tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post794965100590003295..comments2024-03-27T21:37:18.749-03:00Comments on PEDAGOGIA ONLINE EAD: Docência no Ensino Superior EAD na UNICIDPedagogia Online Eadhttp://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-53929852804542906692018-07-18T11:31:17.602-03:002018-07-18T11:31:17.602-03:00Questão 5 - B
Questão 6 - A
Questão 7 - B
Questão ...Questão 5 - B<br />Questão 6 - A<br />Questão 7 - B<br />Questão 8 - CAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-88021254208514450542016-02-04T20:55:11.039-02:002016-02-04T20:55:11.039-02:00Obrigada pela visita e colaboração!!.
Sê preferir ...Obrigada pela visita e colaboração!!.<br />Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.<br />Abraços e bons estudos!Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-43280388254567542972015-11-28T12:50:55.942-02:002015-11-28T12:50:55.942-02:00QUESTÃO 05
Segundo Maria Luiza Belloni (1998), a...QUESTÃO 05 <br />Segundo Maria Luiza Belloni (1998), a escola pós-moderna caracteriza-se como: <br /><br />A) uma agência entre várias especializadas na produção e disseminação da cultura, que concorre com outras mídias, perdendo terreno no processo de socialização e que precisa cumprir a promessa educativa moderna. <br />B) uma instituição pública, mantida pelo Estado, cuja função é socializar as novas gerações, formando cidadãos participativos e autônomos, respeitadores das instituições privadas e do Estado. <br />C) uma agência exclusiva de produção e disseminação da cultura, que concorre com outras mídias no processo de socialização, que é função compartilhada, e que se opõe à promessa educativa moderna. <br />D) uma instituição pública e agência, regulada pelo Estado, cuja função é socializar as novas gerações, formando cidadãos emancipados e autônomos, respeitadores das instituições privadas e do Estado. <br /><br />QUESTÃO 06 <br />Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma estratégia apontada por Maria Luiza Belloni (1998) para que a escola pós-moderna cumpra sua função. <br /> <br />A) O professor deverá assumir seu novo papel de promotor da aprendizagem multimidiática, de disseminador do conhecimento informatizado, para isso, deverá adaptar seus conhecimentos e metodologias ao mundo tecnicizado e ensinar o aluno que o conhecimento tecnológico precisa ser prioridade em sua vida estudantil. <br />B) A escola deverá integrar as novas tecnologias de comunicação de modo eficiente e crítico, mostrando-se capaz de colocar as tecnologias a serviço do sujeito da educação e não a educação a serviço das exigências do mercado de trabalho. <br />42 <br />Material Gratuito – extraído de várias fontes. Objetivo: orientar os estudantes do Curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. <br />C) A escola deverá constituir-se em um espaço de mediação entre a criança e o meio ambiente tecnificado e repleto de máquinas que lidam com a mente e o imaginário, permitindo ao aluno a apropriação crítica e ativa das novas tecnologias. <br />D) É preciso equipar laboratórios e criar midiatecas, possibilitando aos estudantes a operação dos equipamentos e o contato com materiais pedagógicos em suportes tecnológicos. <br /><br />QUESTÃO 07 <br />O que podemos entender por Docência? <br /> <br />A) É apenas o ato de ministrar aulas dentro de uma instituição escolar. <br />B) É toda atividade educativa desenvolvida em espaços escolares e não escolares. <br />C) São atividades desenvolvidas somente no ensino superior pelos professores em estabelecimentos públicos e privados. <br />D) É a arte de dar aula em instituições superiores próprias para este fim. <br /> <br /> QUESTÃO 08 <br />“o ensino-aprendizagem perpassa situações contextualizadas e contextualizantes de uma educação nascida na vida e nela centrada” (COSTA). <br />Marque a alternativa que explica a frase. <br /><br />A) O professor precisa se conscientizar de que precisa ter uma formação contextualizada e que esteja dialogando com as mudanças que estão em sua volta. <br />B) O professor precisa passar situações para o aluno que façam parte do seu contexto real para que estas situações sejam reais para eles. <br />C) A educação nascida na vida e nela centrada, para que possa ser contextualizada torna-se necessário que trabalhe as vivencias do aluno.<br />D) Costa defende que mesmo para o aluno do ensino superior é necessário que o professor contextualize as disciplinas. Universal downloadhttps://www.blogger.com/profile/02864683435125344935noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-89313967659548497502015-11-20T16:21:35.590-02:002015-11-20T16:21:35.590-02:00QUESTÃO 05
