N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA.
QUESTÃO (1)
O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO:
I - POR UM REFERENCIAL TEORICO PRODUZIDO, SOBRETURO, NO CAMPO DA NEUROLOGIA.
II – PELA IDEIA DE QUE HÁ UMA ESTREITA LIGAÇÃO ENTRE CEREBRAÇÃO E MOVIMENTO – PARALELISMO PSICOMOTOR.
III – POR UMA CONCEPÇÃO E ABORDAGEM MECANICISTA DO CORPO.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)- A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B)- A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C)- AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
D)- A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (2)
NO PERÍODO DO CORPO CONSCIENTE, O CORPO ERA CONCEBIDO COMO:
I – RECEPTOR.
II – RECEPTÁCULO DA TRADIÇÃO.
III – MÁQUINA.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (3)
OS OBJETIVOS DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA, PRINCIPAL SISTEMATIZAÇÃO OFERECIDA POR EDOUARD GUILMAIN AOS ESTUDOS CORPO HÁBIL, EM 1.935, SÃO:
I – REEDUCAR A ATIVIDADE TÔNICA (EXERCICIOS DE ATITUDE, EQUILIBRIO E DE MÍMICA).
II – MELHORAR A ATIVIDADE DE RELAÇÃO (EXERCICIOS DE DISSOCIAÇÃO E DE COORDENAÇÃO MOTORA COM APOIO LÚDICO)
III – DESENVOLVER O CONTROLE MOTOR (EXERCICIOS DE INIBIÇÃO PARA OS INSTAVEIS E DE DESINIBIÇÃO PARA OS EMOTIVOS).
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C) AS AFIRMATIVAS I E II ESTÃO CORRETAS.
D) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (4)
O PERIODO HISTÓRICO REFERENTE AOS ESTUDOS DO CORPO CONSCIENTE, SEGUNDO O PROFESSOR LE CAMUS, FOI:
I – FINAL DO SÉCULO XIX – 1945
II – 1.945 – 1973
III – 1973 – ATÉ OS DIAS DE HOJE.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (5)
AS PRINCIPAIS COLABORAÇÕES DE HENRY WALLON A PSICOMOTRICIDADE REFEREM-SE ÀS SEGUINTES FORMULAÇÕES:
I – DIÁLOGO TÔNICO: A RELAÇÃO CORPORAL AFETIVA NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DEO CARATER DA CRIANÇA.
II – ESTREITA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE TONO POSTURAL E TONO EMOCIONAL.
III – EMOÇÃO COMO ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O ORGANICO E O SOCIAL.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
D) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
QUESTÃO (6)
LEIA ABAIXO:
“...PARA CRIAR OS AUTOMATISMOS INDISPENSÁVEIS, A CONSCIENCIA DEVE PASSAR A UM SEGUNDO TERMO; HABITUALMENTE A PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA DO SUJEITO É CONDIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO OU REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA, ESTANDO PRESENTE EM TODOS OS INSTANTES, OUTORGANDO-LHE CARATER. O MOVIMENTO EM SI NÃO É EDUCATIVO. PARA QUE O EXERCICIO POSSA INTERVIR NA VIDA PSIQUICA E CONTRIBUIRPARA SEU DESENVOLVIMENTO, É NECESSÁRIO QUE SEJA VOLUNTARIO, PENSANDO, PRECISO E CONTROLADO.” (TRADUÇÃO)
A CITAÇÃO ACIMA PERTENCE A:
I – PICQ E VAYER E FAZ REFERENCIA AOS PRINCIPIOS DO CORPO CONSCIENTE.
II – PHILIPE TISSIÉ E FAZ REFERENCIA AOS PRINCIPIOS DO CORPO HABIL.
III – PERTENCE A SIGMUND FREUD E FAZ ALUSÃO AOS PRINCIPIOS DO CORPO SIGNIFICANTE.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVACORRETA.
A) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (7)
NUMA PERSPECTIVA DE TOTALIDADE, SEGUNDO SILVA, O CONCEITO DE PSICOMOTRICIDADE É:
I – “CIENCIA DO MOVIMENTO MECANICO DO INDIVIDUO NO MEIO TERRESTRE E AQUATICO.”
II – “[ÁREA] DO CONHECIMENTO QUE TEM POR OBJETO O CORPO E O MOVIMENTO EM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS E DE PRODUÇÃO.”
III – “CIENCIA QUE TEM POR OBJETO O ESTUDO DO HOMEM, POR MEIO DO SEU CORPO EM MOVIMENTO, NAS RELAÇÕES COM O SEU MUNDO INTERNO E EXTERNO.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A CORRETA:
A) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
QUESTÃO (8)
A PSICOMOTRICIDADE DO CORPO CONSCIENTE PODE SER CHAMADA DE A CIENCIA:
I – DO ESQUEMA CORPORAL.
II – DA IMAGEM CORPORAL.
III – DA EXPRESSÃO CORPORAL.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
D) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (9)
“[...] TODOS SABEM DA IMPORTANCIA QIE WALLON CONCEDEU AO FENOMENO TONICO POR EXCELENCIA, QUE É A FUNÇÃO POSTURAL DE COMUNICAÇÃO, ESSENCIAL PARA A CRIANÇA PEQUENA, FUNÇÃO DE TROCA POR MEIO DA QUAL A CRIANÇA DA E RECEBE.” (AJURIAGUERRA, 1962). NESTE SENTIDO, PARA WALLON, UM DOS ASPECTOS DA RELAÇÃO DA CRIANÇA COM SEUS PARES HUMANOS, SOBRETUDO AQUELES CUIDANTES, É:
I – O DIALOGO TONICO.
II - A PRONUNCIA CORRETA DAS PALAVRAS.
III – A COR E A TEXTURA DAS ROUPAS.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (10)
A PARTIR DOS ESTUDOS DA ATIVIDADE TONICA, A CRIANÇA QUE APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REAÇÕES,
EXAGERADA PRODUÇÃO MOTORA, QUE SOCIALMENTE PROVOCA, POR PARTE DAS PESSOAS, REAÇÕES E ATITUDES DE REJEIÇÃO E QUE, GRAÇAS À SUA EXCESSIVA MOTRICIDADE, POR OUTRO LADO, ACUSA MAIOR PODER DE TENTATIVA, ADQUIRINDO POR ESSE FATO, PELOS SEUS PROPRIOS MEIOS, AS AQUISISÇÕES MOTORAS FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO, DENOMINA-SE POR:
I – HIPERTÔNICA.
