Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, setembro 18, 2011

PROVA ***N2 *** EDUCAÇÃO INCLUSIVA


1.A função da escola em buscar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades para o exercício da cidadania fez com que se definisse o termo "necessidades educacionais especiais", que
  • se consolida com o pensamento elitista da sociedade.
  • aponta para uma maior qualidade do ensino.
  • se constrói como uma modalidade de ensino.
  • se originou em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

2. Quais os aparelhos utilizados para a ampliação de letras?

  • Scanners e impressoras.
  • Televisores e lupas.
  • Vídeos ampliadores e lupas.
  • Regletes e punção.

3. O USO DA TERMINOLOGIA "NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS" ERRADICOU OS RÓTULOS ANTIGOS:

  • excepcionais, subnormais, superdotados, entre outros, e ainda contribuiu para o processo de inclusão porque coloca o foco do problema:
  • nas respostas educacionais que eles demandam.
  • no aluno como responsável pela diversidade.
  • no campo da psicologia escolar.
  • nas expressões anteriormente utilizadas.

4. A MULTISSERIAÇÃO VEM SENDO CONSTRUÍDA EM ESPAÇOS CIRCUNSTANCIAIS, ATENDENDO, PRINCIPALMENTE, AO ENSINO FUNDAMENTAL.

  • Essa responsabilidade fica nas mãos dos governos:
  • municipais e estaduais.
  • estaduais e federal.
  • somente municipais.
  • municipais e federal.

1.             O debate entre o inato e o adquirido, que deram origem às
discussões sobre o conhecimento da inteligência humana, foi propiciado
pelas ideias de

 Sócrates e Galileu.
 Platão e Sócrates.
 Aristóteles e Galileu.
 Platão e Aristóteles.(CERTA)


2. O conhecimento das diferentes necessidades educacionais facilita

 na aceitação do aluno.
 ao se indicar o tratamento necessário.
 no momento do diagnóstico.(CERTA)
 ao se estabelecer relações sociais.


3. QUAL É O PRINCIPAL ASPECTO DA CULTURA SURDA?

 Linguagem de sinais.
 Língua de sinais.(CERTA)
 Oralidade.
 Leitura labial.


4. O ATENDIMENTO DA ESCOLA ÀS CONDUTAS TÍPICAS DEVE OBSERVAR ALGUMAS
CARACTERÍSTICAS FACILITADORAS DA INCLUSÃO DESSE ALUNO.
Marque a alternativa que indica ser o aspecto facilitador da inclusão.

 Executar tarefas que exijam concentração.
 Mapear as competências desejáveis.(CERTA)
 Propor atividades complexas.
 Desenvolver atividades com muitas instruções.

1. Uma proposta que chegou à escola e tem provocado muitas discussões - os ciclos - poderia estar contribuindo para


  • camuflar os índices de evasão e de repetência.
  • encobrir as falhas do sistema educacional.
  • encontrar caminhos para a educação continuada.
  • desqualificar propostas de mudança educacional.

2. Um aluno portador de paralisia cerebral possui algumas limitações no processo de ensino-aprendizagem que

  • impossibilitam sua aprendizagem.
  • impedem um relacionamento solidário.
  • indicam recursos adaptativos.
  • são passageiras.

3. Os mitos criados em relação aos portadores de altas habilidades/superdotação têm contribuído para


  • superar os obstáculos que circundam os portadores de altas habilidades.
  • dificultar as estratégias de atendimento aos portadores de altas habilidades.
  • alavancar as discussões em torno do conceito sobre altas habilidades.
  • buscar saídas para o trabalho com portadores de altas habilidades.

4. Qual é o melhor tipo de texto para trabalhar o conhecimento do aluno surdo?


  • Um texto que não chame a atenção do aluno.
  • Um texto do livro didático.
  • Um texto sem vinculação nenhuma.
  • Um texto de cunho social.

2 comentários :

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
    1. Leia o trecho abaixo e em seguida assinale a frase que o explica resumidamente.


    "Parece-nos que a grande barreira ainda tem sido a falta de tradição que acomete a maioria dos educadores em procurar recursos visando desenvolver de forma mais abrangente seu fazer profissional e ou atualizar-se no exercício da profissão. Às vezes, pela própria dificuldade relativa aos baixos salários, em outras, às atividades escolares estressantes do cotidiano profissional, levam o educador a assumir um discurso presente no social, uma postura derrotista onde pensa que nada vai dar certo, que não adianta investir."


    Parece-nos que a grande barreira ainda está em colocar alunos com deficiências nas escolas de ensino regular.

    Parece-nos que a grande barreira ainda são as famílias que não aceitam seus filhos.

    (CORRETA)Parece-nos que a grande barreira ainda está na pouca atualização do professor que o impede de ter uma visão mais crítica sobre as possibilidades de fazer diferente.
    Parece-nos que a grande barreira ainda é o governo que não dá condições para que o professor pense diferente.

    2. Segundo Stainback, a fase da exclusão corresponde à

    acolhida a pessoa com deficiência na sociedade e escola dando direitos iguais.
    (CORRETA)indignação da educação escolar.
    mesma da inclusão.
    mesma da integração.

    3. No processo do luto pelo filho desejado é comum que os pais

    convivam com a dor de ter um filho com deficiência, sem sofrimento.
    fiquem calmos e não tenham sentimentos de angústia.
    fiquem numa atmosfera de conforto e sem conflito.
    (CORRETA)sofram a perda da criança desejada, esperada, que não veio e aos poucos se adaptem à situação.

    4. Como a escola de ensino regular deve se organizar para receber a criança com deficiência intelectual?


    I. Buscar conhecer a deficiência intelectual, observar as particularidades de cada aluno como singular, oferecer um ambiente estimulante, preocupar-se com a qualidade da mediação oferecida, fazer as adaptações necessárias, manter relações afetivas, e respeitar seu ritmo de desenvolvimento.
    II. Pensar em não prejudicar os demais alunos, não optando por adaptações curriculares, pois as normas devem ser iguais. O professor decide quando o aluno não está acompanhando, para que ele repita a série.
    III. Estabelecer as normas que o aluno deverá seguir, entender que o tempo de resposta a estímulos desse aluno é totalmente diferente, atribuir atividades diversificadas.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    As afirmativas II e III estão corretas.
    As afirmativas I, II e III estão corretas.
    As afirmativas I e III estão corretas.
    (CORRETA) A afirmativa I está correta.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua colaboração
    Bons Estudos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!