tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post6100304413986710663..comments2024-03-27T21:37:18.749-03:00Comments on PEDAGOGIA ONLINE EAD: N2 PROVAPedagogia Online Eadhttp://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-18653895047102897412022-06-05T08:22:45.764-03:002022-06-05T08:22:45.764-03:00QUESTÃO 1
A escrita alfabética é um
a ) sistema de...QUESTÃO 1<br />A escrita alfabética é um<br />a ) sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.<br /> b ) código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.<br />c ) sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.<br />d ) modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.<br />QUESTÃO 2<br />Educação realizada numa perspectiva transdisciplinar é aquela que<br />a ) se organiza de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.<br />b )<br /><br />(1) garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.<br /><br />c ) usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.<br /> d ) se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.<br />QUESTÃO 3<br />Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão<br />a ) do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.<br /> b ) das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.<br />c ) da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.<br />d ) da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.<br />QUESTÃO 4<br />A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que<br /> a ) a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.<br />b ) as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.<br />c ) todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.<br />d ) toda a população é necessariamente alfabetizada.<br />QUESTÃO 5<br />A leitura de estudo é uma modalidade de leitura que difere de outras porque<br />a ) obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.<br />b ) o interessado faz quando e se quiser.<br />c ) é realizada mais frequentemente no tempo livre.<br /> d ) implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.<br />QUESTÃO 6<br />As etapas que compõem uma atividade de estudos são:<br /> a ) planejamento, monitoração e revisão/correção.<br />b ) compromisso, envolvimento e autoestima.<br />c ) inspiração, descontração e prazer.<br />d ) controle, obediência e cópia.<br />QUESTÃO 7<br />Um dos maiores problemas na recepção de uma informação no mundo moderno é considerá-la<br />a )<br />uma explicação provisória e possível de ser reconsiderada.<br /><br /> b ) uma verdade constituída, independentemente da fonte que a enuncia.<br />c ) uma versão de um fato, e não o fato em si.<br />d ) o resultado do trabalho intelectual de um autor.<br />QUESTÃO 8<br />O caráter bidimensional da escrita permite<br />a ) reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.<br />b ) escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.<br /> c ) construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas.<br />d ) criar novas palavras e frases, tornando a língua mais rica e dinâmica e de melhor compreensão.<br />QUESTÃO 9<br />O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:<br />a ) inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.<br />b ) campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.<br /> c ) aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.<br />d )<br />propostas de modificação da ortografia oficial do português.<br /><br />QUESTÃO 10<br />A principal razão da origem da escrita nas sociedades humanas se relaciona com<br />a ) a invenção da imprensa e de outros meios de reprodução do impresso.<br /> b ) o desenvolvimento econômico e a necessidade de registro e documentação.<br />c ) o desenvolvimento da arte, em especial da literatura.<br />d ) a necessidade de as pessoas se corresponderem por cartas.Nadiahc16@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/09194370192717954055noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-74651535527164817622021-03-22T18:03:58.208-03:002021-03-22T18:03:58.208-03:00A sequência de procedimentos pedagógicos, adotada ...A sequência de procedimentos pedagógicos, adotada pelo professor para sistematização do código, é aseguinte: I. registrar o texto previamente selecionado na presença dos alunos. II. acompanhar o registro com a leitura em voz alta, para que os alunos percebam a relação entre osfonemas e o registro gráfico. III. destacar uma ou mais palavras do texto para ser objeto de reflexão sobre o código. São corretas as afirmativas<br /> - A resposta correta é: I, II e III..<br /><br />Questão 2: A prática de produção do texto escrito é proposta, desde o início do trabalho da alfabetização, com o objetivo de:<br />- A resposta correta é: escrever com qualidade verbal e correção linguística..<br /><br />Questão 3: Conforme o sentido etimológico do termo, podemos definir alfabetização como: I. levar o sujeito à aquisição do alfabeto. II. ensinar o domínio da língua escrita. III. ensinar a técnica do ler e escrever. São corretas as afirmativas<br />- A resposta correta é: I, II e III..<br /><br />Questão 4: A utilização de textos literários, como material de leitura na alfabetização, oportuniza selecionar textos<br />- A resposta correta é: próprios do universo infantil legados pela tradição cultural..<br /><br />Questão 5: A leitura com objetivo de estudo do texto, articula-se a outra(s) prática(s) pedagógicas(s) como:<br />- A resposta correta é: produções do texto escrito.