ATENÇÃO RETIRADO DO NOSSO PARCEIRO
GRUPO DE ESTUDOS GMAIL
Gostaria de chamar a tenção de todos, pois o questionário foi respondido por várias de nós.
Lembrando, cada pessoa tem o seu entendimento daquilo que leu e escreve á sua maneira! Seria bom que todos dessem uma lida e respondessem com suas palavras.
QUESTIONÁRIO
EJA - Educação de Jovens e Adultos
1) O que a EJA (Educação de Jovens e Adultos) representa?
A Educação de Jovens e Adultos - EJA representa, hoje, uma nova probabilidade de acesso ao direito à educação sob uma nova opção legal, acompanhada de garantias legais. A Educação de Jovens e Adultos não é um presente, nem um favor, tal como antes a própria legislação ou a prática das políticas educacionais a viam. Desde a Constituição de 1988 ela se tornou um direito de todos os que não tiveram acesso à escolaridade e de todos que tiveram este ingresso, mas não puderam completá-lo.
2) Qual um dos principais objetivos da EJA?
A aceitação da EJA é de grande sucesso, pois visa escolarizar e socializar esses indivíduos que não tiveram a oportunidade de estudar e, por conseguinte, sentem-se discriminados por não saberem ler, escrever, nem calcularem.
3) Quais são as vantagens de estar sendo alfabetizado na fase adulta?
A educação é tão valiosa que é uma condição prévia a muitas outras coisas de nossa sociedade: ler livros, entender cartazes, escrever cartas, sentar-se ao computador, navegar na rede mundial de computadores, votarem com consciência, assinar o nome em registros, ler um manual de instruções, participarem mais conscientemente de associações, partidos e desenvolver o poeta, ou o músico, ou o artista que reside em cada pessoa.
4) Ao longo dos anos, como tem sido a questão da EJA no Brasil?
A EJA vem ocupando um espaço reduzido no sistema educativo, estando marcada por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.
5) Quais possibilidades que a EJA em sua composição desperta para os alunos?
Possibilidades de uma educação de jovens e adultos trabalhadores, concebida não como estratégia de compensação, reposição, suplência ou de adequação ao mercado, mas principalmente, como meio de formação ampla e integral de homens e mulheres.
6) No que se baseia a EJA?
No princípio, estabelecido pela Constituição de 1988 e em seu artigo 205: toda e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
7) Qual a melhor maneira de ensinar alunos na EJA?
Para trabalhar com esses estudantes, é fundamental conhecê-los bem, as classes são heterogêneas, desta forma deverá haver uma diversificação de materiais e métodos, sendo eles adequados a idade e a necessidade.
8) O que acha dos recursos que utiliza na EJA? Por quê?
A EJA utiliza integralmente ou em partes, experiências da educação não-formal seguem as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas. Esse material tem uma flexibilidade que possibilita a liberdade do professor preparar seu planejamento, podendo incluir textos e atividades que possam melhorar a sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.
9) Qual é a relação de aluno professor na EJA?
Uma das principais características dos alunos na EJA é que têm baixa auto-estima e acanhamento da sociedade, por não ser alfabetizado. Uma das mais importantes lições para o professor é saber que ele é quem vai descobrir que tem muito a aprender, o professor irá perceber que tem muito a descobrir. Deste modo deve informar que a educação facilita as relações pessoais e sua integração profissional de seus alunos.
10) Porque há tanta evasão nesta educação?
A evasão nesse segmento é tão alta que chega a ser encarada como natural. Os conteúdos devem ter relação com a vida dos alunos, estimulante, tem-se a obrigação de responder as necessidades e lidar com os problemas pessoais dos alunos, afinal, na maioria dos casos eles sofrem com questões familiares, profissionais, conjugais entre tantas outras. É necessário que o professor além de um mediador de informações também seja um estimulador a prática escolar.
A Educação de Jovens e Adultos - EJA representa, hoje, uma nova probabilidade de acesso ao direito à educação sob uma nova opção legal, acompanhada de garantias legais. A Educação de Jovens e Adultos não é um presente, nem um favor, tal como antes a própria legislação ou a prática das políticas educacionais a viam. Desde a Constituição de 1988 ela se tornou um direito de todos os que não tiveram acesso à escolaridade e de todos que tiveram este ingresso, mas não puderam completá-lo.
2) Qual um dos principais objetivos da EJA?
A aceitação da EJA é de grande sucesso, pois visa escolarizar e socializar esses indivíduos que não tiveram a oportunidade de estudar e, por conseguinte, sentem-se discriminados por não saberem ler, escrever, nem calcularem.
3) Quais são as vantagens de estar sendo alfabetizado na fase adulta?
A educação é tão valiosa que é uma condição prévia a muitas outras coisas de nossa sociedade: ler livros, entender cartazes, escrever cartas, sentar-se ao computador, navegar na rede mundial de computadores, votarem com consciência, assinar o nome em registros, ler um manual de instruções, participarem mais conscientemente de associações, partidos e desenvolver o poeta, ou o músico, ou o artista que reside em cada pessoa.
4) Ao longo dos anos, como tem sido a questão da EJA no Brasil?
A EJA vem ocupando um espaço reduzido no sistema educativo, estando marcada por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.
5) Quais possibilidades que a EJA em sua composição desperta para os alunos?
Possibilidades de uma educação de jovens e adultos trabalhadores, concebida não como estratégia de compensação, reposição, suplência ou de adequação ao mercado, mas principalmente, como meio de formação ampla e integral de homens e mulheres.
6) No que se baseia a EJA?
No princípio, estabelecido pela Constituição de 1988 e em seu artigo 205: toda e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
7) Qual a melhor maneira de ensinar alunos na EJA?
Para trabalhar com esses estudantes, é fundamental conhecê-los bem, as classes são heterogêneas, desta forma deverá haver uma diversificação de materiais e métodos, sendo eles adequados a idade e a necessidade.
8) O que acha dos recursos que utiliza na EJA? Por quê?
A EJA utiliza integralmente ou em partes, experiências da educação não-formal seguem as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas. Esse material tem uma flexibilidade que possibilita a liberdade do professor preparar seu planejamento, podendo incluir textos e atividades que possam melhorar a sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.
9) Qual é a relação de aluno professor na EJA?
Uma das principais características dos alunos na EJA é que têm baixa auto-estima e acanhamento da sociedade, por não ser alfabetizado. Uma das mais importantes lições para o professor é saber que ele é quem vai descobrir que tem muito a aprender, o professor irá perceber que tem muito a descobrir. Deste modo deve informar que a educação facilita as relações pessoais e sua integração profissional de seus alunos.
10) Porque há tanta evasão nesta educação?
