tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post921165774958234516..comments2024-03-27T21:37:18.749-03:00Comments on PEDAGOGIA ONLINE EAD: Prova N2 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOPedagogia Online Eadhttp://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comBlogger39125tag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-86081751036745487372023-07-14T19:25:54.193-03:002023-07-14T19:25:54.193-03:00Também são utilizadas atividades lúdicas no trabal...Também são utilizadas atividades lúdicas no trabalho psicopedagógico clínico. Em relação à ludicidade,<br />analise as colocações a seguir.<br />I. Possibilita uma aprendizagem adequada, pois é por meio dela que se constroem os códigos simbólicos e se processam os paradigmas do conhecimento conceitual.<br />II. Por meio da relação lúdica (jogo, brinquedo, brincadeira) estabelece-se uma comunicação necessária à intervenção psicopedagógica.<br />III. Recomenda-se que o psicopedagogo busque mecanismos que lhe permitam jogar o jogo da criança, até perder o foco do seu compromisso com a aprendizagem.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-37615683223712043012020-04-21T03:02:50.834-03:002020-04-21T03:02:50.834-03:00Amei seu arquivo!! Se possivel envia para meu emai...Amei seu arquivo!! Se possivel envia para meu email<br /><br />Josenildahttps://www.blogger.com/profile/03957697902251660011noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-84313142473771100312019-01-24T05:40:50.686-02:002019-01-24T05:40:50.686-02:00correta é a Dcorreta é a DUnknownhttps://www.blogger.com/profile/18171940609998682998noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-89037196749554839152018-09-27T14:28:38.521-03:002018-09-27T14:28:38.521-03:00Não sei em qual lugar posso fazer essa pergunta, é...Não sei em qual lugar posso fazer essa pergunta, é de uma prova.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17231621045352023692noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-19281106813780325252018-09-27T14:27:27.045-03:002018-09-27T14:27:27.045-03:00a ) mostra que o pensamento aristotélico domina a...a ) mostra que o pensamento aristotélico domina a civilização oriental.<br /><br /><br />b ) revela a importância do pensamento aristotélico para a civilização ocidental.<br /><br /><br />c ) demonstra que o pensamento aristotélico teve influências sobre Sócrates.<br /><br /><br />d ) confirma que Aristóteles é dispensável para o homem moderno.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17231621045352023692noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-81059103553253085272018-09-27T14:26:33.325-03:002018-09-27T14:26:33.325-03:00I. Temos de expulsar Aristóteles de nós.
II. Mas n...I. Temos de expulsar Aristóteles de nós.<br />II. Mas nem sequer o li, por que razão tenho de expulsá-lo de mim?<br />III. A prova de seu domínio sobre o homem ocidental é que ele domina o pensamento da gente que nuncaouviu falar a seu respeito. (GAAEDER apud PENHA, 1998).<br />Esse textoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/17231621045352023692noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-7412967806455932732017-12-30T14:09:06.826-02:002017-12-30T14:09:06.826-02:00Para pensar um processo educacional e a ação da es...Para pensar um processo educacional e a ação da escola faz-se necessário antes: <br />a ) <br />definir os pressupostos filosóficos, sociais e educacionais que fundamentam a organização da proposta pedagógica.<br /><br />b ) elaborar o regimento escolar e os regulamentos necessários ao bom funcionamento do mesmo.<br />c ) <br />construir um projeto detalhado das pretensões educacionais a partir do estudo do mercado de trabalho.<br /><br />d ) elaborar um projeto que defina a estrutura física e pedagógica.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10677552769147524682noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-6364842005554747242017-10-29T15:22:59.678-02:002017-10-29T15:22:59.678-02:00A vida escolar não começa na primeira série do Ens...A vida escolar não começa na primeira série do Ensino Fundamental, mas sim <br />a ) nas séries finais do Ensino Fundamental que possuem um ensino mais sistemático.<br />b ) a partir do instante em que a criança nasce, passando a interagir com o mundo.<br />c ) quando elas começam a dar seus primeiros passos e iniciam uma fase de maior autonomia.<br />d ) quando os pais conduzem seus filhos às instituições de Educação Infantil.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-8855706139288098012017-08-27T20:13:18.586-03:002017-08-27T20:13:18.586-03:00Prova On-line
Prova concluida com sucesso!!!