<br /><br />Questão 6: A prática pedagógica da produção do texto escrito exige a compreensão e definição de vários elementos que constituem o contexto de interlocução como: I. interlocutor. II. objetivo da interlocução. III. assunto e forma de veiculação do texto. São corretas as afirmativas<br /> - A resposta correta é: I, II e III..<br /><br />Questão 7: O uso dos elementos coesivos (pronomes, conjunções, advérbios, tempos verbais)<br /> - A resposta correta é: confere maior precisão, produzindo articulação entre as partes do texto..<br /><br />Questão 8: As atividades de reflexão sobre o código caminham:<br /> - A resposta correta é: sempre em duas direções: da oralidade para a escrita e da escrita para a oralidade..<br /><br />Questão 9: As práticas de novas formas de oralidade, diferentes daquelas exercidas pelo aluno no seu ambiente familiar, são realizadas por meio de<br /> - A resposta correta é: debates, relatos, recontos, comentários e apresentações..<br /><br />Questão 10: A prática pedagógica, que propõe superar o âmbito superficial da interpretação de texto, objetiva.<br /> - A resposta correta é: explicitar o tema..<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-78753252700561049262016-04-27T23:08:35.574-03:002016-04-27T23:08:35.574-03:00FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZA...FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO<br />1. [QuestãoID 61169] O domínio do emprego da língua materna na leitura e na escrita requer o desenvolvimento da capacidade de<br /><br /> ressaltar somente os erros gramaticais evidenciados no texto em estudo.<br /> produzir o texto segundo os limites das convenções gramaticais.<br /> produzir o texto liberado dos limites das convenções gramaticais.<br /> refletir e analisar as relações entre os elementos constitutivos do texto.(Correta)<br />2. [QuestãoID 61166] Organizar a discussão prévia sobre o assunto que será objeto da produção do texto escrito é uma estratégia necessária para<br /><br /> eliminar divergências entre os alunos que vão escrever sobre o tema.<br /> padronizar as ideias da turma sobre o mesmo tema a ser escrito.<br /> refletir, trocar ideias e elaborar opiniões sobre o tema a ser escrito.(Correta)<br /> não incentivar a competição entre os alunos com diferentes ideias.<br />3. [QuestãoID 61159] A prática pedagógica proposta concebe a leitura como<br /><br /> mera decodificação, principalmente de sinais gráficos.<br /> decodificação das frases e textos do livro didático.<br /> produção do leitor para interpretação de textos eruditos.<br /> relação de diálogo com o texto na busca de produção de sentido.(Correta)<br />4. [QuestãoID 61187] Observe:<br /><br /><br />Na reescrita de texto, com vistas à sistematização do código, é necessário levar em conta que a aprendizagem da grafia correta dos padrões silábicos mais complexos implica atribuir<br /><br /> pesos diferentes a erros que resultam de graus diferenciados de dificuldade.(Correta)<br /> peso diferenciado àqueles conteúdos que o aluno já deveria ter dominado.<br /> peso diferenciado àquele conteúdo que foi trabalhado anteriormente.<br /> o mesmo peso a erros que resultam de graus diferenciados de dificuldade.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06071669039840652587noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-51135809045617200652016-03-10T16:55:53.024-03:002016-03-10T16:55:53.024-03:00MUITO OBRIGADO. VC TEM DA MATERIA PRATICA EDUCATIV...MUITO OBRIGADO. VC TEM DA MATERIA PRATICA EDUCATIVA DA LINGUA PORT. EM EJA. ME MANDE POR FAVOR. ABRACOS.LIDIANEhttp://mgnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-27348289801201081492015-01-06T15:20:19.805-02:002015-01-06T15:20:19.805-02:001. O ensino da leitura, da escrita e do conhecimen...1. O ensino da leitura, da escrita e do conhecimento linguístico baseado nas práticas, implica a<br /><br /> A) utilização de questionários bem-elaborados para cada leitura e um roteiro consistente de produção de texto.<br /> B) avaliação rigorosa da atividade e a repetição e correção das tarefas para que o aluno fixe o conteúdo.<br /> C) indagação de um tema pelos alunos, gerando a busca e leitura de textos, escritas concomitantes e reflexão permanente sobre as produções.<br /> D) definição de objetos precisos por parte do professor e uma sequência bem-definida de leitura e de redação.<br />Resposta: C<br /><br />2. Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como<br /><br /> A) grupos políticos que querem influir no pensamento das pessoas.<br /> B)o momento em que uma pessoa ou um grupo de pessoas criam novas ideias.<br /> C)situações de vida em que as pessoas estudam ou trabalham de forma organizada.<br /> D)instituições de diferentes características e funções que compõem a organização social.<br /><br />resposta: D<br /><br />3. Conhecimento compartilhado é um fator de<br /><br /> A) parágrafo.<br /> B)coesão.<br /> C)coerência.<br /> D)resumo.<br /><br />resposta: C<br /><br />4. O nível da forma do conteúdo diz respeito<br /><br /> A) às realizações linguísticas que se equivalem do ponto de vista pragmático.<br /> B)à materialidade linguística e considera a correspondência entre letra e som.<br /> C)às relações entre as unidades significantes orais e as correspondentes unidades significantes escritas, que operam como sinônimas.<br /> D)aos signos falados e escritos na língua materna ou dialeto.<br /><br />resposta: C<br />nota da prova 10<br />Anonymousnoreply@blogger.com