AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita
AS ll
Pergunta 1
0,15 em 0,15 pontos
Identifique quais dentre as questões a seguir devem ser consideradas no momento em que escrevemos um texto:
I. Quem é o leitor?
II. Qual a relação que temos com ele?
III. Quais os temas que podemos tratar se pensarmos nele?
IV. Quais os gêneros que podemos utilizar para nos comunicarmos com ele?
É correto afirmar que são as perguntas que se encontram em:
Resposta Selecionada:
e. I, II, III e IV.
Pergunta 2
0,15 em 0,15 pontos
Considere as seguintes afirmações sobre o que pode ser considerado no planejamento da escrita:
I. Observar como é o gênero no qual vamos escrever.
II. Identificar as funções do gênero.
III. Os temas que podem ser objeto desse gênero. IV. Qual o nível de linguagem utilizado.
V. Quais as características composicionais presentes.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
d. I, II, III, IV e V.
Pergunta 3
0,15 em 0,15 pontos
Leia atentamente o texto a seguir; trata-se de uma resposta para participação em fórum de discussão.
0,15 em 0,15 pontos
Identifique quais dentre as questões a seguir devem ser consideradas no momento em que escrevemos um texto:
I. Quem é o leitor?
II. Qual a relação que temos com ele?
III. Quais os temas que podemos tratar se pensarmos nele?
IV. Quais os gêneros que podemos utilizar para nos comunicarmos com ele?
É correto afirmar que são as perguntas que se encontram em:
Resposta Selecionada:
e. I, II, III e IV.
Pergunta 2
0,15 em 0,15 pontos
Considere as seguintes afirmações sobre o que pode ser considerado no planejamento da escrita:
I. Observar como é o gênero no qual vamos escrever.
II. Identificar as funções do gênero.
III. Os temas que podem ser objeto desse gênero. IV. Qual o nível de linguagem utilizado.
V. Quais as características composicionais presentes.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
d. I, II, III, IV e V.
Pergunta 3
0,15 em 0,15 pontos
Leia atentamente o texto a seguir; trata-se de uma resposta para participação em fórum de discussão.
Acho que se a gente for escrever sobre o que não conhece, a escrita fica muito estranha. Como é que posso escrever sobre algo que ainda não sei? Não concordo com Sabino. Preciso saber sobre o que vou escrever, porque, se não souber, não consigo escrever.
Sobre essa participação é possível afirmar que:
I.O texto coloca-se em oposição às ideias do autor, Fernando Sabino.
II. O texto é confuso por repetir a mesma ideia muitas vezes (não se pode escrever sobre o que não se sabe).
III.O texto é claro, acrescentando novas ideias, sem repetição.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
c. I e II.
Pergunta 4
0,15 em 0,15 pontos
Considere as seguintes afirmações sobre a escrita de uma resposta em um fórum de discussão:
I. A estrutura do texto deve ser feita de forma direta para facilitar a compreensão, ou seja, as frases na ordem direta. Os períodos não devem ser longos.
II. O texto precisa manter uma relação com a pergunta feita num primeiro momento de participação e, depois, necessita relacionar seu comentário com os dos outros participantes.
III. Verificar se as ideias não se contradizem, quer dizer, se não afirmou que era a favor de algo e depois escreveu ser parcialmente contrário.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
d. I, II e III.
I.O texto coloca-se em oposição às ideias do autor, Fernando Sabino.
II. O texto é confuso por repetir a mesma ideia muitas vezes (não se pode escrever sobre o que não se sabe).
III.O texto é claro, acrescentando novas ideias, sem repetição.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
c. I e II.
Pergunta 4
0,15 em 0,15 pontos
Considere as seguintes afirmações sobre a escrita de uma resposta em um fórum de discussão:
I. A estrutura do texto deve ser feita de forma direta para facilitar a compreensão, ou seja, as frases na ordem direta. Os períodos não devem ser longos.
II. O texto precisa manter uma relação com a pergunta feita num primeiro momento de participação e, depois, necessita relacionar seu comentário com os dos outros participantes.
III. Verificar se as ideias não se contradizem, quer dizer, se não afirmou que era a favor de algo e depois escreveu ser parcialmente contrário.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
d. I, II e III.
AS lll
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
- Leia atentamente o poema a seguir, de Manuel Bandeira:
Pensão familiar
Jardim da pensãozinha burguesa.
Gatos espapaçados ao sol.
A tiririca sitia os canteiros chatos.
