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1. Quanto à aplicação do método da filosofia com crianças sob uma visão construtivista, é correto afirmar que
- com essa perspectiva o professor só conseguirá ensinar temas e assuntos que sejam do seu interesse pessoal, dessa maneira sobrepondo-se à curiosidade dos alunos.
- apesar da construção coletiva do pensamento, nunca deve se perder a função diretiva do educador, que deve funcionar à maneira dos antigos mestres de filosofia.
- devemos ter em mente o respeito aos estágios básicos do desenvolvimento infantil, propondo que as reflexões e os interesses partam dos próprios educandos.
- nessa perspectiva, a construção do conhecimento é individual, cabendo mais ao educando que ao educador, que por sua vez deve apenas administrar o processo.
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2. Além de Immanuel Kant e do idealismo alemão, outras influências foram decisivas para a filosofia de Arthur Schopenhauer, como
- a cabala e a gnose.
- o budismo e o hinduísmo.
- o cristianismo primitivo e a Reforma Protestante.
- o ocultismo e a magia cigana.
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3. Sobre o filósofo Arthur Schopenhauer, é correto afirmar que
- contemporâneo de Georg W. F. Hegel e lecionando na mesma universidade, Schopenhauer foi seu mais próximo colaborador.
- em 1818, aos 30 anos de idade, ele lançou O Mundo como Vontade e Representação, na época quase inteiramente despercebido.
- desde pequeno Schopenhauer estava destinado a seguir a carreira filosófica.
- quando Schopenhauer era jovem, a repentina morte da mãe impediu-o de dedicar-se de imediato à carreira acadêmica.
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4. Sobre Herbert Marcuse, um dos mais célebres representantes da Escola de Frankfurt, é correto afirmar que
- ele é um frankfurtiano reacionário cujas ideias traem o esforço para escamotear e impedir a revolução.
- Marcuse é um marxista ortodoxo e para ele os excluídos do sistema não tem potencial revolucionário.
- em 1950, com Theodor Adorno e Max Horkheimer, ele voltou ao Instituto de Pesquisa Social, na Alemanha.
- Marcuse foi um dos principais intelectuais que influenciaram as rebeliões estudantis do ano de 1968.