Segundo Maria Luiza Belloni (1998), a e...QUESTÃO 05<br />Segundo Maria Luiza Belloni (1998), a escola pós-moderna caracteriza-se como:<br />A) uma agência entre várias especializadas na produção e disseminação da cultura, que<br />concorre com outras mídias, perdendo terreno no processo de socialização e que precisa<br />cumprir a promessa educativa moderna.<br />B) uma instituição pública, mantida pelo Estado, cuja função é socializar as novas gerações,<br />formando cidadãos participativos e autônomos, respeitadores das instituições privadas e do<br />Estado.<br />C) uma agência exclusiva de produção e disseminação da cultura, que concorre com outras<br />mídias no processo de socialização, que é função compartilhada, e que se opõe à promessa<br />educativa moderna.<br />D) uma instituição pública e agência, regulada pelo Estado, cuja função é socializar as novas<br />gerações, formando cidadãos emancipados e autônomos, respeitadores das instituições<br />privadas e do Estado.<br />QUESTÃO 06<br />Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma estratégia apontada por Maria Luiza Belloni<br />(1998) para que a escola pós-moderna cumpra sua função.<br /> A) O professor deverá assumir seu novo papel de promotor da aprendizagem multimidiática,<br />de disseminador do conhecimento informatizado, para isso, deverá adaptar seus<br />conhecimentos e metodologias ao mundo tecnicizado e ensinar o aluno que o conhecimento<br />tecnológico precisa ser prioridade em sua vida estudantil.<br /> B) A escola deverá integrar as novas tecnologias de comunicação de modo eficiente e crítico,<br />mostrando-se capaz de colocar as tecnologias a serviço do sujeito da educação e não a<br />educação a serviço das exigências do mercado de trabalho.<br />42<br />Material Gratuito – extraído de várias fontes. Objetivo: orientar os estudantes do Curso de Pós-Graduação<br />em Docência do Ensino Superior.<br /> C) A escola deverá constituir-se em um espaço de mediação entre a criança e o meio<br />ambiente tecnificado e repleto de máquinas que lidam com a mente e o imaginário,<br />permitindo ao aluno a apropriação crítica e ativa das novas tecnologias.<br /> D) É preciso equipar laboratórios e criar midiatecas, possibilitando aos estudantes a<br />operação dos equipamentos e o contato com materiais pedagógicos em suportes<br />tecnológicos.<br />QUESTÃO 07<br />O que podemos entender por Docência?<br /> A) É apenas o ato de ministrar aulas dentro de uma instituição escolar.<br /> B) É toda atividade educativa desenvolvida em espaços escolares e não escolares.<br /> C) São atividades desenvolvidas somente no ensino superior pelos professores em<br />estabelecimentos públicos e privados.<br /> D) É a arte de dar aula em instituições superiores próprias para este fim.<br /> QUESTÃO 08<br />“o ensino-aprendizagem perpassa situações contextualizadas e contextualizantes de uma<br />educação nascida na vida e nela centrada” (COSTA).<br />Marque a alternativa que explica a frase.<br />A) O professor precisa se conscientizar de que precisa ter uma formação contextualizada e<br />que esteja dialogando com as mudanças que estão em sua volta.<br />B) O professor precisa passar situações para o aluno que façam parte do seu contexto real<br />para que estas situações sejam reais para eles.<br />C) A educação nascida na vida e nela centrada, para que possa ser contextualizada torna-se<br />necessário que trabalhe as vivencias do aluno.<br />D) Costa defende que mesmo para o aluno do ensino superior é necessário que o professor<br />contextualize as disciplinas.<br />Universal downloadhttps://www.blogger.com/profile/02864683435125344935noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-56324829226846457732014-11-21T21:00:24.180-02:002014-11-21T21:00:24.180-02:00 Obrigada ObrigadaPedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-52985058028869378582014-11-21T21:00:13.108-02:002014-11-21T21:00:13.108-02:00 Obrigada ObrigadaPedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-17877725973705117252014-11-21T20:59:57.432-02:002014-11-21T20:59:57.432-02:00 Obrigada ObrigadaPedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-38316339624189817692014-10-13T20:29:55.200-03:002014-10-13T20:29:55.200-03:009-d
