terça-feira, outubro 22, 2013

Provas

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

1. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?


  •  Concepção de que a criança deve reproduzir a cultura vigente na sociedade contemporânea.
  •  Concepção romântica de criança e de infância.
  •  Concepção científica de criança e de infância.
  •  Concepção de que a criança é co-construtora de seu conhecimento, sua identidade e sua cultura.

2. O que é portfólio?


  •  É um livro ou álbum feito pela equipe diretiva para apresentar aos visitantes a história da Escola, desde sua fundação aos dias atuais.
  •  É um álbum de imagens fotográficas que mostram a evolução do desenvolvimento físico da criança, incluindo apontamentos referentes ao seu ganho de peso e altura.
  •  É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.
  •  É uma narrativa de ficção organizada em ordem cronológica e ilustrada pelas crianças.

3. Leia:


  • São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:

  •  currículo emergente e currículo prévio.
  •  pedagogia de projetos e instrução sistemática.
  •  instrução sistemática e currículo prévio.
  •  projetos interdisciplinares e currículo emergente.

4. Refere-se às características do trabalho com projetos:


  •  a motivação é gerada pela necessidade da criança de se apropriar dos conhecimentos acumulados pela humanidade.
  •  o professor seleciona atividades de aprendizagem e fornece materiais em um nível de instrução adequado.
  •  o desejo da criança de trabalhar para o professor e de obter recompensas, isto é, as crianças trabalham com vistas à avaliação externa feita pelo professor sobre o desempenho do aluno.
  •  aplicação de capacidades em situações reais e significativas; as crianças terão oportunidade de aplicar as capacidades desenvolvidas na instrução sistemática.

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 4.0

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

1. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.


  • É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:

  •  avaliação de aprendizagem.
  •  avaliação profissional.
  •  avaliação do desenvolvimento infantil.
  •  avaliação institucional.

2. A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?


  •  A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.
  •  A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
  •  A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.
  •  A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.

3. Agrupamentos de interesses e conhecimentos específicos são conhecidos como


  •  capacidades.
  •  especialidades.
  •  grupos de pesquisas.
  •  habilidades.

4. Que estratégias podem ser usadas para captar o interesse ou os interesses das crianças de 4 a 6 anos de idade que estão na pré-escola?


  •  Entrevistar individualmente cada criança e a partir dessas conversas eleger o tema que mais se aproxima do planejamento do professor.
  •  Todos os envolvidos no projeto comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc.
  •  O professor pode ser o mediador e o moderador do debate sobre a relevância de alguns tópicos em relação aos outros e incentivar que os próprios alunos entrem em acordo. Além disso, ele pode também sugerir outras maneiras que facilitem a escolha por parte dos alunos, especialmente, em situações de impasse, como sorteios, eleições, enquetes com outros membros fora da turma para consultar outros pontos de vista etc.
  •  Para a criança pequena é difícil falar sobre o que desejariam estudar ou pesquisar. Por isso, com crianças a partir de 4 anos e que ainda estão iniciando com projetos, o ideal é usar da observação, registro e reflexão sobre os registros para que se identifique os temas relacionados com os diferentes interesses da turma.

8 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. As tentativas de articulação entre os dois níveis de ensino: Educação Pré-escolar e Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontam para, pelo menos, duas abordagens.


    • A primeira baseia-se na própria origem das preschools (pré-escola), em que a ideia central é

    • que no dia a dia das práticas de educação pré-escolar, os educadores são coadjuvantes no processo de aprendizagem das crianças e devem seguir seus propósitos interferindo o mínimo possível em sua busca pelo conhecimento.
    • que a brincadeira é o recurso privilegiado para otimizar o desenvolvimento infantil e estabelecer relações da criança com a diversidade cultural de seu grupo, por isso, uma boa estratégia do educador é deixar as crianças criarem, por elas mesmas, as condições para o brincar.
    • padronizar desempenhos acadêmicos das crianças com vistas ao seu sucesso escolar nos anos iniciais, a pré-escola a serviço da escolarização.
    • um currículo para a educação pré-escolar; a leitura e a escrita devem ser negligenciadas em favor do jogo e da expressão artística.
    2. Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares?

