terça-feira, novembro 06, 2012

[Prova N2] Movimento - Pós Graduação Educação Infantil

Parte superior do formulário
1. Segue abaixo:
  • Esta é uma etapa de transição no desenvolvimento psicomotor, passando de um estágio global para um estágio de diferenciação e análise. É quando se aperfeiçoam as habilidades motoras. A criança chega a esta fase a partir dos 5 anos (aproximadamente).

    A afirmação acima se refere a qual fase do desenvolvimento psicomotor?
  • Terceira fase.
  • Primeira fase.
  • Segunda fase.
  • Quarta fase.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O desenvolvimento motor pode ser tratado pelos educadores e pesquisadores como
  • um meio de locomoção.
  • uma habilidade motora.
  • um processo ou um produto.
  • uma aptidão humana.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Observe abaixo:


  • Na formação do psicomotricista é atribuído um lugar prioritário ao exercício da _____________, entendido como um treinamento, um adestramento, uma aprendizagem dentro do processo formativo.

    A palavra que completa corretamente a afirmação é:

  •  observação.
  • coordenação.
  • avaliação.
  • estimulação.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Segue abaixo:


  • Foi na _____________ que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização _______ preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente.

    Quais palavras completam corretamente a afirmação acima?

 América, americana.
Roma Antiga, romana.
Europa, europeia.
Grécia Antiga, grega.

10 comentários:

  1. MOVIMENTO
    1. A qual teórico se atribui a seguinte afirmação:


    • "a observação é um processo de seleção e estruturação dos dados, das experiências, cujo objeto é construir redes de significação a partir de um modelo interno ou marco de interpretação. Esse modelo interno atuará como o filtro interpretativo graças ao qual daremos sentido
    aos acontecimentos, a partir de nosso universo de teorias e crenças. Sempre observamos e interpretamos a partir de algum lugar e esse é o primeiro limite à objetividade de nossa observação. Por isso, será preciso explicar o marco teórico de nossa análise e do sistema de representações do qual partimos, caso contrário, os marcos de referência serão totalmente pessoais."

    • Mário Quintana.
    • García Olalla. (correta)
    • Rubem Alves.
    • Fátima Alves.
    2. O desenvolvimento motor fica mais evidente, pois a criança começa a automatizar suas aquisições motoras e seus movimentos tornam-se mais fluentes.


    • A afirmação acima se refere a qual fase do desenvolvimento psicomotor?

    • Quarta fase.
    • Segunda fase.
    • Terceira fase. (correta)
    • Primeira fase.
    3. Assinale a alternativa que preenche adequadamente a seguinte afirmação:


    • Normalmente, as ____________________________ nada têm a ver com a expressão livre e espontânea da criança ou do adolescente, pois, além de girarem em torno de uma data específica, elas impõem uma temática para os alunos se expressarem.

    • apresentações comemorativas. (correta)
    • expressões dramáticas.
    • improvisações teatrais.
    • atividades lúdicas.
    4. Leia abaixo:


    • _________________ são uma variação da dança figurativa. Caracterizam-se pela expressão de movimentos coletivos associados às imagens musicais, sendo o grande grupo mais importante que a manifestação individual. Além de promoverem as relações entre movimento, ritmo e imagens, as ______________ favorecem a coordenação, a observação, a lateralidade, o equilíbrio, a dicção, a fluência verbal e a vocalização.

    Qual expressão completa corretamente essa afirmação?

    • Danças performáticas.
    • Rodas cantadas. (correta)
    • Danças criativas.
    • Danças clássicas.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada Elida por sua Colaboração.

    ResponderExcluir
  3. EAD - Psicomotricidade - Prova de Movimento
    1. [QuestãoID 51496] Kneller lembra ainda que as distintas definições de criatividade estão sempre relacionadas com o conceito de
    • inspiração ou impulso.
    correta• novidade ou inovação.
    • interação ou inter-relação.
    • ludismo ou imaginação.
    2. [QuestãoID 51455] Leia abaixo:
    • Está relacionada às habilidades de movimento das articulações do corpo. Divide-se em dois tipos: estática e dinâmica. A estática ocorre quando alongamos lentamente uma articulação até o seu limite. A dinâmica envolve o movimento rápido das articulações.

    A afirmação acima refere-se à
    • resistência aeróbica.
    • composição corporal.
    • correta flexibilidade.
    • força muscular.
    3. [QuestãoID 51379] Atualmente, entendemos o desenvolvimento motor como um processo dinâmico que se concretiza ao longo de nossa vida, uma ecologia que relaciona
    • a escola, os professores e a criança.
    • correta o indivíduo, suas ações e seu ambiente.
    • a criança, seus pais e a sociedade.
    • o corpo e a mente, apenas.
    4. [QuestãoID 51407] Observe abaixo:
    • Define que a primeira inteligência humana demonstrada na vida social é a inteligência musical, pois, ao sairmos do útero materno, descobrimos o mundo pelos sons do ambiente em que vivemos, pela voz da mãe e demais familiares.

    Essa afirmação se refere a qual autor?
    • correta Gardner.
    • Wallon.
    • Piaget.
    • Sternberg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos!.

      Excluir
    2. Alguém tem a resposta da 3. [QuestãoID 51379] ?

      Excluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    MOVIMENTO
    1. [QuestãoID 67341] Leia o texto abaixo:


    Na infância, as __________________ sempre devem ter um caráter lúdico e motivador, assim como devem ser coreografias bem simples, que permitam uma expressão mais autêntica da criança e o entendimento dos aspectos culturais envolvidos em sua dança.

    Qual expressão completa corretamente essa afirmação?

    danças figurativas.
    danças folclóricas. CORRETA
    rodas cantadas.
    danças criativas.

    2. [QuestãoID 67282] De acordo com Gaullahue e Ozmun, são fatores fornecedores de força:

    força, resistência aeróbica, flexibilidade e composição corporal.
    inércia, aceleração e ação-reação. CORRETA
    centro de gravidade, linha de gravidade e base de apoio.
    fase reflexiva, rudimentar e especializada.

    3. [QuestãoID 67336] Leia o texto abaixo:


    Este é um período de aperfeiçoamento das relações espaciais e temporais. O ser desenvolve novas possibilidades de movimentação espacial, conhecimento e relacionamento social. A principal
    característica desta fase é a organização do plano motor.

    A afirmação acima se refere a qual fase do desenvolvimento psicomotor?

    Primeira fase.
    Terceira fase.
    Quarta fase.
    Segunda fase. CORRETA

    4. [QuestãoID 67297] Leia o texto abaixo:


    Compreende ações que a criança pratica para manter o seu equilíbrio usando o próprio corpo ou um objeto. Engloba atos como caminhar em linhas retas e circulares, equilibrar-se em cima de objetos (traves ou cadeiras) ou alternar os pés sobre objetos - ações realizadas por crianças a partir dos 3 anos. Já aos 6 anos, inclui as atividades de rolamento do corpo para frente.

    A afirmação acima se refere

    às habilidades motoras.
    aos movimentos axiais.
    ao equilíbrio dinâmico.CORRETA
    ao equilíbrio estático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos

      Excluir
    2. Prova concluida com sucesso!!!
      Resultado final : 9,0
      Prova 31272
      1. UM DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA É O DOS ESTÍMULOS, QUE SE RELACIONA COM:

      a intensidade na qual as atividades devem atuar.
      a função do órgão.
      o gênero de atividades.
      a capacidade dos sentidos.
      2. O PERÍODO DENOMINADO DE “VOLTA À CALMA” DEVE TER:

      20 minutos.
      nenhuma das alternativas anteriores.
      de 5 a 10 minutos.
      15 minutos.
      3. Segue abaixo:


      Ao analisar estas considerações, concluímos que o foco da educação atual deve ser cada vez mais o ________ e não o ________, porque o produto valoriza a ________ e não considera a _________ da aprendizagem.(pular_linha)
      (pular_linha)
      Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas.

      processo, produto, qualidade, quantidade.
      processo, produto, quantidade, qualidade.
      produto, processo, quantidade, qualidade.
      produto, processo, qualidade, quantidade.
      4. Observe abaixo:


      Habilidade de movimentar o corpo com rapidez e precisão. É fundamental para várias ações cotidianas, como, por exemplo, atravessar uma rua movimentada, correr e desviar de obstáculos. Nas crianças pode ser aprimorada com atividades que envolvam interação com objetos, desvio de obstáculos, subir e descer de objetos e carregar objetos.(pular_linha)
      (pular_linha)
      A afirmação acima refere-se

      à agilidade.
      ao equilíbrio.
      à energia.
      à coordenação.
      5. O desenvolvimento motor pode ser tratado pelos educadores e pesquisadores como

      um processo ou um produto.
      uma habilidade motora.
      um meio de locomoção.
      uma aptidão humana.
      6. Segue abaixo:


      Na infância, as __________________ sempre devem ter um caráter lúdico e motivador, assim como devem ser coreografias bem simples, que permitam uma expressão mais autêntica da criança e o entendimento dos aspectos culturais envolvidos em sua dança.(pular_linha)
      (pular_linha)
      Qual expressão completa corretamente essa afirmação?

      danças criativas.
      danças folclóricas.
      rodas cantadas.
      danças figurativas.
      7. PARA QUE O OBJETIVO DE FORMAR O SER HUMANO DE FORMA INTEGRAL POSSA SER ATINGIDO,


      na preparação de um planejamento para uma aula de Educação Física Infantil, é necessário respeitar alguns aspectos importantes, como os cognitivos. São componentes desses aspectos, exceto:

      memorização.
      atenção.
      equilíbrio.
      concentração.
      8. SOBRE A OBRA DE WALLON É CORRETO AFIRMAR QUE:

      discute o conceito de psicomotricidade como a educação dos movimentos.
      analisa o comportamento por meio do movimento.
      busca um conceito para unidade funcional e biológica, em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.
      reconhece a importância do movimento na construção da personalidade.
      9. Assinale a alternativa que preenche adequadamente a seguinte afirmação:


      Normalmente, as ____________________________ nada têm a ver com a expressão livre e espontânea da criança ou do adolescente, pois, além de girarem em torno de uma data específica, elas impõem uma temática para os alunos se expressarem.

      improvisações teatrais.
      atividades lúdicas.
      expressões dramáticas.
      apresentações comemorativas.
      10. Qual estudioso definiu sete tipos de inteligência que são usados para a realização de ações específicas?

      Henri Wallon.
      Sigmund Freud.
      Jean Piaget.
      Howard Gardner.

      Excluir
  5. Qual tem a prova de Natureza e sociedade

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...