10-d
11-d
12-b9-d<br />10-d<br />11-d<br />12-bNessa *Pekena*https://www.blogger.com/profile/01307375663618195222noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-35545254500356191942014-10-13T20:26:40.658-03:002014-10-13T20:26:40.658-03:001-B
2-A
3-A
4-C
5-A
6-A
7-D1-B<br />2-A<br />3-A<br />4-C<br />5-A<br />6-A<br />7-DNessa *Pekena*https://www.blogger.com/profile/01307375663618195222noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-13810152677320395422014-09-30T23:11:05.818-03:002014-09-30T23:11:05.818-03:00Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2...Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 2<br />DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR<br />1. [QuestãoID 34570] No Brasil o Ensino Superior teve um crescimento vertiginoso<br /><br /> no início do século XIX, com a vinda da família real.<br /> no período militar, a partir de 1964.<br /> a partir da última década do século XX.- CORRETA<br /> na década de 1930, com a criação do MEC.<br />2. [QuestãoID 34593] O desenvolvimento de projetos incentiva<br /><br /> o diálogo entre as áreas do conhecimento. - CORRETA<br /> a aprendizagem individualizada.<br /> o apego à especialidade.<br /> a memorização de conteúdos significativos.<br />3. [QuestãoID 34583] Leia abaixo:<br /><br /><br />A escola, considerada como local em que os indivíduos se agrupam e se mobilizam em torno de objetivos comuns - e portanto interagem, refletem e tomam decisões - identifica-se com o âmbito<br /><br /> pedagógico.<br /> antropológico. - CORRETA<br /> didático.<br /> político.<br />4. [QuestãoID 34587] Os conteúdos desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem estão classificados segundo a Tipologia dos Conteúdos, que os define como conteúdos<br /><br /> conceituais, atitudinais e procedimentais. - CORRETA<br /> fatuais, mentais e atitudinais.<br /> experienciais, atitudinais e procedimentais.<br /> conceituais, atitudinais e cognitivos.Memórias da Emíliahttps://www.blogger.com/profile/01288919611010146538noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-92038282029161838882014-06-17T20:35:19.472-03:002014-06-17T20:35:19.472-03:00DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
1. No Brasil o Ensino ...DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR<br />1. No Brasil o Ensino Superior teve um crescimento vertiginoso:<br /><br /> A) a partir da última década do século XX. (CORRETO)<br /> B) no início do século XIX, com a vinda da família real.<br /> C) na década de 1930, com a criação do MEC.<br /> D) no período militar, a partir de 1964.<br /><br />2. Aprendizagem procedimental diz respeito ao:<br /><br /> A)saber-ser.<br /> B)saber individual.<br /> C)saber.<br /> D)saber-fazer. (CORRETO)<br /><br />3. Leia o texto abaixo:<br /><br /><br /> Leia com atenção o trecho abaixo, de Philippe Perrenoud, e assinale a alternativa que se refere ao trato das diferenças entre sujeitos no processo educativo.<br /><br /> "As diferenças entre alunos? Não as respeito, considero-as”: essa fórmula pode chocar aqueles que confundem respeito às pessoas e não intervenção. "Respeitar", diz o dicionário [...], é "não atacar, considerar como digno de ser conservado, preservado; não destruir, não modificar". O simples respeito às diferenças, por mais humano que seja, poderia levar aos mesmos impasses da desigualdade, da indiferença às diferenças, e transformá-los em desigualdade de aprendizagem e de êxito escolares.<br /><br /><br /> A)A atitude de não intervir sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos se revela boa e correta porque assim se demonstra o respeito que se tem pelo indivíduo da maneira como ele é.<br /> B)Considerar as diferenças é diferente de respeitá-las. Considerar é levar em conta que os indivíduos são diferentes, mas nem por isso deixar de intervir sobre suas dificuldades. (CORRETO)<br /> C)Respeitar as diferenças é tolerar todos os indivíduos que destoam de um grupo, é ser paciente com eles porque é justamente isso que se espera tanto da educação como dos educadores.<br /> D)A melhor atitude é a de deixar que se mantenha a desigualdade que possa haver no interior da turma já que interferir sobre essa desigualdade pode prejudicar a autoestima do aluno.