quarta-feira, abril 17, 2019

Educação Inclusiva

Educação Inclusiva
AS l
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394-96, preconiza, em um de seus artigos, que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currículo, métodos, recursos e organização específicos para atender à(s):
Resposta Selecionada:
c. necessidades básicas;
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
O documento que preconiza a igualdade como regra do equilíbrio dos direitos das pessoas, incluindo aquelas com deficiência e garantindo o pleno exercício da cidadania para que não haja desigualdade, é a:
Resposta Selecionada:
b. Constituição de 1988;
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Durante o percurso sócio-histórico das pessoas com deficiência, as crianças que nasciam com algum tipo de anomalia eram lançadas ribanceira abaixo. Essa era uma prática constante dos povos:
Resposta Selecionada:
b. da Grécia
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Ela se manifesta amplamente, atingindo a todos os alunos, em um ou em outro momento do dia escolar, porque sempre existiram os que não aceitam, deliberadamente, a proposta de trabalho escolar descontextualizada, sem sentido e atrativos intelectuais, porque não desafia, não atende a motivações pessoais das pessoas com deficiência. Estamos falando da:
Resposta Selecionada:
b. exclusão escolar
AS ll
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Assinale a alternativa INCORRETA.
A educação inclusiva é, portanto, a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. Esta modalidade da educação atende a todas as pessoas sem exceção.
Resposta Selecionada:
d. avaliação quantitativa.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Assinale a alternativa correta.
Ela refere-se a fatores extrínsecos, é responsável principal e impede o desenvolvimento do indivíduo, que se torna aprisionado na rede das significações sociais, com seu rol de consequências, tais como atitudes, preconceitos, culminando e legitimando a diferença\deficiência, consequentemente, provoca a exclusão. Estamos falando da...
Resposta Selecionada:
e. deficiência secundária.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Os defensores da inclusão partem de uma realidade concreta ao admitirem que existam diferenças entre os homens. Porém, tentam igualá-los quando desconsideram que existem diferenças, e desigualdades nas diferenças. Se na época da integração queriam que fossem iguais, mesmo sendo diferentes, agora querem que todos sejam:
Resposta Selecionada:
c. Iguais na diferença
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
As pessoas com a deficiência________ têm limitações para as atividades cotidianas, tais como: vestir-se, fazer a higiene pessoal. A condição de desvantagem (handicap) é um contínuo, significando que ocorre em vários graus de dificuldade, ou seja, de acordo com cada indivíduo.
Assinale a alternativa que preenche de forma CORRETA a lacuna:
Resposta Selecionada:
e.
Intelectual
AS lll
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
O fator preponderante para a construção da educação inclusiva implica na ampliação das alternativas educacionais e terapêuticas, oferecendo, concomitantemente, oportunidades de participação nos diferentes.
Resposta Selecionada:
a. contextos sociais.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
A notícia da deficiência pode comprometer a reorganização familiar. O ambiente familiar terá papel de suma importância no reestabelecimento da situação de equilíbrio, dependendo dos recursos psicológicos, mas é preciso que haja entre o casal:
Resposta Selecionada:
e. apoio
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
As políticas públicas têm um papel muito importante, especialmente no oferecimento de programas de estimulação precoce para as crianças oriundas das famílias de baixa renda. No atendimento a crianças com deficiências (física, mental, visual, auditiva, múltipla),esses programas têm um papel de:
Resposta Selecionada:
a. prevenção.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
A reação da sociedade frente à deficiência, principalmente a intelectual, segundo Glat (1995), é reflexo da própria fragilidade social, pois tudo que é diferente nos chama a atenção. Por essa razão, essas reações vêm permeadas pela:
Resposta Selecionada:
c. rejeição social
AS lV
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
O vídeo – Fazendo Escola - Projeto Político Pedagógico: conceitos e significados - parte 1, mostra que, antes da construção e implantação do PPP, havia muitos problemas dentro da escola, dentre eles:
Assinale a alternativa CORRETA.
Resposta Selecionada:
e. evasão escolar;
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
No processo para a construção do PPP, busca uma construção coletiva, destacando-se assim o papel e a função social da escola e suas contribuições oferecidas para a comunidade, permitindo desta forma a participação da comunidade e dos pais no
Resposta Selecionada:
e. Cotidiano escolar
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
O processo de construção coletiva do PPP, além de questionar que tipo de cidadãos quer formar, qual a missão da escola, seu perfil para cumprir essa missão e o que a gestão precisa para cumprir essa missão, pode incluir também o questionamento sobre como devem acontecer as _____________.
Assinale a alternativa INCORRETA para completar a lacuna da afirmação acima.
Resposta Selecionada:
e.
expectativas sociais.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Para a construção do PPP, existe a necessidade de se promover algumas reflexões sociopolíticas e filosóficas a fim de que entendamos qual o papel da escola na(o) ____________________.
Assinale a alternativa INCORRETA para completar a lacuna da afirmação acima.
Resposta Selecionada:
c. contexto familiar;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...