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sexta-feira, maio 13, 2011

prova

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

1. ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE À ATIVIDADE PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO.


  • Valorizar a forma ao conteúdo do texto.
  • Escrever textos quando os alunos forem capazes de não cometer mais erros.
  • Valorizar a iniciativa do aluno em usar somente as palavras e estruturas frasais que já domina perfeitamente.
  • Promover discussão prévia sobre a organização do texto.

2. É FUNDAMENTAL, NA ALFABETIZAÇÃO,


  • desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como:

  • folhetos informativos sobre saúde, meio ambiente e outros assuntos de interesse, verbetes de dicionário e de enciclopédia.
  • rótulos, avisos, listas, cartazes publicitários, receitas, manuais e bilhetes informais.
  • cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos.
  • cartas, correspondência comercial e notícias de imprensa.

3. A EMERGÊNCIA DO CONCEITO DE LETRAMENTO RESULTA, ENTRE OUTROS FATORES,


  • das campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
  • da inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
  • do aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
  • das propostas de modificação da ortografia oficial do português.

4. QUANTO À CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DA PRÁTICA DE SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.


  • O professor permanece silencioso durante a escrita das palavras desconhecidas, lendo-as em outro momento.
  • Fazer previamente uma listagem de palavras com o objetivo de realizar exercícios de domínio da codificação/decodificação.
  • Partir de uma ou mais palavras identificadas nos textos trabalhados e insistir em exercícios repetitivos com o objetivo de fixar sua grafia.
  • Emergirão das produções de texto dos alunos tentativas de atividades de sistematização das letras e sílabas a serem trabalhadas com eles.

5. COM RELAÇÃO AO TRABALHO DE REVISÃO DE TEXTO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:


  • por meio da revisão textual, o professor ensina a gramática de forma tradicional, centrada em exercícios repetitivos.
  • o processo de reescrita não permite que as crianças retirem ou acrescentem elementos para modificar o texto.
  • esta atividade é melhor compreendida quando feita individualmente pela criança sem o intermédio do professor.
  • reescrever ajuda a criança a ser um interlocutor que se afirma ao produzir seu texto para o outro ler, entender, questionar, aceitar ou recusar.

6. ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA.


  • O desenvolvimento da prática de produção de texto requer o uso de diferentes recursos da Língua Portuguesa, adequando-os às diversas situações, ao grau de formalidade necessária, aos objetivos pretendidos e ao interlocutor.
  • Escrever um texto significa ser movido pela intenção de comunicar-se com um interlocutor real ou virtual.
  • O reiterado exercício de escrever justifica o desenvolvimento de atividades escolares que comportam a artificialidade como recurso didático, isto é, que não se relacionam com as condições reais da experiência social do aluno, para incentivá-lo no aprendizado da escrita.
  • O objetivo que leva à elaboração do texto e o interlocutor a quem este se dirige definem a escolha do tipo de texto e da linguagem mais adequada, a seleção das informações e os argumentos; enfim, estruturam o conteúdo e a forma do texto.

7. A PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO PRESSUPÕE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DE LEITURA COMO FORMA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO,


  • por meio da interação do leitor ativo com o texto. Sobre leitura e interação, é correto afirmar que:

  • a leitura de um texto é mera decodificação de sinais gráficos e de palavras que o compõem.
  • a sistematização da leitura tem o objetivo de possibilitar a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas.
  • na escola, as crianças não devem ser incentivadas a assumirem uma postura crítica na leitura quanto à interpretação.
  • as crianças não estabelecem relação com elementos do texto escrito antes de captarem a língua escrita.

8. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA É A:


  • atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa.
  • aquisição da estrutura formal de prestígio social.
  • busca de maior aproximação em relação à linguagem coloquial.
  • correção de questões gramaticais.

9. O PROCESSO INICIAL DE APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA ASSUME,


  • nos primeiros níveis de educação escolar, um papel fundamental ao instrumentalizar a criança para a inserção na cultura letrada. Sobre a relação entre aprendizagem da língua escrita e desenvolvimento do pensamento, é correto afirmar que:

  • não se pode considerar o texto oral e escrito como o elemento norteador do ensino e da aprendizagem no processo de alfabetização.
  • o processo de aquisição da escrita só se inicia a partir do momento em que a criança ingressa na escola. O contato que a criança tem com a escrita pela interação com pessoas que leem e escrevem, e pela manipulação de material escrito não é relevante.
  • a apropriação da linguagem, quer oral, quer escrita, não é natural ou espontânea: exige a inserção do aluno na realidade histórico-social pela mediação do professor, que desenvolve um processo pedagógico com encaminhamentos metodológicos bem-definidos.
  • nesse processo de aprendizagem, o texto é um pretexto para a apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.

10. COM RELAÇÃO AO CONCEITO DA ESCRITA COMO REPRESENTAÇÃO DA ORALIDADE, MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA.


  • Para decodificar os sinais da escrita, precisamos conhecer sua relação com os fonemas.
  • A forma visual da coisa que é fonetizada guarda relação com sua representação escrita.
  • A escrita se relaciona com a fala, isto é, representa com sinais gráficos, que denominamos fonemas, os sons da voz humana.
  • A escrita é o “desenho” da fala humana, para isso utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código escrito.

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