Res...Prova On-line<br /><br /><br />Prova concluida com sucesso!!!<br />Resultado final : 8,0<br />Prova 25527<br />1. AS UNIVERSIDADES VIVEM UM MOMENTO DE INTENSA BUSCA POR SUA:<br /><br />identidade institucional.<br />burocratização.<br />extensão.<br />subjetividade.<br />2. PARA QUE OS PROCESSOS DE INOVAÇÃO E MELHORIAS NO CAMPO EDUCACIONAL POSSAM SER BEM SUCEDIDOS, É IMPRESCINDÍVEL A PARTICIPAÇÃO DO:<br /><br />corpo docente da instituição.<br />coordenador de cursos.<br />supervisor educacional.<br />responsável pela manutenção.<br />3. QUAIS OS DOIS CONCEITOS QUE SE CONFUNDEM NO AMPLO LEQUE DE ENFOQUES DA AVALIAÇÃO?<br /><br />Avaliação institucional e aferição de medidas.<br />Avaliação de aprendizagem e avaliação institucional.<br />Avaliação curricular e avaliação de ensino.<br />Provas e exames.<br />4. COMO O MERCADO COMPREENDE A EDUCAÇÃO?<br /><br />Simplesmente como mercadoria.<br />Como alternativa para o desenvolvimento social.<br />Como mero mecanismo de seleção.<br />Unicamente como direito fundamental dos alunos.<br />5. PARA O MERCADO O TERMO "QUALIDADE" É COMPREENDIDO SOB A PERSPECTIVA DO LUCRO. DESSA FORMA, BUSCA NOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:<br /><br />a eficiência funcional.<br />a formação política.<br />o esclarecimento cultural.<br />a transferência de conhecimentos.<br />6. UM PROJETO PEDAGÓGICO SOZINHO NÃO CONSEGUE PROMOVER AS INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR,<br /><br /><br />assim é necessário que conte com um processo que favoreça a reflexão e a ação. A esse processo denominamos:<br /><br />Plano de Desenvolvimento Institucional.<br />Empreendedorismo na Educação Superior.<br />Gestão Corporativa.<br />Avaliação Institucional.<br />7. OS INSTRUMENTOS QUE COMPÕEM O ENADE SÃO:<br /><br />testes, questionários sobre percepção sobre os testes, questionários sobre o perfil socioeconônico-educadional do aluno e questionário respondido pelo coordenador do curso.<br />testes, prova discursiva, questionários sobre as condições socioeconômicas dos alunos e dos professores dos cursos, questionários sobre as condições físicas da instituição.<br />testes, prova artística, questionários sobre o perfil socioeconônico-educadional do aluno e questionário respondido pelo coordenador do curso, questionário sobre os docentes.<br />testes, redação, questionários sobre os conhecimentos de formação cultural e econômica dos alunos, questionário a ser respondido pela Instituição de Educação Superior.<br />8. A "CONCEPÇÃO DE PROJETAR" SIGNIFICA:<br /><br />optar pelo projeto.<br />lançar para frente.<br />romper com tradições.<br />examinar a proposta.<br />9. OS PROJETOS PEDAGÓGICOS SÃO:<br /><br />indicadores de direção para superação das dificuldades de infraestrutura física.<br />cartas de compromissos entre a Instituição e seus docentes para desenvolver o país.<br />referenciais teórico-metodológicos que objetivam superar os desafios institucionais.<br />documentos de moda, atendendo às solicitações da comunidade em que está inserido.<br />10. O ESTADO,<br /><br /><br />preocupado em acompanhar, regular e promover melhorias na gestão pedagógica e de recursos materiais às instituições de educação, promove avaliações dos diferentes níveis de ensino. A avaliação que objetiva avaliar o desempenho dos estudantes da Educação Superior é o:<br /><br />SARESP.<br />ENEM.<br />ENADE.<br />SAEB.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-18476301552651740912017-08-20T17:20:24.942-03:002017-08-20T17:20:24.942-03:00
preciso de ajuda nessa pergunta;
METODOLOGIA DA...<br /><br /><br />preciso de ajuda nessa pergunta;<br />METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO............<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Qual conceito melhor descreve a arguição?<br /><br /> <br />a ) Arguição é o processo formal de apresentação do aluno perante a banca examinadora.<br /><br /><br />b ) A arguição é a etapa onde o aluno apresenta os resultados de sua pesquisa e faz Considerações Finais.<br /><br /><br />c ) A arguição é a etapa onde os membros da banca reúnem-se de forma isolada para buscar um consenso sobre o resultado da apresentação.<br /><br /><br />d ) A arguição é a etapa em que a banca examinadora faz perguntas, pede esclarecimentos e oferece sugestões para o trabalho.