II – NORMOTONICA.
III – HIPOTONICA.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (11)
ESQUEMA CORPORAL ENQUANTO,
“CONHECIMENTO PROGRESSIVO DAS PARTES E FUNÇÕES DO CORPO, CONSTITUIDO A PARTIR DE ETAPAS SUCESSIVAS, SEMELHANTES EM CRIANÇAS DA MESMA IDADE, DETERMINADO PELOS PROCESSOS DE AUTOREGULAÇÃO E ADAPTAÇÃO AO MEIO EXTERIOR” PODE SER UM CONCEITO ATRIBUIDO A:
A) SIGMUND FREUD.
B) HENRY WALLON.
C) ANTONIO GRAMSCI.
D) JEAN PIAGET
QUESTÃO (12)
CONCEBENDO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COMO DESCONTINUO,
(___________) SE CONTRAPÕE ÀS TEORIAS ELABORADAS SEGUNDO REGRAS DE MATURAÇÃO UNIVOCA E DE ENCADEAMENTO DE OPERAÇÕES SUCESSIVAS DO PENSAMENTO. EM SUAS FORMULAÇÕES, O DESENVOLVIMENTO ADVÉM DE UM PROCESSO DE SUPERAÇÃO, POR INCORPORAÇÃO DE ANTIGAS ATITUDES E FORMAS DE PENSAMENTO, MOTIVADAS PELAS CONTRADIÇÕES PRESENTES NAS NOVAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE A CRIANÇA E O MEIO HUMANO. À MODA DE GRAMSCI, PODEMOS DIZER QUE PARA (_______), O ?HOMEM É PROCESSO [HISTÓRICO], PRECISAMENTE O PROCESSO DE SEUS ATOS [DE SUAS RELAÇÕES].? (COLCHETES NOSSOS)
O NOME QUE PREENCHE AS LACUNAS ACIMA, A QUEM O TEXTO REFERE TAIS FORMULAÇÕES É:
A) HENRY WALLON.
B) ANTONIO GRAMSCI.
C) SIGMUND FREUD.
D) JEAN PIAGET.
QUESTÃO (13)
OS CONCEITOS DE TANSFERENCIA E DE INCONSCIENTE, CENTRAIS NA PSICOMOTRICIDADE DO CORPO SIGNIFICANTE, SÃO LEGADOS DA SEGUINTE ÁREA DO CONHECIMENTO:
I – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.
II – PSICANALISE.
III – ETOLOGIA INFANTIL.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (14)
OS MÉTODOS E TECNICAS NESSE PERIODO SE PAUTAM EM PRINCIPIOS TAIS COMO:
I – O PSIQUISMO TEM DOIS NIVEIS: CONSCIENTE E INCONSCIENTE.
II – O CORPO TEM DOIS NIVEIS: ESTRUTURADO E FANTASMATICO.
III – A ATIVIDADE MOTORA TEM DOIS NIVEIS: RACIONAL E PROJETIVO.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (15)
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL PARA QUE A CRIANÇA EXPRESSE SUAS NECESSIDADES É:
A) O JOGO DE REGRAS.
B) O TEXTO ESCRITO.
C) O JOGO EXPONTANEO.
D) A VERBALIZAÇÃO.
QUESTÃO (16)
“O _______ ESPECIFICA O INDIVIDUO COMO REPRESENTANTE DA ESPÉCIE.
MAIS OU MENOS IDENTICO EM TODAS AS CRIANÇAS DA MESMA IDADE, ELE É UMA REALIDADE DE FATO, ESTEIO E INTERPRETE DA IMAGEM DO CORPO. GRAÇAS A ELE, O CORPO ATUAL FICA REFEREIDO NO ESPAÇO À EXPERIENCIA IMEDIATA. ELE É INCONSCIENTE, PRÉ-CONSCIENTE E CONSCIENTE.”
A CITAÇÃO DE JEAN LEDOUX ESPECIFICA AS CARACTERISTICAS REFERENTES À (AO)
I – ESQUEMA CORPORAL.
II – EMAGEM CORPORAL.
III – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA.
QUESTÃO (1)
O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO:
I - POR UM REFERENCIAL TEORICO PRODUZIDO, SOBRETURO, NO CAMPO DA NEUROLOGIA.
II – PELA IDEIA DE QUE HÁ UMA ESTREITA LIGAÇÃO ENTRE CEREBRAÇÃO E MOVIMENTO – PARALELISMO PSICOMOTOR.
III – POR UMA CONCEPÇÃO E ABORDAGEM MECANICISTA DO CORPO.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)- A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B)- A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C)- AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
D)- A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (2)
NO PERÍODO DO CORPO CONSCIENTE, O CORPO ERA CONCEBIDO COMO:
I – RECEPTOR.
II – RECEPTÁCULO DA TRADIÇÃO.
III – MÁQUINA.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (3)
OS OBJETIVOS DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA, PRINCIPAL SISTEMATIZAÇÃO OFERECIDA POR EDOUARD GUILMAIN AOS ESTUDOS CORPO HÁBIL, EM 1.935, SÃO:
I – REEDUCAR A ATIVIDADE TÔNICA (EXERCICIOS DE ATITUDE, EQUILIBRIO E DE MÍMICA).
II – MELHORAR A ATIVIDADE DE RELAÇÃO (EXERCICIOS DE DISSOCIAÇÃO E DE COORDENAÇÃO MOTORA COM APOIO LÚDICO)
III – DESENVOLVER O CONTROLE MOTOR (EXERCICIOS DE INIBIÇÃO PARA OS INSTAVEIS E DE DESINIBIÇÃO PARA OS EMOTIVOS).
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C) AS AFIRMATIVAS I E II ESTÃO CORRETAS.
D) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (4)
O PERIODO HISTÓRICO REFERENTE AOS ESTUDOS DO CORPO CONSCIENTE, SEGUNDO O PROFESSOR LE CAMUS, FOI:
I – FINAL DO SÉCULO XIX – 1945
II – 1.945 – 1973
III – 1973 – ATÉ OS DIAS DE HOJE.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (5)
AS PRINCIPAIS COLABORAÇÕES DE HENRY WALLON A PSICOMOTRICIDADE REFEREM-SE ÀS SEGUINTES FORMULAÇÕES:
I – DIÁLOGO TÔNICO: A RELAÇÃO CORPORAL AFETIVA NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DEO CARATER DA CRIANÇA.
II – ESTREITA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE TONO POSTURAL E TONO EMOCIONAL.
III – EMOÇÃO COMO ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O ORGANICO E O SOCIAL.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
D) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
QUESTÃO (6)
LEIA ABAIXO:
“...PARA CRIAR OS AUTOMATISMOS INDISPENSÁVEIS, A CONSCIENCIA DEVE PASSAR A UM SEGUNDO TERMO; HABITUALMENTE A PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA DO SUJEITO É CONDIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO OU REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA, ESTANDO PRESENTE EM TODOS OS INSTANTES, OUTORGANDO-LHE CARATER. O MOVIMENTO EM SI NÃO É EDUCATIVO. PARA QUE O EXERCICIO POSSA INTERVIR NA VIDA PSIQUICA E CONTRIBUIRPARA SEU DESENVOLVIMENTO, É NECESSÁRIO QUE SEJA VOLUNTARIO, PENSANDO, PRECISO E CONTROLADO.” (TRADUÇÃO)
A CITAÇÃO ACIMA PERTENCE A:
I – PICQ E VAYER E FAZ REFERENCIA AOS PRINCIPIOS DO CORPO CONSCIENTE.
II – PHILIPE TISSIÉ E FAZ REFERENCIA AOS PRINCIPIOS DO CORPO HABIL.
III – PERTENCE A SIGMUND FREUD E FAZ ALUSÃO AOS PRINCIPIOS DO CORPO SIGNIFICANTE.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVACORRETA.
A) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (7)
NUMA PERSPECTIVA DE TOTALIDADE, SEGUNDO SILVA, O CONCEITO DE PSICOMOTRICIDADE É:
I – “CIENCIA DO MOVIMENTO MECANICO DO INDIVIDUO NO MEIO TERRESTRE E AQUATICO.”
II – “[ÁREA] DO CONHECIMENTO QUE TEM POR OBJETO O CORPO E O MOVIMENTO EM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS E DE PRODUÇÃO.”
III – “CIENCIA QUE TEM POR OBJETO O ESTUDO DO HOMEM, POR MEIO DO SEU CORPO EM MOVIMENTO, NAS RELAÇÕES COM O SEU MUNDO INTERNO E EXTERNO.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A CORRETA:
A) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
QUESTÃO (8)
A PSICOMOTRICIDADE DO CORPO CONSCIENTE PODE SER CHAMADA DE A CIENCIA:
I – DO ESQUEMA CORPORAL.
II – DA IMAGEM CORPORAL.
III – DA EXPRESSÃO CORPORAL.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
D) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (9)
“[...] TODOS SABEM DA IMPORTANCIA QIE WALLON CONCEDEU AO FENOMENO TONICO POR EXCELENCIA, QUE É A FUNÇÃO POSTURAL DE COMUNICAÇÃO, ESSENCIAL PARA A CRIANÇA PEQUENA, FUNÇÃO DE TROCA POR MEIO DA QUAL A CRIANÇA DA E RECEBE.” (AJURIAGUERRA, 1962). NESTE SENTIDO, PARA WALLON, UM DOS ASPECTOS DA RELAÇÃO DA CRIANÇA COM SEUS PARES HUMANOS, SOBRETUDO AQUELES CUIDANTES, É:
I – O DIALOGO TONICO.
II - A PRONUNCIA CORRETA DAS PALAVRAS.
III – A COR E A TEXTURA DAS ROUPAS.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (10)
A PARTIR DOS ESTUDOS DA ATIVIDADE TONICA, A CRIANÇA QUE APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REAÇÕES,
EXAGERADA PRODUÇÃO MOTORA, QUE SOCIALMENTE PROVOCA, POR PARTE DAS PESSOAS, REAÇÕES E ATITUDES DE REJEIÇÃO E QUE, GRAÇAS À SUA EXCESSIVA MOTRICIDADE, POR OUTRO LADO, ACUSA MAIOR PODER DE TENTATIVA, ADQUIRINDO POR ESSE FATO, PELOS SEUS PROPRIOS MEIOS, AS AQUISISÇÕES MOTORAS FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO, DENOMINA-SE POR:
I – HIPERTÔNICA.
II – NORMOTONICA.
III – HIPOTONICA.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (11)
ESQUEMA CORPORAL ENQUANTO,
“CONHECIMENTO PROGRESSIVO DAS PARTES E FUNÇÕES DO CORPO, CONSTITUIDO A PARTIR DE ETAPAS SUCESSIVAS, SEMELHANTES EM CRIANÇAS DA MESMA IDADE, DETERMINADO PELOS PROCESSOS DE AUTOREGULAÇÃO E ADAPTAÇÃO AO MEIO EXTERIOR” PODE SER UM CONCEITO ATRIBUIDO A:
A) SIGMUND FREUD.
B) HENRY WALLON.
C) ANTONIO GRAMSCI.
D) JEAN PIAGET
QUESTÃO (12)
CONCEBENDO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COMO DESCONTINUO,
(___________) SE CONTRAPÕE ÀS TEORIAS ELABORADAS SEGUNDO REGRAS DE MATURAÇÃO UNIVOCA E DE ENCADEAMENTO DE OPERAÇÕES SUCESSIVAS DO PENSAMENTO. EM SUAS FORMULAÇÕES, O DESENVOLVIMENTO ADVÉM DE UM PROCESSO DE SUPERAÇÃO, POR INCORPORAÇÃO DE ANTIGAS ATITUDES E FORMAS DE PENSAMENTO, MOTIVADAS PELAS CONTRADIÇÕES PRESENTES NAS NOVAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE A CRIANÇA E O MEIO HUMANO. À MODA DE GRAMSCI, PODEMOS DIZER QUE PARA (_______), O ?HOMEM É PROCESSO [HISTÓRICO], PRECISAMENTE O PROCESSO DE SEUS ATOS [DE SUAS RELAÇÕES].? (COLCHETES NOSSOS)
O NOME QUE PREENCHE AS LACUNAS ACIMA, A QUEM O TEXTO REFERE TAIS FORMULAÇÕES É:
A) HENRY WALLON.
