Libras – Língua Brasileira de Sinais
Fundamentos Históricos, Biológicos e Legais
da Surdez
Não se esqueçam de enviar suas provas e atividades para colaborar com nossos estudos, gentileza gera gentileza.
______________________________________________________________
QUESTÃO 1 - Qual dos itens abaixo não foi uma resolução do Congresso de Milão?
a) As
crianças surdas recém admitidas nas escolas deveriam permanecer separadas das mais
velhas, para que não fossem "contaminadas"
b) A maneira mais apropriada para o ensino dos surdos é que primeiro se ensina a fala e depois a escrita.
c) A comunicação dos surdos deveria ser preferencialmente em l íngua de sinais
d) A utilização simultânea dos gestos
e da fala tem a desvantagem de prejudicar a fala.
______________________________________________________________
QUESTÃO 2 - Sobre
o Congresso de Milão, é correto afirmar que:
I. as recomendações de batidas tiveram
apoio de todas as delegações.
II. o congresso
foi organiza do por uma maioria surda que defendia o uso da língua de sinais.
III.
a
recomendação aprovada por unanimidade de afirmava que os governos deveriam
tomar medidas para que todos os surdos recebessem educação.
IV. o método
que desenvolve a fala deve ter preferência sobre os gestos na instrução e na educação
dos surdos.
a) Estão corretas as alternativas II e III.
b) Estão corretas as alternativas III e
IV.
c) Estão
corretas as alternativas I e IV.
d) Es tão corretas as alternativas I e II.
____________________________________________________________
QUESTÃO 3 - Em 1956 o
Imperial Instituto de Surdos-Mudos passou a ser chamado de Instituto Nacional de
Surdos -Mudos e mais tarde, em 1911, tornou-se uma importante instituição brasileira,
referência na área da surdez. Qual instituição é essa?
a) Instituto Nacional de Educação de
Surdos (INES).
b)
Instituto Santa Terezinha par a Meninas.
c)
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS).
d) Federação
Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Auditivos (FENEIDA).
_______________________________________________________________
QUESTÃO 4 - O Abade de L? Épé e foi um dos grandes
nomes da educação de surdos. Qual das alternativas abaixo não corresponde a uma
contribuição sua?
a)
Reconhecimento de que primeiro s e deveria ensinar o surdo a falar, para posteriormente
lhe ensinar a língua de sinais.
b)
Criação do Instituto Nacional de Surdos - Mudos, em Paris.
c)
Reconhecimento do surdo como ser humano, valorizando sua língua.
d) A
doção de um método de educação coletivo.
_______________________________________________________________
QUESTÃO 5 - A respeito da Era Cristã, é correto afirmar
que
I. a própria religião, ao colocar o homem como imagem
e semelhança de Deus, o ser perfeito, inculcava a ideia da condição humana como
incluindo perfeição física e mental.
II. os surdos eram
considerados impuros e condenados por Deus, como sendo castigados por Ele com uma
existência cruel a cumprir.
III.
com
o nascimento de Jesus, e seus ensinamentos, os surdos não eram mais considera
dos impuros, nem carregavam sobre si o castigo de seus pecados.
IV. todos compartilhavam
das mesmas opiniões, conforme as orientações de Jesus.
a) Estão corretas as alternativas I, II e IV.
b) Estão
corretas as alternativas I e III.
c) Estão corretas as alternativas I, II e III.
d) Estão corretas as alternativas II, III e IV.
________________________________________________________________________
QUESTÃO 6 - O projeto denominado Levantamento
Linguístico da Língua de Sinais dos Centros Urbanos Brasileiros e sua aplicação
na educação foi um ponto crucial na evolução da educação de surdos no Brasil. Qual
das alternativas não representa sua contribuição.
a) Possibilitou que vários estudos na área da surdez fossem realizados de forma sistematizada e científica.
b) Permitiu a fundação de várias escolas para surdos, sendo que o projeto apresentava detalhes metodológicos baseados no oralismo.
c) Popularizou
os interesses sobre a educação de surdos.
d)
Resultou na divulgação dos dados sobre a surdez.
_____________________________________________________________________
QUESTÃO 7 - Sobre a influência das decisões do Congresso
de Milão na educação de surdos no Brasil, é correto afirmar que
I. as instituições passam a assumir o oralismo como método de educação de surdos.
II. houve
a proibição oficial da utilização da língua de sinais no ambiente escolar.
III.
houve disseminação de vários métodos, os quais as escolas tinham liberdade de
aplicar.
IV. a língua
de sinais foi usada normalmente nas instituições, sem nenhum tipo de restrição.
a) Estão
corretas as alternativas II e IV.
b) Es tão corretas as alternativas I, II e III.
c)
Estão corretas as alternativas I e III.
d) Es tão corretas as alternativas I e II.
_______________________________________________________________________
QUESTÃO
8 - Assinale
a alternativa que não corresponde aos conceitos de letramento e alfabetização.
a) Letramento
é a aquisição da leitura e da escrita, partindo-se de textos com significados relevantes
e que se dá pela rota lexical, ou seja, por meio de sua identificação visual,
da grafia da palavra.
b) A
alfabetização é o domínio da leitura e da escrita por meio do acesso e
conhecimento do código escrito.
c) A
alfabetização constitui um problema par a os surdos, tendo em vista ser a escrita
um processo que se constitui na "representação da fala"
d) Letramento
é o ato de decodificar a fala e a escrita por meio da correspondência letra X som,
o que é conhecido por rota fonológica.
________________________________________________________________________
QUESTÃO
9 - O principal fator que representa a identidade surda é o
a) nível
de surdez.
b) implante
coclear.
c) uso da Libras para se comunicar
d) uso das próteses auditivas.
________________________________________________________________________
QUESTÃO
10 - Sobre
a Idade Moderna, é correto afirmar que:
I. os primeiros registros de educadores de surdos no
ocidente começaram a surgir principalmente na Espanha, França, Inglaterra e Alemanha.
II. Pedro
Ponce de Leon dedicou -se à educação de crianças surdas da nobreza castelhana, porém
fazia seus trabalhos exclusivamente nas residências dos nobres.
III.
o médico John Bulwer defende que a
"linguagem da mão" é a única natural para os surdos.
IV. o médico Johann Konrad Amman descobriu que os surdos
não podiam sentir as vibrações da voz, mesmo quando colocavam as mãos na
garganta.
a) Estão
corretas as alternativas I, II e III.
b) Estão
corretas as alternativas I e III.
c)
Estão corretas as alternativas I e II.
d) Estão
corretas as alternativas II e IV
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!