<br />LEIDEEEnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-42717082185750269532017-07-27T19:12:47.085-03:002017-07-27T19:12:47.085-03:00Obrigada por sua colaboração!.Obrigada por sua colaboração!.Pedagogia Online Eadhttps://www.blogger.com/profile/16844331864440278583noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-24547673274839565252017-07-25T11:37:40.496-03:002017-07-25T11:37:40.496-03:00Continuação da prova de Docência do Ensino Superio...Continuação da prova de Docência do Ensino Superior<br />5. Podemos dizer que o método autobiográfico é<br /><br />• um processo de formação continuada do professor.(correta)<br />• o desenvolvimento das aptidões do professor.<br />• essencial para a completa formação do aluno.<br />• uma forma moderna de busca do paraíso perdido.<br />6. Leia com atenção o trecho abaixo. Analise e escolha a alternativa correta.<br /><br /><br />• A avaliação de aprendizagem é um componente que se insere em um contexto maior, que envolve todo o processo educativo. Portanto, não se pode pensar em avaliação sem contextualizá-la nas dimensões da instituição, do projeto de ensino, das relações entre professor e aluno, das formas de ensinar e dos modelos de aprender.<br /><br />• A avaliação só faz sentido no processo geral da formação do indivíduo, estando presente no projeto pedagógico da escola e na prática da sala de aula.(correta)<br />• As relações entre professor e aluno determinam as formas de se realizar a avaliação, porque o fator disciplina deve ser levado em conta nesse momento.<br />• A avaliação da aprendizagem deve ser operada com critérios definidos pela instituição, independentemente do trabalho pedagógico do professor.<br />• A avaliação é um elemento que deve ser considerado a partir de uma perspectiva externa ao processo educacional, de modo a se tornar mais objetivo.<br />7. A utilização da metodologia da situação-problema incentiva o desenvolvimento<br /><br />• do raciocínio lógico-matemático, exclusivamente.<br />• de operações mentais capazes de exercitar a memorização.<br />• de uma única forma de aprender, tida como interessante e desejável.<br />• da aprendizagem significativa, da mobilização de operações mentais e da autonomia diante do conhecimento.(correta)<br />8. Que conjunto representa os princípios da organização do trabalho por projetos?<br /><br />• Relação entre conhecimento e realidade; problemas e situações complexas; exercícios escolares; interesse e necessidade dos sujeitos aprendentes.<br />• Relação entre conhecimento e realidade; problemas e situações complexas; relação entre os saberes; interesse e necessidade dos sujeitos aprendentes.(correta)<br />• Relação entre conhecimento e realidade; problemas e situações complexas; relação entre saberes; interesses e necessidades da escola.<br />• Relação entre conhecimento e realidade; problemas e situações complexas; fragmentação de saberes; interesse e necessidade dos sujeitos aprendentes.<br />9. Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa referente à posição dos autores em relação ao sentido do fracasso escolar.<br /><br /><br />• Perrenoud cita o que a socióloga Viviane Isambert-Jamati afirma sobre o aluno fracassado: "O aluno que fracassa é aquele que não adquiriu no prazo previsto os novos conhecimentos e as novas competências que a instituição, conforme o programa, previa que ele adquirisse."(pular_linha)<br />(pular_linha)<br />Diante da citação, fracassado é todo aluno que:<br /><br />• não recebe qualquer apoio ou acompanhamento fora da escola.<br />• ultrapassou o prazo normal para conclusão de seus estudos.<br />• não responde aos prazos e condições impostos pelo sistema escolar tradicional.(correta)<br />• apresenta problemas e dificuldades para a aprendizagem.<br />10. A autoavaliação é um tipo de avaliação que<br /><br />• objetiva que o aluno acompanhe o seu próprio percurso de aprendizagem.(correta)<br />• favorece o aluno porque aumenta as suas médias e ajuda na aprovação.<br />• identifica os alunos que querem conseguir boas notas sem fazer esforço.<br />• permite ao aluno se atribuir uma boa nota para não ficar reprovado.<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-29566817648739112212017-07-25T11:36:12.570-03:002017-07-25T11:36:12.570-03:001. Segundo a definição de Edgar Morin, aprender a ...1. Segundo a definição de Edgar Morin, aprender a conhecer<br /><br />• é a capacidade necessária para o enfrentamento das complexidades. (correta)<br />• é o desenvolvimento do interesse pela pesquisa em diversas fontes.