B) ANTONIO GRAMSCI.
C) SIGMUND FREUD.
D) JEAN PIAGET.
QUESTÃO (13)
OS CONCEITOS DE TANSFERENCIA E DE INCONSCIENTE, CENTRAIS NA PSICOMOTRICIDADE DO CORPO SIGNIFICANTE, SÃO LEGADOS DA SEGUINTE ÁREA DO CONHECIMENTO:
I – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.
II – PSICANALISE.
III – ETOLOGIA INFANTIL.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (14)
OS MÉTODOS E TECNICAS NESSE PERIODO SE PAUTAM EM PRINCIPIOS TAIS COMO:
I – O PSIQUISMO TEM DOIS NIVEIS: CONSCIENTE E INCONSCIENTE.
II – O CORPO TEM DOIS NIVEIS: ESTRUTURADO E FANTASMATICO.
III – A ATIVIDADE MOTORA TEM DOIS NIVEIS: RACIONAL E PROJETIVO.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
QUESTÃO (15)
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL PARA QUE A CRIANÇA EXPRESSE SUAS NECESSIDADES É:
A) O JOGO DE REGRAS.
B) O TEXTO ESCRITO.
C) O JOGO EXPONTANEO.
D) A VERBALIZAÇÃO.
QUESTÃO (16)
“O _______ ESPECIFICA O INDIVIDUO COMO REPRESENTANTE DA ESPÉCIE.
MAIS OU MENOS IDENTICO EM TODAS AS CRIANÇAS DA MESMA IDADE, ELE É UMA REALIDADE DE FATO, ESTEIO E INTERPRETE DA IMAGEM DO CORPO. GRAÇAS A ELE, O CORPO ATUAL FICA REFEREIDO NO ESPAÇO À EXPERIENCIA IMEDIATA. ELE É INCONSCIENTE, PRÉ-CONSCIENTE E CONSCIENTE.”
A CITAÇÃO DE JEAN LEDOUX ESPECIFICA AS CARACTERISTICAS REFERENTES À (AO)
I – ESQUEMA CORPORAL.
II – EMAGEM CORPORAL.
III – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL.
DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B) A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C) A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D) A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
1. ESQUEMA CORPORAL ENQUANTO,
ResponderExcluir"conhecimento progressivo das partes e funções do corpo, constituído a partir de etapas sucessivas, semelhantes em crianças da mesma idade, determinado pelos processos de autoregulação e adaptação ao meio exterior" pode ser um conceito atribuído a:
Jean Piaget.Correta
Henry Wallon.
Antonio Gramsci.
Sigmund Freud.
2. SE, NO PERÍODO CORPO CONSCIENTE, A PSICOMOTRICIDADE RESPALDOU AS NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO,
colaborando com estudos a respeito da economia do movimento, no Corpo Significante, a principal colaboração desta área do conhecimento se fundamenta nas questões relativas à economia:
do esforço repetitivo.
doméstica.
do desejo.correta
do esforço da musculatura estriada.
3. A SÍNTESE ESQUEMÁTICA I APRESENTA ASPECTOS REFERENTES AO CORPO SIGNIFICANTE E SEU PERÍODO É:
1970 - 1990.
1945 - 1973.
1974 - até os dias atuais.correta
final do século XIX - 1945.
4. A Psicomotricidade Relacional tem por objetivo
analisar os relacionamentos do indivíduo.
tecer um diálogo com a psicanálise freudiana.correta
tratar as neuroses dos indivíduos.
recuperar a história corporal-afetiva do indivíduo.
A resposta correta é "recuperar a história corporal-afetiva do indivíduo"
Excluira resposta correta e recuperar a historia corporal afetiva do individo
ExcluirDaniele Obrigada por sua Colaboração.
ResponderExcluirPessoal....antes de mais nada gostaria de agradecer a colaboração de todos...este blog tem sido funamental.!
ResponderExcluirOntem fiz a prova online e esta pergunta:
QUESTÃO (15)
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL PARA QUE A CRIANÇA EXPRESSE SUAS NECESSIDADES É:
A) O JOGO DE REGRAS.
B) O TEXTO ESCRITO.
C) O JOGO EXPONTANEO.
D) A VERBALIZAÇÃO.
A resposta correta que foi dada foi jogo expontâneo e NÃO verbalização. Achei estranho...porém resolvi colocar no blog. Abraços e Obrigada!
CORRETA E JOGOS EXPONTANEO
ExcluirVEBALIZAÇAO
ExcluirObrigada pela colaboração!.
ResponderExcluirBons estudos
Querida amiga Raquel Maschetti vc tem as resposta das provas n1 psicomotricidade e psicologia do desenvolvimento
Excluir2014 te agradeço mt se puder nos informar!!!
oi,poderiam me ajudar estou em duvida na resposta, penso ser a alternativa III.desde ja agradeço. corpo significante.
ResponderExcluir"O corpo sutil é agora o corpo capaz de emitir informação[...] um corpo portador de significações.
• [...] A função informacional está, mais do que nunca, à frente da cena, mas o interesse deslocou-se da vertente centrípeta à vertente centrífuga, do input ao output".
A citação de Le Camus (1986), a qual se refere a uma concepção de corpo comunicacional, data do período
da Psicomotricidade nomeado por ele de
I. Corpo Hábil.
II. Corpo Consciente.
III. Corpo Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
• As afirmativas I, II e III estão corretas.
• A afirmativa III está correta.
• A afirmativa I está correta.
• A afirmativa II está correta.
CORPO CONSCIENTE
ExcluirA resposta que você disse está errada, a resposta certa é Corpo Significante.
ExcluirCorpo Consciente - página 31 do livro em PDF
ExcluirA correta e corpo CONSCIENTE acabei de fazer
ExcluirCorpo significante.
Excluircorpo consciente realmente esta errada, correta é: Corpo Significante.