<br /><br />4. A metodologia da situação-problema, que se sustenta na pedagogia do problema, tem como princípio, entre outros,<br /><br /> A)o desenvolvimento do raciocínio matemático.<br /> B)o ensino de operações matemáticas.<br /> C)a valorização de respostas certas, verdadeiras e inquestionáveis.<br /> D)a exposição a situações de resolução de problemas, durante todo o processo de formação.(CORRETO)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-22687918903911075532014-05-18T17:47:04.048-03:002014-05-18T17:47:04.048-03:00Obrigada pela colaboraçãoObrigada pela colaboraçãoPedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-81812591955195939292014-04-29T10:50:52.051-03:002014-04-29T10:50:52.051-03:009 ) As fases sequenciais do processo de pesquisa s...9 ) As fases sequenciais do processo de pesquisa são<br />A ) organização da leitura, registro dos dados, interpretação dos dados, análise dos resultados e conclusão.<br />B ) bibliografia, coleta dos dados, interpretação dos dados, redação final e publicação.<br />C ) análise dos dados, organização dos dados, interpretação dos resultados e redação dos resultados.<br />D ) revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação final.<br /><br />10 ) No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?<br />A ) Na apresentação das informações completas sobre um texto.<br />B ) Na transcrição literal do texto lido.<br />C ) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br />D ) Na apresentação interpretada do texto lido.<br /><br />11 ) Leia abaixo:<br />"Estudo dos condicionantes históricos da vida das crianças na família, na escola e no trabalho no início do processo de<br />industrialização no Brasil": esse enunciado, em num projeto de pesquisa, refere-se<br />A ) ao problema.<br />B ) à metodologia.<br />C ) à justificativa.<br />D ) ao tema.<br /><br />12 ) Leia abaixo:<br />Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e<br />produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada<br />indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens".<br />Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?<br />A ) Citação indireta.<br />B ) Citação direta.<br />C ) Apud.<br />D ) Referência.<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-65457445698204980392014-04-29T10:48:08.579-03:002014-04-29T10:48:08.579-03:00 ) A abordagem mais apropriada para a pesquisa em ... ) A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a<br />A ) quantitativa.<br />B ) qualitativa.<br />C ) indutiva.<br />D ) explicativa.<br /><br />2 ) As principais preocupações do trabalho de pesquisa em educação são<br />A ) relevância social e científica.<br />B ) rigor metodológico e extrema neutralidade de interpretação.<br />C ) relevância científica e demonstração de verdades.<br />D ) rigor científico e descrição da realidade.<br /><br />3 ) A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta<br />A ) as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.<br />B ) a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.<br />C ) os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos<br />D ) uma proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.<br /><br />4 ) Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?<br />A ) Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.<br />B ) Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.<br />C ) Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa.<br />D ) Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.<br /><br />5 ) No que consiste a citação direta em um trabalho científico?<br />A ) Na transcrição literal do texto lido.<br />B ) Na apresentação de informações completas do texto.<br />C ) Na apresentação interpretada do texto lido.<br />D ) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.<br /><br />6 ) Qual a ordem correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?<br />A ) Primeiro os dados, depois as análises e interpretações.<br />B ) Primeiro gráficos e tabelas, depois os textos.<br />C ) Primeiro as tabelas, depois os gráficos seqüenciados.<br />D ) Primeiro as interpretações depois os dados e resultados.<br /><br /><br /><br /><br /><br />7 ) Pesquisa é<br />A ) um mecanismo de transformação do mundo.<br />B ) a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.<br />C ) a fundamentação teórica do conhecimento científico.<br />D ) um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade.<br /><br /><br />Anonymousnoreply@blogger.com