A evasão nesse segmento é tão alta que chega a ser encarada como natural. Os conteúdos devem ter relação com a vida dos alunos, estimulante, tem-se a obrigação de responder as necessidades e lidar com os problemas pessoais dos alunos, afinal, na maioria dos casos eles sofrem com questões familiares, profissionais, conjugais entre tantas outras. É necessário que o professor além de um mediador de informações também seja um estimulador a prática escolar.
11)
Explique a responsabilidade sobre a Gestão da Educação dentro do
contexto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e
sociais, culturais e tecnológicas.
As
políticas e a gestão da educação no Brasil caracteriza politicas do
governo, a importância dessa disciplina é justificada pelo seu
compromisso e formação do cidadão. Vários desafios são colocados para
sociedade uma vez que o contexto educacional é mediado pelo contento
político econômico, social e cultural. É necessária as condições da
oferta de ensino de qualidade, organização do trabalho escolar
compatível com os objetivos educativos da instituição, há necessidade de
formação de professores que vão trabalhar com esses alunos no sentido
de desenvolver a sociedade um novo cidadão mais completo e lúcido, mas
em condição de atuar na sociedade contribuindo para o seu
enriquecimento. São necessários mecanismos de informação e da
comunicação entre todos os segmentos da escola, gestão democrática,
participação de diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços
educativos.
12)-COMO A AUTORA MARIA FERNANDA REZENDE NUNES DEFINE QUE O NEOLIBERALISMO ENTRA NO CENARIO MUNDIAL?
RESP..PAG 184
entra
no cenario mundial difundindo a crença no mercado o Estado mínimo a
exaltação da empresa privada e o darwinismo social, com a naturalização
dos indices de desemprego. As políticas passam a se dirigir para a
privatização o corte dos gastos públicos entre eles os benefícios
sociais. Entretanto o desmonte do Estado do Bem-Estar Social nos países
que foram efetivamente beneficiados por ele não é e nem tem sido tão
fácil quanto a formulação teórica sugere pois os trabalhadores
organizados tem forças pra lutar pela garantia das suas conquistas. Ele
vai entrando como “uma luva” no Brasil sendo defendidas por tendências
políticas divergentes.
13)- DE ACORDO COM VALLE(2009)COMO O PENSAMENTO NEOLIBERAL EDUCACIONAL VÊ A ESCOLA?
RESP..PAG 255
Vê
a escola como espaço do desenvolvimento de talentos ,hábitos de
preparação para desafios conectada com a atividade geral das vidas
humanas, pois a nova liberdade é a politica do conflito regulado e a
economia social da maximização de oportunidades da vida intelectual
14)-COM
RELAÇÃO AO ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS
ESPECIAS COMO DEVE SER O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO P.P.P. DA ESCOLA?
RESP..PAG 150
Face aos princípios e diretrizes da
educação inclusiva é possível afirmar que o Brasil ainda não reune
condições de efetivar tal projeto em toda a sua dimensão. Ainda hoje o
precário atendimento as necessidades escolares dos aluno brasileiro é
responsável pelos elevados índices de evasão e repetência escolar.
15) O que a EJA (Educação de Jovens e Adultos) representa?
A Educação de Jovens e Adultos - EJA representa, hoje, uma nova probabilidade de acesso ao direito à educação sob uma nova opção legal, acompanhada de garantias legais. A Educação de Jovens e Adultos não é um presente, nem um favor, tal como antes a própria legislação ou a prática das políticas educacionais a viam. Desde a Constituição de 1988 ela se tornou um direito de todos os que não tiveram acesso à escolaridade e de todos que tiveram este ingresso, mas não puderam completá-lo.
16) Qual um dos principais objetivos da EJA?
A aceitação da EJA é de grande sucesso, pois visa escolarizar e socializar esses indivíduos que não tiveram a oportunidade de estudar e, por conseguinte, sentem-se discriminados por não saberem ler, escrever, nem calcularem.
17) Quais são as vantagens de estar sendo alfabetizado na fase adulta?
A educação é tão valiosa que é uma condição prévia a muitas outras coisas de nossa sociedade: ler livros, entender cartazes, escrever cartas, sentar-se ao computador, navegar na rede mundial de computadores, votarem com consciência, assinar o nome em registros, ler um manual de instruções, participarem mais conscientemente de associações, partidos e desenvolver o poeta, ou o músico, ou o artista que reside em cada pessoa.
18) Ao longo dos anos, como tem sido a questão da EJA no Brasil?
A EJA vem ocupando um espaço reduzido no sistema educativo, estando marcada por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.
19) Quais possibilidades que a EJA em sua composição desperta para os alunos?
Possibilidades de uma educação de jovens e adultos trabalhadores, concebida não como estratégia de compensação, reposição, suplência ou de adequação ao mercado, mas principalmente, como meio de formação ampla e integral de homens e mulheres.
20) No que se baseia a EJA?
No princípio, estabelecido pela Constituição de 1988 e em seu artigo 205: toda e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
21) Qual a melhor maneira de ensinar alunos na EJA?
Para trabalhar com esses estudantes, é fundamental conhecê-los bem, as classes são heterogêneas, desta forma deverá haver uma diversificação de materiais e métodos, sendo eles adequados a idade e a necessidade.
22) O que acha dos recursos que utiliza na EJA? Por quê?
A EJA utiliza integralmente ou em partes, experiências da educação não-formal seguem as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas. Esse material tem uma flexibilidade que possibilita a liberdade do professor preparar seu planejamento, podendo incluir textos e atividades que possam melhorar a sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.
23) Qual é a relação de aluno professor na EJA?
Uma das principais características dos alunos na EJA é que têm baixa auto-estima e acanhamento da sociedade, por não ser alfabetizado. Uma das mais importantes lições para o professor é saber que ele é quem vai descobrir que tem muito a aprender, o professor irá perceber que tem muito a descobrir. Deste modo deve informar que a educação facilita as relações pessoais e sua integração profissional de seus alunos.
24) Porque há tanta evasão nesta educação?
A evasão nesse segmento é tão alta que chega a ser encarada como natural. Os conteúdos devem ter relação com a vida dos alunos, estimulante, tem-se a obrigação de responder as necessidades e lidar com os problemas pessoais dos alunos, afinal, na maioria dos casos eles sofrem com questões familiares, profissionais, conjugais entre tantas outras. É necessário que o professor além de um mediador de informações também seja um estimulador a prática escolar.
