Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final : 4.0
GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
1. [QuestãoID
41142] Leia abaixo
·
Quando um profissional coloca-se a
serviço da Gestão Escolar, apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente",
caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes dever
ser líderes que mobilizam recursos
·
financeiros, teóricos e pragmáticos para o
crescimento da escola na sociedade.
·
humanos, políticos e ideológicos para uma
transformação substantiva na educação.
·
metodológicos, físicos e utópicos para
reestruturação da educação no Brasil.
·
políticos, teóricos e metodológicos para
reformular os caminhos da educação.
2. [QuestãoID
41129] Como se percebe a Gestão da Educação e o seu desenvolvimento na escola?
·
No funcionamento dos setores administrativos.
·
Em todos os âmbitos da escola, especialmente
na sala de aula.
·
Na prática pedagógica do corpo docente.
·
No Projeto Político-Pedagógico.
3. [QuestãoID
61783] Quais são os elementos fundamentais na construção da gestão democrática
da escola?
·
Submissão do corpo docente, distanciamento da
comunidade, concentração na elaboração do Projeto Político-Pedagógico e
decisões administrativas feitas pelo diretor.
·
Participação apenas dos profissionais
técnico-administrativos na elaboração do Projeto Político-Pedagógico, o qual os
demais integrantes da escola devem seguir.
·
Participação dos colaboradores e da
comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem
discussão do Projeto Político-Pedagógico.
·
Participação dos profissionais e da
comunidade escolar, elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola e
autonomia pedagógica e administrativa.
4. [QuestãoID
41133] Como os gestores podem trabalhar a participação da equipe escolar na
escola?
·
Estabelecendo que cada profissional elabore
um Projeto Político-Pedagógico, entre os quais um será selecionado para
representar a escola.
·
Elaborando o Projeto Político-Pedagógico sem
contar com a participação de todos os setores.
·
Trabalhando a concepção da escola, em conjunto
com os professores, para então definirem o Projeto Político-Pedagógico e o
trabalho pedagógico de todos os profissionais.
·
Contando com o empenho de alguns setores da
escola para que possam redigir o Projeto Político-Pedagógico, sem muita discussão.
Bom Dia!
ResponderExcluirPreciso de ajuda para responder essas questões, estou com muita dificuldade e preciso de nota para concluir meu curso.Agradeço imensamente colaboração de todos.
Muito obrigada...
1- O que diferencia os referenciais positivista, interpretativista e crítico na pesquisa em educação?
2- Faça uma breve pesquisa e descreva, com suas palavras, em que se fundamenta a teoria educacional de
Vygotsky.
3- A autora afirma que “Bakhtin (1988, 2003) se preocupou em criticar, em diferentes disciplinas, as visões
dicotômicas e fragmentárias, opondo a elas uma visão integradora.” Qual a sua opinião em relação a tais
críticas quando se analisa a pesquisa voltada à educação?
4- Segundo a autora, quando se trabalha com pesquisa em educação, é necessário desenvolver
metodologias que superem as dicotomias objetivo/subjetivo, externo/interno, social/individual. Por que
precisamos evitar a dicotomia quando realizamos pesquisas em educação?
5- Pela formação como bacharéis, estamos acostumados a realizar pesquisas nas áreas biológicas, sociais
aplicadas e exatas/naturais. Segundo a autora, “Olhando para as ciências humanas e as naturais/exatas,
Bakhtin (2003) reconhece que elas se diferenciam principalmente na relação que estabelecem com seu
objeto de estudo.” Opine sua a afirmação baseando-se em suas experiências pessoais e profissionais.
6- Pesquise em artigos ou em bibliografias (sites confiáveis, livros), o que caracteriza a chamada Prática
Reflexiva de Schön. Como se desenvolve a relação pesquisador (investigador)/professor nesta abordagem
educacional? Em que ela difere das perspectivas Acadêmica e da Racionalidade Técnica?
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
1. [Questão O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS PORTADORES DE COMPROMETIMENTO NA ÁREA MENTAL DEVE SATISFAZER AS NECESSIDADES:
• motoras e auditivas.
• de afeto e aceitação.
• de fala e visuais.
• de coordenação e fala.
2. [Questão Observe abaixo:
• A Educação Inclusiva coloca como meta para a escola o sucesso de todas as crianças, independentemente do nível de desempenho que cada uma seja capaz de alcançar. Estas metas se traduzem em
• retirada de alguns conceitos básicos.
• tempo de desempenho na execução das tarefas.
• busca de estratégias metodológicas interativas.
• avaliações de verificação do desempenho escolar.
3. [Questão Podemos apontar como uma opção metodológica eficiente para as turmas multisseriadas o uso de trabalhos
• mimeografados.
• coletivos.
• diversificados.
• individuais.
4. [Questão O que deve fazer o professor no primeiro contato com o aluno deficiente visual?
• Conversar, primeiramente com o aluno, e depois com a turma para que saibam lidar com a novidade.
• Deixar que o aluno, sozinho, busque os meios de que precisará para entender a aula.
• Esperar que o aluno venha conversar com ele.
• Pedir ao professor especializado que converse com ele, pois não saberá como se dirigir ao aluno.
muito obrigada por sua colaboração.
ExcluirAbraços e bons estudos!.
1b;4a
ExcluirRaquel preciso saber se essas respostas que estão de verde estão corretas da disciplina Gestão de Sistema Educacionais
ResponderExcluirRaquel preciso saber se essas respostas que estão de verde estão corretas da disciplina Gestão de Sistema Educacionais
ResponderExcluir