tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post7846220568176438703..comments2024-03-27T21:37:18.749-03:00Comments on PEDAGOGIA ONLINE EAD: Prova N2 - Projetos InterdisciplinaresPedagogia Online Eadhttp://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comBlogger50125tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-3902918902368031982021-06-22T13:12:34.336-03:002021-06-22T13:12:34.336-03:00Obrigada por sua colaboração.
Sucesso e bons estud...Obrigada por sua colaboração.<br />Sucesso e bons estudos.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-39952882211924226362021-05-30T09:39:43.353-03:002021-05-30T09:39:43.353-03:00QUESTÃO 1
O sentido lhe é dado por aquele que brin...QUESTÃO 1<br />O sentido lhe é dado por aquele que brinca, enquanto durar a brincadeira:<br />a ) jogo.<br />b ) brincadeira.<br />c ) objetos. <br /> d ) brinquedo. CORRETA<br />QUESTÃO 2<br />Freinet (2001) sugere a criação das BTs - Bibliotecas de Trabalho, que são<br />a ) espaços para a exposição de experiências científicas.<br /> b ) espaços e ambientes de exposição e circulação de livros feitos pelas crianças. CORRETA<br />c )<br />espaços destinados a manter um acervo acerca da História da Escola e de suas metodologias para o ensino e a aprendizagem.<br /><br />d )<br />espaços para conservação de acervo de documentos escritos e de imagens que tratam sobre o trabalho desenvolvido pela comunidade e sua cultura.<br /><br />QUESTÃO 3<br />Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?<br /> a )<br />Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade. CORRETA<br /><br /><br />b ) Porque os professores realizam registro audiovisual das etapas do projeto, incluindo todas as etapas do processo, não apenas o produto final. Coleta-se essas produções; os professores selecionam junto com as crianças os materiais a serem documentados em portfólios que irão mostrar o desenvolvimento do projeto. A documentação sistemática permite que cada professor se torne um produtor de pesquisa, alguém que gera novas ideias sobre currículo e aprendizagem.<br /><br /><br />c )<br />Porque o professor capta ideias e interesses dos alunos para serem usados nos projetos interdisciplinares - usando técnicas de observação e registro o professor interpreta as manifestações das crianças. Quanto mais e melhor os professores conhecerem seus alunos mais facilmente poderão captar seus interesses, fontes de temas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.<br /><br /><br />d )<br />Porque os professores comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem- se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc. Motivam desse modo a proximidade da relação entre pais e filhos e entre escola e família e dessas instâncias com sua comunidade e sua realidade social.<br /><br /><br />QUESTÃO 4<br />Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989), atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos. Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que<br /><br />a ) é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa. CORRETA ( A)<br /> b )<br />é inspirada nas ideias do filósofo inglês John Locke e em sua educação voltada para preparar o futuro gentleman.<br /><br />c ) apresenta um estudo pormenorizado e científico das fases do desenvolvimento infantil.<br />d )<br />apresenta as ideias filosóficas de Platão sobre a infância que pode tender tanto para o bem quanto para o mal.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-79809562903168766122017-05-11T11:12:30.990-03:002017-05-11T11:12:30.990-03:00Por que podemos dizer que um dos papéis do profess...Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?<br /><br />RESPOSTA CERTA:<br />Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-2735123268933146192017-02-06T14:00:19.191-02:002017-02-06T14:00:19.191-02:00resposta em vermelho esta errada da numero 1 a co...resposta em vermelho esta errada da numero 1 a correta é a terceira opção.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-36242548133768603402017-01-31T17:21:00.865-02:002017-01-31T17:21:00.865-02:00um processo de aquisição e domínio da linguagem es...um processo de aquisição e domínio da linguagem escrita e oral abrangendo as capacidades ou habilidades de assimilar o significado real do texto lido e escrever de forma legível qualquer coisa que diria oralmente."Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13747942512920231334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-77735948667247585462016-10-30T01:42:07.580-02:002016-10-30T01:42:07.580-02:00Alguém pode me ajudar com esta questão???
"3...Alguém pode me ajudar com esta questão???<br /><br />"3. Alfabetizar em si é<br /><br /><br />um processo que se inicia no 1.º ano do Ensino Fundamental, momento em que as crianças inauguram o seu contato direto com a linguagem escrita.<br /><br />um processo de decodificação de símbolos escritos, como letras e números.<br /><br />um processo que inclui, essencialmente, a propriedade de associar palavras e expressões a ideias e conceitos correspondentes.<br /><br />um processo de aquisição e domínio da linguagem escrita e oral abrangendo as capacidades ou habilidades de assimilar o significado real do texto lido e escrever de forma legível qualquer coisa que diria oralmente."<br />Amandahttps://www.blogger.com/profile/14858068127990374360noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-7222067540074371632015-08-19T20:45:18.504-03:002015-08-19T20:45:18.504-03:00questão 2: discute-se se o termo filósofo, usado p...questão 2: discute-se se o termo filósofo, usado por Pitágoras, tem o mesmo sentido que ganharia depoisAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-21369313655763688492015-07-31T09:28:17.722-03:002015-07-31T09:28:17.722-03:00Obrigado!