ExcluirPor favor alguém já tem as provas n1 de psicomotricidade??? POR FAVOR VAMOS TOCAR UMAS IDEIAS .... posta ai meus amigos
ResponderExcluir"Alimente meus peixinhos!!!!!!" amei este passatempo. :3
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirObrigada pela visitinha.
voce esta no ultimo do curso de pedagogia .Encontra casualmente um antigo colega de escola e fica sabendo que ele esta fazendo o mesmo curso que voce,porem em outra faculdade.conversando sobre as diciplinas do curso,voces acabam comentando sobre a teoria de Piaget,e seu colega faz a seguinte afirmação:"A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget é muito racionalista.Para ele,parece que a inteligencia se resume no raciocinio logico-matematico,pois ele não da importancia as relações sociais e nem a afetividade".Responda se voce concorda ou não com o seu colega e justifique a sua resposta.
ResponderExcluirnas primeiras semanas de vida ,o bebe age predominantemente dominado por impulsos e reflexos inatos.Aos poucos,por meio da experiencia ele formara os primeiros habitos,como colocar o dedo na boco e suga-lo.Responda qual o nome dado por Piaget a essa importante construção cognitiva e explique conceitualmente o que ela significa.
ResponderExcluirUma professora do primeiro ano relata uma atividade de produção de texto coletiva na lousa .O texto produzido pelos alunos,e grafado pela professora,foi a seguinte:
ResponderExcluirO sapo
O sapo é bom
O sapo come inseto
O sapo é feio
O sapo vive na agua e na terra
Ele solta um liquido pela espinha
O sapo é verde
Podemos observa que cada enunciado é retratado como se fosse um paragrafo independente.Exigencias minimas de coesão textual,como não repetir "O sapo"em cada enunciado,não são consideradas.embora empenhadas e comprometida com seu trabalho e seus alunos,a professora demonstra ter interiorizado em sua pratica o modelo de "texto"que caracteriza uma metodologia de alfabetização pautada no uso de cartilhas ou livros didaticos inspirados nesse modelo.
Elabore um pequeno texto no quql voce indique dois argumento para o não uso das cartilhas ou de livros didaticos para as crianças na atualidade.Ainda nesse texto ,indique uma possibilidade de ação para romper com materiais padronizados.
Obrigada pela visita
Excluirpreciso da resposta da questão 3 e4.Se puderem me ajudar..
ResponderExcluirAdorei seu blog!
ResponderExcluirBj
Obrigada pela visita!.
ExcluirBons estudos
A DIVISÃO E SIMPLIFICAÇÃO DO TRABALHO, PRINCIPAIS FATORES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO
ResponderExcluirCAPITALISTA,
deram origem a um tipo de trabalhador denominado trabalhador:
Trabalhador Parcial
ExcluirParcial.
ExcluirParcial
ExcluirI. Corpo Hábil (final do século XIX – 1940) correção da ´rova
ExcluirO SURGIMENTO DO TERMO PSICOMOTRICIDADE APARECE, NA FRANÇA, NO PERÍODO
ResponderExcluirDENOMINADO POR LE CAMUS DE:
I. Corpo Hábil (final do século XIX – 1940).
II. Corpo Consciente (1945 – 1973).
III. Corpo Significante (1974 – ).
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
A ) A afirmativa I está correta.
B ) A afirmativa II está correta.
C ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
D ) A afirmativa III está correta.
a resposta correta é a C
Excluirtodas estão corretas.
Avaliação de Educação Psicomotora 10 pontos
ResponderExcluir1 – A síntese esquemática apresenta aspectos referentes ao corpo significante e seu período é:
B. 1974 - até os dias atuais. x
2- s conceitos de transferência e de inconsciente, centrais na psicomotricidade do corpo significante, são legados da seguinte área do conhecimento:
I. Psicologia do Desenvolvimento.
II. Psicanálise.
III. Etologia Infantil.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
C. A afirmativa II está correta. x
3- As principais colaborações de Henry Wallon para a psicomotricidade referem-se às seguintes formulações:
I. Diálogo tônico: a relação corporal afetiva no centro do processo de desenvolvimento do caráter da criança.
II. Estreita relação existente entre tono postural e tono emocional.
III. Emoção como elo de ligação entre o orgânico e o social.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
B. As afirmativas I, II e III estão corretas. x
4- A psicomotricidade relacional foi sistematizada por:
A. André Lapierre. x
5- Os objetivos referentes às técnicas voltadas ao corpo consciente, se vistos numa perspectiva de totalidade, estão profundamente ligados:
A. Aos processos de organização e produção da sociedade capitalista industrial. x
6- "(...) trata-se de uma memória inconsciente da vivência relacional, de uma encarnação do Eu em crescimento. (...).
A citação de Jean Ledoux especifica as características referentes à (ao):
I. Esquema Corporal.
II. Imagem Corporal.
III. Orientação Vocacional.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
B. A afirmativa II está correta. x
7- As teorias de Wallon e Piaget guardam aspectos de semelhança. Dentre eles, podemos citar:
I. Ambas as teorias são consideradas interacionistas.
II. Ambas as teorias enfatizam a importância fundante das experiências vividas como base do desenvolvimento global do indivíduo.
III. Ambas as teorias ressaltam a importância das percepções táteis, visuais e motoras para esse desenvolvimento.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
B. As afirmativas I, II e III estão corretas. x
8-"[...] todos sabem da importância que Wallon concedeu ao fenômeno tônico por excelência, que é a função postural de comunicação, essencial para a criança pequena, função de troca por meio da qual a criança dá e recebe." (AJURIAGUERRA, 1962) Neste sentido, para Wallon, um dos aspectos importantes da relação da criança com seus pares humanos, sobretudo aqueles cuidantes, é:
I. o diálogo tônico.
II. a pronúncia correta das palavras.
III. a cor e a textura das roupas.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
B. A afirmativa I está correta. x
9- O principal meio utilizado pela psicomotricidade relacional para que a criança expresse suas necessidades é:
B. O jogo espontâneo. x
10- Leia: (...) A função informacional está, mais do que nunca, à frente da cena, mas o interesse deslocou-se da vertente centrípeta à vertente centrífuga, do input ao output? A citação de Le Camus (1986), a qual se refere a uma concepção de corpo comunicacional, data do período da Psicomotricidade nomeado por ele de:
I. Corpo Hábil.
II. Corpo Consciente.
II. Corpo Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
D. A afirmativa III está correta. x
______________________________________________________
Amo este blog ja me ajudou diversas vezes agora é minha vez de retribuir... Espero que ajude
Obrigada por sua Colaboração.