A Educação de Jovens e Adultos - EJA representa, hoje, uma nova probabilidade de acesso ao direito à educação sob uma nova opção legal, acompanhada de garantias legais. A Educação de Jovens e Adultos não é um presente, nem um favor, tal como antes a própria legislação ou a prática das políticas educacionais a viam. Desde a Constituição de 1988 ela se tornou um direito de todos os que não tiveram acesso à escolaridade e de todos que tiveram este ingresso, mas não puderam completá-lo.
16) Qual um dos principais objetivos da EJA?
A aceitação da EJA é de grande sucesso, pois visa escolarizar e socializar esses indivíduos que não tiveram a oportunidade de estudar e, por conseguinte, sentem-se discriminados por não saberem ler, escrever, nem calcularem.
17) Quais são as vantagens de estar sendo alfabetizado na fase adulta?
A educação é tão valiosa que é uma condição prévia a muitas outras coisas de nossa sociedade: ler livros, entender cartazes, escrever cartas, sentar-se ao computador, navegar na rede mundial de computadores, votarem com consciência, assinar o nome em registros, ler um manual de instruções, participarem mais conscientemente de associações, partidos e desenvolver o poeta, ou o músico, ou o artista que reside em cada pessoa.
18) Ao longo dos anos, como tem sido a questão da EJA no Brasil?
A EJA vem ocupando um espaço reduzido no sistema educativo, estando marcada por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.
19) Quais possibilidades que a EJA em sua composição desperta para os alunos?
Possibilidades de uma educação de jovens e adultos trabalhadores, concebida não como estratégia de compensação, reposição, suplência ou de adequação ao mercado, mas principalmente, como meio de formação ampla e integral de homens e mulheres.
20) No que se baseia a EJA?
No princípio, estabelecido pela Constituição de 1988 e em seu artigo 205: toda e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
21) Qual a melhor maneira de ensinar alunos na EJA?
Para trabalhar com esses estudantes, é fundamental conhecê-los bem, as classes são heterogêneas, desta forma deverá haver uma diversificação de materiais e métodos, sendo eles adequados a idade e a necessidade.
22) O que acha dos recursos que utiliza na EJA? Por quê?
A EJA utiliza integralmente ou em partes, experiências da educação não-formal seguem as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas. Esse material tem uma flexibilidade que possibilita a liberdade do professor preparar seu planejamento, podendo incluir textos e atividades que possam melhorar a sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.
23) Qual é a relação de aluno professor na EJA?
Uma das principais características dos alunos na EJA é que têm baixa auto-estima e acanhamento da sociedade, por não ser alfabetizado. Uma das mais importantes lições para o professor é saber que ele é quem vai descobrir que tem muito a aprender, o professor irá perceber que tem muito a descobrir. Deste modo deve informar que a educação facilita as relações pessoais e sua integração profissional de seus alunos.
24) Porque há tanta evasão nesta educação?
A evasão nesse segmento é tão alta que chega a ser encarada como natural. Os conteúdos devem ter relação com a vida dos alunos, estimulante, tem-se a obrigação de responder as necessidades e lidar com os problemas pessoais dos alunos, afinal, na maioria dos casos eles sofrem com questões familiares, profissionais, conjugais entre tantas outras. É necessário que o professor além de um mediador de informações também seja um estimulador a prática escolar.
25)
Escreva sobre as construções de Magda Soares e mary Kato para a
introdução do termo letramento na alfabetização e o que ele significa?
Pag 64
A palavra letramento é nova em nossa língua e surgiu com a autora Mary Kato em 1986
em
seu livro “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística”,
sendo em seguida usada em diversos livros, muitos de educação.
A tradução de “literacy” por letramento é atribuída a Mary Kato, em 1986.
Leda Verdiani Tfouni, em 1988 e Magda Soares, em 1998, apontam a distinção entre alfabetização e letramento.
Este
trabalho discute os desafios do letramento/literacia 2 (considerados
sinônimos) na educação infantil como prática social, incluindo as
diversas modalidades, propostas, pesquisas e sua relevância na formação
de profissionais.
Letramento/literacia como prática social
A criança torna-se letrada na
atividade situada, por meio de diferentes instrumentos sociais de
comunicação, como computadores, internet, telecomunicações, fax,
fotocópias, televisão, dramas, filmes, teatro e arte . Os textos da vida
cotidiana, como os mapas, sinais de trânsito, horários de transporte
coletivo, são fundamentais para a inserção no mundo. (Os problemas de
letramento/litrácea aumentam com a falta de livros, materiais, objetos
de pintura, artes, brinquedos e excesso de crianças, em decorrência da
falta de unidades infantis, e inadequada proporção adulta-criança, nos
agrupamentos, que resultam
em baixa qualidade da educação.
Letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e de
escrita. É o estado ou a condição que adquire um grupo social, ou um indivíduo, como
conseqüência
de ter se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.
Apropriar-se da escrita é torná-la própria, ou seja, assumi-la como
propriedade.
Um indivíduo alfabetizado, não é necessariamente um
indivíduo letrado, pois ser letrado implica em usar socialmente a
leitura e a escritura e responder às demandas sociais de leitura e de
escrita.
O
letramento é constituído por competências distribuídas de maneira
contínua, cada ponto ao longo desse contínuo indicando diversos tipos e
níveis de habilidades, capacidades e conhecimentos que podem ser
aplicados a diferentes tipos de material escrito.
A autora destaca que a definição de letramento e os seus critérios para
avaliá-lo variam enormemente. A linha divisória para distinguir o
alfabetizado, do letrado e o analfabeto do iletrado varia de sociedade
para sociedade.
26)- Faça a linha do tempo da história do EJA. Inclua dados históricos e políticos da mesma época.
Década de 30
A educação de adultos começa a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil.
Década de 40
Ampliação
da educação elementar, inclusive da educação de jovens e adultos. Nesse
período, a educação de adultos toma a forma de Campanha Nacional de
Massa. Fim da ditadura, Censo 1940, Criação da Unesco 1945, CEAA 1947.
Década de 50
A
Campanha se extinguiu antes do final da década. As críticas eram
dirigidas tanto às suas deficiências administrativas e financeiras,
quanto à sua orientação pedagógica. Pensamento Paulo Freire, MCP e CPC
Década de 60
O
pensamento de Paulo Freire, assim como sua proposta para a
alfabetização de adultos, inspira os principais programas de
alfabetização do país.
Ano de 1964
Aprovação
do Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação por todo o
Brasil, de programas de alfabetização orientados pela proposta de Paulo
Freire. Essa proposta foi interrompida com o Golpe Militar e seus
promotores foram duramente reprimidos.
Ano de 1967
O
governo assume o controle dos Programas de Alfabetização de Adultos,
tornando-os assistencialistas e conservadores. Nesse período lançou o
MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização.
