quarta-feira, junho 19, 2013

Tópicos De Filosofia Da Educação


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1. Quanto à aplicação do método da filosofia com crianças sob uma visão construtivista, é correto afirmar que

  • com essa perspectiva o professor só conseguirá ensinar temas e assuntos que sejam do seu interesse pessoal, dessa maneira sobrepondo-se à curiosidade dos alunos.
  • apesar da construção coletiva do pensamento, nunca deve se perder a função diretiva do educador, que deve funcionar à maneira dos antigos mestres de filosofia.
  • devemos ter em mente o respeito aos estágios básicos do desenvolvimento infantil, propondo que as reflexões e os interesses partam dos próprios educandos.
  • nessa perspectiva, a construção do conhecimento é individual, cabendo mais ao educando que ao educador, que por sua vez deve apenas administrar o processo.
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2. Além de Immanuel Kant e do idealismo alemão, outras influências foram decisivas para a filosofia de Arthur Schopenhauer, como

  • a cabala e a gnose.
  • o budismo e o hinduísmo.
  • o cristianismo primitivo e a Reforma Protestante.
  • o ocultismo e a magia cigana.
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3. Sobre o filósofo Arthur Schopenhauer, é correto afirmar que

  • contemporâneo de Georg W. F. Hegel e lecionando na mesma universidade, Schopenhauer foi seu mais próximo colaborador.
  • em 1818, aos 30 anos de idade, ele lançou O Mundo como Vontade e Representação, na época quase inteiramente despercebido.
  • desde pequeno Schopenhauer estava destinado a seguir a carreira filosófica.
  • quando Schopenhauer era jovem, a repentina morte da mãe impediu-o de dedicar-se de imediato à carreira acadêmica.
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4. Sobre Herbert Marcuse, um dos mais célebres representantes da Escola de Frankfurt, é correto afirmar que

  • ele é um frankfurtiano reacionário cujas ideias traem o esforço para escamotear e impedir a revolução.
  • Marcuse é um marxista ortodoxo e para ele os excluídos do sistema não tem potencial revolucionário.
  • em 1950, com Theodor Adorno e Max Horkheimer, ele voltou ao Instituto de Pesquisa Social, na Alemanha.
  • Marcuse foi um dos principais intelectuais que influenciaram as rebeliões estudantis do ano de 1968.

Repassando e-mail recebido

O Senac São Paulo (Unidade Consolação), realizará dia 29 de junho, das 09 às 18h30 o 5º Encontro Brasileiro de Mediadores,uma excelente oportunidade para reflexão das práticas pedagógicas adotadas por docentes em todos os níveis de ensino. Evento imperdível para todos envolvidos com educação formal, profissionalizante e corporativa! EVENTO GRATUITO!
5º Encontro Brasileiro de Mediadores - Educação para Vida e para o Trabalho: desenvolvendo competências para o século 21.
Público-alvo: Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, profissionais de recursos humanos e educadores em geral.
Data e Horário: 29/06/2013, das 8h30 às 18h30
Preço: Participação gratuita e aberta ao público. (Necessário fazer inscrição no site do senac)
Local: Senac Consolação -  R. Dr. Vila Nova, 228 -  Centro - São Paulo/SP - Fone: 11.2189-2100
Inscrições no site do Senac :
Palestra 1: Sociedade do Século 21 - Valores e Princípios - A Importância do Diálogo na Educação.
Data e horário: 29/06/2013 das 9 horas às 9h55
Palestrante: Paulo Ravagnani - Formado em Filosofia e Oratória pela organização Internacional Nova Acrópole. É professor de oratória, conhecimento comportamental e filosofia.
Palestra 2: Importância da Empatia, Afetividade e Família na Relação Educativa. Que educadores precisamos?
Data e horário: 29/06/2013 das 10h20 às 11h50
Palestrante: Lorenzo Tébar – Licenciado em filosofia e letras, com especialização em psicologia pela Universidade de Barcelona e doutor em filosofia e ciências da educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri. Investiga a teoria da mediação e o perfil do professor mediador, ao lado de Reuven Feuerstein, e a pedagogia da mediação no processo de ensino-aprendizagem.
Palestra 3: Ciberespaço e a Nova Visão das Práticas Pedagógicas
Data e horário: 29/06/2013 das 11h50 às 12h20
Palestrante: Sandra Maria Dotto Stump - Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e docente do programa de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Palestra 4: O Choque de Gerações no Mercado de Trabalho - o jovem e seu momento atual.
Data e horário: 29/06/2013 das 12h20 às 13 horas
Palestrante: Marcelo Reis Clemente - Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. É Pedagogo e psicopedagogo clínico e institucional, professor de cursos de pós-graduação, consultor pedagógico e empresarial e palestrante com experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Palestra 5: Quais as contribuições da Mediação na Formação de Mentes Críticas?
Data e horário: 29/06/2013 das 14 horas às 16h20
Palestrante: Lorenzo Tébar – Licenciado em filosofia e letras, com especialização em psicologia pela Universidade de Barcelona e doutor em filosofia e ciências da educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri.
Palestra 6: Fechamento e Conclusões - Propostas e Reflexões Construídas com os Participantes
Data e horário: 29/06/2013 das 17 horas às 18h30
Palestrante: Lorenzo Tébar- Licenciado em filosofia e letras, com especialização em psicologia pela Universidade de Barcelona e doutor em filosofia e ciências da educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri.

quarta-feira, junho 12, 2013

Plataforma Blockboard - Colaboração dos Colegas

ATIVIDADE DE SISTEMATIZAÇÃO Aula 8
Pergunta 1 
No plano de colonização, a mão de obra escolhida para o plantio da cana-de-açúcar foi:
a.
Escrava Pg 113
b.
Capitalista
c.
Mecânica
 
Pergunta 2
Entre os padres jesuítas que vieram para o Brasil, podemos destacar:
a.
Manoel da Nóbrega; José de Anchieta e Antonio da Silva.
b.
Manoel da Nóbrega; José de Anchieta e Antonio Vieira Pg 114
c.
Pedro da Nóbrega; José de Anchieta e Antonio Vieira.
 
Pergunta 3
No século XVIII, várias mudanças foram realizadas em Portugal e no Brasil promovidas por Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como o:
a.
Marquês de Portugal.
b.
Marquês de Pombal Pg 120
c.
Marquês de Salvador.
 
Pergunta 4 
Com a chegada dos jesuítas no Brasil, iniciou-se a organização da estrutura escolar para catequizar os indígenas. Entre as características fundamentais da educação jesuíta no Brasil destaca-se:
a.
A disciplina Pg 117
b.
A evangelização
c.
A sabatina
 
Pergunta 5
Conjunto de ações impetradas por Sebastião José de Carvalho e Melo, cuja finalidade era orientar a educação que se desenvolvia no Brasil.
a.
Reforma monetária.
b.
Reforma pombalina Pg123
c.
Reforma agrária.

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