<br />• consiste na realização de experiências escolares em diversas áreas.<br />• é a manifestação de interesse pelo conteúdo dos livros didáticos.<br />2. No trecho abaixo encontra-se a ideia da possibilidade de mudança da prática de avaliação. Assinale a alternativa que mais se refere a isso.<br /><br /><br />• No entanto, lentamente a escola muda. A maioria dos sistemas declara agora favorecer uma pedagogia diferenciada e uma maior individualização das trajetórias de formação. Também a avaliação evolui. As notas desaparecem em certos graus, em certos tipos de escolas [...]<br /><br />• A ideia da mudança está no sentido de se colocar o sujeito no centro do processo de avaliação. (correta)<br />• Conforme o exposto, a mudança implica extinguir as notas e dispensar o processo de avaliação.<br />• Em avaliação, mudar é, abandonando as provas no papel, ir adotando instrumentos sofisticados.<br />• Conforme modernas concepções, mudar é passar a fazer uso de outros instrumentos de avaliação.<br />3. São características da aprendizagem significativa, que é a base da construção de competências:<br /><br />• transmissão e conhecimentos científicos.<br />• memorização e conhecimentos escolares.<br />• recepção de informações do senso comum.<br />• mobilização de conhecimentos prévios e aplicação a novas situações. (correta)<br />4. A decisão sobre a seleção e o uso de metodologias implica na consideração de um conjunto de fatores que a ela dão sentido. Fazem parte desse conjunto:<br /><br />• exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.<br />• conhecimento; conteúdos; contextos; práticas pedagógicas; atividades. (correta)<br />• conceitos; exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.<br />• conceitos; atitudes; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-16089204520289928612017-07-25T09:30:25.451-03:002017-07-25T09:30:25.451-03:00Alguém poderia me enviar uma prova da disciplina &...Alguém poderia me enviar uma prova da disciplina "Comunicação Escrita"? Obrigada.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-19482338444565846842017-07-25T09:26:12.959-03:002017-07-25T09:26:12.959-03:00Fundamentos Históricos da Língua Portuguesa
1. Par...Fundamentos Históricos da Língua Portuguesa<br />1. Para lutar contra os franceses, o governador-geral teve ajuda<br />- do governador do Rio de Janeiro<br />- dos tamoios<br />- dos índios amigos dos franceses<br />- do padre José de Anchieta (correta)<br />2. Em latim, a forma mais comum de formar o perfeito era por:<br />- outra palavra que chegou aos romanos<br />- reduplicação<br />- um sufixo, nos verbos regulares (correta)<br />- mudança do radical<br />3. A língua mais parecida com o português é a <br />- latina<br />- catalã<br />- galega (correta)<br />- espanhola<br />4. A última epopeia do período colonial pertence ao poeta:<br />- Tomás Antônio Gonzaga<br />- Bento Teixeira<br />- Basílio da Gama<br />- José de Santa Rita Durão (correta)<br />5. Fora da Itália, os romanos conquistaram primeiro a:<br />- Sicília (correta)<br />- Sardenha<br />- Córsega<br />- Espanha<br />6. Origem de uma língua significa:<br />- nascer de outra<br />- filiar-se à outra<br />- ter sido levada por colonizadores<br />- ser uma nova forma de outra (correta)<br />7. Com o seu dialeto, o falante revela sem querer:<br />- a sua escolaridade<br />- a sua procedência (correta)<br />- a sua profissão<br />- o seu modo de vida<br />8. Durante o período colonial a Língua Portuguesa modificou-se<br />- pouco, porque havia escola para todos<br />- muito, porque o ensino era precário<br />- pouco, porque sempre vinham para cá muitos portugueses (correta)<br />- muito, porque muitos iam estudar em Portugal<br />9. Morreram perdidos no mar com o navio indo a pique:<br />- Bartolomeu Dias, Diogo Cão e Nicolau Coelho<br />- Diogo Cão e Nicolau Coelho<br />- Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho (correta)<br />- Bartolomeu Dias e Diogo Cão<br />10. Ainda que vencidos pelos romanos, conservaram a língua e a cultura os:<br />- gregos (correta)<br />- lusitanos<br />- gauleses<br />- germanosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-49665678009421124612017-06-18T11:18:43.868-03:002017-06-18T11:18:43.868-03:00POR FAVOR ALGUEM TEM O GABARITO SEGUNDA CHAMADA PS...POR FAVOR ALGUEM TEM O GABARITO SEGUNDA CHAMADA PSICOLOGIA SOCIO INTERACIONISTA 3 SEMESTRE PEDAGOGIA simonemoliveer@gmail.com<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-43256372570681164602017-05-05T16:05:21.457-03:002017-05-05T16:05:21.457-03:004. Sobre os elementos que devem estar presentes na...4. Sobre os elementos que devem estar presentes na apresentação do trabalho de conclusão de curso, leia as sentenças as sentenças seguir.