Ano de 1969
Campanha Massiva de Alfabetização
Década de 70
O
MOBRAL expandiu-se por todo o território nacional, diversificando sua
atuação. Das iniciativas que derivaram desse programa, o mais importante
foi o PEI – Programa de Educação Integrada , sendo uma forma condensada
do antigo curso primário.
Década de 80
Emergência
dos movimentos sociais e início da abertura política. Os projetos de
alfabetização se desdobraram em turmas de pós-alfabetização.
Ano de 1985
Desacreditado,
o MOBRAL foi extinto e seu lugar foi ocupado pela Fundação Educar, que
apoiava, financeira e tecnicamente, as iniciativas do governo, das
entidades civis e das empresas.
Década de 90
Com a extinção da Fundação Educar, criou-se um enorme vazio na Educação de Jovens e Adultos.
Alguns estados e municípios assumiram a responsabilidade de oferecer programas de Educação de Jovens e Adultos.
A história da Educação de Jovens e
Adultos no Brasil chega à década de 90 reclamando reformulações
pedagógicas. PAAB, CNA/EJA, PAS
Ano de 1990
Acontece
na Tailândia/Jomtiem, a Conferência Mundial de Educação para Todos,
onde foram estabelecidas diretrizes planetárias para a Educação de
Crianças, Jovens e Adultos.
Ano de 1997
Realizou-se
na Alemanha/Hamburgo, a V Conferência Internacional de Educação de
Jovens, promovida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas). Essa
conferência representou um importante marco, a medida em que estabeleceu
a vinculação da educação de adultos ao desenvolvimento sustentável e
eqüitativo da humanidade.
Ano de 1998
A
Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9394/96, dedica dois
artigos (arts. 37 e 38), no Capítulo da Educação Básica, Seção V, para
reafirmar a obrigatoriedade e a gratuidade da oferta da educação para
todos que não tiveram acesso na idade própria.
Ano de 2000 Sob
a coordenação do Conselheiro Carlos Roberto Jamil Cury, é aprovado o
Parecer nº 11/2000 – CEB/CNE, que trata das Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Também foi homologada a
Resolução nº 01/00 – CNE.
Em Mato Grosso,
foi homologada a Resolução nº 180/2000 – CEE/MT, que aprovou o Programa
de EJA para as escolas do Estado, a partir de 2002 e para os demais
estados.
*
27)-
Pensar em EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Brasil é voltar em
termos históricos ao início de nossa colonização. Os autores do material
didático priorizam esses estudos nos seguintes períodos:
a) de 1940 a 1950
b) de 1950 a 1970
c) de 1970 a 1990
d) de 1990 a 2000
e) de 2000 até nossos dias incluindo os desafios atuais
A)1940 A 1950
decada de 40, Ampliação da educação
elementar, inclusive da educação de jovens e adultos. Nesse período, a
educação de adultos toma a forma de Campanha Nacional de Massa. Fim da
ditadura, Censo 1940, Criação da Unesco 1945, CEAA 1947.
decada
de 50, A Campanha se extinguiu antes do final da década. As críticas
eram dirigidas tanto às suas deficiências administrativas e financeiras,
quanto à sua orientação pedagógica. Pensamento Paulo Freire, MCP e CPC
B)1950 A 1970
DE 2000 ATÉ NOSSOS DIAS INCLUINDO OS DESAFIOS ATUAIS.
COMENTE O QUE FOI SIGNIFICATIVO ,NA HISTÓRIA DA EJA ,EM SUA OPINIÃO NO ITEM ''B''
Ainda nos anos 50, foi realizada a Campanha Nacional de Erradicação do
Analfabetismo (CNEA), que marcou uma nova etapa nas discussões sobre a educação de
adultos. Na década de 60, com o Estado associado à Igreja Católica, novo impulso
foi
dado às campanhas de alfabetização de adultos. No entanto, em 1964, com
o golpe militar, todos os movimentos de alfabetização que se vinculavam
à idéia de fortalecimento de uma cultura popular foram reprimidos.
década de 70, ainda sob a ditadura militar, marca o início das ações do Movimento Brasileiro de Alfabetização – o MOBRAL, que era um projeto para se acabar com o analfabetismo em apenas dez anos.
c) de 1970 a 1990
Comente o que foi significativo, na História da EJA, em sua opinião no item C
a
década de 70, ainda sob a ditadura militar, marca o início das ações do
Movimento Brasileiro de Alfabetização – o MOBRAL, que era um projeto
para se acabar com o analfabetismo em apenas dez anos
Década
de 80, Emergência dos movimentos sociais e início da abertura política.
Os projetos de alfabetização se desdobraram em turmas de
pós-alfabetização.
Ano
de 1985, Desacreditado, o MOBRAL foi extinto e seu lugar foi ocupado
pela Fundação Educar, que apoiava, financeira e tecnicamente, as
iniciativas do governo, das entidades civis e das empresas.
Década de 90, Com a extinção da Fundação Educar, criou-se um enorme vazio na Educação de Jovens e Adultos.
Alguns estados e municípios assumiram a responsabilidade de oferecer programas de Educação de Jovens e Adultos.
A
história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil chega à década de 90
reclamando reformulações pedagógicas. PAAB, CNA/EJA, PAS
Ano
de 1990, Acontece na Tailândia/Jomtiem, a Conferência Mundial de
Educação para Todos, onde foram estabelecidas diretrizes planetárias
para a Educação de Crianças, Jovens e Adultos.
d) de 1990 a 2000
Comente o que foi significativo, na História da EJA, em sua opinião no item d
Em 1990 o então eleito presidente
Fernando Collor de Mello extinguiu a fundação educar, e em seu lugar não
foi criada qualquer outra instituição,o que geriu uma espécie de vácuo
na atuação governamental na área da EJA, ate 1997 quando no governo de
Fernando Henrique Cardoso, foi implementado o programa de alfabetização
solidaria. Em 2000 foi solicitado pelo conselho nacional da educação de
jovens e adultos parecer esse elaborado pelo professor Carlos Roberto
Jamil Cury no final do século XX. Tornou esse documento mais complexo,
contendo um histórico sobre a sobre a educação de adultos no Brasil é
três reparadoras, equalizadora, e qualificadora
Década de 90
A história da EJA no Brasil chega à década de 90 reclamando reformulações pedagógicas. PAAB, CNA/EJA, PAS.
