quarta-feira, outubro 03, 2012

Prova N2 - Educação Corpo e Movimento

EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

1. A DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA É QUE:


  •  a primeira tem caráter de competição, e a segunda é lúdica.
  •  a primeira é o gesto sem análise, e a segunda tem fundamento.
  •  a primeira possui intenção, e segunda refere-se ao esporte.
  •  a primeira é, por exemplo, jogo, e a segunda é esporte.

2. OS CONTEÚDOS INDICADOS PARA 3.A E 4.A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVEM:


  •  respeitar o pensamento do professor, pois ele comanda os exercícios.
  •  compor-se apenas de atividades lúdicas e coletivas, como futebol e queimada.
  •  respeitar o nível de maturidade dos alunos e saber que pode haver diferenças.
  •  principalmente respeitar as condições da escola e os projetos dos docentes.

3. A COORDENAÇÃO VISOMOTORA É A COORDENAÇÃO DE MOVIMENTOS QUE SE ORIENTAM PELA VISÃO. SÃO EXEMPLOS DE ATIVIDADES VISOMOTORAS, EXCETO EXERCÍCIOS DE:


  •  recepção.
  •  salto.
  •  lançamento.
  •  recepção e lançamento.

4. SOBRE O ENSINO PRÉ-ESCOLAR, LEIA AS SEGUINTES AFIRMATIVAS.



  • I. É destinado a crianças de 2 a 3 anos (jardins-de-infância).
    II. Sua principal finalidade é desenvolver hábitos, habilidades e atitudes que tornem a criança apta a ingressar no Ensino Fundamental.
    III. É denominado de pré-infantil.

    Agora, assinale a alternativa correta.

  •  Somente a afirmativa III está correta.
  •  Somente a afirmativa II está correta.
  •  Somente a afirmativa I está correta.
  •  As afirmativas I e III estão corretas.

EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

1. OS PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO, POR EXEMPLO,


  •  preparar o corpo para a competição.
  •  favorecer a aptidão física do aluno.
  •  dar ocupação à criança e ao jovem.
  •  manter a saúde e prevenir as doenças.

2. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A SE CONSCIENTIZAR DO PRÓPRIO CORPO, POIS:


  •  dá consciência do equilíbrio corporal em diversas posições.
  •  é importante para a consciência do equilíbrio.
  •  é o primeiro elemento de domínio do comportamento.
  •  é importante nomear as partes do corpo.

3. A OBRA DE WALLON:


  •  busca um conceito para unidade funcional e biológica em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.
  •  discute o conceito de psicomotricidade como a educação dos movimentos.
  •  reconhece a importância do movimento na construção da personalidade.
  •  analisa o comportamento por meio do movimento.

4. AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVEM CONSIDERAR:


  •  somente as experiências dos deficientes.
  •  as experiências e a maturidade dos alunos.
  •  os recursos econômicos e físicos da escola.
  •  somente o nível dos alunos deficientes.

2 comentários:

  1. 1. UM DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA É O DOS ESTÍMULOS, QUE SE RELACIONA COM:

    a intensidade na qual as atividades devem atuar.

    2. A DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA É QUE:
    a primeira é o gesto sem análise, e a segunda tem fundamento.

    3 O programa Agita São Paulo é
    um programa para estimular a população a ter uma vida mais ativa.

    4. SOBRE A ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL, LEIA AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.


    I. A orientação espacial organiza-se a partir da relação com o outro.(pular_linha)
    II. O próprio corpo é a referência para a orientação espacial.(pular_linha)
    III. O desenvolvimento motor está relacionado ao desenvolvimento da orientação espacial.(pular_linha)
    (pular_linha)
    Agora, assinale a alternativa correta.

    Somente as afirmativas II e III estão corretas.

    5. POR COMPLEIÇÃO FÍSICA, ENTENDE-SE A DISTRIBUIÇÃO DA:
    massa corporal pela estatura.

    6. QUANTO AO DESEMPENHO MOTOR PARA ALUNOS A PARTIR DA 3ª OU 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESPERA-SE QUE:
    todos os alunos possam ampliar seu cabedal motor e cultural.

    7. A PSICOMOTRICIDADE ENTENDIDA COMO:


    “a educação dos movimentos ou, através dos movimentos, visando a uma melhor utilização das capacidades psicofísicas da criança e favorecendo seu desenvolvimento” é um conceito adotado por:
    Skinner.

    8. SOBRE OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.


    I. Os princípios dos estímulos relacionam-se à intensidade na qual as atividades físicas propostas atuam.(pular_linha)
    II. O princípio de adaptação dos órgãos às peculiaridades de sua atividade relaciona-se à intensidade da atividade física.(pular_linha)
    III. O princípio cinestésico de movimento relaciona-se à necessidade de atividade.(pular_linha)
    (pular_linha)
    Agora, assinale a alternativa correta.
    As afirmativas I e III estão corretas.

    9. LEIA AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES SOBRE OS OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL.


    I. A Educação Física Infantil deve estimular o desenvolvimento das capacidades físicas naturais por meio do movimento.(pular_linha)
    II. A Educação Física Infantil deve, basicamente, realizar as instruções individuais e coletivas.(pular_linha)
    III. A Educação Física Infantil deve contribuir para a aquisição de hábitos higiênicos.(pular_linha)
    (pular_linha)
    Agora, assinale a alternativa correta.
    Somente as afirmativas I e III estão corretas.

    10. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A SE CONSCIENTIZAR DO PRÓPRIO CORPO, POIS:
    é o primeiro elemento de domínio do comportamento.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...