<br /><br /><br /> I. Problematização e justificativa<br /> II. Objetivos da pesquisa<br /> III. Metodologia<br /> IV. Análise e discussão dos resultados<br /><br /> Devem constar no trabalho<br /><br /><br /> todas.<br /> somente II e III.<br /> somente I e II.<br /> somente III e IV.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01915375545521919961noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-75860348001210188812016-06-24T17:59:41.686-03:002016-06-24T17:59:41.686-03:00Por favor alguém tem o gabarito da prova de educaç...Por favor alguém tem o gabarito da prova de educação especial de pedagogia do 6 semestre. Eviar para meu imail:<br />deusa.silas@outlook.comAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/15201619120925957099noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-49885686184665225182016-04-11T16:34:15.418-03:002016-04-11T16:34:15.418-03:00Por favor, podem enviar questoes e resposta de FUN...Por favor, podem enviar questoes e resposta de FUNDAMENTOS TEORICOS DA LINGUA PORTUGUESA. OBRIGADO.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-64329665666695196182016-04-02T13:24:45.352-03:002016-04-02T13:24:45.352-03:00Boa tarde, por favor, alguem pode me enviar questo...Boa tarde, por favor, alguem pode me enviar questoes e resposta da materia: LINGUAGEM E PENSAMENTO. desde ja, agradeco.abracos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-10967609251906996652016-02-10T21:21:46.702-02:002016-02-10T21:21:46.702-02:00oi meninas alguem tem um trabalho sobre: Curriculo...oi meninas alguem tem um trabalho sobre: Curriculo e Gestaõ escolar:territorios de altonomia colocados sob a mira dos standers educacionais? por favor me ajudem...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08622338358353988416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-2950915720632877902015-09-27T15:45:35.861-03:002015-09-27T15:45:35.861-03:00Oii pessoal alguém tem modelo de prova da matéria ...Oii pessoal alguém tem modelo de prova da matéria AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE? DESDE JÁ AGRADEÇOAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-73200855887732135702015-08-04T16:58:04.296-03:002015-08-04T16:58:04.296-03:00Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 4...Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 4.0<br />AVALIAÇÃO EDUCACIONAL<br />1. [QuestãoID 58711] Leia com atenção o trecho que se segue.<br /><br /><br /> A avaliação não é abstrata, por si só ela não caminha para lugar nenhum. Compreendendo-se que ela é constituída entre múltiplas contradições__________________ e numa trama________________específica da escola e das agências governamentais, uma das exigências, então, para a sua realização, é o dialogar com a _________________de modo crítico, colocando os pés na escola, e interpretá-la como parte desta cultura, desta história.<br /><br /> O conjunto de palavras que completa corretamente esse período é:<br /><br /><br /> sociais, política, realidade geográfica.<br /> sociais, mística, realidade imaginária.<br /> sociais, cultural, realidade social.<br /> sociais, administrativa, realidade qualitativa.<br /><br />2. [QuestãoID 58594] A definição "atribuição de numerais a objetos ou acontecimentos de acordo com normas" corresponde à(ao):<br /><br /> isomorfismo.<br /> mensuração.<br /> classificação.<br /> escalonamento.<br /><br />3. [QuestãoID 58558] A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.<br /><br /><br /> Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos:<br /><br /><br /> de Portugal.<br /> dos Estados Unidos da América.<br /> da Alemanha.<br /> da África.<br /><br />4. [QuestãoID 58709] Quando Hadji utiliza como título de uma das suas obras a expressão "avaliação desmistificada", ele se refere ao fato de que a:<br /><br /> interação e o diálogo devem ser excluídos das práticas avaliativas.<br /> avaliação precisa separar as questões relacionadas à aprendizagem daquelas que se relacionam ao desenvolvimento humano.