Ano
de 1990 Acontece na Tailândia/Jomtiem, a Conferência Mundial de
Educação para Todos, onde foram estabelecidas diretrizes planetárias
para a Educação de Crianças, Jovens e Adultos
1990
causam impressão de que a eja é uma realidade recente.1997 conferência
internacional da Eja promovida pela UNESCO o desenvolvimento sustentável
e equitativel da humanidade. 1998 LDB 9394/96 reafirma a
obrigatoriedade e a gratuidade para os que não tiveram acesso na idade
própria. 1999 a eja representa uma parte significativa na abertura
deste novo século. Em 2000 foi solicitado pelo conselho educacional um
parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, elabora
pelo professor Cury. No Brasil as 3 bases legais, reparadora,
equalizadora, e qualificadora.
e) de 2000 até nossos dias incluindo os desafios atuais
no
cenário atual a Eja conseguiu um avanço significativo em relação a sua
historia anterior. No entanto se constituem em desafios para esse campo.
O avanço da expansão nas redes publicas de ensino e a conscientização
dos governos municipais e estaduais sobre a importância e a necessidade
de se investir na eja. A questão, encarar a eja como educação continuada
para a vida toda. Necessidade de investir na formação de professores
que assumem a classe no ensino noturno a criação de mecanismo de
acompanhamento e a avaliação de classes implantadas pelos governos
locais ou por iniciativa do MEC através do programa Brasil Alfabetizado e
Fazendo Escola.
28)
Porque a Educação de Jovens e Adultos no Brasil ocupa um lugar
reduzido, marginal no cenário das políticas publicas para educação?
Pela escassez dos recursos financeiros e materiais disponíveis para a área como também por praticas profundamente compensatórias, assistencialistas, aligeiradas, mecanicistas, com resultado pouco satisfatório, sem avaliação.
29) Há uma explicação para o difícil processo de legitimação do direito à educação para as populações pobres no Brasil?
O modo de tratar sujeitos analfabetos ou de baixa escolaridade como um grupo homogêneo, inadequação de currículos, conteúdos, métodos e materiais didáticos são a marca da discriminação que contribui significativamente para a manutenção das desigualdade e, consequentemente, para uma recorrente produção de excluídos.
30) Pode-se considerar o Eja como uma educação que irá suprir aquilo que ficou faltando na ausência de uma escola na idade própria, ou pela evasão?
Não, EJA deve ser tratada com valor em si mesma, considerando-se principalmente, as singularidades e propriedades dessa modalidade educacional, levando em conta as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
Pela escassez dos recursos financeiros e materiais disponíveis para a área como também por praticas profundamente compensatórias, assistencialistas, aligeiradas, mecanicistas, com resultado pouco satisfatório, sem avaliação.
29) Há uma explicação para o difícil processo de legitimação do direito à educação para as populações pobres no Brasil?
O modo de tratar sujeitos analfabetos ou de baixa escolaridade como um grupo homogêneo, inadequação de currículos, conteúdos, métodos e materiais didáticos são a marca da discriminação que contribui significativamente para a manutenção das desigualdade e, consequentemente, para uma recorrente produção de excluídos.
30) Pode-se considerar o Eja como uma educação que irá suprir aquilo que ficou faltando na ausência de uma escola na idade própria, ou pela evasão?
Não, EJA deve ser tratada com valor em si mesma, considerando-se principalmente, as singularidades e propriedades dessa modalidade educacional, levando em conta as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
31) Por que o EJA, no Brasil, sempre ocupou espaço
reduzido no sistema educativo?
Por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.
32) Como está a porcentagem de analfabetismo no Brasil?
O maior estado de numero de analfabetos e a Bahia, seguido de São Paulo. Mais da metade dos analfabetos encontran-se na região norte, depois vem o sudeste. A mesma taxa de analfabetismo é Distrito federal, seguido de Santa Catarina.
33) Os jovens e adultos que freqüentam o EJA tem qual objetivo em mente?
O objetivo maior é ingressar no mercado de trabalho ou garantir a permanência em seu trabalho.
34) O que a LDB determina quanto aos sistemas de ensino da EJA?
Determina que os sistemas de ensino devem viabilizar e estimular a acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre os diversos setores das esferas publicas.
35) Qual é a dificuldade enfrentada pelo sistema de ensino?
Incorporar as contribuições que a ed. popular tem trazido para a EJA. Os projetos que contemplam tais contribuições geralmente se organizam paralelamente ás estruturas das próprias secretarias de educação e da rede escolar, ficando sujeitos á descontinuidade das gestões administrativas.
36) Porque a juventude vem sendo um dos grandes protagonistas na sala de aula?
Porque a maioria desses jovens é produto de uma escolarização sem qualidade, pois as crianças entram na escola, não aprendem, repetem ou são empurradas para as series seguintes até se evadirem. Tornam-se jovem e adultos que receberam apenas um verniz de escolarização e um acúmulo de histórias educacionais de fracasso.
37) O que aponta o art 211 da Constituição?
A necessidade de haver uma atuação solidária dos sistemas de ensino da união, dos Estados e dos municípios, os quais devem responder solidariamente à crescente demanda e estimular inovações que possibilitem a organização de estratégias afirmativas entre parceiros
Por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.
32) Como está a porcentagem de analfabetismo no Brasil?
O maior estado de numero de analfabetos e a Bahia, seguido de São Paulo. Mais da metade dos analfabetos encontran-se na região norte, depois vem o sudeste. A mesma taxa de analfabetismo é Distrito federal, seguido de Santa Catarina.
33) Os jovens e adultos que freqüentam o EJA tem qual objetivo em mente?
O objetivo maior é ingressar no mercado de trabalho ou garantir a permanência em seu trabalho.
34) O que a LDB determina quanto aos sistemas de ensino da EJA?
Determina que os sistemas de ensino devem viabilizar e estimular a acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre os diversos setores das esferas publicas.
35) Qual é a dificuldade enfrentada pelo sistema de ensino?
Incorporar as contribuições que a ed. popular tem trazido para a EJA. Os projetos que contemplam tais contribuições geralmente se organizam paralelamente ás estruturas das próprias secretarias de educação e da rede escolar, ficando sujeitos á descontinuidade das gestões administrativas.
36) Porque a juventude vem sendo um dos grandes protagonistas na sala de aula?
Porque a maioria desses jovens é produto de uma escolarização sem qualidade, pois as crianças entram na escola, não aprendem, repetem ou são empurradas para as series seguintes até se evadirem. Tornam-se jovem e adultos que receberam apenas um verniz de escolarização e um acúmulo de histórias educacionais de fracasso.
37) O que aponta o art 211 da Constituição?
A necessidade de haver uma atuação solidária dos sistemas de ensino da união, dos Estados e dos municípios, os quais devem responder solidariamente à crescente demanda e estimular inovações que possibilitem a organização de estratégias afirmativas entre parceiros
38)- Lindeman
realizou em 1923 um dos mais antigos estudos sobre Andragogia, estabelecendo
cinco pressupostos.
