domingo, setembro 18, 2011

PROVA ***N2 *** EDUCAÇÃO INCLUSIVA


1.A função da escola em buscar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades para o exercício da cidadania fez com que se definisse o termo "necessidades educacionais especiais", que
  • se consolida com o pensamento elitista da sociedade.
  • aponta para uma maior qualidade do ensino.
  • se constrói como uma modalidade de ensino.
  • se originou em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

2. Quais os aparelhos utilizados para a ampliação de letras?

  • Scanners e impressoras.
  • Televisores e lupas.
  • Vídeos ampliadores e lupas.
  • Regletes e punção.

3. O USO DA TERMINOLOGIA "NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS" ERRADICOU OS RÓTULOS ANTIGOS:

  • excepcionais, subnormais, superdotados, entre outros, e ainda contribuiu para o processo de inclusão porque coloca o foco do problema:
  • nas respostas educacionais que eles demandam.
  • no aluno como responsável pela diversidade.
  • no campo da psicologia escolar.
  • nas expressões anteriormente utilizadas.

4. A MULTISSERIAÇÃO VEM SENDO CONSTRUÍDA EM ESPAÇOS CIRCUNSTANCIAIS, ATENDENDO, PRINCIPALMENTE, AO ENSINO FUNDAMENTAL.

  • Essa responsabilidade fica nas mãos dos governos:
  • municipais e estaduais.
  • estaduais e federal.
  • somente municipais.
  • municipais e federal.

1.             O debate entre o inato e o adquirido, que deram origem às
discussões sobre o conhecimento da inteligência humana, foi propiciado
pelas ideias de

 Sócrates e Galileu.
 Platão e Sócrates.
 Aristóteles e Galileu.
 Platão e Aristóteles.(CERTA)


2. O conhecimento das diferentes necessidades educacionais facilita

 na aceitação do aluno.
 ao se indicar o tratamento necessário.
 no momento do diagnóstico.(CERTA)
 ao se estabelecer relações sociais.


3. QUAL É O PRINCIPAL ASPECTO DA CULTURA SURDA?

 Linguagem de sinais.
 Língua de sinais.(CERTA)
 Oralidade.
 Leitura labial.


4. O ATENDIMENTO DA ESCOLA ÀS CONDUTAS TÍPICAS DEVE OBSERVAR ALGUMAS
CARACTERÍSTICAS FACILITADORAS DA INCLUSÃO DESSE ALUNO.
Marque a alternativa que indica ser o aspecto facilitador da inclusão.

 Executar tarefas que exijam concentração.
 Mapear as competências desejáveis.(CERTA)
 Propor atividades complexas.
 Desenvolver atividades com muitas instruções.

1. Uma proposta que chegou à escola e tem provocado muitas discussões - os ciclos - poderia estar contribuindo para


  • camuflar os índices de evasão e de repetência.
  • encobrir as falhas do sistema educacional.
  • encontrar caminhos para a educação continuada.
  • desqualificar propostas de mudança educacional.

2. Um aluno portador de paralisia cerebral possui algumas limitações no processo de ensino-aprendizagem que

  • impossibilitam sua aprendizagem.
  • impedem um relacionamento solidário.
  • indicam recursos adaptativos.
  • são passageiras.

3. Os mitos criados em relação aos portadores de altas habilidades/superdotação têm contribuído para


  • superar os obstáculos que circundam os portadores de altas habilidades.
  • dificultar as estratégias de atendimento aos portadores de altas habilidades.
  • alavancar as discussões em torno do conceito sobre altas habilidades.
  • buscar saídas para o trabalho com portadores de altas habilidades.

4. Qual é o melhor tipo de texto para trabalhar o conhecimento do aluno surdo?


  • Um texto que não chame a atenção do aluno.
  • Um texto do livro didático.
  • Um texto sem vinculação nenhuma.
  • Um texto de cunho social.

23 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
    1. Leia o trecho abaixo e em seguida assinale a frase que o explica resumidamente.