<br /> avaliação deve utilizar cada vez mais as escalas de mensuração.<br /> avaliação não é medida do conhecimento, seu compromisso maior é com a aprendizagem do aluno, com a sua formação plena.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-19248698158818925922015-02-19T10:22:47.851-02:002015-02-19T10:22:47.851-02:00Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 4...Prova concluída com sucesso!!!<br />Resultado final : 4.0<br /><br />DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR <br />1. [QuestãoID 67797] São características da aprendizagem significativa, que é a base da construção de competências:<br /><br /><br /> recepção de informações do senso comum.<br /> memorização e conhecimentos escolares.<br /> mobilização de conhecimentos prévios e aplicação a novas situações.<br /> transmissão e conhecimentos científicos.<br />2. [QuestãoID 68615] A formação inicial deve ser entendida como:<br /><br /><br /> completa.<br /> (3) absoluta.<br /> (2) deficitária.<br /> (4) básica.<br />3. [QuestãoID 67804] Leia o texto abaixo:<br /><br /><br /><br /><br />A utilização do espaço da sala de aula começa a ser um tema problemático quando o protagonismo do ensino se desloca do professor para o aluno. O centro de atenção já não é o que há no quadro negro, mas o que está acontecendo no campo dos alunos. Esse simples deslocamento põe em dúvida muitas das formas habituais de se relacionar em classe e questiona consideravelmente o cenário. O que interessa não é o que mostra o quadro, mas o que acontece no terreno das cadeiras e, mais concretamente, em cada uma das cadeiras.<br /><br />Considerando o conteúdo do trecho do box acima, é possível se afirmar que<br /><br /><br /> o foco no aluno, individualmente, e no cenário da classe, coletivamente, modifica as relações na sala de aula.<br /> a disposição física dos alunos no espaço da sala de aula está sendo repensado.<br /> o foco no ensino releva a importância do uso do quadro-negro.<br /> o foco no professor e no ensino determina o que é mais importante no trabalho na sala de aula.<br />4. [QuestãoID 67785] As imagens depreciativas em relação à profissão docente têm levado<br /><br /><br /> a um aumento da motivação entre os professore<br /> à rejeição à docência por parte dos profissionais.<br /> a um aumento da procura por cursos de licenciatura.<br /> a dificuldades para relacionamentos profissionaisAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4446402896204813149.post-72559336728384177212014-11-28T10:20:00.811-02:002014-11-28T10:20:00.811-02:00AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
1. [QuestãoID 58553] Para Pa...AVALIAÇÃO EDUCACIONAL<br />1. [QuestãoID 58553] Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos.<br /><br /><br />Os homens e as mulheres, em relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade do outro é denominado de:<br /><br /> afronta da ética.<br /> desordem da ética.<br /> transgressão da ética.(CORRETA)<br /> subordinação da ética.<br /><br />2. [QuestãoID 58668] Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.<br /><br /><br />Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.<br /><br />De que processo está falando Paulo Freire?<br /><br /> Solidariedade.<br /> Diálogo.(CORRETA)<br /> Consciência de mundo.<br /> Emancipação.<br /><br />3. [QuestãoID 58568] Segundo Paulo Freire, o desvio ético:<br /><br /> não pode receber outra designação senão a de transgressão.(CORRETA)<br /> é aceitável, de acordo com o contexto vivido pelo homem naquele momento histórico.<br /> deve ser controlado pelo processo democrático e dialógico.<br /> é natural no processo de construção da sociedade.<br /><br />4. [QuestãoID 58666] Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa,<br /><br /><br />ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.<br /><br />A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.<br /><br />I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.<br />II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.<br />III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.<br />IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.<br /><br />São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação:<br /><br /> apenas II e III.<br /> apenas I, III e IV.<br /> as opções I, II, III e IV.(CORRETA)<br /> apenas I e IV.Anonymousnoreply@blogger.com