Explique com
suas palavras o que é Andragogia e comente o pressuposto abaixo:
A orientação
de aprendizagem do adulto esta centrada na vida......
Andragogia,
é o campo da Pedagogia que se dedica ao estudo do processo de ensino e de
aprendizagem do adulto. É a educação de adultos com o objetivo de diferenciar o
processo educativo de crianças e adultos.
De todos os seres da natureza,
o homem é o único ser consciente pelos atos que pratica e o único que tem a
capacidade de aumentar seus conhecimentos por vontade própria. Por isso é o
mais desenvolvido de todos.
Ele tem
disposição para aprender o que dá resultados visíveis e o faz ganhar algo.
Programas de educação devem levar em conta as situações de vida e não
disciplinas. Respeitar isso significa maior chance de aplicabilidade das
competências diante dos desafios diários
Resp : e procurando nos
aproximar da realidade brasileira , podemos afirmar que quem melhor tentou
construir epistemologia do conhecimento relacionada aos adultos foi , sem
duvida o grande Mestre “Paulo Freire “ , a partir de um olhar atento sobre o
cenário politico-educacional de sua época , um método de alfabetização que
tenha o adulto como centro da discussão e, como fundamento desencadeou um
processo de libertação e de conscientização dos educandos . Em uma de suas
obras “ Pedagogia do Oprimido “ , ele formula a oposição entre o que chamava de” educação Libertadora “ e “ educação
bancaria “ .
38a) Linderman realizou
em 1926 um dos mais antigos estudo sobre Andragogia, estabelecendo cinco
pressupostos. Explique com suas palavras o que é Andragogia e comente o
pressuposto abaixo dando um exemplo de aplicação:
“A experiência é a mais rica fonte para jovens e adultos aprenderem; por isso, o centro da metodologia da educação de adultos é a análise das experiências".
“A experiência é a mais rica fonte para jovens e adultos aprenderem; por isso, o centro da metodologia da educação de adultos é a análise das experiências".
Andragogia,
é o campo da Pedagogia que se dedica ao estudo do processo de ensino e de
aprendizagem do adulto. É a educação de adultos com o objetivo de diferenciar o
processo educativo de crianças e adultos.
De todos os seres da
natureza, o homem é o único ser consciente pelos atos que pratica e o único que
tem a capacidade de aumentar seus conhecimentos por vontade própria. Por isso é
o mais desenvolvido de todos.
Andragogia
vem sendo empregada para designar a educação de homens e mulheres,
já adultos, com o objetivo de marcar as diferenças existente no processo
educativo de crianças e adultos.
Comentando
o pressuposto, os alunos de EJA, por serem jovens e adultos, não podem ser
consideradas pessoas vazias do ponto de vista de aprendizagem. Eles têm uma
história, uma trajetória de vida e, por isso mesmo, trazem consigo diferentes
experiências, bagagens e conhecimento acumulados ao longo de sua existência,
inclusive a maioria deles já teve alguma experiência com a escola, mesmo que
bem rápida e a muito tempo, mas tiveram, e todas essas experiências não podem
ser deixadas de lado no plano de aprendizagem, devem ser consideradas e
aproveitadas em sala de aula .
38b) Linderman realizou em 1926, um dos mais antigos
estudos sobre Andragogia, estabelecendo cinco pressupostos.
Explique com suas palavras o que é Andragogia e comente o
pressuposto abaixo. “A orientação de aprendizagem do adulto esta centrada na
vida. Por isso, as unidades apropriadas para o seu programa de aprendizagem,
são as situações da vida, e não as disciplinas”
Andragogia,
é o campo da Pedagogia que se dedica ao estudo do processo de ensino e de
aprendizagem do adulto. É a educação de adultos com o objetivo de diferenciar o
processo educativo de crianças e adultos.
De todos os seres da
natureza, o homem é o único ser consciente pelos atos que pratica e o único que
tem a capacidade de aumentar seus conhecimentos por vontade própria. Por isso é
o mais desenvolvido de todos.
Andragogia
vem sendo empregada para designar a educação de homens e
mulheres, já adultos, com o objetivo de marcar as
diferenças existente no processo educativo de crianças e adultos.
Ele
tem disposição para aprender o que dá resultados visíveis e o faz ganhar algo.
Programas de educação devem levar em conta as situações de vida e não
disciplinas. Respeitar isso significa maior chance de aplicabilidade das
competências diante dos desafios diários
38c) Linderman realizou em 1926 um dos mais antigos estudo sobre
Andragogia, estabelecendo cinco pressupostos.
Explique com suas palavras o que é Andragogia e comente o pressuposto
abaixo dando um exemplo de aplicação:
"Jovens e adultos são motivados a aprender; por isso, à medida que experimentam, suas necessidades e interesses são satisfeitos. por isso, esses são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto.”
"Jovens e adultos são motivados a aprender; por isso, à medida que experimentam, suas necessidades e interesses são satisfeitos. por isso, esses são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto.”
Andragogia,
é o campo da Pedagogia que se dedica ao estudo do processo de ensino e de
aprendizagem do adulto. É a educação de adultos com o objetivo de diferenciar o
processo educativo de crianças e adultos.
De todos os seres da
natureza, o homem é o único ser consciente pelos atos que pratica e o único que
tem a capacidade de aumentar seus conhecimentos por vontade própria. Por isso é
o mais desenvolvido de todos.
Andragogia:
E
quanto ao pressuposto, os Jovens e Adultos, se interessam mais quando são
utilizados exemplos de seu cotidiano nos estudos, quando ele se torna o centro
da aprendizagem. Ex. de aplicação: atividades em sala de aula que utilizem seu
dia a dia
38d) Lindeman realizou em 1923 um dos mais antigos estudos sobre
Andragogia ,estabelecendo cinco pressupostos.Explique com suas palavras o que é
Andragogia e comente o pressuposto abaixo dando um exemplo de aplicação.
“As diferenças individuais
crescem com a idade; por isso, a Educação de Jovens e Adultos deve considerar
as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem de cada aluno.”
39) O
aluno do eja possui caracteristicas proprias quais sao?
Dona de
casa Trabalhadores formais i informais- O
aluno que não teve oportunidade de estudar; - É responsável, pois tem família
a qual deve sustentar. Buscam
formação rápida, pois necessitam para seu crescimento no mercado de
trabalho Possui limitações, mas busca
solucioná-las, pois tem muita força de
vontade. Tem consciência da necessidade
de aprender Valoriza suas conquistas
estabelecendo associações por decisão própria e perseverança. O aluno que não permaneceu no
ensino regular por falta de
disciplina. Multi-repetentes no ensino
diurno, vão para a EJA para escapar dos constrangimentos.