O sol acaba de crestar as boninas que murcharam.
Os girassóis
amarelo!
resistem.
E as dálias, rechonchudas, plebéias, dominicais.
Um gatinho faz pipi.
Com gestos de garçom de restaurant-Palace
Encobre cuidadosamente a mijadinha.
Sai vibrando com elegância a patinha direita:
— É a única criatura fina na pensãozinha burguesa.
(Disponível em
http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira04.html…
0,175 em 0,175 pontos
- Leia atentamente o poema a seguir, de Manuel Bandeira:
Pensão familiar
Jardim da pensãozinha burguesa.
Gatos espapaçados ao sol.
A tiririca sitia os canteiros chatos.
O sol acaba de crestar as boninas que murcharam.
Os girassóis
amarelo!
resistem.
E as dálias, rechonchudas, plebéias, dominicais.
Um gatinho faz pipi.
Com gestos de garçom de restaurant-Palace
Encobre cuidadosamente a mijadinha.
Sai vibrando com elegância a patinha direita:
— É a única criatura fina na pensãozinha burguesa.
(Disponível em
http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira04.html…
Considere as seguintes afirmações sobre o poema e os tipos textuais presentes:
I. Na primeira estrofe do poema, o eu lírico apresenta uma sequência narrativa, em que narra os acontecimentos presentes na pensão familiar.
II. Na primeira estrofe do poema, o eu lírico apresenta uma sequência tipicamente descritiva, caracterizando, com adjetivações, os seres que compõem o cenário da pensão familiar.
III. Na segunda estrofe do poema, nota-se a presença do tipo narrativo ao narrar o comportamento do gatinho da pensão, além de caracterizá-lo.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
b. II e III.
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
Leia atentamente o texto a seguir, de Luiz Antonio Marcuschi, e assinale a alternativa que melhor preenche as lacunas, na sequência:
"Usamos a expressão _________ para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas}. Em geral, os _____________ abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: ____________, argumentação, exposição, _________, injunção."
Resposta Selecionada:
b. tipo textual, tipos textuais, narração, descrição
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Considere as seguintes afirmações sobre os tipos textuais:
I. O tipo textual narrativo se caracteriza por mostrar características dos seres (objetos, lugares, animais ou pessoas) e dos conceitos. As características descritas não indicam relações de anterioridade ou causalidade, mas sim propriedades e aspectos presentes numa situação.
II. Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, emitindo opiniões de maneira convincente.
III. O texto dissertativo é composto por três partes coerentes e coesas, são elas: introdução, desenvolvimento e conclusão.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
b. II e III.
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Leia atentamente o texto a seguir, de Luiz Antonio Marcuschi, e assinale a alternativa que melhor preenche as lacunas, na sequência:
"Usamos a expressão _____________ como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os ________ são apenas meia dúzia, os___________ são inúmeros."
Resposta Selecionada:
a. gênero textual, tipos textuais, gêneros
AS lV
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Leia atentamente o parágrafo a seguir:
0,175 em 0,175 pontos
Leia atentamente o parágrafo a seguir:
Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos [...]. O que há [...]são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. (...)(BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro, Editora do Autor, 1960, p. 149)
Sobre o parágrafo que acabou de ler considere as seguintes afirmações:
I. A palavra “pavão” é um exemplo de coesão referencial por substituição.
II. Os [...] indicam um exemplo de coesão referencial por elipse.
III. A conjunção “e” é um exemplo de coesão sequencial que tem valor de oposição.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
e. II.
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
A partir da leitura do texto teórico sobre a estrutura do parágrafo, assinale a alternativa correta a respeito das três características básicas de um parágrafo.
Resposta Selecionada:
a. unidade, coerência e clareza
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Assinale a alternativa que apresenta os três elementos constituintes de um parágrafo padrão:
Resposta Selecionada:
d. tópico frasal, desenvolvimento e conclusão
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Leia o texto a seguir com atenção:
Resposta Selecionada:
e. II.
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
A partir da leitura do texto teórico sobre a estrutura do parágrafo, assinale a alternativa correta a respeito das três características básicas de um parágrafo.
