terça-feira, setembro 29, 2020

Fundamentos Históricos, Biológicos e Legais da Surdez

 Libras – Língua Brasileira de Sinais

Fundamentos Históricos, Biológicos e Legais da Surdez 

Não se esqueçam de enviar suas provas e atividades para colaborar com nossos estudos, gentileza gera gentileza.

 

______________________________________________________________

QUESTÃO 1 - Qual dos itens abaixo não foi uma resolução do Congresso de Milão?  

a) As crianças surdas recém admitidas nas escolas deveriam permanecer separadas das mais velhas, para que não fossem "contaminadas"

b) A maneira mais apropriada para o ensino dos surdos é que primeiro se ensina a fala e depois a escrita.

c) A comunicação dos surdos deveria ser preferencialmente em l íngua de sinais  

d) A utilização simultânea dos gestos e da fala tem a desvantagem de prejudicar a fala.  

 

______________________________________________________________

QUESTÃO 2 - Sobre o Congresso de Milão, é correto afirmar que:  

I.  as   recomendações de batidas   tiveram apoio de todas   as delegações.

II.   o congresso foi organiza do por uma maioria surda que defendia o uso da língua de sinais.  

III.   a recomendação aprovada por unanimidade de afirmava que os governos   deveriam tomar medidas para que todos os surdos recebessem educação.

IV.   o método que desenvolve a fala deve ter preferência sobre os gestos na instrução e na educação dos surdos.  

 

a)  Estão corretas as alternativas II e III.  

b) Estão corretas as alternativas III e IV.  

c) Estão corretas as alternativas I e IV.

d)  Es tão corretas as alternativas I e II.  

 

____________________________________________________________

QUESTÃO 3 - Em   1956 o Imperial Instituto de Surdos-Mudos passou a ser chamado de Instituto Nacional de Surdos -Mudos e mais tarde, em 1911, tornou-se uma importante instituição brasileira, referência na área da surdez. Qual instituição é essa?  

a) Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).  

b) Instituto Santa Terezinha par a Meninas.  

c) Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS).

d) Federação Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Auditivos (FENEIDA).

 

_______________________________________________________________

QUESTÃO 4 - O Abade de L? Épé e foi um dos grandes nomes da educação de surdos. Qual das alternativas abaixo não corresponde a uma contribuição sua?

a) Reconhecimento de que primeiro s e deveria ensinar o surdo a falar, para posteriormente lhe ensinar a língua de sinais.

b) Criação do Instituto Nacional de Surdos - Mudos, em Paris.  

c) Reconhecimento do surdo como ser humano, valorizando sua língua.  

d) A doção de um método de educação coletivo.

 

_______________________________________________________________

QUESTÃO 5 - A respeito da Era Cristã, é correto afirmar que  

I.  a própria religião, ao colocar o homem como imagem e semelhança de Deus, o ser perfeito, inculcava a ideia da condição humana como incluindo perfeição física e mental.  

II.   os   surdos eram considerados impuros e condenados por Deus, como sendo castigados por Ele com uma existência cruel a cumprir.  

III.   com o nascimento de Jesus, e seus ensinamentos, os surdos não eram mais   considera dos impuros, nem carregavam sobre si o castigo de seus pecados.

IV.   todos compartilhavam das mesmas opiniões, conforme as orientações de Jesus.  

a) Estão corretas as alternativas I, II e IV.  

b) Estão corretas as alternativas I e III.

c)  Estão corretas as alternativas I, II e III.  

d)  Estão corretas as alternativas II, III e IV.

 

________________________________________________________________________

QUESTÃO 6 - O projeto denominado Levantamento Linguístico da Língua de Sinais dos Centros Urbanos Brasileiros e sua aplicação na educação foi um ponto crucial na evolução da educação de surdos no Brasil. Qual das alternativas não representa sua contribuição.

a)  Possibilitou que vários estudos na área da surdez fossem realizados de forma sistematizada e científica.

b) Permitiu a fundação de várias escolas para surdos, sendo que o projeto apresentava detalhes metodológicos baseados no oralismo.

c) Popularizou os interesses sobre a educação de surdos.

d) Resultou na divulgação dos dados sobre a surdez.

 

_____________________________________________________________________

QUESTÃO 7 - Sobre a influência das decisões do Congresso de Milão na educação de surdos no Brasil, é correto afirmar que  

I.  as   instituições passam a assumir o oralismo como método de educação de surdos.

II. houve a proibição oficial da utilização da língua de sinais no ambiente escolar.

III. houve disseminação de vários métodos, os quais as escolas tinham liberdade de aplicar.  

IV.   a língua de sinais foi usada normalmente nas instituições, sem nenhum tipo de restrição. 

a) Estão corretas as alternativas II e IV.

b)  Es tão corretas as alternativas I, II e III.  

c) Estão corretas as alternativas I e III.  

d)  Es tão corretas as alternativas I e II.  

 

_______________________________________________________________________

QUESTÃO 8 - Assinale a alternativa que não corresponde aos conceitos de letramento e alfabetização.

a) Letramento é a aquisição da leitura e da escrita, partindo-se de textos com significados relevantes e que se dá pela rota lexical, ou seja, por meio de sua identificação visual, da grafia da palavra.

b) A alfabetização é o domínio da leitura e da escrita por meio do acesso e conhecimento do código escrito.

c) A alfabetização constitui um problema par a os surdos, tendo em vista ser a escrita um processo que se constitui na "representação da fala"

d) Letramento é o ato de decodificar a fala e a escrita por meio da correspondência letra X som, o que é conhecido por rota fonológica.

 

________________________________________________________________________

QUESTÃO 9 -  O principal  fator que representa a identidade surda é o

a) nível de surdez.

b) implante coclear.

c) uso da Libras para se comunicar

d) uso das próteses auditivas.

 

________________________________________________________________________

QUESTÃO 10 - Sobre a Idade Moderna, é correto afirmar que:

I.  os   primeiros registros de educadores de surdos no ocidente começaram a surgir principalmente na Espanha, França, Inglaterra e Alemanha.  

II. Pedro Ponce de Leon dedicou -se à educação de crianças surdas da nobreza castelhana, porém fazia seus trabalhos exclusivamente nas residências dos nobres.

III.  o médico John Bulwer defende que a "linguagem da mão"   é a única natural para os   surdos.  

IV.  o médico Johann Konrad Amman descobriu que os surdos não podiam sentir as vibrações da voz, mesmo quando colocavam as mãos na garganta.  

a) Estão corretas as alternativas I, II e III.  

b) Estão corretas as alternativas I e III.  

c) Estão corretas as alternativas I e II.  

d) Estão corretas as alternativas  II e  IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...