40)
escreva sobre a importancia de paulo freire na atualidade do eja e a educação
como um todo?
Paulo Freire foi mais que intelectual foi um militante político, ao colocar
seus conhecimentos em
pratica. Valorizando o homem do povo, aprendendo c/a vida,
formando educadores engajados
e respeitadores da experiência e sabedoria popular , transformava valores,
valorizava o homem e a natureza .A contribuição do pensamento freiriano é
enxergar a Educação como processo que sirva de libertação e não domesticação do
homem
41- Escreva sobre como deve ser a avaliação na EJA?
A avaliação na
EJA deve ser orientada pelas habilidades, valores e competências, estabelecidos
no plano didático. Ela vai considerar a
construção do conhecimento de cada aluno. O professor deve avaliar constantemente, propiciando atividades
diferenciadas como reforço ao desenvolvimento das habilidades dos alunos em defasagem. O
professor não deve enfatizar apenas os erros ou os desconhecimentos dos alunos,
mas levar em conta tudo o que já conseguiram aprender.
A avaliação
final deve basear-se nas aprendizagens significativas que os alunos tenham tido
condições de desenvolver.
É
fundamental a participação dos próprios alunos na avaliação contínua de sua
aprendizagem. Essa modalidade de avaliação
permite organizar e reorganizar quando necessário, o percurso do ensino e da
aprendizagem
42)- Como é o aluno do EJA?
pag 34
Em uma tentativa de cauterização
ampla podemos que os alunos do EJA representam uma grande parcela da população
brasileira que não teve acesso ao direito básico constitucional de freqüentar a
escola no tempo previsto em lei (6
a 24 anos). De acordo com o censo de 2000 esse publico
abrange mais de 70 milhões de pessoas com mais de 15 anos que ainda não
concluíram o ensino Fundamental.
43)- Escreva sobre a importância de Paulo Freire na
atualidade da EJA e a educação como um todo.
Paulo
Freire como intelectual organico e, mais do que isso, como militante politico,
ao colocar seus conhecimentos em pratica, valorizando o homem do povo,
aprendendo com a vida, formandoeducadores engajados e respeitadores da
experiencia e da sabedoria popular, tranformava valores, atacava o sistema de
acesso a cargos e posições sociais, o autoritarismo e a hierarquização nas
relaçoes. Revoltava-se contra o poder constituido, do fascinio capitalista,
valorizando o homem e a natureza.
44)- Elabore uma lista sobre as
características do aluno da
EJA.
Dona de casa
Trabalhadores
formais i informais
O aluno que
não teve oportunidade de estudar;
Buscam
formação rápida, pois necessitam para seu crescimento no mercado de trabalho
É
responsável, pois tem família a qual deve sustentar.
Possui
limitações, mas busca solucioná-las, pois tem muita força de vontade.
Tem
consciência da necessidade de aprender
Valoriza
suas conquistas estabelecendo associações por decisão própria e perseverança.
O
aluno que não permaneceu no ensino regular por falta de disciplina.
Multi-repetentes
no ensino diurno, vão para a EJA para escapar dos constrangimentos.
45)- Qual é o perfil do aluno do EJA?
Quem não
teve oportunidade de estudar na idade apropriada, por motivos variados, (desde
o abandono da escola, por causa do trabalho, antes de terminar a Educação
Básica ou porque não tinha escola na região onde morava). Desde os que não
sabem ler e escrever que querem ser alfabetizados e os que já possuem essas
habilidades mas desejam adquirir o diploma e outros saberes para se sentirem
mais cidadãos e participativos.
46)- Escreva sobre a importância do planejamento
didático
A
importância do planejamento
é para fugir da rotina, da repetição mecânica dos cursos e das aulas; Para
evitar a improvisação o que pode provocar ações soltas, desintegradas
É um
processo que “visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que
apontem para a sua superação de modo a atingir objetivos previstos, pensando e
prevendo necessariamente o futuro”, mas considerando as condições do presente,
as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos
filosóficos, culturais, econômicos e político de quem planeja e com quem se
planeja.
Para garantir: a eficiência, eficácia
e efetividade do processo ensino-aprendizagem; a continuidade do trabalho do
professor; o cumprimento da programação estabelecida; a distribuição racional
do tempo disponível; a seleção cuidadosa dos objetivos, dos conteúdos, assim
como de metodologia, recursos e procedimentos de avaliação; o conhecimento por
parte dos alunos, das metas do trabalho do professor.
47)- Escreva sobre o trabalho com projetos na EJA.
O que é? Como deve ser o trabalho? O que significa um bom projeto?
Especifique suas partes.
PG 81
?? Preparar um projeto requer a
integração de múltiplos recursos, conhecimento e estratégias. O projeto parte
de uma situação-problema, de uma necessidade, tem o objetivo compartilhado com
todos os envolvidos e prevê um produto final, predefinido e compartilhado com
os participantes. Todo projeto necessita
de uma metodologia e a metodologia de projetos está relacionada a uma visão
interdisciplinar dos saberes, pelo fato dela estar centrada na resolução de
problemas da vida prática. Deve-se ter em mente que um projeto deve estar
embasado em problemas da vida cotidiana para que a fatia de realidade recortada
para o estudo seja inteiramente analisada, desmistificada e conhecida por todos
os envolvidos. Além disso, deve-se ter me mente que o conhecimento advindo
desse processo, resultado de uma metodologia de integração e superposição de
saberes, possa proporcionar um novo jeito de ser e de sentir, trazer uma nova
luz, que reflita uma nova forma de “estar no mundo”, processo este que nos
exige sabedoria para bem conviver conosco e com o que nos rodeia. Entre outras
coisas, um bom projeto tem um objetivo claro e uma justificativa coerente com o
mesmo, o educando conhece o assunto e sabe o que os alunos conhecem e
desconhecem do mesmo, o conteúdo do projeto é significativo em si e para os alunos, os alunos compartilham o
objetivo do projeto, o tema e os desdobramentos do projeto estão incluídos em
práticas sociais, de modo a sempre transcender os muros da escola e o produto
final do projeto torna visíveis os processos de aprendizagem e conteúdo
apreendidos.
48)
Como é composto os alunos do eja.
Os
alunos do EJA são jovens e adultos que representam uma parcela grande da
população, que não teve acesso ao seu direito de estudar no tempo previsto em
Lei, de 6 a
14 anos. Estava conversando com a Sandra e com a Adriana, segue o que elas
concluiram sem resumir...O público da
EJA é composto, como o nome mesmo já diz, de pessoas jovens e adultas, e isso significa
que, do ponto de vista da aprendizagem, elas
não podem ser
consideradas pessoas vazias. Elas têm uma história, uma trajetó-ria de vida e,
por isso mesmo, trazem consigo diferentes experiências, bagagens e conhecimentos acumulados ao longo de
sua existência.