Resposta Selecionada:
a. unidade, coerência e clareza
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Assinale a alternativa que apresenta os três elementos constituintes de um parágrafo padrão:
Resposta Selecionada:
d. tópico frasal, desenvolvimento e conclusão
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Leia o texto a seguir com atenção:
A vida em Barretos nunca mais foi a mesma depois que peão de boiadeiro virou caubói e música caipi¬ra passou a ser chamada de country. Integrada ao calendário das maiores comemorações nacionais, a 44ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos está para abrir as porteiras, estilizando a rotina do cam¬po para o fascínio de legiões urbanas. [ ... ] É uma multidão de turistasvestidos a caráter e apelidados de "peões de butique", Chegam de todos os cantos do país, enfiados em calças jeans, imaculadas botas de couro, cintos e chapéus vistosos. Os boiadeiros urbanoscapricham na indumentária (chegam a importá-Ia) e vivem uma fantasia que só fica a de¬ver ao Carnaval carioca em termos de público e opu¬lência. No Carnaval, reis e princesas sonham até a Quarta-Feira de Cinzas. Em Barretos, imagina-se domar perigosos touros e potros ariscos.
As palavras em destaque no texto são responsáveis pela:
Resposta Selecionada:
d. coesão referencial por substituição/ nomes ou expressões
d. coesão referencial por substituição/ nomes ou expressões
AS V
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Leia com atenção o texto apresentado a seguir, especialmente, o trecho destacado.
0,175 em 0,175 pontos
Leia com atenção o texto apresentado a seguir, especialmente, o trecho destacado.
Tragédia Brasileira
Manuel Bandeira
Manuel Bandeira
Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade, conheceu Maria Elvira na Lapa – prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.
Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo o que ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.
Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa.
Viveram três anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.
Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...
Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.
Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo o que ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.
Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa.
Viveram três anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.
Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...
Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.
Em relação aos níveis de leitura, apresentados por Fiorin e Savioli (2007), se tomarmos o texto em seu nível intermediário de análise, consideraremos que neste trecho acontece a:
Resposta Selecionada:
b. Competência
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
No trecho apresentado a seguir, no período destacado, temos a interação do autor (Machado de Assis) com o seu leitor, dirigindo-se a ele diretamente. Qual é o tipo de conhecimento a que se refere esta interação?
Resposta Selecionada:
b. Competência
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
No trecho apresentado a seguir, no período destacado, temos a interação do autor (Machado de Assis) com o seu leitor, dirigindo-se a ele diretamente. Qual é o tipo de conhecimento a que se refere esta interação?
“Fiquei tão alegre com esta idéia, que ainda agora me treme a pena na mão. Sim, Nero, Augusto, Massinissa, e tu, grande César, que me incitas a fazer os meus comentários, agradeço-vos o conselho, e vou deitar ao papel as reminiscências que me vierem vindo. Deste modo, viverei o que vivi, e assentarei a mão para alguma obra de maior tomo. Eia, comecemos a evocação por uma célebre tarde de novembro, que nunca me esqueceu. Tive outras muitas, melhores, e piores, mas aquela nunca se me apagou do espírito. É o que vais entender, lendo.”
(MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. Disponível em http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/…
Resposta Selecionada:
d. metacomunicativo.
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Leia a seguinte definição extraída dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (1998):
“A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita etc. Não se trata simplesmente de ‘extrair informação da escrita’ decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão. Qualquer leitor experiente que conseguir analisar sua própria leitura constatará que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza quando lê: a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias como seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível rapidez e proficiência. É o uso de procedimentos desse tipo que permite controlar o que vai sendo lido, tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, arriscar-se diante do desconhecido, buscar no texto a comprovação das suposições feitas etc.”
Vimos que a concepção de leitura está atrelada às concepções de língua, sujeito e texto, qual é a nome dado à concepção apresentada acima:
Resposta Selecionada:
d. Interacionismo, com foco na interação autor-leitor-texto
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Leia com atenção a tirinha a seguir:
Resposta Selecionada:
d. Interacionismo, com foco na interação autor-leitor-texto
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Leia com atenção a tirinha a seguir:
Ao fazer a sua leitura, Mafalda se deparou com um problema que a impediu de prosseguir e a fez perguntar sobre ele à mãe. Esse problema trata-se da falta de conhecimento
Resposta Selecionada:
a.
linguístico.
a.
linguístico.
AS Vl
Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
Os Pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita na frase, mas possíveis de serem observadas na construção linguística. Os subentendidos, além de não estarem explícitos, não estão na construção linguística, mas podem ser compreendidos pelo contexto. Qual das frases abaixo não apresenta um pressuposto?