ExcluirO período, indicado por Le Camus, relativo ao investimento no corpo significante é
ResponderExcluira ) 1973 até os dias de hoje.
b ) o final do século XIX até 1945.
c ) 945-1973.
d ) o início do século XIX.
ALGUEM TEM????
d) o incio do século XIX
Excluira) 1973 - até os dias atuais.correta
Excluir1974
ExcluirEspero ajudar alguém também!
ResponderExcluir"[o] Esquema Corporal não é 'um dado inicial, nem uma entidade biológica ou psíquica',
mas uma construção.[...] Estudar a gênese do esquema corporal na criança é indagar-se
como a criança chega 'à representação mais ou menos global, específica e diferenciada
de seu corpo próprio.' [...] Esta aquisição é importante. 'É um elemento básico indispensável
à construção da personalidade da criança [...] É o resultado e a condição de
legítimas relações entre o indivíduo e seu meio."
O autor desta explicação a respeito do esquema corporal é
a ) Henry Wallon.
b ) Roman Rodolsky.
c ) Jean Piaget.
d ) Karl Marx.
Acho que a resposta certa é Wallon.
Letra a
ExcluirA Psicomotricidade Relacional tem por objetivo
ResponderExcluira ) recuperar a história corporal-afetiva do indivíduo.
b ) analisar os relacionamentos do indivíduo.
c ) tecer um diálogo com a psicanálise freudiana.
d ) tratar as neuroses dos indivíduos.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirOs objetivos da Reeducação Psicomotora, principal sistematização oferecida por Edouard Guilmain aos estudos do Corpo Hábil, em 1935, são
I. reeducar a atividade tônica (exercícios de atitude, de equilíbrio e de mímica).
II. melhorar a atividade de relação (exercícios de dissociação e de coordenação motora com apoio lúdico).
III. desenvolver o controle motor (exercícios de inibição para os instáveis e de desinibição para os emotivos).
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b ) As afirmativas I e II estão corretas.
c ) A afirmativa I está correta.
d ) A afirmativa III está correta.
QUESTÃO 2
A Psicomotricidade Relacional tem por objetivo
a ) analisar os relacionamentos do indivíduo.
b ) tratar as neuroses dos indivíduos.
c ) recuperar a história corporal-afetiva do indivíduo.
d ) tecer um diálogo com a psicanálise freudiana.
QUESTÃO 3
Os objetivos referentes às técnicas voltadas ao Corpo Consciente, se vistos numa perspectiva de totalidade, estão profundamente ligados
a ) a uma concepção socialista de Homem.
b ) os processos produtivos feudais.
c ) a uma educação agrícola.
d ) aos processos de organização e produção da sociedade capitalista industrial.
D
ExcluirQUESTÃO 4
ResponderExcluirO principal meio utilizado pela Psicomotricidade Relacional para que a criança expresse suas necessidades é
a ) a verbalização.
b ) o texto escrito.
c ) o jogo espontâneo.
d ) o jogo de regras.
QUESTÃO 5
Além dos estudos da Neuropsiquiatria, as principais concepções que ofereceram sustentação científica ao período Corpo Hábil foram
I. concepção Anátomo-fisiológica Estática.
II. concepção Córtico-patológica.
III. concepção Neurofisiológica.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) A afirmativa II está correta.
b ) A afirmativa I está correta.
c ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d ) A afirmativa III está correta.
QUESTÃO 6
Processo autorregulador, dinâmico e contínuo, a equilibração tem o papel de promover um balanço entre as funções de assimilação e acomodação que, funcionando simultaneamente em todos os níveis biológicos e intelectuais, possibilitam o desenvolvimento tanto físico quanto cognitivo da criança. Essa conceituação se baseia nos processos adaptativos referidos pela Biologia que, segundo o autor, constituem o elo comum entre todos os seres vivos.
A quem se atribui tal formulação?
a ) Henry Wallon.
b ) Sigmund Freud.
c ) Jean Piaget.
d ) Antonio Gramsci.
QUESTÃO 7
"O ?corpo sutil? é agora o corpo capaz de emitir informação [...] um corpo portador de significações. [...] A função informacional está, mais do que nunca, à frente da cena, mas o interesse deslocou-se da vertente centrípeta à vertente centrífuga, do input ao output."
A citação de Le Camus (1986), a qual se refere a uma concepção de corpo comunicacional, data do período
da Psicomotricidade nomeado por ele de
I. Corpo Hábil.
II. Corpo Consciente.
III. Corpo Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b ) A afirmativa II está correta.
c ) A afirmativa I está correta.
d ) A afirmativa III está correta.
QUESTÃO 8
São consideradas manifestações psíquicas:
a ) medo, temor e pânico.
b ) precaução e cautela.
c ) choro e olhar tenso.
d ) autoafirmação agressiva.
QUESTÃO 9
"[...] trata-se de uma memória inconsciente da vivência relacional, de uma encarnação do Eu em crescimento. [...] a imagem do corpo, individual, está ligada à história pessoal, a uma relação libidinal marcada por sensações erógenas eletivas. Como vestígio estrutural da história emocional e não como prolongamento psíquico do esquema corporal, ela se molda como elaboração das emoções precoces com os pais tutelares."
A citação de Jean Ledoux especifica as características referentes à (ao)
I. Esquema Corporal.
II. Imagem Corporal.
III. Orientação Vocacional.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) A afirmativa I está correta.
b ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c ) A afirmativa II está correta.
d ) A afirmativa III está correta.
QUESTÃO 10
Além da Fenomenologia, a partir dos estudos de Paul Schilder e da Psicanálise Freudiana, constituiu importante referencial teórico para o período da Psicomotricidade, denominado Corpo Consciente, a Psicologia do Desenvolvimento. Desta última corrente teórica, temos a contribuição dos estudos de
I. Arnold Gesell.
II. Jean Piaget.
III. Henri Wallon.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) A afirmativa II está correta.
b ) A afirmativa III está correta.
c ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d ) A afirmativa I está correta.
