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terça-feira, outubro 22, 2013

Provas

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

1. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?


  •  Concepção de que a criança deve reproduzir a cultura vigente na sociedade contemporânea.
  •  Concepção romântica de criança e de infância.
  •  Concepção científica de criança e de infância.
  •  Concepção de que a criança é co-construtora de seu conhecimento, sua identidade e sua cultura.

2. O que é portfólio?


  •  É um livro ou álbum feito pela equipe diretiva para apresentar aos visitantes a história da Escola, desde sua fundação aos dias atuais.
  •  É um álbum de imagens fotográficas que mostram a evolução do desenvolvimento físico da criança, incluindo apontamentos referentes ao seu ganho de peso e altura.
  •  É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.
  •  É uma narrativa de ficção organizada em ordem cronológica e ilustrada pelas crianças.

3. Leia:


  • São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:

  •  currículo emergente e currículo prévio.
  •  pedagogia de projetos e instrução sistemática.
  •  instrução sistemática e currículo prévio.
  •  projetos interdisciplinares e currículo emergente.

4. Refere-se às características do trabalho com projetos:


  •  a motivação é gerada pela necessidade da criança de se apropriar dos conhecimentos acumulados pela humanidade.
  •  o professor seleciona atividades de aprendizagem e fornece materiais em um nível de instrução adequado.
  •  o desejo da criança de trabalhar para o professor e de obter recompensas, isto é, as crianças trabalham com vistas à avaliação externa feita pelo professor sobre o desempenho do aluno.
  •  aplicação de capacidades em situações reais e significativas; as crianças terão oportunidade de aplicar as capacidades desenvolvidas na instrução sistemática.

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 4.0

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

1. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.


  • É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:

  •  avaliação de aprendizagem.
  •  avaliação profissional.
  •  avaliação do desenvolvimento infantil.
  •  avaliação institucional.

2. A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?


  •  A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.
  •  A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
  •  A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.
  •  A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.

3. Agrupamentos de interesses e conhecimentos específicos são conhecidos como


  •  capacidades.
  •  especialidades.
  •  grupos de pesquisas.
  •  habilidades.

4. Que estratégias podem ser usadas para captar o interesse ou os interesses das crianças de 4 a 6 anos de idade que estão na pré-escola?


  •  Entrevistar individualmente cada criança e a partir dessas conversas eleger o tema que mais se aproxima do planejamento do professor.
  •  Todos os envolvidos no projeto comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc.
  •  O professor pode ser o mediador e o moderador do debate sobre a relevância de alguns tópicos em relação aos outros e incentivar que os próprios alunos entrem em acordo. Além disso, ele pode também sugerir outras maneiras que facilitem a escolha por parte dos alunos, especialmente, em situações de impasse, como sorteios, eleições, enquetes com outros membros fora da turma para consultar outros pontos de vista etc.
  •  Para a criança pequena é difícil falar sobre o que desejariam estudar ou pesquisar. Por isso, com crianças a partir de 4 anos e que ainda estão iniciando com projetos, o ideal é usar da observação, registro e reflexão sobre os registros para que se identifique os temas relacionados com os diferentes interesses da turma.

2 comentários :

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. As tentativas de articulação entre os dois níveis de ensino: Educação Pré-escolar e Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontam para, pelo menos, duas abordagens.


    • A primeira baseia-se na própria origem das preschools (pré-escola), em que a ideia central é

    • que no dia a dia das práticas de educação pré-escolar, os educadores são coadjuvantes no processo de aprendizagem das crianças e devem seguir seus propósitos interferindo o mínimo possível em sua busca pelo conhecimento.
    • que a brincadeira é o recurso privilegiado para otimizar o desenvolvimento infantil e estabelecer relações da criança com a diversidade cultural de seu grupo, por isso, uma boa estratégia do educador é deixar as crianças criarem, por elas mesmas, as condições para o brincar.
    • padronizar desempenhos acadêmicos das crianças com vistas ao seu sucesso escolar nos anos iniciais, a pré-escola a serviço da escolarização.
    • um currículo para a educação pré-escolar; a leitura e a escrita devem ser negligenciadas em favor do jogo e da expressão artística.
    2. Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares?

    • Na ideia de que a criança possui tendência para desviar-se para o mal por isso necessita de limites e disciplina do corpo, da mente e da vontade.
    • É inocente e sua fragilidade psicológica é cotidianamente desrespeitada pela mídia e pelas novas tecnologias.
    • Na criança como ser em desenvolvimento que possui fases ou estágios definidos com características universais.
    • É sujeito de direitos, cidadã e que precisa ser respeitada como tal.
    3. O sentido lhe é dado por aquele que brinca, enquanto durar a brincadeira:

    • jogo.
    • brinquedo.
    • brincadeira.
    • objetos.
    4. Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?

    • Porque os professores realizam registro audiovisual das etapas do projeto, incluindo todas as etapas do processo, não apenas o produto final. Coleta-se essas produções; os professores selecionam junto com as crianças os materiais a serem documentados em portfólios que irão mostrar o desenvolvimento do projeto. A documentação sistemática permite que cada professor se torne um produtor de pesquisa, alguém que gera novas ideias sobre currículo e aprendizagem.
    • Porque os professores comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc. Motivam desse modo a proximidade da relação entre pais e filhos e entre escola e família e dessas instâncias com sua comunidade e sua realidade social.
    • Porque o professor capta ideias e interesses dos alunos para serem usados nos projetos interdisciplinares ? usando técnicas de observação e registro o professor interpreta as manifestações das crianças. Quanto mais e melhor os professores conhecerem seus alunos mais facilmente poderão captar seus interesses, fontes de temas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.
    • Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade.

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  2. Por favor qual é a resposta da numero 1

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