Obrigado!<br />GEORGE CINTRAhttps://www.blogger.com/profile/18330637747918317487noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-10277347979389315452014-11-06T17:32:55.680-02:002014-11-06T17:32:55.680-02:00Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 4...Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 4.0<br />PROJETOS INTERDISCIPLINARES<br />1. [QuestãoID 69379] É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio<br /><br /> *guardando o portfólio em lugar seguro e pouco disponível.<br /> *acompanhar a relação entre atividades desenvolvidas pelas crianças e as suas aprendizagens referentes aos conteúdos previstos para o nível de escolarização que está cursando.<br /> *avaliar o domínio do professor referente à disciplina em sala de aula e promoção da formação de bons hábitos e atitudes das crianças.<br /> CORRETA*contribuir com o portifólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.<br /><br />2. [QuestãoID 69378] A etapa do projeto em que as crianças perguntam, questionam, partilham os saberes que já possuem sobre o assunto a investigar, refere-se à<br /><br /> fase 2 de desenvolvimento das atividades de pesquisa do projeto.<br /> fase de investigação do projeto.<br /> fase 3 de consolidação do projeto.<br /> CORRETA *fase 1 de introdução do projeto.<br /><br />3. [QuestãoID 72239] Leia o enunciado abaixo e responda:<br /><br /><br />Um dos encaminhamentos que poderá nortear e auxiliar a construção de um trabalho pedagógico relacionado com a criança e suas necessidades de letramento, como processo de inserção e apropriação da cultura letrada, é<br /><br />* a motivação do professor para ser aquele que dirige as ações dos alunos em função dos objetivos propostos pelo programa curricular.<br />* a reprodução de atividades pedagógicas tidas como adequadas para crianças em fase inicial da alfabetização.<br />* a motivação do professor para inspirar-se em manuais e guias que orientam como ensinar, transmitindo conhecimentos de forma clara e acessível.<br />CORRETA* a estruturação e organização de um currículo contextualizado, o que constitui um desafio para toda a comunidade escolar.<br /><br />4. [QuestãoID 69385] Técnica Freinet que tem o currículo escolar como ponto de partida,<br /><br /><br />os grupos de alunos se organizavam para escolher as estratégias de desenvolvimento das atividades que podiam ser realizadas em grupos, duplas ou individualmente.<br />Para registro do plano são elaboradas fichas onde são anotadas as realizações da semana:<br /><br /> * assembleia de alunos.<br />CORRETA * plano de trabalho.<br /> * visita de estudos.<br /> * autoavaliaçãoNessa *Pekena*https://www.blogger.com/profile/01307375663618195222noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-27318720701685698702014-10-27T12:13:54.705-02:002014-10-27T12:13:54.705-02:00Vou enviar a minha prova, espero que ajude:
Prova...Vou enviar a minha prova, espero que ajude:<br /><br />Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 4.0<br /><br />TEORIAS DA APRENDIZAGEM<br /><br />1. [QuestãoID 67959] Os materiais pedagógicos desenvolvidos por Maria Montessori servem de auxílio para desenvolver<br /><br />• somente competências lógico-matemáticas e linguísticas.<br />• capacidades cognitivas de cunho moral, em todos os níveis.<br />RESP.: habilidades intelectuais e sociais, em todos os níveis.<br />• somente competências lógico-matemáticas.<br /><br />2. [QuestãoID 67943] O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire encontra-se inserido na pedagogia<br /><br />RESP.: libertadora.<br />• libertária.<br />• tradicional.<br />• tecnicista.<br /><br />3. [QuestãoID 67958] A teoria montessoriana sobre a aprendizagem humana relaciona-se com a corrente pedagógica<br /><br />• tradicional de ensino.<br />RESP: escolanovista.<br />• tecnicista de educação.<br />• libertadora.<br /><br /><br />4. [QuestãoID 67952] Os estágios de desenvolvimento na teoria de Henri Wallon são:<br /><br />• impulsivo-emocional, pré-operatório, operatório-concreto, lógico-formal e personalismo.<br />RESP: impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial e adolescência.<br />• impulsivo-emocional, sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.<br />• sensório-motor, projetivo, categorial, operatório-formal e adolescência.<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-24488199192553159092014-09-29T16:49:10.253-03:002014-09-29T16:49:10.253-03:00qual é a resposta da questão 3qual é a resposta da questão 3jananoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-4585601506584452092014-09-09T23:31:32.423-03:002014-09-09T23:31:32.423-03:00Preciso da resposta da questão 2: sobre a origem ...Preciso da resposta da questão 2: sobre a origem dos termos filosofia, filosofar e filósofo é correto afirmar que:Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-27122445634296811452014-07-23T15:02:46.695-03:002014-07-23T15:02:46.695-03:00Obrigada por sua colaboração.