Resposta Selecionada:
b. “Filho, leve o guarda-chuva”
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
(ENEM – 1999) Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens já lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:
I. Quando nasci, um anjo torto Desses que vivem na sombra Disse: Vai Carlos! Ser "gauche" na vida (ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1964)
II. Quando nasci veio um anjo safado O chato dum querubim E decretou que eu tava predestinado A ser errado assim Já de saída a minha estrada entortou Mas vou até o fim. (BUARQUE, Chico. Letra e Música. São Paulo: Cia das Letras, 1989)
III. Quando nasci um anjo esbelto Desses que tocam trombeta, anunciou: Vai carregar bandeira. Carga muito pesada pra mulher Esta espécie ainda envergonhada. (PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986)
Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por
Resposta Selecionada:
a. reiteração de imagens.
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Observe as frases a seguir:
A) A ________ é a transcrição de um texto pré-existente.
B) A ________ é a deformação, ridicularização, de um texto pré-existente.
C) O ________ é a imitação ilegal de um texto pré-existente.
D) A ________ é o desenvolvimento, a reescrita, de um texto pré-existente.
E) A ________ é a referência indireta, uma menção a um texto pré-existente.
Agora, escolha a alternativa que traz a sequência de palavras que as completam corretamente:
Resposta Selecionada:
a. Citação, paródia, plágio, paráfrase, alusão
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Leia atentamente os poemas a seguir:
I.Irene no céu (de Manuel Bandeira)
Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.
0,175 em 0,175 pontos
Os Pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita na frase, mas possíveis de serem observadas na construção linguística. Os subentendidos, além de não estarem explícitos, não estão na construção linguística, mas podem ser compreendidos pelo contexto. Qual das frases abaixo não apresenta um pressuposto?
Resposta Selecionada:
b. “Filho, leve o guarda-chuva”
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
(ENEM – 1999) Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens já lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:
I. Quando nasci, um anjo torto Desses que vivem na sombra Disse: Vai Carlos! Ser "gauche" na vida (ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1964)
II. Quando nasci veio um anjo safado O chato dum querubim E decretou que eu tava predestinado A ser errado assim Já de saída a minha estrada entortou Mas vou até o fim. (BUARQUE, Chico. Letra e Música. São Paulo: Cia das Letras, 1989)
III. Quando nasci um anjo esbelto Desses que tocam trombeta, anunciou: Vai carregar bandeira. Carga muito pesada pra mulher Esta espécie ainda envergonhada. (PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986)
Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por
Resposta Selecionada:
a. reiteração de imagens.
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
Observe as frases a seguir:
A) A ________ é a transcrição de um texto pré-existente.
B) A ________ é a deformação, ridicularização, de um texto pré-existente.
C) O ________ é a imitação ilegal de um texto pré-existente.
D) A ________ é o desenvolvimento, a reescrita, de um texto pré-existente.
E) A ________ é a referência indireta, uma menção a um texto pré-existente.
Agora, escolha a alternativa que traz a sequência de palavras que as completam corretamente:
Resposta Selecionada:
a. Citação, paródia, plágio, paráfrase, alusão
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
Leia atentamente os poemas a seguir:
I.Irene no céu (de Manuel Bandeira)
Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.
Imagino Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entra Irene. Você não precisa pedir licença.
(Disponível em
http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira02.html#irene
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entra Irene. Você não precisa pedir licença.
(Disponível em
http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira02.html#irene
II.O que não dizia o poeminha do Manuel:
(de Mário Barbosa)
Irene preta!
Boa Irene um amor
mas nem sempre Irene
está de bom humor
Se existisse mesmo o Céu
imagino Irene à porta:
- Pela entrada de serviço - diz S. Pedro
dedo em riste
- Pro inferno, seu racista - ela corta.
Irene não dá bandeira
ela não é de brincadeira
Boa Irene um amor
mas nem sempre Irene
está de bom humor
Se existisse mesmo o Céu
imagino Irene à porta:
- Pela entrada de serviço - diz S. Pedro
dedo em riste
- Pro inferno, seu racista - ela corta.
Irene não dá bandeira
ela não é de brincadeira
Agora, leia a seguinte trecho:
O poema II, de Mário Barbosa, "O que não dizia o poeminha de Bandeira", é caracterizado pela________________, pois promove um diálogo com o poema "Irene no céu", de Manuel Bandeira, recriando a conversa entre Irene e São Pedro, porém discordando das ideias presentes no poema de Bandeira.
Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, a lacuna:
Resposta Selecionada:
b. Intertextualidade
Agradecida!
ResponderExcluir