RESPOSTA CORRETA: D
ExcluirPROVA CORRIGIDA
ResponderExcluirQUESTÃO 1
"O 'corpo sutil' é agora o corpo capaz de emitir informação [...] um corpo portador de significações. [...] A função informacional está, mais do que nunca, à frente da cena, mas o interesse deslocou-se da vertente centrípeta à vertente centrífuga do input ao output".?
A citação de Le Camus (1986)?a qual se refere a uma concepção de corpo comunicacional, data do período da Psicomotricidade nomeado por ele de
I. corpo hábil.
II. corpo consciente.
III. corpo significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
b ) Somente a afirmativa III está correta.
QUESTÃO 2
As bases teóricas do período da Psicomotricidade denominado corpo significante são
I. Psicanálise.
II. Psicologia das Comunicações Não Verbais.
III. Etologia Infantil.
Analisando as bases teóricas citadas acima, podemos concluir que estão corretas as afirmativas
d ) I, II e III.
QUESTÃO 3
Algumas diferenças entre os pressupostos de Wallon e Piaget são apontadas em nossos estudos. São
elas:
I. Wallon parte de um indivíduo social; Piaget, de uma perspectiva biológica.
II. Wallon tem como ponto fundamental de seus estudos a personalidade; Piaget, os processos cognitivos.
III. Piaget parte de uma visão evolucionista linear; Wallon, de uma perspectiva dialética do desenvolvimento.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) Todas as afirmativas estão corretas.
QUESTÃO 4
Concebendo o processo de desenvolvimento como descontínuo, (____________) se contrapõe às teorias elaboradas segundo regras de maturação unívoca e de encadeamento de operações sucessivas do pensamento. Em suas formulações, o desenvolvimento advém de um processo de superação, por incorporação de antigas atitudes e formas de pensamento, motivadas pelas contradições presentes nas novas relações que se estabelecem entre a criança e o meio humano. À moda de Gramsci, podemos dizer que para (_____________), "o homem é um processo [histórico], precisamente o processo de seus atos [de suas relações]".
O nome que preenche as lacunas acima, a quem o texto refere tais formulações, é
a ) Henry Wallon.
QUESTÃO 5
Apesar de influenciado pelo modelo científico da ciência positiva, paradigma que justifica o ideal capitalista liberal, Lapierre representa, para a Psicomotricidade, a possibilidade de quebra com o modelo científico médico higienista, vigente na Europa e no Brasil. Lapierre, na Psicomotricidade, recupera para a criança um lugar de reconhecimento e poder. Colocando em discussão as relações de poder presentes no fazer educativo, organizou um método de educação psicomotora para a idade pré-escolar, procurando integrar as relações afetivas, a estruturação da personalidade e a sistematização do conhecimento, numa proposta lúdica, emancipatória e democrática. Com isso, Lapierre iniciou um novo "momento" na Psicomotricidade, conhecido como
b ) Relacional.
QUESTÃO 6
ResponderExcluirTendo como base os estudos de Psicomotricidade, um dos pré-requisitos para o desenvolvimento da escrita pode ser
a ) prática corporal.
QUESTÃO 7
É importante que a criança seja estimulada a se conscientizar do próprio corpo, pois
b ) está presente nas relações com o outro.
QUESTÃO 8
Para Picq e Vayer, dois importantes autores da Psicomotricidade do corpo consciente, as técnicas psicomotoras
neste período têm como objetivo
I. a interiorização das sensações relativas a uma ou outra parte do corpo e da globalidade de si mesmo.
II. a apropriação de um equilíbrio postural econômico; de uma lateralidade bem definida e afirmada.
III. independência dos diferentes segmentos do corpo em relação ao tronco e entre eles.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
c ) Todas as afirmativas estão corretas.
QUESTÃO 9
Sobre a Educação Física pode-se afirmar que
b ) é uma área do conhecimento que integra o movimento e pensamento através dos centros psicomotores.
QUESTÃO 10
Os conceitos de transferência e de inconsciente, centrais na Psicomotricidade do corpo significante, são
legados da seguinte área do conhecimento
I. Psicologia do Desenvolvimento.
II. Psicanálise.
III. Etologia Infantil.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
d ) A afirmativa II está correta.
EDUCAÇÃO PSISCOMOTORA, 10 respostas corretas
ResponderExcluirQUESTÃO 1
A Psicomotricidade Relacional tem por objetivo
R: recuperar a história corporal-afetiva do indivíduo.
QUESTÃO 2
A intenção fundamental do Psicomotricista Relacional é
R: auxiliar o sujeito na detecção de suas dificuldades psicoafetivas e no seu processo de conquista da
identidade e autonomia, com vistas à socialização.
QUESTÃO 3
As principais colaborações de Henry Wallon para a Psicomotricidade referem-se às seguintes formulações:
I. diálogo tônico: a relação corporal afetiva no centro do processo de desenvolvimento do caráter da criança.
II. estreita relação existente entre tono postural e tono emocional.
III. emoção como elo de ligação entre o orgânico e o social.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
R: As afirmativas I, II e III estão corretas.
QUESTÃO 4
A síntese esquemática I apresenta aspectos referentes ao Corpo Significante e seu período é:
R: 1974 até os dias atuais.
QUESTÃO 5
Além dos estudos da Neuropsiquiatria, as principais concepções que ofereceram sustentação científica ao período Corpo Hábil foram
I. concepção Anátomo-fisiológica Estática.
II. concepção Córtico-patológica.
III. concepção Neurofisiológica.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
R: As afirmativas I, II e III estão corretas.
QUESTÃO 6
A partir dos estudos da atividade tônica, a criança que apresenta uma multiplicidade de reações, exagerada produção motora, que socialmente provoca, por parte das pessoas, reações de ansiedade e atitudes de rejeição e que, graças à sua excessiva motricidade, por outro lado, acusa maior poder de tentativa, adquirindo por esse fato, pelos seus próprios meios, as aquisições motoras fundamentais ao seu desenvolvimento, denomina-se por
R: hipertônica.