Boa Sorte com seus e...Obrigada por sua colaboração.<br />Boa Sorte com seus estudos.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-5566208530104385752014-07-23T15:01:11.643-03:002014-07-23T15:01:11.643-03:00Obrigada por sua colaboração.
Boa Sorte com seus e...Obrigada por sua colaboração.<br />Boa Sorte com seus estudos.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-16826627322052478872014-07-23T15:00:47.906-03:002014-07-23T15:00:47.906-03:00Obrigada por sua colaboração.
Boa Sorte com seus e...Obrigada por sua colaboração.<br />Boa Sorte com seus estudos.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-15899651195383563422014-07-21T11:06:38.420-03:002014-07-21T11:06:38.420-03:00AS RESPOSTAS DAS ALTERNATIVAS SE NÃO SAIRAM MARCAD...AS RESPOSTAS DAS ALTERNATIVAS SE NÃO SAIRAM MARCADAS DA PROVA RGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO É 1d- 2a- 3a- 4aAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-89424948473895971792014-07-21T11:02:06.303-03:002014-07-21T11:02:06.303-03:00Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 4...Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 4.0<br />ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO<br />1. [QuestãoID 65183] Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai da informação ao(s)<br /><br /> * conteúdos mínimos.<br /> * inesperado.<br /> * desconhecido.<br /> * conhecimento.<br /><br />2. [QuestãoID 66365] A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.<br /><br /><br /> * Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.<br /><br /><br /> * Tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.<br /> * Visa a compreender a realidade sobre a qual vai atuar, refletindo sobre a transformação desta.<br /> * Propicia um caráter criador à prática social, o qual define e orienta a ação pedagógica.<br /> * Não aplica sobre a realidade em que atua um modelo previamente elaborado.<br /><br />3. [QuestãoID 66381] A representação tem efeitos específicos, ligados, sobretudo, à produção de<br /><br /> * identidades culturais e sociais.<br /> * identidades sociais.<br /> * identidades culturais.<br /> * sujeitos.<br /><br />4. [QuestãoID 66393] O que são os projetos de trabalhos?<br /><br /> * São atividades que buscam despertar o interesse de alunos.<br /> * São atividades fixas sem deixar que o aluno perca o interesse.<br /> * São projetos que devem sempre ser seguidos.<br /> * São atividades disciplinares.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-38401486606629811302014-06-04T10:58:21.957-03:002014-06-04T10:58:21.957-03:00por favor manda as respostas de tópico da filosofi...por favor manda as respostas de tópico da filosofia Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-62800271369330766692014-06-03T21:47:15.502-03:002014-06-03T21:47:15.502-03:00manda as respostas tópicos da filosofiamanda as respostas tópicos da filosofiaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-33638603242152883702014-05-18T18:59:08.923-03:002014-05-18T18:59:08.923-03:00SEGUE MINHA PROVA DA POS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDGOGI...SEGUE MINHA PROVA DA POS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDGOGIA.<br />ESPERO QUE AJUDE<br />Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 4.0<br /><br />PROJETOS INTERDISCIPLINARES <br />1. Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto,<br />as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto<br /><br />A) a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor. CORRETA<br />B) os conteúdos implícitos nas atividades planejadas para o projeto, as necessidades educativas das crianças e o seu estágio de desenvolvimento cognitivo.<br />C) a idade das crianças, o desempenho escolar e sua capacidade de representação simbólica.<br />D) a localização da escola, a disponibilidade de recursos, a conscientização da comunidade da escola sobre a importância da pedagogia de projetos para o desenvolvimento cognitivo da criança.<br /><br />2. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?<br /><br />A) Concepção científica de criança e de infância. CORRETA<br />B) Concepção romântica de criança e de infância.<br />C) Concepção de que a criança é co-construtora de seu conhecimento, sua identidade e sua cultura.<br />D) Concepção de que a criança deve reproduzir a cultura vigente na sociedade contemporânea.<br /><br />3. O que significa avaliar os grupos de crianças envolvidos no projeto?<br /><br /><br />A) Análise e conscientização do seu próprio trabalho docente no dia a dia educativo que envolve situações ligadas aos projetos interdisciplinares os professores são convidados a interpretar os dados da avaliação e construir coletivamente textos que expressem essa interpretação.<br />B) CORRETA Trata-se da dimensão emancipatória da prática de projetos interdisciplinares e da prática de processos avaliativos inerente aos projetos, dotando os grupos de crianças de capacidade crítico-criativa e de auto-organização pelo exercício da participação em todos os níveis. Os grupos opinam em assembleia sobre seu próprio desempenho nos aspectos que envolvem a realização do projeto.<br />C) Os professores são chamados a participar ativamente de um processo de reflexão sobre as próprias práticas, sobre os próprios métodos utilizados na análise, sobre os procedimentos e sobre os dados que adquirem significado apenas dentro de um processo de negociação que deve validar o instrumento usado na observação.<br /> D) Envolve a observação do dia a dia educativo que ainda pode incluir observadores externos munidos de instrumentos de pesquisa com base em determinadas categorias ou modalidades previamente levantadas, que registram a sucessão dos eventos sociais vivenciados pela turma na realização do projeto.<br /><br />4. Agrupamentos de interesses e conhecimentos específicos são conhecidos como<br /><br />A) capacidades.<br />B) grupos de pesquisas.<br />C) especialidades. (CORRETA)<br />D) habilidades.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-735754130594638792014-05-17T20:58:22.277-03:002014-05-17T20:58:22.277-03:00Obrigada por sua colaboração!.
