quinta-feira, julho 21, 2011

ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES **N2**



ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1. A definição "é qualquer lugar possível de uma ‘atuação teatral’ de um ator.E tal lugar pode ser um salão, uma rua, uma casa, uma igreja etc."refere-ao


  • teatro.
  • ambiente.
  • palco.
  • cinema.

2. Logo após Shakespeare, que francês despontou como mais um dos expoentes da nossa cultura?


  • Corneille.
  • Drury Lane.
  • Edward Dayes.
  • Molière.

3. Como é chamada a arte de anotar, sobre o papel, os passos e as regras do bailado, os gestos, os movimentos, a localização no palco?


  • Ensaio.
  • Interpretação.
  • Planejamento.
  • Coreografia.

4. Quais são os principais elementos de uma música?


  • Ritmo, intensidade e volume.
  • Harmonia, timbre e altura.
  • Cores, melodia e ritmo.
  • Melodia, harmonia e ritmo.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1. A escultura, em suas manifestações máximas, sobretudo nos retratos, adquire um caráter


  • idealista.
  • materialista.
  • realista.
  • subjetivo.

2. Nos séculos XV e XVI surgiu uma nova visão de mundo segundo a qual o homem era o centro do universo. Quem representava essa visão?


  • O Renascentismo.
  • O Barroquismo.
  • O Modernismo.
  • O Antropocentrismo.

3. O quadro abaixo, chamado A Deposição de Cristo, é uma obra de Caravaggio, um dos gênios do Barroco italiano.


  • Quais são as principais características da arte barroca?

    I. Apelo às emoções do observador.
    II. Mitologia grega como tema.
    III. Privilegiamento da profundidade e dos volumes.
    IV. Uso dos efeitos impactantes das cores.

    Os itens corretos são:

  • I, II, III e IV.
  • somente I, III e IV.
  • somente II, III e IV.
  • somente I, II e III.

4. Quantos elementos constituem a linguagem visual?


  • Cinco.
  • Sete.
  • Seis.
  • Quatro.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Pode-se dizer que música é a arte dos sons,


  • combinados de acordo com as variações da altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob as leis da estética. A música é composta de quantos elementos fundamentais?

  • Quatro.
  • Dois.
  • Três.
  • Cinco.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Logo após Shakespeare, que francês despontou como mais um dos expoentes da nossa cultura?

  • Molière.
  • Edward Dayes.
  • Drury Lane.
  • Corneille.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O quadro abaixo, chamado A Deposição de Cristo, é uma obra de Caravaggio, um dos gênios do Barroco italiano.


  • Quais são as principais características da arte barroca?

    I. Apelo às emoções do observador.
    II. Mitologia grega como tema.
    III. Privilegiamento da profundidade e dos volumes.
    IV. Uso dos efeitos impactantes das cores.

    Os itens corretos são:

  • somente II, III e IV.
  • somente I, III e IV.
  • somente I, II e III.
  • I, II, III e IV.
Parte inferior do formulário

ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Parte superior do formulário
1. O quadro abaixo é uma obra de Claude Monet (1840-1926), artista francês do século XIX, representante máximo do movimento chamado Impressionismo.


  • Quais são as principais características do Impressionismo?

  • Expressar emoções fortes, distorcendo a forma das coisas em favor do que o artista quer expressar.
  • Expressar ideias e sentimentos em formas, independentemente das imagens da natureza.
  • Captar a impressão das cenas pintadas, ou seja, suas cores, sua vida, seu movimento, através de pinceladas rápidas.
  • Captar a impressão do mundo, ou seja, com desenho preciso e descritivo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. As duas obras abaixo são representantes da arte renascentista (séc. XV a XVI).


  • Quais são algumas novidades da arte renascentista em relação à arte medieval?

·  I. Retomada dos temas e valores clássicos (greco-romanos).
II. Os temas cristãos continuam, mas a forma é clássica, com a valorização do corpo e da anatomia humana.
III. Desenvolvimento do uso da perspectiva na pintura (noção de profundidade).
IV. Rebuscamento do trabalho, procurando causar um impacto dramático no observador.

Os itens corretos são:
  • I, II, III e IV.
  • somente I e IV.
  • somente I, II e III.
  • somente II e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O quadro a seguir é de Wassily Kandinsky (1866-1944), o pai da arte abstrata ou abstracionismo.


  • Qual é a definição de arte abstrata?

  • Uma arte que explora os ícones da cultura de massa como uma forma de crítica a essa cultura.
  • Uma arte de impacto que usa dos efeitos da luz, das sombras e dos volumes para atingir a emoção.
  • Uma arte que abandona a descrição das formas da natureza, expressando suas ideias em formas e cores.
  • Uma arte que registra a impressão que o artista tem do mundo: a incidência da luz, o movimento e as cores.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Em que área ocorreu a principal expressão do gótico?

  • Na pintura.
  • Na arquitetura.
  • No teatro.
  • Na escultura.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1. Na obra As Meninas, de Velázquez,


  • quem são aqueles que aparecem refletidos no espelho, no fundo, e quase no centro do quadro, ou seja, quem o pintor está pintando?

  • O rei e os acompanhantes.
  • As meninas e a rainha.
  • O rei e a rainha.
  • As meninas e as acompanhantes.

2. As duas obras abaixo são representantes da arte renascentista (séc. XV a XVI).


  • Quais são algumas novidades da arte renascentista em relação à arte medieval?



  • I. Retomada dos temas e valores clássicos (greco-romanos).
    II. Os temas cristãos continuam, mas a forma é clássica, com a valorização do corpo e da anatomia humana.
    III. Desenvolvimento do uso da perspectiva na pintura (noção de profundidade).
    IV. Rebuscamento do trabalho, procurando causar um impacto dramático no observador.

