quarta-feira, outubro 03, 2012

Prova N2 - Educação Corpo e Movimento

EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

1. A DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA É QUE:


  •  a primeira tem caráter de competição, e a segunda é lúdica.
  •  a primeira é o gesto sem análise, e a segunda tem fundamento.
  •  a primeira possui intenção, e segunda refere-se ao esporte.
  •  a primeira é, por exemplo, jogo, e a segunda é esporte.

2. OS CONTEÚDOS INDICADOS PARA 3.A E 4.A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DEVEM:


  •  respeitar o pensamento do professor, pois ele comanda os exercícios.
  •  compor-se apenas de atividades lúdicas e coletivas, como futebol e queimada.
  •  respeitar o nível de maturidade dos alunos e saber que pode haver diferenças.
  •  principalmente respeitar as condições da escola e os projetos dos docentes.

3. A COORDENAÇÃO VISOMOTORA É A COORDENAÇÃO DE MOVIMENTOS QUE SE ORIENTAM PELA VISÃO. SÃO EXEMPLOS DE ATIVIDADES VISOMOTORAS, EXCETO EXERCÍCIOS DE:


  •  recepção.
  •  salto.
  •  lançamento.
  •  recepção e lançamento.

4. SOBRE O ENSINO PRÉ-ESCOLAR, LEIA AS SEGUINTES AFIRMATIVAS.



  • I. É destinado a crianças de 2 a 3 anos (jardins-de-infância).
    II. Sua principal finalidade é desenvolver hábitos, habilidades e atitudes que tornem a criança apta a ingressar no Ensino Fundamental.
    III. É denominado de pré-infantil.

    Agora, assinale a alternativa correta.

  •  Somente a afirmativa III está correta.
  •  Somente a afirmativa II está correta.
  •  Somente a afirmativa I está correta.
  •  As afirmativas I e III estão corretas.

EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

1. OS PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO, POR EXEMPLO,


  •  preparar o corpo para a competição.
  •  favorecer a aptidão física do aluno.
  •  dar ocupação à criança e ao jovem.
  •  manter a saúde e prevenir as doenças.

2. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A SE CONSCIENTIZAR DO PRÓPRIO CORPO, POIS:


  •  dá consciência do equilíbrio corporal em diversas posições.
  •  é importante para a consciência do equilíbrio.
  •  é o primeiro elemento de domínio do comportamento.
  •  é importante nomear as partes do corpo.

3. A OBRA DE WALLON:


  •  busca um conceito para unidade funcional e biológica em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.
  •  discute o conceito de psicomotricidade como a educação dos movimentos.
  •  reconhece a importância do movimento na construção da personalidade.
  •  analisa o comportamento por meio do movimento.

4. AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVEM CONSIDERAR:


  •  somente as experiências dos deficientes.
  •  as experiências e a maturidade dos alunos.
  •  os recursos econômicos e físicos da escola.
  •  somente o nível dos alunos deficientes.

6 comentários:

  1. 1. UM DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA É O DOS ESTÍMULOS, QUE SE RELACIONA COM:

    a intensidade na qual as atividades devem atuar.

    2. A DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA É QUE:
    a primeira é o gesto sem análise, e a segunda tem fundamento.

    3 O programa Agita São Paulo é
    um programa para estimular a população a ter uma vida mais ativa.

    4. SOBRE A ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL, LEIA AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.


    I. A orientação espacial organiza-se a partir da relação com o outro.(pular_linha)
    II. O próprio corpo é a referência para a orientação espacial.(pular_linha)
    III. O desenvolvimento motor está relacionado ao desenvolvimento da orientação espacial.(pular_linha)
    (pular_linha)
    Agora, assinale a alternativa correta.

    Somente as afirmativas II e III estão corretas.

    5. POR COMPLEIÇÃO FÍSICA, ENTENDE-SE A DISTRIBUIÇÃO DA:
    massa corporal pela estatura.

    6. QUANTO AO DESEMPENHO MOTOR PARA ALUNOS A PARTIR DA 3ª OU 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESPERA-SE QUE:
    todos os alunos possam ampliar seu cabedal motor e cultural.

    7. A PSICOMOTRICIDADE ENTENDIDA COMO:


    “a educação dos movimentos ou, através dos movimentos, visando a uma melhor utilização das capacidades psicofísicas da criança e favorecendo seu desenvolvimento” é um conceito adotado por:
    Skinner.

    8. SOBRE OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.


    I. Os princípios dos estímulos relacionam-se à intensidade na qual as atividades físicas propostas atuam.(pular_linha)
    II. O princípio de adaptação dos órgãos às peculiaridades de sua atividade relaciona-se à intensidade da atividade física.(pular_linha)
    III. O princípio cinestésico de movimento relaciona-se à necessidade de atividade.(pular_linha)
    (pular_linha)
    Agora, assinale a alternativa correta.
    As afirmativas I e III estão corretas.

    9. LEIA AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES SOBRE OS OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL.


    I. A Educação Física Infantil deve estimular o desenvolvimento das capacidades físicas naturais por meio do movimento.(pular_linha)
    II. A Educação Física Infantil deve, basicamente, realizar as instruções individuais e coletivas.(pular_linha)
    III. A Educação Física Infantil deve contribuir para a aquisição de hábitos higiênicos.(pular_linha)
    (pular_linha)
    Agora, assinale a alternativa correta.
    Somente as afirmativas I e III estão corretas.

    10. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A SE CONSCIENTIZAR DO PRÓPRIO CORPO, POIS:
    é o primeiro elemento de domínio do comportamento.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Raquel você tem a resolução das provas presenciais da Pós em Educação Infantil da unopar?

      Excluir
    2. Raquel você tem a resolução das provas presenciais da Pós em Educação Infantil da unopar?

      Excluir
  3. Me ajudem por favor!!
    Educação , corpo e movimento.
    A Psicomotricidade entendida como"a educação dos movimentos ou, através dos movimentos, visando a uma melhor utilização das capacidades psicofísicas da criança e favorecendo seu desenvolvimento" é um conceito adotado por
    a) Jean-Caude Coste.
    b) Skinner.
    c) Le Bouch.
    d Henry Wallon

    2 - Para que o objetivo de formar o ser humano de forma integral possa ser atingido, na preparação de um planejamento para uma aula de Educação Física Infantil, é necessário respeitar alguns aspectos importantes, como os cognitivos. São componentes desses aspéctos, exceto:
    a) equilíbrio.
    b) atenção.
    c) memorização.

    3- Em termos legais , a partir de 1996 as aulas de educação Física são.
    a) consideradas como um ATIVIDADE RECREATIVA, DE LAZER OU ESPORTES facultativos para os alunos do Ensino Fundamental.
    b) consideradas como um componente curricular com treinos e competiçoes desde a 1ª série do Ensino Fundamental
    c) componente curricular obrigatório inserido no projeto escolar e cujos conteúdos são, entre outros, jogos e danças.
    d)componente curricular distinto do projeto escolar e cujas atividades são somentes os esportes coletivos, como o futebol.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...