QUESTÃO 7
O esquema corporal não é um dado inicial, nem uma entidade biológica ou psíquica, mas uma construção. Estudar a gênese do esquema corporal na criança é indagar-se como a criança chega à representação mais ou menos global, específica e diferenciada de seu corpo próprio. Essa aquisição é importante. É um elemento básico indispensável à construção da personalidade da criança. É o resultado e a condição de legítimas relações entre o indivíduo e seu meio.
O autor dessa explicação a respeito do esquema corporal é
R: Henry Wallon.
QUESTÃO 8
Os conceitos de Espaço Vital e Espaço Relacional foram desenvolvidos a partir da necessidade.
R: de fundamentar a importância da percepção do próprio corpo e do corpo do outro no âmbito das relações humanas.
QUESTÃO 9
Os conceitos de transferência e de inconsciente, centrais na Psicomotricidade do Corpo Significante, são legados da seguinte área do conhecimento
R: Psicanálise.
QUESTÃO 10
Numa perspectiva de totalidade, segundo Silva, o conceito de Psicomotricidade é
R: "[área] do conhecimento que tem por objeto o corpo e o movimento humano em suas relações sociais e de produção."
PROVA CORRIGIDA!
ResponderExcluirQUESTÃO 1
Numa perspectiva de totalidade, segundo Silva, o conceito de Psicomotricidade é
I. "Ciência do movimento mecânico do indivíduo no meio terrestre e aquático."
II. "[área] do conhecimento que tem por objeto o corpo e o movimento humano em suas relações sociais e de produção."
III. "Ciência que tem por objeto o estudo do Homem, por meio do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo."
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
d ) A afirmativa II está correta.
QUESTÃO 2
"[...] para criar os automatismos indispensáveis, a consciência deve passar a um segundo termo; habitualmente a participação voluntária do sujeito é condição para a Educação ou Reeducação Psicomotora, estando presente em todos os instantes, outorgando-lhe caráter. O movimento em si não é educativo. Para que o exercício possa intervir na vida psíquica e contribuir para seu desenvolvimento, é necessário que seja voluntário, pensado, preciso e controlado." (tradução)
A citação acima pertence a
I. Picq e Vayer e faz referência aos princípios do Corpo Consciente.
II. Philipe Tissié e faz referência aos princípios do Corpo Hábil.
III. Sigmund Freud e faz alusão aos princípios do Corpo Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) A afirmativa I está correta.
QUESTÃO 3
A Psicomotricidade Relacional tem por objetivo
c ) recuperar a história corporal-afetiva do indivíduo.
QUESTÃO 4
Como relações tônico-afetivas, compreende-se
a) os encontros corporais vividos, originalmente, entre as figuras parentais e/ou substitutos e seus filhos.
QUESTÃO 5
A Psicomotricidade Relacional, enquanto método representante do período do Corpo Significante, pauta-se,
preponderantemente, na relação abaixo
I. objeto ? objeto.
II. objeto ? sujeito.
III. sujeito ? sujeito.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
c )A afirmativa III está correta.
QUESTÃO 6
Os objetivos referentes às técnicas voltadas ao Corpo Consciente, se vistos numa perspectiva de totalidade, estão profundamente ligados
a ) aos processos de organização e produção da sociedade capitalista industrial.
QUESTÃO 7
O principal meio utilizado pela Psicomotricidade Relacional para que a criança expresse suas necessidades é
b ) o jogo espontâneo.
QUESTÃO 8
Além da Fenomenologia, a partir dos estudos de Paul Schilder e da Psicanálise Freudiana, constituiu importante referencial teórico para o período da Psicomotricidade, denominado Corpo Consciente, a Psicologia do Desenvolvimento. Desta última corrente teórica, temos a contribuição dos estudos de
I. Arnold Gesell.
II. Jean Piaget.
III. Henri Wallon.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
c )As afirmativas I, II e III estão corretas.
QUESTÃO 9
As bases teóricas do período da Psicomotricidade denominado Corpo Significante são
I. Psicanálise.
II. Psicologia das Comunicações Não Verbais.
III. Etologia Infantil.
Analisando as bases teóricas citadas acima, podemos concluir que estão corretas as afirmativas
d ) I, II e III.
QUESTÃO 10
Em termos de conjuntura sociopolítica, as formulações da Psicomotricidade do Corpo Significante justificam
ações no campo científico e educacional relativas
I. à anistia política.
II. à liberdade de expressão.
III. ao enaltecimento dos direitos humanos.
IV. à emancipação do sujeito pela emancipação do corpo pulsional.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
c ) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Questão 7
ResponderExcluirA Psicomotricidade do corpo consciente, na medida em que se apresenta como um saber-poder que respalda e viabiliza a ideia de devolver no indivíduo um eu,?no caso, corporal,?reparador do vazio provocado pela expropriação do capital, acenando com a possibilidade de um lugar de cidadania às gerações futuras
Obrigada por sua colaboração.
ExcluirSucesso e bons estudos.
Poderia por favor postar o resultado da prova presencial Educação Inclusiva?
ResponderExcluirNão possuo o documento.
ExcluirSucesso e bons estudos.
QUESTÃO 10
ResponderExcluirAs principais colaborações de Henry Wallon para a Psicomotricidade referem-se às seguintes formulações:
I. diálogo tônico: a relação corporal afetiva no centro do processo de desenvolvimento do caráter da criança.
II. estreita relação existente entre tono postural e tono emocional.
III. emoção como elo de ligação entre o orgânico e o social.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) A afirmativa I está correta.
b ) A afirmativa III está correta.
c ) A afirmativa II está correta.
d ) As afirmativas I, II e III estão corretas.( Correta)
"O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...]. Se o corpo sutil do primeiro período tinha por matriz uma psicologia ainda muito enfeudada à Neurologia, agora uma psicologia mais autônoma irá constituir a principal referência teórica dos investigadores e técnicos da Psicomotricidade" (LE CAMUS, 1986, p. 31).
A citação acima se refere ao período da Psicomotricidade denominado como
I. Corpo Hábil.
II. Corpo Consciente.
III. Corpo Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b ) A afirmativa I está correta.
c ) A afirmativa II está correta. (correta) " Corpo Consciente"
d ) A afirmativa III está correta.
a questão 5 a resposta é todas estão corretas
ResponderExcluirObrigada pela visita!.
ExcluirBons estudos