    • Na ideia de que a criança possui tendência para desviar-se para o mal por isso necessita de limites e disciplina do corpo, da mente e da vontade.
    • É inocente e sua fragilidade psicológica é cotidianamente desrespeitada pela mídia e pelas novas tecnologias.
    • Na criança como ser em desenvolvimento que possui fases ou estágios definidos com características universais.
    • É sujeito de direitos, cidadã e que precisa ser respeitada como tal.
    3. O sentido lhe é dado por aquele que brinca, enquanto durar a brincadeira:

    • jogo.
    • brinquedo.
    • brincadeira.
    • objetos.
    4. Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?

    • Porque os professores realizam registro audiovisual das etapas do projeto, incluindo todas as etapas do processo, não apenas o produto final. Coleta-se essas produções; os professores selecionam junto com as crianças os materiais a serem documentados em portfólios que irão mostrar o desenvolvimento do projeto. A documentação sistemática permite que cada professor se torne um produtor de pesquisa, alguém que gera novas ideias sobre currículo e aprendizagem.
    • Porque os professores comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc. Motivam desse modo a proximidade da relação entre pais e filhos e entre escola e família e dessas instâncias com sua comunidade e sua realidade social.
    • Porque o professor capta ideias e interesses dos alunos para serem usados nos projetos interdisciplinares ? usando técnicas de observação e registro o professor interpreta as manifestações das crianças. Quanto mais e melhor os professores conhecerem seus alunos mais facilmente poderão captar seus interesses, fontes de temas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.
    • Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a resposta deste trecho o sentido lhe é dado por aquele que brinca é o jogo a brincadeira o brinquedo ou objetos ?

      Excluir
  2. Por favor qual é a resposta da numero 1

    ResponderExcluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. [QuestãoID 69371] Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989),


    • atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos. Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que

    • apresenta um estudo pormenorizado e científico das fases do desenvolvimento infantil.
    • é inspirada nas ideias do filósofo inglês John Locke e em sua educação voltada para preparar o futuro gentleman.
    • é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.
    • apresenta as ideias filosóficas de Platão sobre a infância que pode tender tanto para o bem quanto para o mal.
    2. [QuestãoID 72239] Leia o enunciado abaixo e responda:


    • Um dos encaminhamentos que poderá nortear e auxiliar a construção de um trabalho pedagógico relacionado com a criança e suas necessidades de letramento, como processo de inserção e apropriação da cultura letrada, é

    • a motivação do professor para ser aquele que dirige as ações dos alunos em função dos objetivos propostos pelo programa curricular.
    • a estruturação e organização de um currículo contextualizado, o que constitui um desafio para toda a comunidade escolar.
    • a motivação do professor para inspirar-se em manuais e guias que orientam como ensinar, transmitindo conhecimentos de forma clara e acessível.
    • a reprodução de atividades pedagógicas tidas como adequadas para crianças em fase inicial da alfabetização.
    3. [QuestãoID 69384] Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:

    • projetos e pesquisas.
    • cantinho de ciências.
    • mostra anual de ciências e artes.
    • laboratório lúdico infantil.
    4. [QuestãoID 72238] As tentativas de articulação entre os dois níveis de ensino: Educação Pré-escolar e Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontam para, pelo menos, duas abordagens.