Um forte abraço e b...Obrigada por sua colaboração!.<br />Um forte abraço e bons estudos.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-14861099325443153442014-05-15T00:07:20.770-03:002014-05-15T00:07:20.770-03:00PROVA N1
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado ...PROVA N1<br />Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 4.0<br />PROJETOS INTERDISCIPLINARES <br />1. Possuem objetivos pedagógicos limitados e incluem manuseio de equipamentos e materiais especializados como os brinquedos educativos.<br />Brincadeiras manipulativas podem proporcionar experiências práticas para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e experiências sensório-motoras:<br /><br />*Brincadeiras manipulativas.<br /><br />2. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.<br /><br />*avaliação institucional.<br /><br />3. Abordagem metodológica de ensino que tinha como concepção a ideia de que um tema, assunto central, deveria corresponder aos interesses das crianças.<br />Qual tema de interesse fazia convergir todas as atividades desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento? <br /> <br />* Centro de interesse<br /><br />4. Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989),<br />atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos. Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que;<br /><br />*É inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.<br /><br /><br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-77563437453930066102014-05-08T21:11:32.799-03:002014-05-08T21:11:32.799-03:00Obrigada Harumi, ajudou muito!Obrigada Harumi, ajudou muito!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-40234355373776727312014-05-04T21:48:02.187-03:002014-05-04T21:48:02.187-03:00Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 4...Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 4.0<br /><br />PROJETOS INTERDISCIPLINARES <br />1. São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:<br /><br /><br /> currículo emergente e currículo prévio.<br /> instrução sistemática e currículo prévio. correta<br /> pedagogia de projetos e instrução sistemática.<br /> projetos interdisciplinares e currículo emergente.<br />2. Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989),<br /><br /><br /><br /><br />atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos. Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que<br /><br /><br /> apresenta as ideias filosóficas de Platão sobre a infância que pode tender tanto para o bem quanto para o mal.<br /> é inspirada nas ideias do filósofo inglês John Locke e em sua educação voltada para preparar o futuro gentleman.<br /> apresenta um estudo pormenorizado e científico das fases do desenvolvimento infantil.<br /> é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa. correta<br />3. Que estratégias podem ser usadas para captar o interesse ou os interesses das crianças de 4 a 6 anos de idade que estão na pré-escola?<br /><br /><br /> O professor pode ser o mediador e o moderador do debate sobre a relevância de alguns tópicos em relação aos outros e incentivar que os próprios alunos entrem em acordo. Além disso, ele pode também sugerir outras maneiras que facilitem a escolha por parte dos alunos, especialmente, em situações de impasse, como sorteios, eleições, enquetes com outros membros fora da turma para consultar outros pontos de vista etc.<br /> Entrevistar individualmente cada criança e a partir dessas conversas eleger o tema que mais se aproxima do planejamento do professor.<br /> Todos os envolvidos no projeto comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc.<br /> Para a criança pequena é difícil falar sobre o que desejariam estudar ou pesquisar. Por isso, com crianças a partir de 4 anos e que ainda estão iniciando com projetos, o ideal é usar da observação, registro e reflexão sobre os registros para que se identifique os temas relacionados com os diferentes interesses da turma. correta<br />4. Refere-se a um trabalho de campo, onde o aluno vai em busca do conhecimento para além dos muros da escola:<br /><br /><br /> exposições.<br /> divulgação dos resultados da pesquisa.<br /> visita de estudos. correta<br /> atividades de construções.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-29107077685994582732014-04-20T16:44:31.188-03:002014-04-20T16:44:31.188-03:00Obrigada pela colaboração de todos..Obrigada pela colaboração de todos..Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.com