    Os itens corretos são:






    • I, II, III e IV.
    • somente II e III.
    • somente I e IV.
    • somente I, II e III.

    3. As primeiras manifestações artísticas do homem, que remontam à era paleolítica, consistiram em


    • rudimentares instrumentos musicais.
    • pedaços de cerâmica coloridas.
    • imagens de animais e mãos humanas desenhadas em paredes das cavernas.
    • vestígios de tecidos coloridos que provavelmente serviram às antigas comunidades em seus rituais de dança.

    4. A maior característica do século XX foi a diversidade de manifestações


    • culturais.
    • políticas.
    • sociais.
    • artísticas.
    ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    1. Explicar ou tentar explicar o significado ou a razão do viver sempre foi a primeira tentativa da


    •  manifestação teatral.
    •  expressão teatral.
    •  manifestação cultural.
    •  criação cinematográfica.

    2. Como é chamada a arte de anotar, sobre o papel, os passos e as regras do bailado, os gestos, os movimentos, a localização no palco?


    •  Interpretação.
    •  Planejamento.
    •  Ensaio.
    •  Coreografia.

    3. O que ocorreu no começo da segunda metade do século XIX, quando, então, Isadora Duncan revolucionou toda a dança?


    •  A decadência da dança clássica.
    •  A ascensão do balé romântico.
    •  A decadência do balé romântico.
    •  A ascensão da dança clássica.

    4. Com o fim do Império Romano do Ocidente, uma nova maneira de viver organizou-se na Europa.


    • Esse mundo fragmentado tinha apenas uma organização, cuja estrutura nasceu em Roma e que manteve uma precária unidade. Essa organização era

    •  o Congresso.
    •  o Império.
    •  o Senado.
    •  a Igreja Católica.
    QUESTÕES DIFERENTES DA PROVA ACIMA
    ***PROVA N2***
    ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    1. Leia abaixo:

    • O teatro não é uma invenção grega, ele é uma manifestação artística presente na cultura de muitos povos e desenvolveu-se espontaneamente em diferentes civilizações. O teatro de qual país foi o que mais influenciou o teatro grego?
    • Do Egito.
    • Da China.
    • Da Itália.
    • Da Índia.

    2. O quadro abaixo é uma obra de Claude Monet (1840-1926), artista francês do século XIX, representante máximo do movimento chamado Impressionismo.

    Quais são as principais características do Impressionismo?

    • Captar a impressão das cenas pintadas, ou seja, suas cores, sua vida, seu movimento, através de pinceladas rápidas.
    • Captar a impressão do mundo, ou seja, com desenho preciso e descritivo.
    • Expressar emoções fortes, distorcendo a forma das coisas em favor do que o artista quer expressar.
    • Expressar ideias e sentimentos em formas, independentemente das imagens da natureza.

    3. A definição "é qualquer lugar possível de uma ‘atuação teatral’ de um ator.E tal lugar pode ser um salão, uma rua, uma casa, uma igreja etc."refere-ao

    • cinema.
    • ambiente.
    • teatro.
    • palco.

      ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

      1. O cinema foi a última das artes a aparecer. Por isso, é chamado de "A Sétima Arte".



    • Quais foram as condições tecnológicas que possibilitaram o aparecimento do cinema no final do século XIX?

      I. O aparecimento da animação computadorizada.
      II. O desenvolvimento da fotografia.
      III. A descoberta da eletricidade.
      IV. O desenvolvimento das imagens sequenciadas, que geram a ilusão do movimento.

      Os itens corretos são:

    • somente II, III e IV.
    • I, II, III e IV.
    • somente I, II e III.
    • somente I, III e IV.

    2. Entre os principais nomes do teatro ocidental, encontram-se:


    • Harold Bloom, Sigmund Freud, Philip Kotler.
    • Vivaldi, Goethe, Sófocles.
    • Velásquez, Kandinski, Monet.
    • William Shakespeare, Molière e Brecht.

    3. O homem pré-histórico não foi apenas pintor, mas também


    • engenheiro.
    • arquiteto.
    • decorador.
    • escultor.

    4. Entre os elementos citados abaixo, assinale a alternativa que corresponde a alguns elementos formadores do som.


    • Notas, agudo, grave.
    • Intensidade, densidade, grave.
    • Altura, densidade, agudo.
    • Altura, duração, timbre.
    ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    1. As primeiras manifestações artísticas do homem, que remontam à era paleolítica, consistiram em


    • vestígios de tecidos coloridos que provavelmente serviram às antigas comunidades em seus rituais de dança.
    • rudimentares instrumentos musicais.
    • pedaços de cerâmica coloridas.
    • imagens de animais e mãos humanas desenhadas em paredes das cavernas.

    2. Quais são os principais elementos de uma música?


    • Harmonia, timbre e altura.
    • Cores, melodia e ritmo.
    • Melodia, harmonia e ritmo.
    • Ritmo, intensidade e volume.

    3. Syd Freld, ao dizer que "tem uma forma original; não é um romance nem peça de teatro, mas combina elementos contidos em ambos", está se referindo ao


    • roteiro teatral.
    • ensaio teatral.
    • ensaio cinematográfico.
    • roteiro cinematográfico.

    4. Segundo alguns historiadores, qual foi a manifestação artística que mais progrediu no Renascimento?


    • O teatro.
    • O cinema.
    • A escultura.
    • A pintura.
    •  

        Nenhum comentário:

        Postar um comentário

        Deixe seu comentário!

        LinkWithin

        Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...