quarta-feira, setembro 23, 2020

Libras - Língua Brasileira de Sinais

 1)

1)Texto Base:

"Em cada país, há, pelo menos, uma língua de sinais. No Brasil, usamos a língua de sinais brasileira, Libras, que é diferente da língua de sinais francesa, da língua de sinais americana e de todas as outras línguas de sinais espalhadas pelo mundo." (QUADROS; PIMENTA, 2008, p. 62.)

...

Considerando o texto e a imagem, indique a alternativa que justifica a razão pela qual os alfabetos do Brasil e da França apresentam grande semelhança, uma vez que cada país possui uma língua de sinais distinta.

2016.2-U1S4-AFU-LBS-Q01


Alternativas:

  • a)

    Apenas as palavras/sinais das línguas de sinais se diferenciam em cada país, o alfabeto manual é o mesmo para todos.

  • b)

    Os alfabetos manuais apresentados na imagem não pertencem à comunidade surda, mas sim aos monges beneditinos que vivem em voto de silêncio.

  • c)

    Os alfabetos se assemelham, pois ambos foram criados pelo imperador romano Justiniano, durante a Antiguidade.

  • d)

    Os alfabetos se assemelham porque o primeiro educador de surdos no Brasil era um surdo francês.

    Alternativa assinalada
  • e)

    Trata-se de uma coincidência, pois somente os alfabetos da França e do Brasil apresentam essa semelhança.

2)

Observe o excerto:

"Eu particularmente falando, eu como mãe, profissionalmente eu estou começando a aprender Libras, [...], mas, eu sou contra a Libras. Contra a partir do momento que aquela criança tem condições de ser oralizada ou através do aparelho ou através do implante, porque eles são muito mais felizes."

Fonte: HARAZIM, DORRIT. Travessia do Silêncio. [Filme/vídeo]. Direção de Dorrit Harazim. Brasil, 2004. 58 min. color. son. 

A fala desta mãe, corresponde:

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    Ao posicionamento dessa mãe a favor do bilinguismo.

  • b)

    À defesa de uma concepção socioantropológica.

  • c)

    A um discurso patológico da surdez.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Ao reconhecimento da importância da Libras para a identidade surda.

  • e)

    A defesa da Comunicação Total.

3)

Texto Base:

"apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos (das) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores (as) do atendimento educacional especializado, profissionais de apoio ou auxiliares, tradutores (as) e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues;". (BRASIL, 2014).

Fonte: BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o plano nacional de educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Edição extra, Seção 1, p. 1-7. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015.

Ao determinar a prioridade de surdos na contratação como professores de Libras, o Plano Nacional de Educação colabora para:


Alternativas:

  • a)

    O contato de crianças surdas com modelos adultos surdos na escola, formando a sua identidade surda.

    Alternativa assinalada
  • b)

    A essencialização da identidade surda como sendo determinada exclusivamente por meio do domínio da Libras.

  • c)

    Tornar a escola um lugar cada vez menos acolhedor às diferentes identidades, especialmente a identidade surda.

  • d)

    Uma pedagogia corretiva e normalizadora da surdez, que defende a ouvintização.

  • e)

    Que as crianças surdas se tornem preguiçosas para aprenderem a falar oralmente, ficando restritas a interação com outros surdos.

4)

Texto Base:

A professora Joana recebeu uma aluna surda em sua classe. Junto com seus documentos consta o laudo médico indicando uma perda auditiva bilateral neurossensorial severa. Joana não sabe o que isso significa, mas observou que, mesmo falando bem alto com a aluna, ela não lhe responde. A aluna, no entanto, ouve o barulho do telefone tocando e também do cachorro latindo.

Como é possível explicar para Joana que sua aluna surda consegue ouvir o som do telefone ou do ladrar do cão, mas não responde quando a professora fala (oralmente) com ela?


Alternativas:

  • a)

    A aluna não tem perda auditiva, pois surdos de fato vivem no completo mundo do silêncio.

  • b)

    O grau de surdez da aluna permite ouvir o toque do telefone, mas não a fala oral.

    Alternativa assinalada
  • c)

    O tipo de surdez da aluna é temporário e foi revertido com medicamentos ou cirurgia.

  • d)

    A surdez da aluna acometeu somente um ouvido, portanto ela ouve o toque do telefone com o outro lado.

  • e)

    Se a aluna não é capaz de ouvir os sons da fala oral, o grau da perda auditiva dela é, na verdade, profundo.

5)

Texto Base:

Sobre os fundamentos históricos da educação dos surdos bem como sua relação com os direitos sociais, desde a Antiguidade até os dias atuais, considere:

I - Movimentos das comunidades surdas culminaram na oficialização e reconhecimento da Libras.

II - A língua de sinais é proibida na educação e comunicação de surdos.

III - A Igreja acolhia as pessoas surdas e, com isso, obtinha o direito sobre seus bens e herança.

IV - As pessoas surdas que puderem se comunicar oralmente terão direito de herdar fortunas, se unir em matrimônio e ter propriedades.

Assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    As afirmativas I e II referem-se à Idade Média.

  • b)

    A afirmativa III refere-se à Idade Média.

    Alternativa assinalada
  • c)

    A afirmativa II refere-se aos dias atuais.

  • d)

    A afirmativa IV refere-se aos dias atuais.

  • e)

    As afirmativas III e IV referem-se à Antiguidade.

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