Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXTRAS

Olá Pessoal, resolvi criar está página para incluir algumas provas de cursos de pós graduação ou que tenham haver direta ou indiretamente com PEDAGOGIA espero que gostem.
Beijos e Abraços a todos.

Quero Agradescer a todos que colaboram com está página de nosso blog.


MATÉRIA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


ASSINALE OS PRINCÍPIOS DA TEORIA PIAGETIANA.
  • O que temos foi produto da evolução genética do cérebro.
  • A ação é fonte do conhecimento, os genes têm papel relativo e o processo construtivo é dinâmico.
  • O ambiente tem papel modelador das características do comportamento da criança.
  • Sujeito inato, predeterminado.
O QUE NOS LEVA A APRENDER A FALAR?
  • O potencial do cérebro.
  • O condicionamento do ambiente.
  • A maturidade psicológica.
  • As interações realizadas com o outro
COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO, QUANDO A PALAVRA É OUVIDA ELA:
  • percorre o caminho: som, palavra, significado.
  • percorre o caminho: ouvido para o sentido da palavra.
  • percorre o caminho: significado para o som.
  • é entendida pelo seu som e significado.
A EMERGÊNCIA DA LINGUAGEM ESTÁ RELACIONADA A QUAIS FATORES?
  • Instrumento, gesto e signos.
  • Técnica e genética.
  • Cérebro e natureza.
  • Ambiente desfavorável.
Prova Enviada
Por Rosangela

**20/01/2011

Aspectos biológicos do desenvolvimento Infantil



COM RELAÇÃO À AMAMENTAÇÃO, PODEMOS AFIRMAR QUE:

  • é um processo intuitivo, pois a criança nasce sabendo sugar o leite e a mãe sabendo amamentar.
  • se o leite materno for fraco, a mãe não precisa amamentar seu filho, é só substituir o leite.
  • toda mulher pode amamentar, exceto se tiver algum problema orgânico diagnosticado pelo médico. CORRETA
  • se a mãe não quiser amamentar, ela poderá substituir a amamentação do seio por outro tipo de leite.
PARA ABSORÇÃO DE FERRO NAS CÉLULAS, NECESSITAMOS DE AJUDA DA:
 
  • vitamina A.
  • vitamina C. CORRETA
  • vitamina D.
  • vitamina B2.
UM BEBÊ DE TRÊS MESES DEVE SER ESTIMULADO A PEGAR BRINQUEDOS?

  • Não, ainda é muito cedo para isso.
  • Sim, porém brinquedos adequados. CORRETA
  •  
  • Não, nessa fase ele só dorme.
  • Sim, mas é muito perigoso.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO QUARTO DE DORMIR SIGNIFICA QUE:

  • tanto faz qual o tipo de berço escolhido para a criança.
  • nunca devemos deixar as crianças sozinhas no quarto. CORRETA
  • a criança pode ficar com brinquedos dentro do berço.
  • as crianças podem ficar em pé e sozinhas no berço.
  •  



    MAIS UMA : ARTES

    RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA.
    • I. Fazer artístico
      II. Apreciação
      III. Reflexão

      ( II) Perceber o sentido que o objeto propõe, articulando-o tanto aos elementos da linguagem visual quanto aos materiais e suportes utilizados, desenvolvendo por meio da observação e da fruição, a capacidade de construção do sentido.
      (III ) É um pensar sobre os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala, compartilhando perguntas e afirmações que a criança realiza, instigada pelo professor e no contato com suas próprias produções e com as dos artistas.
      (I ) A exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de práticas artísticas, proporcionando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.

      A seqüência correta é:
    • II, I, III
    • I, II, III
    • III, II, I
    • II, III, I correta
    A METODOLOGIA DA ARTE SOFREU MUDANÇAS NOS ASPECTOS POLÍTICO E PEDAGÓGICO, ACOMPANHANDO AS DIFERENTES FASES DA EDUCAÇÃO NO PAÍS.
    • Associe a primeira coluna com a segunda.

      I. Metodologia tradicional
      II. Metodologia da Escola Nova
      III. Metodologia tecnicista
      IV. Metodologia histórico-crítica

      (II ) De origem européia e norte-americana, apresentou-se como uma alternativa à escola tradicional. Os intelectuais envolvidos travaram muitos debates com a corrente católica e conservadora que, além da mudança de concepção e métodos, lutavam por uma educação obrigatória, universal e gratuita. Acreditavam que o centro do processo educativo era a criança e que a educação não é direcionada e deve ocorrer de forma espontânea.
      (IV ) Desenvolve-se depois do período da ditadura militar. Esta metodologia parte do princípio de que o homem é um ser inserido em um meio específico e na própria história. Procura desenvolver a capacidade, por meio do conhecimento e da análise da realidade de refletir e de agir sobre ela, transformando-a. Estimula o aluno a ler além das palavras, a ver e não apenas olhar, a ouvir e não apenas escutar.
      (III ) Surge com o objetivo de formar mão-de-obra especializada para determinadas funções e profissões. Priorizava o aspecto técnico em detrimento à compreensão das questões abordadas, e como conseqüência disto, temos a despolitização gradativa dos educandos que freqüentam as escolas de Ensino Fundamental e Médio.
      (I ) Presente no Brasil desde a colonização, sendo introduzida pelos jesuítas. Nessa metodologia, a concepção é de que a herança cultural é passada de geração em geração na forma de conteúdos, técnicas e concepções a serem memorizadas e acumuladas. Não leva em conta as fases de desenvolvimento da criança, nem tampouco as suas necessidades.

      Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
    • III, IV, II, I
    • II, I, III, IV
    • II, III, IV, I
    • II, IV, III, I correta
    3. ASSOCIE AS COLUNAS QUE SE CORRESPONDEM.

    • I. Estética
      II. Criação tecnológica
      III. Imaginação

      (II ) Uma ferramenta que facilita ou permite alguma ação específica.
      (I ) Sensação de bonito ou feio, de equilibrado, harmonioso e proporcional ou do grotesco, do que agrada ou desagrada.
      ( III) Uma atividade essencialmente criadora, constituindose de novas imagens e conceitos que vinculam fantasia à realidade.

      A seqüência correta é:

    • II, I, III correta
    • II, III, I
    • I, II, III
    • III, I, II
    PARA QUE A CRIANÇA POSSA FAZER USO DE VÁRIAS LINGUAGENS PARA SE EXPRESSAR POR MEIO DA ARTE,

    • ela precisa conhecer essas linguagens, as técnicas, os materiais e os instrumentos necessários a cada uma. Conhecer essas linguagens e suas possibilidades é uma pesquisa e descoberta constantes. De que forma o professor da Educação Infantil deve agir para instigar a criança a esta busca?

      I. O professor deve utilizar técnicas de confecção de materiais, fazendo passo a passo com seus alunos, sendo que todos, ao final, terão o mesmo objeto construído. F
      II. O professor deve permitir a manipulação de diferentes materiais, deixando que a criança escolha brincar com o material escolhido, combine e adicione formas de construir. V
      III. O professor deve conversar com a criança, descobrir por que escolhe este ou aquele material, perguntar seu significado, por que representou daquela forma, entre outras questões que auxiliem o educando a prosseguir e nunca corrigir o trabalho. V

      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • As afirmativas I, II e III estão corretas.
    • As afirmativas I e III estão corretas.
    • As afirmativas II e III estão corretas. correta
    • As afirmativas I e II estão corretas.


    Por Rosangela Palinka
    Prova Enviada