Boa tarde pessoal aqui do Pedagogia Online E ad, como vocês estão?
Por
aqui, seguimos bem em um ritmo bem intenso de estudos (Para quem não sabe estou
fazendo uma segunda licenciatura em história e uma pós graduação eu Neuro
psicopedagogia, aproveitando a quarentena claro!).
E
essas séries sempre me permitem revisar conteúdos já visto nas graduações e que
agora podem ser revistos com mais calma e de outra perspectiva, ou seja, hoje o
meu olhar já vem carregado de bagagem docente e isso contribui e muito na
criticidade de meus estudos.
Hoje
vamos falar de Lev Semyonovich Vygotsky, psicólogo, proponente da
Psicologia cultural-histórica. Pensador importante em sua área e época, foi
pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças
ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Por
isso nos estudos da Alfabetização e Letramento algumas instituições o relacionam
a matéria, diante disso achei interessante revisitar esse estudo realizado na
minha graduação de pedagogia.
Para Vygotsky
a aprendizagem é o resultado da interação do aprendiz com o ambiente através da
sua experiência, compartilhada com um momento histórico e com determinantes
culturais particulares. Essa aprendizagem como experiência não se transmite de
uma pessoa a outra forma de mecânica, mas sim mediante operações mentais que se
realiza na interação do sujeito com o mundo material e social. O fundamental do
enfoque de Vygotsky consiste em considerar o indivíduo como resultado do
processo histórico e social onde a linguagem desempenha um papel essencial.
Para Vygotsky, o conhecimento é um processo de interação entre o sujeito e as
interações com o meio.
Bom espero que gostem, uma ótima leitura e deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou sua sugestão.
Até
o próximo.
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