A inserção em
diferentes espaços, como família, trabalho, grupo religioso, entre outros, vai dando a esses jovens
e adultos uma visão muito particular de mundo,
de valores, vai formando sua personalidade. Além disso, no contexto da sala de aula, é impossível dissociar a
vida pessoal de cada um: seus sonhos e frus-trações, conquistas e decepções,
memórias, alegrias e traumas construídos ao
longo de sua
trajetória de vida.
49) Como Fáveo e Andrade definem a Política Pública da Educação de
Jovens e adultos no Brasil?
Resposta: A Educação de Jovens e Adultos
(EJA),no Brasil,sempre ocupou espaço reduzido nos sistemas
educativos,com
um caráter estritamente compensatório e quase exclusivo dos desprovidos de
valor social.
Os
currículos,conteúdos,métodos e materiais didáticos utilizados na EDUCAÇÂO DE
JOVENS E ADULTOS
geralmente
reproduzem inadequadamente os modelos voltados ás crianças.
A
origem dos problemas está na não-universalização do Ensino fundamental e no afastamento
do poder
público
no que se refere á definição e implementação de políticas públicas que garantam
o atendimento de jovens e adultos trabalhadores. As ações definidas para a EJA
configuram-se como campanhas ou movimentos,em geral
desenvolvidos
a partir do governo, com envolvimento de organizações da sociedade civil para a
realização
de
propostas de eliminação do analfabetismo ou de formação de mão-de-obra, em
curtos espaços de tempo.Essas
políticas
não têm atingido as causas do problema, perdem-se na descontinuidade
administrativa e são associadas
ao
ensino noturno supletivo que absorve jovens e adultos que não conseguiram
concluir o ensino básico na idade regular
50) De acordo com Simons (1979) em Valle, quando a escola assumirá sua
função libertadora?
Resposta: Por meio do diálogo entre educador e
seus educandos,dos educandos entre si, e todos
com as realidades naturais
e culturais da comunidade,as populações caminharão para o
autogoverno e para a
participação dos homens na construção da vida coletiva.
51) Explique o que vem a ser o Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB).
Resposta: O IDEB é um indicador da qualidade
educacional, que combina o Saeb, a Prova Brasil e a taxa
de aprovação de cada escola
e de cada município, considerada com o tempó médio que o
aluno leva para concluir
uma série. Foi criado com o propósito de nortear as políticas
educacionais do país, a fim
de melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
este índice analisa, no
mesmo indicador, o desempenho dos alunos nas avaliações
aplicadas pelo MEC nas
redes públicas de todo o país e as taxas de evasão e repetência
destas mesmas escolas
52) A inclusão de alunos com necessidades especiais é contemplada pelas
Políticas Pública Brasileira. Descreva como surgiu o conceito de Educação
Inclusiva.
53) COM A PROMULGAÇÃO DA LDB 9394/96 COMO ESTÁ ORGANIZADA A EDUCAÇÃO
BÁSICA NO BRASIL?
RESP..PAG 51
RESPOSTA: ..(PÁGINA 51).....NOMENCLATURA
ADOTADA PARA IDENTIFICAR A NOVA CPMPOSIÇÃO
DOS NÍVEIS ESCOLARAES, QUE
NÃO MAIS PRIVILEGIA O ENSINOO COMEÇANDO AOS SETE ANOS MAS
RECONHECENDO O DIREITO DA
CRIANÇA DE O Á 6 ANOS CONFORME ARTIDO 21: A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMPÕEM-SE DE:
educação básica formada pela educação infantil, ensino fundamental, e ensino
médio.
EDUCAÇÃO INFANTIL- CRECHES
(0 A 3
ANOS ) E PRÉ -ESCOAS (DE 4 E 5 ANOS)-GRATUITO.
ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS
INICIAIS ( DO 1º AO 5º ANO) E ANOS FINAIS ( DO 6º AO 9º ANO)
É OBRIGATÓRIO E GRATUITO.
ENSINO
MÉDIO-........................ ........( SEGUE ATÉ..................
EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS-ATENDE AS PESSOAS QUE NÃO TIVERAM ACESSO A EDUCAÇÃO.
EDUCAÇÃO INDÍGENA- ATENDE
AS COMUNIDADES INDÍGENAS,DE FORMA A RESPEITAR A CULTURA
E LÍNGUA MATERNA DE CADA
TRIBO. (FIM).
54) A atividade de Paulo Freire
pg 47
pg 47
55) Discussão de aulas com projetos em EJA
56) Experiências em EJA
no BRASIL. ?????
Na apostila de EJA, a partir da
página 155, só fala do Programa de Alfabetização solidária, já na apostila de
Políticas Públicas em Educação, cita:
Programa Brasil Alfabetizado, Movimento de Alfabetização (MOVA), Programa de Alfabetização Solidária (PAS) e Programa Integrar.
Programa Brasil Alfabetizado, Movimento de Alfabetização (MOVA), Programa de Alfabetização Solidária (PAS) e Programa Integrar.
57) A organização do espaço na Educação Infantil é fundamental para que
as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os
educadores na sua tomada de decisão para essa organização são classificados em
elementos contextuais e pessoais. Eles são distribuídos assim:
-Elementos contextuais: o ambiente, a escola e a sala de aula.
-Elementos pessoais: as crianças e os professores.
a) Escreva sobre o elemento
pessoal "Crianças".
b) Escreva sobre o elemento
pessoal "Professor".
c) Escreva sobre o elemento
contextual "ambiente".
d) Escreva sobre o elemento
contextual "escola".
e) Escreva sobre o elemento
contextual "sala de aula".
MUITO PROVEITOSA ESSAS QUESTÕES...RESUMIDAMENTE TRAZ UM VASTO CONHECIMENTO SOBRE EJA.
ResponderExcluirestou concluído a minha pós -graduação e é sobre a EJA, lendo as questões , possibilitou uma visão mais ampla sobre o assunto , obrigada
ExcluirAmei,muito interessante, para quem trabalha com EJA, ou gosta desta modalidade de ensino.
ResponderExcluirObrigada por sua visitinha.
ExcluirBoa Sorte com seus estudos.
muito bom mesmo
ExcluirMuito bom questionário, levarei à minha coordenadora e trabalhar no início do ano letivo.
ResponderExcluirmuito bom...
ResponderExcluirObrigada por sua visita.
ExcluirSeja sempre bem vindo (a)
Muito bom!
ResponderExcluirArrasou!!
ResponderExcluir