    "Parece-nos que a grande barreira ainda tem sido a falta de tradição que acomete a maioria dos educadores em procurar recursos visando desenvolver de forma mais abrangente seu fazer profissional e ou atualizar-se no exercício da profissão. Às vezes, pela própria dificuldade relativa aos baixos salários, em outras, às atividades escolares estressantes do cotidiano profissional, levam o educador a assumir um discurso presente no social, uma postura derrotista onde pensa que nada vai dar certo, que não adianta investir."


    Parece-nos que a grande barreira ainda está em colocar alunos com deficiências nas escolas de ensino regular.

    Parece-nos que a grande barreira ainda são as famílias que não aceitam seus filhos.

    (CORRETA)Parece-nos que a grande barreira ainda está na pouca atualização do professor que o impede de ter uma visão mais crítica sobre as possibilidades de fazer diferente.
    Parece-nos que a grande barreira ainda é o governo que não dá condições para que o professor pense diferente.

    2. Segundo Stainback, a fase da exclusão corresponde à

    acolhida a pessoa com deficiência na sociedade e escola dando direitos iguais.
    (CORRETA)indignação da educação escolar.
    mesma da inclusão.
    mesma da integração.

    3. No processo do luto pelo filho desejado é comum que os pais

    convivam com a dor de ter um filho com deficiência, sem sofrimento.
    fiquem calmos e não tenham sentimentos de angústia.
    fiquem numa atmosfera de conforto e sem conflito.
    (CORRETA)sofram a perda da criança desejada, esperada, que não veio e aos poucos se adaptem à situação.

    4. Como a escola de ensino regular deve se organizar para receber a criança com deficiência intelectual?


    I. Buscar conhecer a deficiência intelectual, observar as particularidades de cada aluno como singular, oferecer um ambiente estimulante, preocupar-se com a qualidade da mediação oferecida, fazer as adaptações necessárias, manter relações afetivas, e respeitar seu ritmo de desenvolvimento.
    II. Pensar em não prejudicar os demais alunos, não optando por adaptações curriculares, pois as normas devem ser iguais. O professor decide quando o aluno não está acompanhando, para que ele repita a série.
    III. Estabelecer as normas que o aluno deverá seguir, entender que o tempo de resposta a estímulos desse aluno é totalmente diferente, atribuir atividades diversificadas.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    As afirmativas II e III estão corretas.
    As afirmativas I, II e III estão corretas.
    As afirmativas I e III estão corretas.
    (CORRETA) A afirmativa I está correta.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua colaboração
    Bons Estudos

    ResponderExcluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 10.0
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    1. Existe uma lei de ensino que explicita uma filosofia para a Educação Especial e, de acordo com seu conteúdo, pode-se afirmar que ela é

    • inovadora, pois obriga o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais somente em escolas regulares de ensino.
    • tradicional, pois defende o atendimento de alunos com somente alguns tipos de necessidades educacionais especiais na escola regular.
    • contraditória, porque continua aceitando o ensino segregacionista, se o processo pedagógico assim o recomendar.
    • ousada, em virtude de reconhecer a existência de alunos portadores de diversas necessidades educacionais especiais.
    2. O Sistema Braille é o método criado para a escrita e a leitura de pessoas com

    • visão subnormal.
    • deficiência auditiva.
    • deficiência visual de modo geral.
    • deficiência visual total.
    3. Como eram educados os alunos com deficiência visual nas escolas especiais?

    • Tinham contato com os alunos do Ensino Regular, porém, aprendiam de modo diferenciado.
    • Tinham a mesma educação que um aluno do Ensino Regular, interagindo com todos os outros alunos.
    • Ficavam em escolas especiais, também frequentadas por outros alunos do Ensino Regular.
    • Eram internados e isolados das demais pessoas, sendo educados através de métodos e sistemas especiais.
    4. Quais os sentidos mais utilizados pelos deficientes visuais?

    • Olfato e paladar.
    • Olfato e audição.
    • Tato e audição.
    • Tato e paladar.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde, obrigada por sua colaboração.
    Quais são as corretas?
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  5. 1. Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?



