças para que elas trabalhassem nas fábricas.<br />4. Como os professores devem agir sobre os fatos históricos em sala de aula?<br /><br /> Através da solidificação dos fatos mostrados até hoje pela história.<br /> A história como uma sequência de fatos cronológicos.<br /> -->Os alunos se percebendo como construtores de fatos históricos.<br /> Ensinando aos alunos as verdades comprovadas.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08746960216766206052noreply@blogger.com