sábado, junho 01, 2013

Prova - Portal Blackboard

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 


QuestãoTítuloAlt CorretaAlt AlunoSitTexto Alt Correta
0001A qualidade das experiências oferecidas para crianças de 0 a 6 anos de idade está baseada no princípioCCCorretatodas as alternativas anteriores estão corretas.
0002O papel das creches é de alta relevância social no atendimento à criança pequena e ao seu desenvolvimento. No Brasil,DDCorretaa participação da mulher na força de trabalho obriga as mães, principalmente da classe de baixa renda, a deixarem seus filhos em creches.
0003Leia abaixo:CCCorretaagrupamentos homogêneos dificultam a interação entre as crianças das diferentes faixas etárias, o que é de vital importância para o desenvolvimento infantil.
0004Conteúdos atitudinais tratam de valores, normas e atitudes. Sobre esses conteúdos, é correto afirmar queBCIncorretaAs afirmativas I, II e III são corretas.
0005Philippe Ariès, historiador francês, afirmava que, aproximadamente até o século XII, a arte medieval desconhecia a infância. Isso significa queAACorretanão havia consciência da particularidade infantil.
0006Leia abaixo:BCIncorretaa creche seria um "mal necessário", um substitutivo inadequado para o cuidado materno.
0007Escolha a afirmativa que não corresponde à ideia expressa pela teoria da privação cultural e da educação compensatória.BBCorretaO Estado deveria oferecer diferentes propostas culturais para todas as crianças de 0 a 6 anos de idade, independentemente da sua origem social.
0008A década de 1970, no Brasil, foi marcada pela existência de movimentos sociais: em São Paulo, foi oficializado o Movimento de Luta por Creches.BBCorretaReivindicava a participação do Estado na criação de uma rede de creches públicas.
0009Diversos estudos e pesquisas têm mostrado que o ambiente educacional das creches e pré-escolas deveBBCorretaprever a organização dos ambientes de forma a permitir que as crianças escolham as atividades que desejam.
00010A decoração da sala de aula é um aspecto importante na proposta educacional de uma creche/pré-escola. Portanto, pode-se afirmar queBBCorretaé preciso educar a sensibilidade estética das crianças.
00011Os conteúdos curriculares de uma proposta pedagógica precisamCCCorretatrazer para a sala de aula as múltiplas manifestações culturais.
00012A participação da família no trabalho desenvolvido nas creches e pré-escolas é fundamental, porém é comum percebermos alguns conflitos.DDCorretaas afirmativas I, II e III.
00013A frase "Avaliação é saber ler e interpretar os comportamentos das crianças"DAIncorretaé representativa em todo o processo educativo.
00014São eixos de trabalho do âmbito Conhecimento do Mundo, definidos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:BBCorretaMovimento, Artes Visuais e Música, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Matemática.
00015É função educativa da chamada pré-escolaDDCorretaa transformação cultural dos objetos do conhecimento.


Vídeo que trata sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, conhecido como TDAH

Dica de Lazer

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O Espetáculo
Dos mesmos produtores do sucesso "O Fantasma da Máscara", o musical infantil "O Chapeleiro Maluco" leva aos palcos o universo mágico dos personagens criados por LewisCaroll em "Alice no País das Maravilhas". 

Com texto de Walter Jr. e canções assinadas por Charles Dalla, o espetáculo conta com a direção de Jarbas Homem de Mello e Rogerio Matias. Além de ser o diretor, Jarbas também é o coreógrafo da peça. As divertidas animações, que trazem ainda mais magia ao palco, são de Osiris Junior.

O tema sócio-educacional escolhido para ser abordado como pano de fundo desta divertida história é o bullying, que é mostrado no espetáculo com seriedade, porém, de forma leve, objetivando criar condições para prover informação, possibilitar reflexões e posicionamento social, derrubar barreiras e promover debates entre pais, educadores e crianças. Este que
é um dos assuntos mais importantes e discutidos da atualidade, é dividido entre quem pratica, sofre e observa a prática do bullying. Através da leveza abordada no espetáculo, torna-se um bom "gancho" para que os educadores e pais, trazer essa discussão para dentro de suas casas e salas de aula e assim possam orientar melhor seus filhos e alunos. 

Outra considerável mensagem contida no espetáculo, diz respeito à importância de cada um fazer seu papel, dar o melhor de si independente do resultado desejado, conviver em harmonia e lidar com as diferenças. Este e outros temas, misturados com musica e diversão, fazem de “O Chapeleiro Maluco” um musical divertido e enriquecedor para toda família. 

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