    Interatividade no ambiente escolar.
    Arquitetura mental.
    Estilo de aprendizagem.
    Habilidades cognitivas.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, por gentileza tem como enviar o livro em PDF: INCLUSAO DA CRIANCA COM AUTISMO NA EDUCACAO INFANTIL DA Fernanda de Araujo Binnatti. O mais rapido possivel. obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria que alguém me respondesse algumas respostas sobre a avaliação na educacao especial não tenho muita experiência neste assunto e estou confusa mas respostas.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que alguém me respondesse algumas respostas sobre a avaliação na educacao especial não tenho muita experiência neste assunto e estou confusa mas respostas.

    ResponderExcluir
  9. gostaria que me respondesse quais dessas estão certas?
    4. Qual é o melhor tipo de texto para trabalhar o conhecimento do aluno surdo?

    Um texto que não chame a atenção do aluno.
    Um texto do livro didático.
    Um texto sem vinculação nenhuma.
    Um texto de cunho social.

    ResponderExcluir
  10. QUESTÃO 1
    Um conceito para AH/SD pode ser exemplificado por aquela criança que tem talentos, potencialidades específicas e um modo não convencional de resolver problemas.


    As ideias da afirmativa acima estão



    a ) parcialmente corretas.
    b ) totalmente descontextualizadas.
    c ) totalmente corretas
    d ) totalmente incorretas
    QUESTÃO 2
    Assinale a alternativa que completa a frase sobre a deliberação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024

    "________________,para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência,transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o ____________________à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente, na rede _________________de ensino, com a ________________ de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados,
    públicos ou conveniados."

    a ) proporcionar-método-inserção-alternativa
    b ) generalizar-acesso-regular-garantia
    c ) universalizar-acesso-regular-garantia
    d ) universalizar-método-regular-alternativa
    QUESTÃO 3
    Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.
    a ) Desconsiderar os serviços de acesso essenciais
    b ) Eliminar barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas.
    c ) Acessibilidade para cada situação é algo circunstancial.
    d ) Providências individuais são priorizadas na acessibilidade
    QUESTÃO 4
    Quais são os três domínios que interagem de acordo ao modelo de inteligência proposto por Sternberg?
    a ) Talento-criatividade-envolvimento.
    b ) Analítico-prático-criativo.
    c ) Educacional-familiar-social.
    d ) Social-histórico-cultural.
    QUESTÃO 5
    O que Isabel Alarcão (2001) apresenta como essência do processo de humanização e alavanca da nova racionalidade do século XXI no Brasil?
    a ) A produtividade.
    b ) A educação
    c ) O autoconhecimento.
    d ) A interatividade social.
    QUESTÃO 6
    Cabani (2004) em referência aos enfoques de aprendizagem de Entwistle (1998), descreve o enfoque de aprendizagem como a...
    a ) organização que o aprendiz faz das informações.
    b ) compreensão do aprendiz para dar sentido às informações.
    c ) memorização que o aprendiz faz das informações.
    d ) intenção que orienta a atividade do aprendiz.
    QUESTÃO 7
    O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.


    As ideias da afirmativa acima estão

    a ) totalmente incorretas.
    b ) totalmente corretas.
    c ) totalmente descontextualizadas.
    d ) parcialmente corretas
    QUESTÃO 8
    Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?
    a ) Reeducar as capacidades laborais para o mercado de trabalho
    b ) Reeducar o comportamento e a atitude do aluno.
    c ) Potencializar habilidades e competências do aluno.
    d ) Trabalhar as incapacidades e os déficits do aluno.
    QUESTÃO 9
    Qual dimensão de acessibilidade visa eliminar as barreiras do preconceito, do medo e da ignorância?
    a ) Comunicacional.
    b ) Instrumental.
    c ) Arquitetônica.
    d ) Atitudinal.
    QUESTÃO 10
    Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?

    a ) Estilo de aprendizagem.
    b ) Habilidades cognitivas
    c ) Interatividade no ambiente escolar.
    d ) Arquitetura mental

    ResponderExcluir
  11. Para se trabalhar com pessoas Sudocegas,e necessario o que ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...