EXTRAS

Olá Pessoal, resolvi criar está página para incluir algumas provas de cursos de pós graduação ou que tenham haver direta ou indiretamente com PEDAGOGIA espero que gostem.
Beijos e Abraços a todos.

Quero Agradescer a todos que colaboram com está página de nosso blog.


MATÉRIA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


ASSINALE OS PRINCÍPIOS DA TEORIA PIAGETIANA.
  • O que temos foi produto da evolução genética do cérebro.
  • A ação é fonte do conhecimento, os genes têm papel relativo e o processo construtivo é dinâmico.
  • O ambiente tem papel modelador das características do comportamento da criança.
  • Sujeito inato, predeterminado.
O QUE NOS LEVA A APRENDER A FALAR?
  • O potencial do cérebro.
  • O condicionamento do ambiente.
  • A maturidade psicológica.
  • As interações realizadas com o outro
COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO, QUANDO A PALAVRA É OUVIDA ELA:
  • percorre o caminho: som, palavra, significado.
  • percorre o caminho: ouvido para o sentido da palavra.
  • percorre o caminho: significado para o som.
  • é entendida pelo seu som e significado.
A EMERGÊNCIA DA LINGUAGEM ESTÁ RELACIONADA A QUAIS FATORES?
  • Instrumento, gesto e signos.
  • Técnica e genética.
  • Cérebro e natureza.
  • Ambiente desfavorável.
Prova Enviada
Por Rosangela

**20/01/2011

Aspectos biológicos do desenvolvimento Infantil



COM RELAÇÃO À AMAMENTAÇÃO, PODEMOS AFIRMAR QUE:

  • é um processo intuitivo, pois a criança nasce sabendo sugar o leite e a mãe sabendo amamentar.
  • se o leite materno for fraco, a mãe não precisa amamentar seu filho, é só substituir o leite.
  • toda mulher pode amamentar, exceto se tiver algum problema orgânico diagnosticado pelo médico. CORRETA
  • se a mãe não quiser amamentar, ela poderá substituir a amamentação do seio por outro tipo de leite.
PARA ABSORÇÃO DE FERRO NAS CÉLULAS, NECESSITAMOS DE AJUDA DA:
 
  • vitamina A.
  • vitamina C. CORRETA
  • vitamina D.
  • vitamina B2.
UM BEBÊ DE TRÊS MESES DEVE SER ESTIMULADO A PEGAR BRINQUEDOS?

  • Não, ainda é muito cedo para isso.
  • Sim, porém brinquedos adequados. CORRETA
  •  
  • Não, nessa fase ele só dorme.
  • Sim, mas é muito perigoso.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO QUARTO DE DORMIR SIGNIFICA QUE:

  • tanto faz qual o tipo de berço escolhido para a criança.
  • nunca devemos deixar as crianças sozinhas no quarto. CORRETA
  • a criança pode ficar com brinquedos dentro do berço.
  • as crianças podem ficar em pé e sozinhas no berço.
  •  



    MAIS UMA : ARTES

    RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA.
    • I. Fazer artístico
      II. Apreciação
      III. Reflexão

      ( II) Perceber o sentido que o objeto propõe, articulando-o tanto aos elementos da linguagem visual quanto aos materiais e suportes utilizados, desenvolvendo por meio da observação e da fruição, a capacidade de construção do sentido.
      (III ) É um pensar sobre os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala, compartilhando perguntas e afirmações que a criança realiza, instigada pelo professor e no contato com suas próprias produções e com as dos artistas.
      (I ) A exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de práticas artísticas, proporcionando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.

      A seqüência correta é:
    • II, I, III
    • I, II, III
    • III, II, I
    • II, III, I correta
    A METODOLOGIA DA ARTE SOFREU MUDANÇAS NOS ASPECTOS POLÍTICO E PEDAGÓGICO, ACOMPANHANDO AS DIFERENTES FASES DA EDUCAÇÃO NO PAÍS.
    • Associe a primeira coluna com a segunda.

      I. Metodologia tradicional
      II. Metodologia da Escola Nova
      III. Metodologia tecnicista
      IV. Metodologia histórico-crítica

      (II ) De origem européia e norte-americana, apresentou-se como uma alternativa à escola tradicional. Os intelectuais envolvidos travaram muitos debates com a corrente católica e conservadora que, além da mudança de concepção e métodos, lutavam por uma educação obrigatória, universal e gratuita. Acreditavam que o centro do processo educativo era a criança e que a educação não é direcionada e deve ocorrer de forma espontânea.
      (IV ) Desenvolve-se depois do período da ditadura militar. Esta metodologia parte do princípio de que o homem é um ser inserido em um meio específico e na própria história. Procura desenvolver a capacidade, por meio do conhecimento e da análise da realidade de refletir e de agir sobre ela, transformando-a. Estimula o aluno a ler além das palavras, a ver e não apenas olhar, a ouvir e não apenas escutar.
      (III ) Surge com o objetivo de formar mão-de-obra especializada para determinadas funções e profissões. Priorizava o aspecto técnico em detrimento à compreensão das questões abordadas, e como conseqüência disto, temos a despolitização gradativa dos educandos que freqüentam as escolas de Ensino Fundamental e Médio.
      (I ) Presente no Brasil desde a colonização, sendo introduzida pelos jesuítas. Nessa metodologia, a concepção é de que a herança cultural é passada de geração em geração na forma de conteúdos, técnicas e concepções a serem memorizadas e acumuladas. Não leva em conta as fases de desenvolvimento da criança, nem tampouco as suas necessidades.

      Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
    • III, IV, II, I
    • II, I, III, IV
    • II, III, IV, I
    • II, IV, III, I correta
    3. ASSOCIE AS COLUNAS QUE SE CORRESPONDEM.

    • I. Estética
      II. Criação tecnológica
      III. Imaginação

      (II ) Uma ferramenta que facilita ou permite alguma ação específica.
      (I ) Sensação de bonito ou feio, de equilibrado, harmonioso e proporcional ou do grotesco, do que agrada ou desagrada.
      ( III) Uma atividade essencialmente criadora, constituindose de novas imagens e conceitos que vinculam fantasia à realidade.

      A seqüência correta é:

    • II, I, III correta
    • II, III, I
    • I, II, III
    • III, I, II
    PARA QUE A CRIANÇA POSSA FAZER USO DE VÁRIAS LINGUAGENS PARA SE EXPRESSAR POR MEIO DA ARTE,

    • ela precisa conhecer essas linguagens, as técnicas, os materiais e os instrumentos necessários a cada uma. Conhecer essas linguagens e suas possibilidades é uma pesquisa e descoberta constantes. De que forma o professor da Educação Infantil deve agir para instigar a criança a esta busca?

      I. O professor deve utilizar técnicas de confecção de materiais, fazendo passo a passo com seus alunos, sendo que todos, ao final, terão o mesmo objeto construído. F
      II. O professor deve permitir a manipulação de diferentes materiais, deixando que a criança escolha brincar com o material escolhido, combine e adicione formas de construir. V
      III. O professor deve conversar com a criança, descobrir por que escolhe este ou aquele material, perguntar seu significado, por que representou daquela forma, entre outras questões que auxiliem o educando a prosseguir e nunca corrigir o trabalho. V

      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • As afirmativas I, II e III estão corretas.
    • As afirmativas I e III estão corretas.
    • As afirmativas II e III estão corretas. correta
    • As afirmativas I e II estão corretas.


    Por Rosangela Palinka
    Prova Enviada

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...