    • A primeira baseia-se na própria origem das preschools (pré-escola), em que a ideia central é

    • que a brincadeira é o recurso privilegiado para otimizar o desenvolvimento infantil e estabelecer relações da criança com a diversidade cultural de seu grupo, por isso, uma boa estratégia do educador é deixar as crianças criarem, por elas mesmas, as condições para o brincar.
    • padronizar desempenhos acadêmicos das crianças com vistas ao seu sucesso escolar nos anos iniciais, a pré-escola a serviço da escolarização.
    • um currículo para a educação pré-escolar; a leitura e a escrita devem ser negligenciadas em favor do jogo e da expressão artística.
    • que no dia a dia das práticas de educação pré-escolar, os educadores são coadjuvantes no processo de aprendizagem das crianças e devem seguir seus propósitos interferindo o mínimo possível em sua busca pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. [QuestãoID 69371] Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989),


    • atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos. Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que

    • apresenta um estudo pormenorizado e científico das fases do desenvolvimento infantil.
    • é inspirada nas ideias do filósofo inglês John Locke e em sua educação voltada para preparar o futuro gentleman.
    • é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.
    • apresenta as ideias filosóficas de Platão sobre a infância que pode tender tanto para o bem quanto para o mal.
    2. [QuestãoID 72239] Leia o enunciado abaixo e responda:


    • Um dos encaminhamentos que poderá nortear e auxiliar a construção de um trabalho pedagógico relacionado com a criança e suas necessidades de letramento, como processo de inserção e apropriação da cultura letrada, é

    • a motivação do professor para ser aquele que dirige as ações dos alunos em função dos objetivos propostos pelo programa curricular.
    • a estruturação e organização de um currículo contextualizado, o que constitui um desafio para toda a comunidade escolar.
    • a motivação do professor para inspirar-se em manuais e guias que orientam como ensinar, transmitindo conhecimentos de forma clara e acessível.
    • a reprodução de atividades pedagógicas tidas como adequadas para crianças em fase inicial da alfabetização.
    3. [QuestãoID 69384] Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:

    • projetos e pesquisas.
    • cantinho de ciências.
    • mostra anual de ciências e artes.
    • laboratório lúdico infantil.
    4. [QuestãoID 72238] As tentativas de articulação entre os dois níveis de ensino: Educação Pré-escolar e Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontam para, pelo menos, duas abordagens.


    • A primeira baseia-se na própria origem das preschools (pré-escola), em que a ideia central é

    • que a brincadeira é o recurso privilegiado para otimizar o desenvolvimento infantil e estabelecer relações da criança com a diversidade cultural de seu grupo, por isso, uma boa estratégia do educador é deixar as crianças criarem, por elas mesmas, as condições para o brincar.
    • padronizar desempenhos acadêmicos das crianças com vistas ao seu sucesso escolar nos anos iniciais, a pré-escola a serviço da escolarização.
    • um currículo para a educação pré-escolar; a leitura e a escrita devem ser negligenciadas em favor do jogo e da expressão artística.
    • que no dia a dia das práticas de educação pré-escolar, os educadores são coadjuvantes no processo de aprendizagem das crianças e devem seguir seus propósitos interferindo o mínimo possível em sua busca pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LETRAMENTO NO BRASIL
    1. [QuestãoID 21766] A PRINCIPAL RAZÃO DA ORIGEM DA ESCRITA NAS SOCIEDADES HUMANAS SE RELACIONA COM:

    o desenvolvimento econômico e a necessidade de registro e documentação.
    a necessidade das pessoas de se corresponderem por cartas.
    a invenção da imprensa e de outros meios de reprodução do impresso.
    o desenvolvimento da arte, em especial da literatura.
    2. [QuestãoID 61539] O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:

    aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
    inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
    propostas de modificação da ortografia oficial do português.
    campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
    3. [QuestãoID 21774] UM DOS MAIORES PROBLEMAS NA RECEPÇÃO DE UMA INFORMAÇÃO NO MUNDO MODERNO É CONSIDERÁ-LA:

    uma explicação provisória e possível de ser reconsiderada.
    o resultado do trabalho intelectual de um autor.
    uma versão de um fato, e não o fato em si.
    uma verdade constituída, independentemente da fonte que a enuncia.
    4. [QuestãoID 61552] As etapas que compõem uma atividade de estudos são:

    controle, obediência e cópia.
    planejamento, monitoração e revisão/correção.
    inspiração, descontração e prazer.
    compromisso, envolvimento e autoestima.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...